sexta-feira, 28 de setembro de 2018

AGU OBTÉM MEDIDA CAUTELAR PARA IMPEDIR AÇÃO DE JUIZ QUE PRETENDIA MANDAR RECOLHER URNAS ELETRÔNICAS ÀS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO


A Advocacia-Geral da União obteve uma medida cautelar para impedir a ação de um juiz do Juizado Especial Cível da cidade de Formosa (GO) que pretendia expedir uma liminar às vésperas das eleições determinando o recolhimento das urnas eletrônicas pelo Exército e, assim, impedir que urnas facilmente fraudadas possa ser usadas nas eleições. 

 De acordo com nota da AGU, o juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas já tinha preparada uma liminar para ser expedida às 17h do dia 5 de outubro, a última sexta-feira antes do domingo eleitoral, para tentar impedir a reversão da decisão.

Titular de um juizado de pequenos causas, Cubas não seria, de acordo com a AGU, habilitado para julgar ações populares como a que questiona a segurança das urnas. Além disso, o juiz pôs a ação em sigilo, sem haver fundamentação legal, e não intimou a União para se manifestar na ação, configurando um "comportamento suspeito".

O representando do Ministério Público local deu parecer positivo para a ação e Cubas já tinha uma decisão pronta para ser publicada no dia 5, contou à Reuters uma fonte que conhece o caso.

A fonte disse ainda que Cubas chegou a ir pessoalmente até o Comando do Exército para levar uma intimação sobre o caso. O Comando do Exército imediatamente informou as ações do juiz à AGU, que pediu e obteve a medida cautelar junto ao Conselho Nacional de Justiça.

Cubas já havia feito manifestações públicas questionando a segurança das urnas eletrônicas. Em um vídeo publicado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro - filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro - em novembro de 2017, o juiz aparece com Eduardo, depois de um evento no Tribunal Superior Eleitoral sobre a segurança das urnas, e diz que foi procurado por cientistas que "comprovavam a absoluta falta de segurança das urnas eletrônicas".

Bolsonaro, que está internado por ter levado uma facada no dia 6 de setembro, tem levantado suspeitas sobre as urnas e afirma que elas podem ser fraudadas pelo PT. Nesta sexta, Bolsonaro disse, em entrevista à Band, que não aceitaria qualquer resultado eleitoral que não a sua vitória.

Um estudo publicado no site do voto eletrônico pelo engenheiro Amilcar Brunazo Filho, coordenador do Fórum do Voto Eletrônico e um dos maiores especialistas em segurança de dados do Brasil, mostra que as urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras estão ultrapassadas.

Exceto no Brasil, modelos de primeira geração foram abandonados por falta de confiabilidade e absoluta dependência do software. Ou seja: modificações intencionais ou erros não detectados no software podem causar erros não detectados nos resultados da votação. Pior: é impossível para qualquer cidadão auditar a votação.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




PRESO FURTA CELULAR DE REPÓRTER DENTRO DE DELEGACIA NO PIAUI


Um repórter comunitário teve o celular furtado dentro de uma delegacia da cidade de Teresina, no Piauí, nesta quinta-feira (27). De acordo com informações do G1, Lucas Rangel fazia uma reportagem sobre um tiroteio na região e deixou o aparelho em uma mesa antes de ser vítima do crime.

O suspeito de cometer o furto, identificado apenas como Leonardo, estava na delegacia depois de se recusar a oferecer seus dados em uma abordagem policial. Ele foi preso e o aparelho foi recuperado. Em seguida, Lucas gravou um vídeo entrevistando o suspeito.

Leonardo alegou que colocou o celular no bolso porque achava que ele não funcionava. “Se eu soubesse que o celular 'prestava', eu não tinha pego não, eu teria ido embora”, afirmou. Ele estava do lado de fora da delegacia quando foi revistado e o aparelho foi encontrado.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




JUSTIÇA DE FEIRA DE SANTANA DETERMINA PRISÃO DOMICILIAR A MAIS DE 300 CONDENADOS


A Justiça de Feira de Santana determinou que mais de 300 presos em regime semiaberto sejam liberados para prisão domiciliar em descumprimento de itens exigidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A falta de separação nas celas entre condenados e as condições necessárias para o alojamento adequado dos presos são um dos motivos da ordem.

