segunda-feira, 26 de novembro de 2018

APÓS REUNIÃO, GOVERNO ACERTA ENCONTROS COM PROFESSORES E ALUNOS PARA DISCUTIR POSSÍVEL FECHAMENTO DE ESCOLAS NA BA

A Secretaria da Educação da Bahia fez um acordo com professores e estudantes, na tarde desta segunda-feira (26), e garantiu a realização de encontros com as comunidades escolares das unidades da rede estadual que poderão ser fechadas.

A decisão foi tomada durante reunião realizada na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro contou com a participação de gestores da pasta, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) e dos estudantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, durante os encontros nas escolas, serão discutido o plano de reestruturação da rede escolar, que prevê o fechamento de algumas unidades do ensino fundamental e transferência de outras para a rede municipal. As visitas ainda não foram agendadas.

Durante o dia, professores e estudantes realizaram manifestações em alguns pontos de Salvador. Uma delas ocorreu em frente à sede da Secretaria da Educação. Os docentes temem serem demitidos. Os estudantes protestam contra a transferência para outras escolas.

Em nota, a Secretaria da Educação informou que garante o atendimento a todos os estudantes do Ensino Médio nas escolas estaduais da Bahia e, conforme determina o artigo n° 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/1996, assegura o Ensino Fundamental a partir da colaboração com os municípios.

Caso

A Secretaria da Educação da Bahia anunciou o fechamento das escolas na última semana. Além de Salvador, Feira de Santana, que fica a cerca de 100 km da capital, e Itabuna, no sul do estado, entre outras cidades, terão unidades afetadas.

Ainda não há o número exato de quantas escolas serão fechadas. Algumas delas passarão a ser responsabilidade das prefeituras, como prevê as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Segundo a Secretaria da Educação, as mudanças fazem parte de um reordenamento da rede.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




HOMEM É PRESO SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS EM EUNÁPOLIS

Irineu Santos de Souza, conhecido como Jaú, foi preso na tarde do domingo, 25, suspeito de tráfico de drogas no município de Eunápolis (distância de 653 km de Salvador).

De acordo com o portal Radar 64, a Polícia Militar (PM-BA) informou que, após perceber que seria revistado, Irineu Santos correu para uma residência que ficava a poucos metros do local.

Com o suspeito, os policiais militares encontraram nove tabletes de maconha, uma balança de precisão, embalagens plásticas e um facão. Em 2012, Irineu dos Santos foi preso pelo mesmo crime, na localidade da rua Cristóvão Colombo.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO CAPTURADOS EM TANQUINHO

Uma dupla suspeita de ter envolvimento com o tráfico de drogas foi presa na noite deste domingo, 25, com armas e drogas no município de Tanquinho (a 160 quilômetros de Salvador).

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ismael Silva de Almeida, 23 anos e Bruno Gonzaga da Silva, 29 estavam em uma motocicleta Honda Fan vermelha no momento em que foram avistados na rua Antenor Moreira, nas proximidades da BR-324.

Os suspeitos ainda tentaram fugir da abordagem acelerando a motocicleta, mas após uma perseguição eles acabaram sendo detidos. Foram apreendidos com os homens um revólver calibre 38, com numeração raspada, e 21 papelotes de maconha.

O material apreendido e a motocicleta foram encaminhados à Central de Flagrantes de Feira de Santana assim como os suspeitos.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




MORADORES FICAM SEM ENERGIA ELÉTRICA APÓS CAMINHÃO DERRUBAR POSTE

Um caminhão atingiu um poste de concreto e deixou moradores do município de Itagimirim sem energia elétrica nesta segunda-feira, 26.

De acordo com o portal RADAR 64, o acidente ocorreu após o feixe de molas dianteiro do veículo se romper. Ao cair, o poste derrubou para cima do veículo uma rede de alta tensão e um transformador.

O condutor do veículo não ficou ferido e temendo ser eletrocutado, aguardou o momento certo para sair do caminhão.

