quarta-feira, 4 de abril de 2018

Ivete posta vídeo amamentando uma das filhas e mostra iluminação do quarto das gêmeas


A cantora Ivete Sangalo postou em seu perfil no Instagram, no início da noite desta quarta-feira (4), um vídeo que mostra ela amamentando uma das gêmeas. Surrurando, a cantora diz: "Tá mamando".

Em seguida, Ivete mostrou a iluminação do quarto de Marina e Helena, que faz referência a um céu estrelado, dizendo: "Olha o céu".


Quase dois meses após dar à luz as gêmes Marina e Helena, Ivete anunciou na segunda-feira (2), também através de postagem no Instagram, que voltou para as redes sociais e para a academia.

Ainda nesta quarta-feira, Ivete fez outras publicações no stories do Instagram mostrando que está cuidando da alimentação, ao fazer um vídeo com um prato de salada. No post ela disse: "Vamo lá, vamo lá. Foco, foco. Em seguida, Ivete fez um vídeo malhando e brincou: "Essa é a única hora que eu consigo fazer os stories".


Em março, Ivete também usou as redes sociais para fazer uma transmissão ao vivo e contar aos fãs sobre a rotina atribulada, porém muito feliz, com a dedicação às meninas e ao primogênito Marcelinho.

Na transmissão, que fez bem à vontade na hora do jantar e usando apenas um roupão, a cantora lembrou que seu próximo show será no dia 19 de maio, em Morro de São Paulo, um dos principais destinos turísticos da Bahia.


Ivete também lembrou que, em dezembro desse ano, gravará um DVD em comemoração ao 25 anos de carreira no Allianz Parque, em São Paulo.


Cientistas fabricarão abelhas robôs para a exploração de Marte


O céu de Marte pode ficar muito mais movimentado em um futuro nem tão distante. Isso se depender de um time de pesquisadores da Universidade de Huntsville, no estado norte-americano do Alabama. Explorar os 144 milhões de quilômetros quadrados da superfície e nosso planeta vizinho não é fácil. É cerca de 100 milhões de quilômetros quadrados a mais que todos os continentes terrestres somados. Percorrer tudo isso com uma sonda, como a Curiosity, com velocidade de 0,14 km/h levaria uma eternidade. Muito mais prático fazer pelos ares, com a ajuda de abelhas-robôs.

A ideia é que, em uma missão futura, uma sonda carregará diversos robôs voadores, que seriam equipados com sensores e um dispositivo de comunicação sem fio. Assim elas sairiam para explorar o planeta, e só retornariam para recarregar as baterias. O projeto foi batizado de Marsbees, ou 'Abelhas de Marte' em português.

Essa forma de exploração, além de aumentar a eficiência da exploração, seria mais resiliente a falhas individuais no sistema. Se um robozinho quebrar, a missão continuará normalmente, mas com uma abelha a menos.

O próximo passo agora é desenvolver o robô. Para isso, contam com a ajuda de engenheiros japoneses. A equipe do Alabama vai modelar, analisar e otimizar numericamente as informações sobre as condições atmosféricas de Marte, e no Japão será desenvolvida e testada a abelha marciana.

A criação do Hummingbird Micro-Air Vehicle (micro veículo aéreo beija flor em português) credenciou os pesquisadores japoneses. É um dos poucos robôs desse tipo que conseguem voar na Terra. Na primeira fase do projeto, o beija-flor será testado em uma câmara de vácuo com a densidade do ar reduzida à de Marte. Em seguida, serão observados o desempenho do mecanismo enfrentando rajadas de vento e em situação de decolagem.

A previsão é que as abelhas marcianas só fiquem prontas a partir de 2030.

Balão Mágico anuncia show retorno para junho em São Paulo

Após uma série de especulações surgirem na internet, a banda Turma do Balão Mágico, sucesso dos anos 1980, anunciou nesta quarta-feira (4), sua primeira apresentação desde que o grupo se dissolveu, em 2002. A apresentação acontecerá no dia 2 de junho, como parte da programação do Milkshake Festival, durante a Semana do Orgulho Gay, em São Paulo. 