Segundo informações do site Acorda Cidade, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que a liberação dessa quantidade de presos é grave e por isso será difícil monitorá-los a fim de evitar o envolvimento deles, como vítimas ou autores, em outros crimes até o final da pena.

Em nota divulgada pelo portal, a Secretaria informou que a separação dos presos é um grande desafio e prevê a adoção de tornozeleiras eletrônicas para monitorar os presos. “O sistema prisional brasileiro possui um grande desafio de separar presos por regime em consequência da existência de grupos rivais dentro dos presídios. O Conjunto Penal de Feira de Santana possuía 340 vagas para 900 presos e, com recursos próprios, a Bahia ampliou a Unidade para 1.356 vagas divididas em 12 módulos e um minipresídio. Concomitante a isso, está em andamento uma licitação que prevê a aquisição de 3.200 tornozeleiras eletrônicas para serem utilizadas na capital e no interior do Estado”

A ação foi originada a partir do pedido de Antônio Marcos Conceição da Silva, preso e condenado a mais de 8 anos por estupro de vulnerável. Ele solicitou a prisão domiciliar e outros detentos seguiram com outros pedidos.

Mais de 80 presos foram liberados e estima-se que até o dia 10 de outubro ocorram novas solturas.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM BARREIRAS

Jhonatha Wendell Carneiro de Souza, 25 anos, foi preso após ser encontrado com 19 papelotes de cocaína nesta sexta-feira, 28, pela equipe da RONDESP Oeste que realizava patrulhamento na Rua Machado de Assis. A apreensão ocorreu por volta das 00:30h, em Barreiras (a 864 km de Salvador).

De acordo com informações do Blog do Braga, durante a apreensão, a polícia também encontrou com o suspeito um aparelho celular da marca Samsung, uma carteira de trabalho, um título de eleitor e uma quantia de R$ 660,00.

Ainda segundo o Blog, tudo ocorreu quando a guarnição percebeu que ao se aproximar de um bar, um dos indivíduos ao ver a viatura policial saiu para a lateral do estabelecimento e dispensou uma sacola, com isso, realizaram uma busca pessoal e no perímetro constataram que dentro da sacola havia droga.

O autor foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




POLÍCIA PRENDE DUPLA ACUSADA DE PRATICAR ASSALTOS EM FEIRA DE SANTANA


Dois homens foram presos pela Polícia Militar após prática de assalto na manhã desta sexta-feira, 28, em Feira de Santana (a 108 km de Salvador). Com William das Virgens Santos e Ramon do Nascimento Fernandez, ambos de 19 anos, foi encontrado um revolver, numeração ilegível, com dois cartuchos intactos e uma carteira porta documentos.

Segundo informações do portal Bom dia Feira, por volta das 06h20 foi informado que dois indivíduos em uma motocicleta estariam na prática de assalto pela localidade do Tomba, com isso a guarnição iniciou rondas pelas imediações.

Os dois foram apresentados no complexo de delegacias do Sobradinho.

TRAVESTI É DETIDA APÓS TENTAR MATAR COLEGA DE PONTO EM CONQUISTA

Wiliam Gomes Silva, conhecido como "Priscila Cavalona", de 24 anos, foi detido na manhã desta sexta-feira, 28, após ser apontado como autor da tentativa de homicídio contra uma outra travesti identificada como Alisson Matos Cangagu, a "Talita".

A tentativa de homicídio ocorreu no dia 28 de julho deste ano, enquanto a vítima se prostituía na avenida Integração, na cidade de Vitoria da Conquista (a 521 quilômetros de Salvador).

Priscila teria utilizado uma faca para tentar assassinar a colega. Um dos golpes acabou arrancando violentamente uma das próteses de silicone de Talita, que foi socorrida por uma outra travesti e encaminhada ao atendimento médico.

