sábado, 2 de fevereiro de 2019

ILHÉUS: MORADORES DA CONQUISTA ESTÃO À PROCURA DOS VEREADORES CARQUEJA, NERIVAL E ESCUTA

A comunidade da Rua Artur Bernardes também conhecida como Rua A, no bairro da Conquista, procurou a reportagem do FR Notícias, para reclamar da sujeira que está por todo o local. 

Conforme imagens enviadas por um dos moradores, a rua está cheia de lixo, o que torna atrativo para os urubus, ratos e insetos. “Não sabemos mais o que fazer, o mal cheiro incomoda bastante e a nossa saúde fica em risco constante”, lamentou.

Uma moradora lamentou a situação e cobrou mais empenho dos vereadores do bairro. “O bairro da Conquista tem três vereadores, mas, infelizmente, não vêm contribuindo para amenizar os problemas da comunidade. Elegemos Paulo Carqueja, Nerival e Escuta, porém estão deixando a desejar no quesito trabalhar pelo bairro. Não tem cabimento uma coisa dessa. Em pleno século 21 estamos tendo que conviver em meio ao lixo”, criticou.


FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

ESPOSA DE BAIANO DESAPARECIDO EM BRUMADINHO DIZ TER ESPERANÇA DE ACHAR MARIDO VIVO

A esposa de um dos baianos desaparecidos na tragédia de Brumadinho, ocorrida na última sexta-feira (25), na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), conversou com a reportagem da TV Bahia e revelou que tem esperança de encontrar o marido vivo. A tragédia completa uma semana nesta sexta-feira (1º) e, até o momento, já foram confirmadas 110 mortes e 238 desaparecidos. Entre os baianos, dois tiveram morte confirmadas - entre eles outro de Santo Amaro - e seis permanecem desaparecidos.

Jamile conta gostaria de ajudar a procurar por George Conceição de Oliveira, com quem é casa há seis anos. "Minha vontade é de ir embora [de Brumadinho], de sumir. De procurar ele e saber que ele está vivo. Na verdade, não me falaram: ‘Ele está vivo’, mas eu creio que ele está", disse ela, emocionada. 

Há três anos, Jamile sofreu uma trombose cerebral e perdeu a visão. Segundo ela, George era os olhos dela. Jamile também é natural da cidade de Santo Amaro e morava em Brumadinho com o marido e a família. Depois da tragédia, a baiana pretende deixar a cidade mineira. "Não pretendo [ficar em Minas Gerais], mas minha cabeça pede para ficar aqui até encontrar ele. Eu não sei, mas os planos de Deus são maiores que os meus, como a bíblia fala. O meu coração não quer ficar aqui, depois de tanta coisa que aconteceu na minha vida. Minha família está toda reunida, me ajudando" falou.

Assim como George, outros três baianos de Santo Amaro desapareceram com o rompimento da barragem de rejeitos da Vale. Um deles, Ednilson dos Santos Cruz, de 23 anos, foi encontrado sem vida na terça-feira (29). As outras vítimas de Santo Amaro que estão desaparecidas são Alex Mário Moraes Bispo, 22 anos, Ademário Bispo, 51. Entre os sumidos está também o soteropolitano Tiago Coutinho do Carmo, de 34 anos. Outros dois homens, pai e filho da cidade de Mata de São João, município da região metropolitana de Salvador, também estão sumidos. Eles são Cássio Cruz Silva Pereira, de 27 anos, e Carlos Augusto Santos Pereira.


IRMÃOS SÃO MORTOS A TIROS NA CHAPADA DO RIO VERMELHO, EM SALVADOR

Dois irmãos foram mortos a tiros no bairro da Chapada do Rio Vermelho, em Salvador, na noite de quinta-feira (31). De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 22h50, na Rua Coreia do Sul, e é investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios.

Ainda segundo a polícia, as vítimas foram identificadas como Cássio e Ana Patrícia Maciel da Silva, de 29 e 34 anos, respectivamente. Cássio tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio. A autoria e motivação da morte dos irmãos ainda são desconhecidas.

G1

SUSPEITO DE OBRIGAR MENINO A FAZER SEXO EM CLUBE TEM PRISÃO DECRETADA

A Polícia Civil confirmou, na manhã deste sábado (2), que o homem flagrado no box de um banheiro abusando sexualmente de um menino de 13 anos no Sesc de Santos, no litoral de São Paulo, teve a prisão preventiva decretada.

O suspeito, um assistente técnico de 52 anos, foi preso em flagrante por estupro de vulnerável na noite da última quinta-feira (31). Após a audiência de custódia, ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande neste sábado.

