quinta-feira, 16 de agosto de 2018

EM GREVE, SERVIDORES MUNICIPAIS DE ITABUNA OCUPAM CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE


Os servidores municipais de Itabuna, no sul da Bahia, ocupam, desde segunda-feira (13), a Câmara de Vereadores da cidade. Os serviços no local foram suspensos por causa da ocupação.

A categoria está em greve desde a última sexta-feira (10). As escolas municipais estão sem aulas e, nos postos de saúde, apenas 30% dos serviços são mantidos.

A ocupação faz parte de um protesto contra a votação do projeto que prevê alteração do regime jurídico dos servidores municipais. Atualmente, os servidores são contratados pelo sistema celetista, que é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o projeto prevê alteração do regime.

Caso o projeto seja aprovado, o grupo será funcionário direto do governo e os direitos e deveres estarão previstos em lei municipal. A categoria teme perder direitos garantidos pela CLT.

Na tarde de terça-feira (14), quando seria votado o projeto, a sessão foi adiada. Na ocasião, o auditório da câmara estava lotado de servidores municipais que aguardavam o início da votação.

Há oito meses o projeto aguarda votação. Foram feitas 150 emendas e, na tarde de terça-feira, mais uma vez era para ser votado, mas não teve sessão.

Ainda na terça, uma medida liminar do juiz de direito Ulysses Maynard Salgado determinou a reintegração de posse do prédio à Câmara de Vereadores. Os servidores têm que sair do local em um prazo de até 12 horas sob pena de multa diária de R$ 1 mil para cada ocupante.

Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (15), a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna, Vilma Oliveira, disse que o grupo não foi notificado. "Nós não fomos notificados ainda sobre essa questão judicial", disse.


O presidente da câmara, Chico Reis, informou que os trabalhos da Casa só vão ser retomados depois da desocupação.

A prefeitura disse que propôs a mudança no regime de trabalho dos servidores municipais para tentar equilibrar as finanças do município, dando maior segurança aos funcionários a partir da implementação de um plano de cargos, carreiras e salários.

POLÍCIA DIVULGA TRECHOS DE ÁUDIOS ONDE GRUPO PLANEJA MORTE DO MC G3

A polícia divulgou, na manhã de hoje (16), partes dos aúdios feitos pelos quatro homens que executaram o cantor de funk Paulo Cesar da Silva, o MC G3, na noite de ontem (15), na casa do artista, em Duque de Caxias.

Em um dos momentos, ainda antes do crime, um dos homens incentiva o resto do bando e pede para que eles façam uma transmissão em tempo real da casa de G3 para que ele possa acompanhar a situação.

"Vai na paz, chega lá o que você vai fazer, quando você estiver com ele já enquadrado, você faz uma transmissão ao vivo para mim", diz o homem.

Pouco depois, em outra parte da gravação, um dos suspeitos pede que o 'trabalho' seja feito rápido e que o grupo não perca tempo pegando objetos do artista.

"Vamos fazer o bagulho no talento, filho. Mano, passa o cara, pega tudo e sai saindo. Fazer o bagulho rápido. Se pá, não pega vários bagulhos não. Só pega os ouro e dinheiro, entra no carro e vem filho", diz.

A ousadia dos homens é tanta que eles não mostram nenhuma preocupação com a possível presença de vizinhos de G3. "Tem essa de vizinho certo não, filho".

Por fim, um dos homens que invadiu a casa do cantor e deu o tiro que acabou tirando a vida de G3 informa ao resto que o trabalho foi concluído.

"Coé, menor, já pegamos ele, dei um tirão nele aqui", afirma.

Horas depois do crime, a polícia localizou e prendeu um homem e três adolescentes que teriam participação no crime. Eles foram levadoas para a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) que está investigando o crime.