Segundo o blog Leo Santos, a vítima e outras travestis que utilizam a avenida para se prostituir alegam que o crime tenha sido porque Talita se recusou a pagar uma taxa semanal cobrada pela suspeita.

Após o crime, Priscila mudou de endereço, onde supostamente funciona um prostibulo, e passou a morar com o namorado no bairro do Kadija. Ela também é suspeita de injetar silicone industrial em varias travestis da cidade.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




JAPÃO SE PREPARA PARA A CHEGADA DO PODEROSO TUFÃO TRAMI


O tufão Trami se dirigia nesta sexta-feira, 28, para o sul do Japão, com previsão de atingir as principais ilhas do arquipélago neste final de semana, já afetadas pelas intensas chuvas de verão. As autoridades alertam para a elevação das marés, queda de árvores e casas, inundações e deslizamentos de terra no arquipélago.

Trami, que se desloca bastante lentamente no momento, deve acelerar nas próximas horas trazendo ventos com rajadas de 162 km/h em seu centro e de 220 km/h na periferia.

Este 24º tufão a atingir a Ásia em 2018 se encontrava nesta manhã a sudeste de Okinawa, que atingirá provavelmente no sábado, 29. Em seguida, Trami deve seguir para Kyushu e a ilha principal, Honshu, atravessando o Japão de sudoeste a nordeste.

“Se espera que cruze o país a toda velocidade, e pedimos à população que fique muito alerta”, declarou a funcionária da agência de meteorologia Sakiko Nishioka.

As empresas aéreas já começaram a anular voos diante da aproximação de Trami. O tufão precedente – Jebi – matou mais de dez pessoas no início de setembro no oeste do arquipélago, onde provocou elevados danos materiais.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




HOMEM É PRESO COM ARMA, COCAÍNA E MAIS DE R$ 70 MIL EM PAULO AFONSO


Um homem foi preso na noite de quinta-feira (27), na cidade de Paulo Afonso, na região do Vale do Rio São Francisco, a cerca de 430 km de Salvador. De acordo com a polícia, a prisão de Eraldo André dos Santos, de 37 anos, ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima. 

Na casa dele, localizada na rua Perimetral II, os policiais encontraram 45 pinos de cocaína, um revólver calibre 32, munições, R$ 74.6655,00 em espécie e um aparelho celular. Ainda segundo a polícia, essa foi a segunda vez em menos de um ano que Eraldo é preso pelo mesmo motivo.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




AGRESSOR DE BOLSONARO AGIU SOZINHO NO MOMENTO DO CRIME E POR MOTIVAÇÃO POLÍTICA, CONCLUI PF


Adélio Bispo de Oliveira, agressor do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), foi indiciado por prática de atentado pessoal por inconformismo político, crime previsto na Lei de Segurança Nacional. O inquérito da Polícia Federal (PF), ao qual a TV Globo teve acesso com exclusividade e que foi concluído nesta sexta-feira (28), afirma que ele agiu sozinho no momento do ataque e que a motivação “foi indubitavelmente política”. Um segundo inquérito foi aberto para dar continuidade às apurações.

“No que tange à participação ou coautoria no local do evento, a partir de evidência colhidas, descarta-se o envolvimento de terceiros”, diz o inquérito.


O ataque contra Bolsonaro aconteceu no dia 6 de setembro, quando o presidenciável participava de um ato de campanha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. O agressor foi preso em flagrante logo após o atentando e confessou a autoria do crime nas três ocasiões em que foi ouvido pela PF. 


Foram verificados mais de 250 gigabytes de informações em mídias, incluindo dados de celulares e do notebook do suspeito, assim como cerca de 600 documentos. A PF ainda teve acesso a mais de 6 mil mensagens instantâneas e 1.060 e-mails, que seguirão sendo analisados no segundo inquérito. Ainda há necessidade de novas quebras de, pelo menos, outros seis e-mails e três telefones usados pelo investigado.