A apresentação celebra os 35 anos da criação da banda com os integrantes originais Simony, Mike e Tob. O grupo infantil fez fama e alcançou o sucesso com hits como A galinha magricela, Se enamora, Tic tac e Me dá um dinheirinho. Ao todo, os cinco álbuns da trupe venderam mais de 10 milhões de cópias no Brasil. 

O evento acontecerá na Arena Anhembi, localizada na Zona Norte da capital paulista. Na programação também estão artistas como Pabllo Vittar, Gretchen, Preta Gil e Wanessa Camargo, que se dividirão em diferentes palcos. 

O evento ainda terá um espaço voltado para a música eletrônica com apresentações de DJs como a modelo transexual Valentijn de Hingh, o holandês Midas Hutch e o brasileiro Felipe Venâncio. 

Os ingressos custarão entre R$ 360 e R$ 760 e a venda ainda não foi anunciada.

Malu Mader deixa elenco da Globo após 35 anos

Malu Mader não faz mais parte do quadro de funcionários da Rede Globo. A emissora confirmou a saída da atriz. “O contrato que tínhamos não foi renovado, mas a Malu Mader poderá continuar a trabalhar com a Globo, que continua a ter contratos de prazo longo e por obra”, disse a assessoria de imprensa do canal nesta quarta-feira. 

“O nosso quadro de atores fixo continua do mesmo tamanho e a renovação se dá na composição, que obedece à maior diversidade, representatividade e à busca pelos melhores talentos em todos os mercados.”

Malu estreou na Globo em 1983, quando tinha 17 anos, na última novela de Janete Clair, Eu Prometo. Três anos depois, fez sua primeira protagonista, Lurdinha, na minissérie Anos Dourados, de Gilberto Braga. Seu primeiro folhetim como personagem principal foi Fera Radical, de 1988, em que interpretou Cláudia.

Temer troca nomes de Corinthians e Palmeiras em discurso

O presidente Michel Temer cometeu um erro ao citar o Corinthians em parte de um discurso realizado nesta quarta-feira. O político falava sobre a lei de flexibilização do horário de transmissão da "Voz do Brasil" nas rádios do país e usou o clube como exemplo do que acredita se tratar de organização.

 Porém, ao tentar falar o nome completo do Corinthians, o chamou de "Sociedade Esportiva Corinthians" ao invés de Sport Club Corinthians Paulista. Sociedade Esportiva é o nome justamente do rival Palmeiras.

"Quando se fala em sociedade, se fala em organização. (…) Onde está a sociedade, está o direito, onde está o direito está a sociedade. Posso visitar, por exemplo, o Corinthians. E assistir a uma partida de futebol, olhar a multidão que está lá torcendo e dizer que aquilo não é uma sociedade. Porque as pessoas vão lá desorganizadamente. Mas eu saio de lá, entro numa salinha onde vejo reunidas vinte pessoas, que é a chamada Sociedade Esportiva Corinthians, a diretoria dessa sociedade. Eu olho aquilo e digo que isto é uma organização, porque aqueles estão vinculados por normas jurídicas, que impõe direitos e deveres. O Estado também é assim", disse, Temer. 

Defesa apoia manifestação de comandante do Exército sobre "impunidade"

São Paulo, 3, 03 - O Ministério da Defesa divulgou nota de apoio à manifestação do comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, na noite desta terça-feira, 3, dizendo que ele mantém "a coerência e o equilíbrio". Mais cedo, em sua conta no Twitter, o militar escreveu que o Exército "julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais".

Villas Bôas não fez referência direta ao julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para esta quarta-feira, 4, mas disse que "nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País".

A nota do Ministério da Defesa diz que "o comandante do Exército mantém a coerência e o equilíbrio demonstrados em toda sua gestão, reafirmando o compromisso da Força Terrestre com os preceitos constitucionais, sem jamais esquecer a origem de seus quadros que é o povo brasileiro." O texto também afirma que Villas Bôas "manifesta sua preocupação com os valores e com o legado que queremos deixar para as futuras gerações", em "uma mensagem de confiança e estímulo à concórdia”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por sua vez, disse que "em momentos de turbulência, quando setores da sociedade se posicionam de diferentes formas, não se deve questionar o respeito à Constituição". “Cada órgão do Estado deve seguir exercendo suas funções nos limites estabelecidos por ela. É hora de buscar a união do País com serenidade”, afirmou.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que, "assim como afirma o general Villas Bôas", o partido defende "o combate à impunidade e o respeito à Constituição, inclusive no que diz respeito ao papel das Forças Armadas". “E o respeito à Constituição implica na garantia da presunção de inocência”, disse a petista.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou: “O general Villas Bôas é homem de bem, equilibrado e patriota. Tem o meu respeito nas suas manifestações”.