Técnicos da companhia de eletricidade fizeram os reparos necessários, mas não há informações quando o serviço será localizado.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




ENTERRADAS NA BAHIA CINCO VÍTIMAS DE BATIDA ENTRE ÔNIBUS DE FANFARRA E CARRETA; 12 FERIDOS SEGUEM INTERNADOS

Cinco dos seis mortos na batida entre o ônibus da Fanfarra do Educandário Oliveira Brito e uma carreta, na Bahia, foram enterrados na tarde desta segunda-feira (26), na cidade de Euclides da Cunha, a cerca de 300 km de Salvador.

As vítimas eram integrantes do grupo e viajavam para uma competição, no município de Antônio Cardoso. A outra pessoa morta foi o condutor da carreta, que era natural da cidade de Conchal (SP). Não há informações sobre o sepultamento dele.

Os mortos foram identificados como Eurides Cardoso, que dirigia a carreta, Marcos Silva Brito, Rodrigo Carvalho Brandão da Silva, Jeferson Conceição dos Santos, Rafael José da Silva Souza e Fernando Andrade de Almeida.


Os cinco enterrados nesta segunda-feira receberam homenagens durante todo o dia em Euclides da Cunha. As celebrações começaram no início da manhã, com velório na Câmara de Vereadores.

Em seguida, os corpos foram levados para a Igreja Matriz, em cortejo, para uma missa. Sob chuva, integrantes veteranos da fanfarra e músicos de outros grupos da região fizeram apresentações.

Os sepultamentos foram realizados por volta das 17h30, no Cemitério Municipal São José. Centenas de pessoas participaram da cerimônia.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), doze feridos seguem internados em hospitais da região, nesta segunda.


Onze estão no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e um no Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana, a cerca de 200 km de Euclides da Cunha.
  
De acordo com o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, a prefeitura decretou luto oficial de três dias por conta do acidente. Além disso, os expedientes nos setores municipais e nas escolas da cidade foram suspensos nesta segunda-feira. As aulas estão suspensas e só serão retomadas na quarta-feira (28).


A batida entre o ônibus escolar e a carreta ocorreu na manhã de domingo (25), no km-382 da BR-116, trecho de Santa Bárbara, cidade a cerca de 150 km de Salvador.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informações iniciais apontam que o motorista da carreta fez uma ultrapassagem indevida, o que causou o acidente.

De acordo com a polícia, por conta da batida, a via ficou interditada por cerca de cinco horas para que as equipes de socorro pudessem ajudar as vítimas e tirar os veículos da rodovia.

O acidente ocorreu por volta das 10h50 e a via só foi liberada por volta das 16h. Com a batida, a cabine da carreta e a frente do ônibus ficaram destruídas.

Além das equipes da PRF, guarnições do Grupamento Aéreo (Graer) e do Corpo de Bombeiros estiveram no local do acidente e fizeram o resgate das vítimas.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a 15ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Serrinha) já iniciou a apuração sobre as causas da batida. O caso está sob investigação.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




PALOCCI DIZ QUE LULA PRESSIONOU FUNDOS DE PENSÃO PARA ARRECADAR PROPINA PARA CAMPANHAS DO PT

Em depoimentos prestados ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF), o ex-ministro Antônio Palocci disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionou dirigentes de fundos de pensão para investirem em uma empresa criada para construir navios-sonda da Petrobras.

O objetivo, segundo ele, era arrecadar dinheiro para campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT).

Um dos assuntos que Palocci tratou nos depoimentos foi uma suposta atuação criminosa do ex-presidente no projeto de nacionalização da indústria naval e na arrecadação de fundos para campanhas eleitorais, principalmente na eleição de Dilma Rousseff, em 2010.

O teor dos depoimentos foi publicado neste domingo (25) pelo jornal O Estado de S. Paulo. A TV Globo confirmou o conteúdo.

O ex-ministro afirmou que Lula e Dilma teriam determinado indevidamente a dirigentes dos fundos de pensão do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, indicados aos cargos pelo PT, que injetassem dinheiro no "projeto sondas".

Esse projeto resultou na criação da empresa Sete Brasil, que construiria navios-sonda para explorar o pré-sal.


Palocci disse que as ordens de Lula eram cumpridas e que os presidentes dos fundos de pensão eram cobrados a investir sem analisar.

