domingo, 29 de outubro de 2017

Referência histórica, Rio Cachoeira aguarda revitalização



Bacia Hidrográfica ocupa uma área de 4,6 mil quilômetros quadrados e abrange uma população estimada em 800 mil habitantes

“O Rio Cachoeira não é só uma referência geográfica, é um patrimônio histórico, é o próprio testemunho da história de Itabuna e da região, uma vez que, pelas suas margens penetraram os desbravadores como Félix Severino do Amor Divino e Manoel Constantino, que deram origem à cidade. Por ele chegaram os frades que catequizaram os índios, e os naturalistas que vieram estudar a flora, como Von Martius e Von Spix”. O trecho acima, que pode ser encontrado no livro De Tabocas a Itabuna (Editus, 2005), de autoria de Maria Palma Andrade e Lurdes Bertol Rocha, deixa evidente a importância do Rio Cachoeira para os municípios da região Sul da Bahia.

Situada no litoral Sul da Bahia, a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira ocupa uma área de 4.600 quilômetros quadrados e abrange uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Barro Preto, Jussari, Itapé, Itabuna e Ilhéus.

As principais atividades econômicas desenvolvidas no entorno da bacia são agropecuária, comércio, turismo e indústria de transformação. Contudo, apesar dessa relevância, a Bacia do Rio Cachoeira teve grande parte de sua vegetação florestal devastada nos últimos anos, além de sofrer com a erosão sobre os terrenos inclinados e o assoreamento em vários pontos do leito dos rios, no período das chuvas fortes, quando recebem grande volume de água e transportam os sedimentos.

Na tentativa de recuperar esse ecossistema, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apresentaram na quarta-feira (25/10), em Ibicaraí, o Plano Estratégico de Revitalização do Rio Cachoeira às prefeituras que integram a bacia hidrográfica. O documento foi desenvolvido a partir do diagnóstico ambiental da região, de audiências públicas e de contribuições colhidas por plataforma online.

Ampliar ações

Com investimentos de R$ 1,4 milhão, o Plano Estratégico é uma das etapas do Projeto Cachoeira, inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA – Bahia), realizado pela Sema e o Inema, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – e que conta com aporte total de R$ 4 milhões. “A revitalização da bacia hidrográfica já foi iniciada, precisamos agora somar forças com os parceiros interessados para ampliar as ações e melhorar qualitativamente a realidade atual do Rio Cachoeira”, afirma o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo.

Corrreio

Dupla pede intervenção militar em protesto em avenida de Salvador



Dois homens chamaram a atenção de quem passou neste domingo, 29, pela avenida Tancredo Neves, uma das mais movimentadas de Salvador. Sozinhos, eles exibiam um cartaz com a frase "Intervenção militar, art. 1ª, junte-se a nós".

A dupla também levava uma caixa de som e uma bandeira do Brasil. O discurso de intervenção militar ganhou força desde 2016, quando o impeachment da presidente Dilma Rousseff começou a ser discutido.

Um bebê de menos de dois anos é deixado sozinho em casa, em Alagoinhas



A mãe da criança, de 24 anos, chegou em casa cerca de uma hora e meia depois da polícia. Ela contou que tinha ido para a casa de um parente em outro bairro.

Vizinhos chamaram a polícia após perceberem que um bebê de um ano e 11 meses estava sozinho trancado em um apartamento na cidade de Alagoinhas, que fica a 110 quilômetros de Salvador, na noite de ontem (28/10). De acordo com a PM,  após perceberem o choro forte da criança por mais de três horas eles chamaram a polícia que fez o resgate.

Os policiais utilizaram uma escada para acessar o apartamento pela varanda, que fica no primeiro andar do edifício localizado na Praça Santa Izabel. O menino estava sozinho, circulando pela casa e aparentava estar desesperado, com fome e sede. A mãe da criança, de 24 anos, chegou em casa cerca de uma hora e meia depois da polícia. Ela contou que tinha ido para a casa de um parente em outro bairro.

Porém, segundo a PM, vizinhos disseram que ela havia ingerido bebida alcoólica e saído com o companheiro. O pai da criança não foi localizado. Mãe e filho foram encaminhados juntos com o Conselho Tutelar para a Delegacia Territorial de Alagoinhas, onde a jovem foi autuada por abandono de incapaz