quinta-feira, 26 de julho de 2018

SHOPPING POPULAR DESABE EM ITABUNA


A Justiça da Bahia autorizou a demolição de parte da obra do shopping popular de Itabuna, no sul do estado, nesta quinta-feira (26), após um pedaço do prédio desabar durante a madrugada.

A decisão é do juiz Ulisses Mainard Salgado, da Vara da Fazenda Publica de Itabuna, que levou em conta um pedido da Prefeitura de Itabuna.

Esta é a segunda vez que ocorre um desabamento na obra em menos de dois anos. O primeiro ocorreu em 2016. Ninguém ficou ferido em nenhum dos dois casos.


O prédio está em construção desde 2014. Foram gastos mais de R$ 2 milhões para construir o imóvel, que tem três andares e 150 boxes, que deveriam abrigar os vendedores ambulantes que atualmente ocupam a praça Adami, no centro da cidade.

De acordo com a prefeitura da cidade, em janeiro deste ano, uma comissão da gestão municipal emitiu um relatório sugerindo a demolição do prédio. A situação foi parar na Justiça.

De acordo com a determinação desta quinta-feira, devem ser demolidos apenas os pontos com risco de desabamento, para evitar acidentes. Até a publicação desta reportagem, a Defesa Civil de Itabuna aguardava a notificação para iniciar o precedimento.

A região ao redor do prédio está isolada desde a madrugada. Nesta quinta-feira, o trânsito na área foi alterado e a a energia elétrica foi desligada. O restaurante popular que fica ao lado da construção foi fechado e só deve reabrir na segunda-feira (30). O posto de saúde José Maria de Magalhães Neto não funcionou hoje.

Além disso, uma feira que funciona ao lado do prédio também foi modificada. A Defesa Civil colocou manilhas pra que as barracas não fossem armadas perto do shopping. O ponto de ônibus das linhas intermunicipais que também fica próximo do local foi transferido para outro local.

Desabamento


O desabamento ocorreu na madrugada desta quinta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas em situação de rua, que dormiam no prédio, ficaram impossibilitados de deixar o local após o desabamento, mas foram resgatados pelas equipes que atuaram no local. Outras cinco foram removidas pela Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.

Com a queda da estrutura, parte dos escombros tomou a calçada onde o shopping é construído e ainda alcançou a via de passagem de veículos. A Defesa Civil do município esteve no local para avaliar o imóvel que fica no centro da cidade. Conforme o órgão, o desabamento ocorreu por problemas estruturais.

CORPO DE IDOSO QUE MORREU ATROPELADO POR PÁ CARREGADEIRA É ENTERRADO EM NO OESTE BAIANO


O idoso que morreu após ser atropelado por uma máquina pá carregadeira, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, completaria 90 anos neste final de semana. De acordo com familiares, a data seria comemorada em uma festa, que seria realizada no sábado (28).

"Todo mundo estava se preparando para essa festa. Minha irmã chegou de Santos, as outras estavam vindo de São Paulo. Quem é de Central estava vindo para cá também. Ele estava bem. Meu pai estava super bem", contou a filha do idoso, Eva de Oliveira.


No evento, o senhor Pedro Pereira de Oliveira também celebraria as bodas de ouro com a esposa, que estava com ele há 50 anos. Até a roupa que seria usada na celebração já havia sido separada.

"Essa foto que eu te mostrei agora, dessa roupa branca, foi a roupa que ele vestiu na semana passada, que ele estava testando a roupa que minha irmã mandou de São Paulo para ele usar", disse a filha do idoso.

O idoso foi atropelado na manhã da terça-feira (24), enquanto caminhava no cruzamento das ruas Itacaré e Clarice Lispector, no bairro Florais Léa, onde tinha uma pequena plantação.

Conforme a Polícia Civil, Pedro Oliveira foi arrastado por alguns metros pela máquina e morreu no local. O motorista do equipamento, que fazia um serviço de infraestrutura na rua, só percebeu que atingiu a vítima após populares chamarem a atenção dele.

Depois do acidente, o homem fugiu, mas, em seguida, procurou a polícia. Em depoimento, ele disse que ficou com medo de ser atacado pelas pessoas que estavam na área onde ocorreu o atropelamento. Após ser ouvido, o condutor foi liberado.


O homem trabalha na empresa Aracruz Imobiliária, que realizava serviços de tapa buracos no local onde ocorreu o acidente. Em nota, a empresa informou que o ocorrido foi um acidente e disse que está dando apoio à família.

O caso está sob investigação da Polícia Civil. De acordo com o delegado Leonardo Mendes Júnior, as informações iniciais apontam para um crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, mas, no entanto, a falta de sinalização pode indicar que empresa e funcionários assumiram o risco do acidente.


"Tanto a falta de sinalização quanto a omissão de socorro, o estado da máquina... enfim, há uma série de circunstâncias que a gente tem que apurar para, aí sim, juntamente com os laudos dos peritos técnicos que estiveram no local, a gente possa afirmar com certeza e dar esse respaldo ao Ministério público, que é o titular da ação penal", contou o delegado Leonardo Mendes Júnior.

O idoso foi enterrado nesta quarta-feira (25), na zona rural da cidade de Central, onde tinha parentes. Dezenas de familiares compareceram ao evento e prestaram as últimas homenagens. O idoso deixa 20 filhos.

FUNCIONÁRIO É INDICIADO POR ESTUPRAR MENINA DE 12 ANOS EM PARQUE DE CANAVIEIRAS


Um parque de diversões itinerante foi interditado em Canavieiras, no sul da Bahia, após uma adolescente de 12 anos denunciar ter sido estuprada por um funcionário do local. A Polícia Civil investiga o caso, que aconteceu na sexta-feira (20).

Segundo informações preliminares, após ter fugido da casa da avó, a vítima procurou um familiar e contou que tinha conhecido uma adolescente de 15 anos e as duas teriam ido até o parque depois de terem ingerido bebida alcoólica.

No local, a garota de 12 anos teria sido estuprada por um funcionário. As duas adolescentes fizeram exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus, também no sul da Bahia, ainda na noite de sexta-feira. O Conselho Tutelar da cidade acompanha o caso.

Após a denúncia, o parque de diversões foi interditado para investigação. Segundo a polícia, ninguém foi preso porque não houve flagrante. As pessoas envolvidas no caso ainda são ouvidas pela polícia.