Segundo a reportagem, a PF levantou dados que corroborariam as informações de Palocci, indicando que prazos, estudos técnicos e de apontamentos de riscos e prejuízos foram ignorados.

O ex-ministro afirmou também que, ao cumprir as exigências de Lula, todos os envolvidos sabiam que estavam ignorando critérios internos dos fundos de pensão que comandavam e que aquelas operações também geravam propinas ao PT.

Palocci teria fornecido informações para que a PF confirme as reuniões de Lula com os então dirigentes dos fundos.

O ex-ministro disse que os dirigentes dos fundos de pensão pediram que ele interferisse para diminuir a pressão de Lula e Dilma.

Ainda de acordo com o ex-ministro, Lula reagia muito mal e falava: "Quem foi eleito fui eu. Ou eles cumprem o que eu quero que façam ou eu troco os presidentes".

Palocci está preso deste outubro de 2016. O ex-presidente foi preso em abril deste ano depois de ser condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá (SP).

O que dizem os citados

A defesa de Lula declarou que o ex-presidente não praticou nenhum ato ilícito antes, durante ou após o exercício da presidência. Segundo os advogados, as afirmações de Palocci sobre Lula são mentirosas e sem provas.

A ex-presidente Dilma Rousseff declarou que o ex-ministro Antonio Palocci mentiu, e que não apresentou provas sobre as insinuações feitas.

Em nota, o PT informou que os governo do partido "levaram a Petrobras a comprar no Brasil tudo o que poderia ser produzido no país".

"Assim, a indústria naval brasileira saiu de 3 mil para mais de 80 mil trabalhadores, e a cadeia de óleo e gás chegou a empregar mais de 1 milhão de trabalhadores. Tudo isso foi feito dentro da lei, em benefício do país e do nosso povo."

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




GAROTO DE 12 ANOS MORRE AFOGADO EM BARRAGEM APÓS SAIR DE CERIMÔNIA EM IGREJA NA BAHIA

Um garoto de 12 anos morreu após se afogar na barragem que fica no Alto da Serra, zona rural do município de Jaguaquara, sudoeste da Bahia.

O caso aconteceu na manhã de domingo (25), segundo a Polícia Civil. Momentos antes do incidente, Kauã Lorran Santos Moura havia participado de uma cerimônia de batismo em uma igreja evangélica. Depois do ato religioso, Kauã passou a brincar na barragem e desapareceu.

O corpo dele foi encontrado horas depois, por populares. Ele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié.

O adolescente era estudante da Escola Emanuel de Oliveira Brito. Ainda não há informações sobre o sepultamento de Kauã.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




IDOSO É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR E ENGRAVIDAR SOBRINHA DE 13 ANOS

Um idoso foi preso na localidade da Lagoa de São João, na cidade de Brumado, sudoeste da Bahia, após ser condenado por estuprar a sobrinha-neta de 13 anos. 

A vítima engravidou, após o abuso sexual. Francisco Félix Lopes foi detido na sexta-feira (23). 

Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em 2015, na residência da vítima. Nesta segunda (26), ele segue detido na delegacia de Brumado, onde aguarda transferência para o presídio, para cumprir pena de 12 anos, quatro meses e 15 dias em regime fechado por estupro. 

A polícia não detalhou como o crime aconteceu, nem soube dizer se a adolescente teve o bebê. *Com informações do G1

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




DUPLA É PRESA COM DROGAS EM CASA DE PRAIA EM MARAÚ

Dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram detidos na madrugada desta segunda-feira, 26, em um imóvel localizado na praia de Algodões, no município de Maraú (a 254 quilômetros de Salvador).

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Alan Lima Novaes, 24 anos, que possuía mandados de prisão temporária por homicídio, e John Amaral Silva dos Santos haviam escapado de um cerco policial na cidade de Ipiaú.

Com eles foram apreendidos 65 papelotes de maconha, 26 petecas de cocaína, uma bolsa com embalagens plásticas para a comercialização de entorpecentes, um rifle de pressão, dois celulares e um documento de identidade de um homem.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)