Sobe para 3 número de mortes por H1N1 em Goiás, e governo cria comitê para evitar avanço da doença

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou nesta terça-feira (3) a terceira morte por H1N1 no estado neste ano. A vítima morava em Jaupaci, na região central. Também foi confirmada uma morte por H3N2, outro tipo de Influenza A. Para combater o avanço das doenças, o governo criou um comitê que vai debater sobre ações e levantar o que ainda é necessário ser feito.

Uma das primeiras ações do comitê criado pela SES-GO foi a reserva de 30 leitos de hospital para casos graves das influenzas. De acordo com a gerente da Vigilância Epimilógica, Magna Maria de Carvalho, só na última semana foram registrados 14 casos graves de influenza A. A notificação da doença não é compulsória desde 2012 e, por isso, não são compiladas todas as ocorrências.

"A secretaria está preocupada, é um aumento significativo, mas é sazonal", afirmou a gestora. "Goiás não vive epidemia, o número de casos está crescendo, mas estamos em alerta para epidemia."

A Influenza A é dividida em dois tipos, de acordo com o vírus que a provoca: H1N1 e H3N2. As últimas mortes por H1N1 ocorreram em 2016. Também existe a Influenza B.

O avanço no registro de casos e a morte de um pediatra da rede municipal por suspeita da doença levou a população a procurar clínicas de vacinação. A campanha do Ministério da Saúde foi adiada em uma semana e só vai começar em 23 de abril. De acordo com o governo federal, houve problemas na entrega das doses.

A SES-GO destaca que a vacinação é importante todos os anos porque os vírus sofrem mutações e, a cada nova dose, a vacina protege contra um novo tipo.

O órgão lembra que os grupos prioritários na imunização são: crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, puérperes (mulheres que deram à luz há 40 dias ou menos), servidores da saúde, professores, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, presos, servidores do sistema prisional idosos e pessoas com doenças crônicas.

Casos registrados

O boletim mais recente, divulgado na segunda-feira (2), registrou 50 casos de Influenza, sendo 44 diagnósticos de H1N1, cinco por H3N2 e um de Influenza B. O documento aponta ainda para 235 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que podem ter várias causas, entre elas as gripes, registrando aumento de 16% em uma semana.

“Por enquanto o que predomina é H1N1. Pode ter circulação de H3N2 também, pode ter vindo do hemisfério norte. Dentro da síndrome, a maior preocupação é com a influenza porque, historicamente, ela tem mais potencial de epidemia”, afirmou.

Magna destaca que a vacina fornecida pela rede pública de saúde protege contra H1N1, H3N2 e Influenza B, que são os tipos com maior número de ocorrências no momento. A gerente avaliou que a época em que ocorreu o aumento sazonal neste ano foi diferente se comparado aos anos anteriores.

“O aumento de casos geralmente ocorre em março, abril e maio. Esse ano o aumento veio em fevereiro. Começou antes do esperado. Geralmente nessa época de outono essas doenças tem alta, mas não era esperado que fosse maior que o ano passado”, avaliou.

A enfermeira Katiane Karla de Melo, de 35 anos, conta que ficou seis dias internada na UTI de um hospital em Goiânia com suspeita de gripe H1N1. Ela disse que atendeu uma paciente com sintomas da doença e acredita que se contagiou nesse momento.

Das três mortes confirmadas, duas são de pacientes da Vila São Cottolengo em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Houve surto da doença no local e outros 10 pessoas que viviam no local morreram, mas as causas estão ainda sob investigação.

Sintomas

O médico infectologista Boaventura Bras explica que os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum, como febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo. A forma mais eficaz de evitar a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel.

Caso a pessoa tenha algum sintoma da doença, ela pode procurar qualquer unidade de saúde e, lá, será dado o encaminhamento adequado a ela, de acordo com a gravidade da doença.