Em contato com o G1, o advogado de defesa, Stephan Cincinato, afirma que o suspeito nega as acusações de que tenha puxado o menino para dentro do box. Ele afirma, também, que seu cliente está com medo de retaliações devido às proporções do caso.

O que disse o suspeito

No depoimento à policia, o homem alegou que estava tomando banho quando o garoto bateu à porta e disse que havia esquecido a carteira do clube no local. Ele informou que pediu para que ele entrasse para verificar se o item estava ali. Quando o pai apareceu, o menino teria ficado com medo e inventado a história do ataque.

Versão do pai

Segundo apurado pelo G1, a criança estava junto com o pai na piscina, quando saiu dizendo que ia ao banheiro. O pai estranhou a demora do filho e foi até o local. Ele procurou nos sanitários, porém não encontrou. Em seguida, foi até o espaço onde ficam os chuveiros e chamou o filho – que não respondeu. Como os pertences do garoto estavam no local, ele resolveu bater em todas as portas.

O pai relatou que o suspeito disse que não havia ninguém com aquele nome no local. Ele resolveu olhar por baixo da porta e viu que tinha mais de uma pessoa. Nesse momento, ele insistiu para abrir a porta e encontrou o homem e seu filho sem roupas.

A criança teria dito ao pai que esqueceu a carteira do clube no box. Quando foi buscar, o homem já estava ocupando o local. Quando o garoto pediu para pegar o documento, o homem o puxou para dentro, tirou a sunga e disse para o menino fazer sexo oral nele, segundo consta no relato à polícia. Quando o pai chegou chamando pelo garoto, o suspeito teria fechado a boca do menor, para que não fosse descoberto.

De acordo com a assessoria do Sesc Santos, o homem foi descredenciado, não podendo mais frequentar nenhuma unidade do SescSP. O clube afirma, ainda, que prestou assistência à vitima e seus familiares, acompanhando até a delegacia e continua à disposição dessa criança e seus familiares.

"O SescSP permanece à disposição da Justiça até que o caso seja esclarecido, e informa que o nível de segurança e patrulhamento é alto em todas suas unidades, mantendo funcionários nos vestiários, seguranças localizados pela unidade e a identificação de menores de idade para o acesso às suas instalações", conclui, em nota.

G1

TOFFOLI ANULA DECISÃO SOBRE VOTAÇÃO ABERTA E DETERMINA VOTO SECRETO NA ELEIÇÃO DO SENADO

Presidente do STF atendeu a pedido feito por Solidariedade e MDB na madrugada deste sábado (2). Sessão que vai escolher novo presidente está marcada para a manhã.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou na madrugada deste sábado (2) que a eleição para presidente do Senado seja feita por meio de votação secreta. Ele atendeu a um pedido dos partidos Solidariedade e MDB.

A sessão que vai definir o novo comando da Casa está marcada para as 11h deste sábado após ter sido adiada na noite de sexta-feira (1º), depois de muito tumulto e bate-boca entre os senadores.

Na decisão, Toffoli anulou a votação conduzida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que por 50 votos a 2 e uma abstenção estabeleceu voto aberto para a eleição que escolherá o presidente – 28 senadores não votaram.

O ministro determinou a comunicação da decisão ao senador José Maranhão (MDB-PB), que, segundo Toffoli, presidirá os trabalhos na sessão deste sábado. 

O pedido foi enviado para a análise do ministro Dias Toffoli, porque ele é o responsável pelo plantão deste fim de semana no Supremo Tribunal Federal. 

G1

INCÊNDIO ATINGE SERRA EM JACOBINA, NO NORTE DA BA; ÁREA DO TAMANHO DE 40 CAMPOS DE FUTEBOL FOI DESTRUÍDA, DIZ SECRETARIA

Fogo começou na última segunda-feira (28) e ainda é combatido por bombeiros, brigadistas e voluntários. 

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma região de serra localizada na cidade de Jacobina, no norte da Bahia, nesta semana. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, uma área do tamanho de 40 campos de futebol já foi destruída.

O fogo começou na última segunda-feira (28) e, até esta sexta (1º), ainda não havia sido controlado. Bombeiros, brigadistas, voluntários e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) trabalham no local.

Um avião chegou na cidade nesta sexta-feira para ajudar no combate ao incêndio. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o fogo, mas, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a suspeita é de que tenha sido criminoso.

Incêndio destruiu área de serra em Jacobina — Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente

G1

FAZENDA É DENUNCIADA POR PREFEITURA NA BA POR MANTER 800 JUMENTOS SOB MAUS-TRATOS; COVA FOI ACHADA NA PROPRIEDADE

Caso ocorreu em Euclides da Cunha. Segundo laudo de vistoria, outros 200 animais teriam morrido nos últimos 60 dias. Corpos foram encontrados no buraco improvisado.

