quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Zona azul em Itabuna ainda gera dúvida; entenda o funcionamento

Credito de imagem portal.jornaldoradialista.com.br

No centro de Itabuna, cidade no sul da Bahia, um dos problemas é a falta de vagas. Com cerca de dois meses de implantação da zona azul (sistema de rotatividade), fica mais fácil encontrar vagas de estacionamento, mas sobram reclamações em relação ao sistema.

Entre as principais queixas, o condutor Mario Oliveira Santos afirma que tem dificuldade de achar os agentes e o ajudante geral Lorivaldo Lopes aponta que tem dúvida em relação às cores das placas.

Para facilitar o entendimento dos condutores, a concessionária do serviço dividiu as áreas de estacionamento por cores. Na área azul, o tempo é de duas horas. Já na branca, são até cinco horas. A outra cor é a verde, de uso exclusivo para moradores. Quem não mora na área e for pego estacionado nelas está irregular.

As áreas azuis são a maioria. As brancas estão localizadas na Avenida Nações Unidas, início da Cinquentenário, Ruffo Galvão e Beira Rio, próximo à Praça Olinto Leone. Já as verdes estão na Rua Rui Barbosa, Almirante Barroso e Duque de Caxias, até a Almirante Tamandaré.

A taxa para carros é de R$ 1,50 por hora. Para motos, o valor é R$ 1. Uma medida que estava causando revolta entre os condutores foi suspensa. Antes, o motorista que usasse a vaga e não pagasse era obrigado a adquirir 10 horas de estacionamento, o equivalente a 15,00.  A suspensão foi uma determinação da prefeitura.

Ao todo, são 1.520 vagas controladas por essa central de monitoramento na concessionária. 30 monitores atuam em todo o centro da cidade. Eles também vendem os tíquetes avulsos, mas o objetivo do sistema é que cada motorista se cadastre no site e crie uma conta para controlá-la. Para mais informações, o contato é 73 3613-2469.

Fonte: G1