Quem pode se vacinar?

Podem se vacinar bebês a partir de 6 meses de idade. A vacina é contraindicada apenas para aqueles que têm alergia a ovo, segundo o médico infectologista.

Os grupos prioritários são grávidas em qualquer período da gestação, crianças entre 6 meses e 5 anos e idosos acima de 65 anos. Também têm recomendação de vacinação portadores do vírus HIV, com problemas cardíacos, diabéticos, com insuficiência renal e doenças respiratórias crônicas.

Quem já teve H1N1 pode contrair a doença de novo?

“Pessoas que já tiveram comprovadamente a gripe H1N1 têm uma resistência maior ao vírus, então seria mais difícil contrair novamente. Porém, o vírus sofreu modificações e ele também pode ser infectado por outros vírus dentro da influenza”, explicou o médico.

Além disso, familiares de pacientes com o vírus também precisam tomar cuidados especiais. “Os parentes também precisam tomar o mesmo medicamento, mas em uma dose menor, mas tudo com orientação médica”, completou.

Motoristas abastecem R$ 0,50 em protesto contra o valor da gasolina, que chega a R$ 4,29: 'Busca do preço justo'


Motoristas de Itabuna, no sul da Bahia, fizeram um protesto contra o preço dos combustíveis, na noite de segunda-feira (2). Para chamar atenção do valor alto cobrado na cidade, um grupo se reuniu para abastecer apenas R$ 0,50, com direito a nota fiscal.

O movimento foi organizado em grupos de WhatsApp. Os motoristas passaram por três postos, onde os valores da gasolina variam entre R$ 4,15 e R$ 4,29.

O advogado Eduardo Barreto explicou que outro objetivo do protesto é ter um produto de qualidade. "Nós, como consumidores, só podemos nos unir para mostrar à sociedade, para mostrar a quem é de direito, e possa nos ajudar a mudar esse preço. É a busca do preço justo. E nós também estamos chamando atenção para que a gente possa ter mais acesso à qualidade do combustível", disse ele.

Uma tabela fixada em um dos postos, que tem como fonte o G1, mostra que o valor do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em um litro é de 29%.

Família sobrevive a acidente após motorista perder controle da direção e capotar carro diversas vezes na Bahia

Três pessoas de uma mesma família ficaram feridas em um acidente no Km-788 da BR-330, no sul da Bahia. As vítimas estavam dentro de um carro e seguiam em direção a Itabuna. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o homem que dirigia o veículo capotou o carro várias vezes e parou no acostamento. Ele teria perdido o controle da direção ao tentar desviar de um buraco. O acidente aconteceu na segunda-feira (2).

O motorista ficou preso às ferragens e só foi retirado quando equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local.

O carro ficou completamente amassado. As outras duas vítimas, uma mulher e uma criança, tiveram ferimentos leves.

A polícia não soube informar se tinham outras pessoas dentro do carro. Os feridos foram levados para o Hospital Geral de Ipiaú. O estado de sáude não foi revelado.

Caminhão que transportava estudantes tomba e jovem de 16 anos morre na BA

Um caminhão que transportava estudantes tombou e deixou uma jovem de 16 anos morta e outros feridos no município de Uruçuca, localizado na região sul da Bahia, na tarde desta terça-feira (3). A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O acidente ocorreu numa localidade conhecida como Águas Claras, perto do distrito de Serra Grande, por volta das 12h40, quando os estudantes estavam sendo levados para escolas na região. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do tombamento, mas testemunhas contaram que teria ocorrido um problema nos freios do veículo.

A jovem que morreu, identificada como Jaqueline Santos Lira era um dos estudantes. Ela morreu ainda no local do acidente. A PRF informou que uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já foi acionada para fazer a remoção do corpo.

Informações iniciais dão conta de que 11 estudantes estavam sendo transportados pelo veículo e que, além da jovem morta, outros oito ficaram feridos, sendo dois em estado grave. Os sobreviventes foram encaminhados, inicialmente, para um posto de saúde da região e, em seguida, para o Hospital do Cacau, em Ilhéus.

O G1 não conseguiu contato com a prefeitura da cidade e nem com a delegacia local para falar sobre o caso.