Fotos dos locais por onde Bolsonaro passaria

A investigação da Polícia Federal é coordenada pelo delegado Rodrigo Morais. Segundo a PF, antes do atentando, o investigado fotografou locais em que Bolsonaro estaria em Juiz de Fora, como a Câmara Municipal, e também um outdoor que anunciava a presença de Bolsonaro na cidade. Em outras fotos encontradas no celular de Adélio Bispo de Oliveira, “restou evidenciado que esteve acompanhando o presidenciável Jair Messias Bolsonaro durante todo o dia, tendo tido, inclusive, acesso a ao hotel em que estava programado um almoço com empresários”.

“Configuram-se, portanto, indubitavelmente, indícios robustos de que houve uma decisão prévia, reflexiva e arquitetada, por parte de Adélio Bispo de Oliveira para atentar contra a vida do candidato”, diz a PF.

No computador, havia “arquivos relacionados a contatos de pessoas, partidos e organizações afinadas com a ideologia de esquerda”.


De acordo com a PF, outros eventos da vida pretérita levantam suspeitas quanto ao planejamento do crime. Entre eles, está o cadastro em uma escola de tiro, em Florianópolis (SC), frequentada por Carlos Bolsonaro. Segundo um dos depoimentos, no último dia de curso, o filho do candidato teria chegado à cidade. “Neste dia, (...) Adélio Bispo de Oliveira teria demonstrado comportamento estranho, sempre olhando para a porta, entre outras reações não usuais”, afirma o depoimento. A polícia informou que este episódio será aprofundado no outro inquérito.

“A escolha da arma do crime, por sua vez, pode ser atribuída a uma facilidade com o manejo de facas, uma vez que trabalhou com o uso desta ferramenta em açougue e em restaurantes”, conclui a polícia.

Durante as apurações, o sigilo bancário de Adélio Bispo de Oliveira também foi quebrado, mas os dados analisados “não trouxeram indicativos de aportes de recursos de suspeitos”.

PF descartou participação de mulher de óculos

A Polícia Federal chegou a colher depoimentos de possíveis outros envolvidos no crime, mas a participação no atentado não foi comprovada. Um deles é um homem que, segundo um colaborador da segurança de Bolsonaro, estaria com o agressor momentos antes do ataque e que teria comemorado após o crime. Entretanto, durante a investigação, segundo a PF, não foi possível apontar qualquer relação, vínculo ou conexão entre eles.

A hipótese de que uma mulher de óculos escuros teria repassado a faca usada no crime para um homem que, por sua vez, teria dado o objeto ao investigado também não foi constatada.


De acordo com a PF, outros eventos da vida pretérita levantam suspeitas quanto ao planejamento do crime. Entre eles, está o cadastro em uma escola de tiro, em Florianópolis (SC), frequentada por Carlos Bolsonaro. Segundo um dos depoimentos, no último dia de curso, o filho do candidato teria chegado à cidade. “Neste dia, (...) Adélio Bispo de Oliveira teria demonstrado comportamento estranho, sempre olhando para a porta, entre outras reações não usuais”, afirma o depoimento. A polícia informou que este episódio será aprofundado no outro inquérito.

“A escolha da arma do crime, por sua vez, pode ser atribuída a uma facilidade com o manejo de facas, uma vez que trabalhou com o uso desta ferramenta em açougue e em restaurantes”, conclui a polícia.

Durante as apurações, o sigilo bancário de Adélio Bispo de Oliveira também foi quebrado, mas os dados analisados “não trouxeram indicativos de aportes de recursos de suspeitos”.

PF descartou participação de mulher de óculos

A Polícia Federal chegou a colher depoimentos de possíveis outros envolvidos no crime, mas a participação no atentado não foi comprovada. Um deles é um homem que, segundo um colaborador da segurança de Bolsonaro, estaria com o agressor momentos antes do ataque e que teria comemorado após o crime. Entretanto, durante a investigação, segundo a PF, não foi possível apontar qualquer relação, vínculo ou conexão entre eles.

A hipótese de que uma mulher de óculos escuros teria repassado a faca usada no crime para um homem que, por sua vez, teria dado o objeto ao investigado também não foi constatada.

ALUNO ENTRA ARMADO EM COLÉGIO E ATIRA CONTRA COLEGAS NO INTERIOR DO PARANÁ

Um tiroteio ocorreu, na manhã desta sexta-feira, 28, dentro de um colégio na cidade de Medianeira, no Paraná.