A prefeitura de Euclides da Cunha, cidade a 315 km de Salvador, denunciou à Polícia Civil uma fazenda que mantinha 800 jumentos sob maus-tratos na zona rural do município. O problema foi identificado após uma vistoria realizada na propriedade, depois de uma denúncia.

A fiscalização foi feita pela prefeitura. O laudo foi divulgado pelo prefeito Luciano Pinheiro (PDT) nas redes sociais. No documento, a administração da cidade detalha que os jumentos não tinham água e alimentação adequadas, e que, entre os animais adultos, também foram achados filhotes recém-nascidos. Segundo a prefeitura, os jumentos estavam fracos, abatidos e mal se aguentavam em pé.

De acordo com o laudo da vistoria, os animais deveriam ser mantidos na propriedade temporariamente até seguirem para um abatedouro, mas, estavam há mais de 60 dias no local.

Ainda segundo o documento, funcionários que estavam na fazenda no momento da vistoria teriam informado que, além dos 800 jumentos encontrados vivos, outros 200 também teriam sido levados para o local, mas morreram ao decorrer dos 60 dias. Na propriedade, foi encontrada uma cova improvisada, com dezenas de corpos de jumentos.

Conforme a publicação feita pelo prefeito, o laudo foi entregue para a polícia. O G1 tentou falar com o delegado que cuida do caso, para tentar pegar mais detalhe, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.

G1



HOMEM QUE FOI BALEADO NO CRISTO REDENTOR NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL MUNICIPAL DE ITAMARAJU

Itamaraju: A vítima de homicídio tentado no Bairro Cristo Redentor, na cidade de Itamaraju, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito por volta das 15h30, na Unidade hospitalar - HMI, onde deu entrada em estado grave, sendo realizado os procedimentos médicos, na tentativa de salva-lo, porém, ele não resistiu. O crime aconteceu por volta das 13h00, na Rua Buerarema, quando a vítima, Valter José dos Santos, trafegava em via pública.

O Valter foi interceptado por dois suspeitos em uma motocicleta, que efetuaram pelo menos 04 disparos de arma de fogo, contra ele, na região do tórax. O SAMU prestou os primeiros socorros e encaminhou o Valter para a Unidade Hospitalar, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Militar continua realizado rondas no intuito de localizar os autores do crime. A Polícia Civil, sob a responsabilidade da delegada titular, Rosângela Sousa, solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML. Um inquérito foi aberto para apurar a motivação do crime, e a possível identificação dos autores.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews 

HOMEM É EXECUTADO APÓS SER RETIRADO DE PORTA-MALAS DE VEÍCULO

Um homem, não identificado, foi encontrado morto com perfurações de arma de fogo na noite da última quinta-feira, 31, no bairro Carajás, localizado na cidade de Santa Cruz Cabrália (distância de 685 km de Salvador).

De acordo com o portal RADAR 64, os policiais encontraram o corpo próximo da BR-367 e segundo testemunhas, a vítima foi morta por pelo menos, três suspeitos. No local, foram encontrados 15 estojos de pistolas calibre 9mm e 380.

JOVEM QUE VIRALIZOU NA WEB APÓS DOAR ALMOÇO PARA GAROTO EM SHOPPING É PRESO POR ESTELIONATO

O jovem que viralizou na internet após doar almoço para um garoto de 12 anos, em um shopping de Salvador, foi preso, nesta sexta-feira (1º), em Salvador, suspeito de estelionato. A informação foi divulgada pela Polícia Civil. Conforme a polícia, Bruno Kaíque Santana Santos, 19 anos, falsificava documentos para fazer cartões e sacar dinheiro ilegalmente. 

O jovem foi capturado por agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), em uma agência bancária do bairro de Pirajá. Com ele, foram apreendidos R$ 2.990 mil em espécie e um cartão bancário em nome de outra pessoa. 

Segundo a polícia, a conta usada por Bruno já tinha movimentado saques que somam R$ 26 mil. O jovem disse aos policiais que foi induzido ao crime por um agiota, a quem ele deveria dinheiro. O caso é investigado pelo Draco. Bruno ficou conhecido depois que a doação feita por ele foi filmada, e o vídeo foi publicado nas redes sociais, em junho do ano passado (relembrar). 


A ação ocorreu no Shopping da Bahia, um dos principais de Salvador. Nas imagens, um segurança do shopping tenta impedir a doação, e Bruno discute com ele. Em determinado momento, o funcionário do estabelecimento tenta tirar o garoto do local, mas Bruno não deixa.*Com informações do G1