Um aluno de 15 anos é suspeito de ter atirado contra dois outros colegas de sala. À polícia, o adolescente disse que sofria bullying.

Foi apreendida também, além do revólver, uma faca. Os pais foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos.



__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




SUSPEITO DE MAIS DE 60 ESTUPROS NA BAHIA É MORTO EM CONFRONTO COM POLICIAIS

Um homem suspeito de cometer mais de 60 estupros foi morto em confronto com policiais na cidade de Belo Campo, no sudoeste da Bahia. Ele tinha três mandados de prisão expedidos e foi surpreendido em casa, na quinta-feira (27).

De acordo com a polícia, quando os PMs chegaram, o suspeito, conhecido pelo nome de "Dimica", conseguiu fugir pelos fundos da casa. Durante perseguição, a polícia relatou que foi recebida a tiros pelo homem, que, no revide, foi atingido.

O suspeito foi levado para o Hospital Municipal Vicente Vieira, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram apreendidos um revólver e munições. O material foi apresentado na delegacia de Belo Campo para as providências necessárias.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




LAUDO PEDE DEMOLIÇÃO TOTAL DO PRÉDIO ONDE SERIA O SHOPPING POPULAR DE ITABUNA


O juiz da 2ª vara da Fazenda Pública em Itabuna, Ulysses Maynard Salgado, anunciou, nesta quinta-feira (27), que o laudo elaborado pelo perito designado pela justiça para avaliar o prédio onde seria o Shopping Popular de Itabuna, no Centro da cidade, pede a demolição total da estrutura.

O perito argumentou, no laudo, diversos probemas estruturais, como posicionamento nas vigas e ferro e, comprometimento da laje, além de outros que, futuramente, podriam ocasionar desabamento. Em 15 de agosto, o perito designado pela vara da fazendo pública já havia recomendado a demolição parcial da estrutura, pedindo, contudo, desta vez, que a demolição seja total.

Ulysses vai intimar as partes envolvidas, como o Ministério Público, a prefeitura de Itabuna, a construtora responsável pela obra e os camelôs que entraram com uma ação popular contra o município. Essas partes terão um prazo de 15 dias para se manifestar sobre o laudo, e em seguida, haverá um posicionamento judicial.




__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




CASAL É PRESO COM DINHEIRO E MAIS DE 400 GRAMAS DE DROGAS PELO 2° PELOTÃO DO PRADO


Prado: Policiais da 88ª CIPM, lotados no 2º Pelotão de Prado/BA, receberam uma denúncia na tarde da última quarta-feira (26), dando conta de que havia um casal que estaria realizando o tráfico de drogas, e que estaria transportando drogas entre as cidades do Prado e Alcobaça, em um veículo modelo VW/GOL, de cor vermelha, placa policial GTY 7296.

Os militares, então, fizeram uma barreira policial, e quando o referido veículo se aproximou, a guarnição deu ordem de parada para o condutor, que obedeceu. Os PMs, ao fazer a abordagem no veículo, encontraram um tablete, e uma pequena porção de uma substância tipo maconha, pesando aproximadamente 404 gramas e uma porção de uma substância tipo cocaína, pesando aproximadamente 68 gramas.

Além da droga, os militares apreenderam 01 balança de precisão digital; 03 aparelhos celulares; e o valor em espécie de R$ 1.045,00 (um mil e quarenta e cinco reais) em cédulas de diversos valores. Estavam no interior do veículo, o casal denunciado, identificado como Mateus Henrique Santana Alves e Keila Brito Alves. O casal foi conduzido e apresentado para o delegado titular da cidade do Prado, Kleber Gonçalves.

O delegado flagranteou os dois por tráfico de drogas, sendo eles conduzidos para a carceragem da 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas, onde se encontram à disposição da Justiça. No veículo havia uma terceira pessoa, que disse ter pegado apenas uma carona com o casal. Ele foi ouvido e liberado, porém, será investigado para saber se ele tem algum envolvimento com tráfico de drogas naquela região.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: