domingo, 26 de março de 2017

DEPUTADO QUE VOTOU PELA TERCEIRIZAÇÃO IRRESTRITA É VAIADO NA BAHIA


O deputado federal João Carlos Bacelar (PR) foi vaiado por grande parte do público em um evento com Rui Costa, ontem (24), em Riachão do Jacuípe. Cerca de 200 pessoas protestaram contra o deputado porque ele votou pela terceirização irrestrita nas empresas e já se posicionou favorável à Reforma da Previdência nos moldes propostos pelo Governo Temer.

O parlamentar discursou debaixo de várias, que não cessaram apesar dos apelos de parlamentares como Rosemberg Pinto (PT). Para tentar arrefecer as vaias, Bacelar disse ter votado contra o impeachment da presidente deposta Dilma Rousseff (PT), mas não adiantou. O constrangimento do governador Rui Costa é visível. Confira vídeo abaixo.

Vane terá que devolver R$ 780 mil, após ter recurso negado

O ex-prefeito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), entrou com um pedido de reconsideração no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), para reverter a rejeição de suas contas referentes ao ano de 2015. O TCM tinha rejeitado as contas em razão da abertura de Créditos Adicionais Suplementares sem autorização Legislativa e a pagamentos irregulares de despesas (viagens sem discriminar motivos, ausências de comprovação da execução dos serviços, ausências de notas fiscais e/ou recibos, além aviso de lançamento), totalizando R$ 737.898,99. O Conselheiro Plínio Carneiro Filho, reconheceu o recurso, mas negou provimento, entendendo que a defesa não apresentou fato novo, por isso manteve a rejeição e na íntegra o parecer prévio.

Internautas apontam queda de meteorito como razão do tremor sentido na Bahia

Ainda sem posicionamento de órgãos oficiais, a população de Salvador e municípios vizinhos segue em busca de explicações para o tremor de terra registrado na manhã deste domingo (26). Mensagens que circulam em redes sociais apontam a queda de um meteorito como motivo do susto. "Não foi terremoto! Nem trovoada! Na verdade ocorreu um deslocamento de ar provocado pela energia liberada quando um meteorito entra na atmosfera terrestre. Muitos habitantes da região metropolitana de Salvador relataram ter visualizado uma bola de fogo - o meteorito, no momento do trovão e do tremor", diz um texto compartilhado via WhatsApp. "Eu estava na orla e vi no céu tipo uma estrela cadente, porém com fogo, bem rápido. Achei estranho e quando chego em casa minha filha fala que acordou com um barulho que chega balançou a janela", contou uma internauta. Em entrevista ao Aratu Online, um morador de Vilas do Atlântico também garantiu ter visto o fenômeno. Gabriel Portinho, de 35 anos, afirmou que viu um cometa por volta das 7h, quando a vibração foi sentida. "Deixou um rastro de fumaça e caiu. No mesmo instante, deu pra ouvir um som forte, como se fosse um trovão, um estrondo", contou. (BN)

Vitória da Conquista: Prefeitura exige emplacamento e habilitação para carroceiros

Os carroceiros de Vitória da Conquista terão que cumprir uma série de exigências da prefeitura. De acordo com o Blog do Anderson, a Lei Nº 1.485/2008, que regulamenta a circulação de veículos com tração animal, proibe que carroças trafeguem nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos, além da Praça Barão do Rio Branco. Os condutores deverão ter mais de 18 anos, respeitar o limite de peso que o animal suporta, e precisam ter noções básicas de trânsito. Por isso, a prefeitura decidiu, a partir de uma parceria com a Associação de Carroceiros e o Sistema Municipal de Trânsito, fornececer capacitação e uma espécie de carteira de habilitação. Entre as exigências, também estão a necessidade de emplacamento das carroças e a instalação de bolsões coletores, para que os animais não sujem as ruas. As medidas foram divulgadas a partir de uma nota emitida pelo Executivo municipal, mas não há informações sobre a partir de quando as determinações começarão a valer. (Blogdo anderson)

Homem mata esposa a facadas após briga em Itabuna, no sul da Bahia

Caso ocorreu na noite de sábado (25), no bairro de Nova Itabuna. Após cometer o crime, marido da vítima se matou usando a mesma arma.

 Um homem matou a esposa e depois se matou após uma briga no município de Itabuna, no sul da Bahia. A tragédia ocorreu na noite de sábado (25), no bairro Nova Itabuna, por volta das 21h.

De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição foi chamada para socorrer duas pessoas com ferimentos de arma branca. Ao chegar ao local do crime, por meio de relato de testemunhas, a PM foi informada que o marido esfaqueou a mulher e depois se feriu com a mesma arma.

Ambos morreram no local do crime. A mulher assassinada, que tinha 47 anos, foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT). Ainda não há informações sobre o encaminhamento do corpo do companheiro.

A polícia ainda não tem informações sobre as circunstâncias e motivações do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Vídeo: Cantor de Alagoinhas é humilhado por seguranças no Ceasa de Simões Filho, veja

 O cantor Andresson Costa relatou neste sábado (25) que foi humilhado, agredido e arrastado por seguranças de uma empresa privada na manhã desta sexta-feira (24), no momento em que vendia seus CDs no CEASA de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
De acordo com o artista alagoinhense, estava com sua caixa de som adaptada nas costas para divulgar seu trabalho, no momento em que foi abordado por um dos seguranças que pediu para ele baixar o volume do som, e a solicitação foi atendida pelo cantor que continuou a vender seus Cds.

Ainda conforme o cantor, minutos depois o mesmo segurança teria voltado e pediu que ele baixasse novamente o som, e mais uma vez teria atendido o pedido, porem foram chegando mais seguranças e em seguida pediram que ele fosse até a administração do local.

Chegando lá, segundo Andresson, dentro de um quarto começaram a lhe xingar por diversos nomes. Ainda segundo Andresson, os seguranças mandaram ele abaixar as calças e a cueca, e passaram a lhe agredir com tapa e murros.

No relato, o cantor ainda fala que os seguranças teriam pego um pedaço de madeira para lhe bater, e neste momento saiu desesperado correndo, pedindo por socorro, sendo alcançado pelos seguranças que, lhe puxaram pelos braços e pernas, como mostra um vídeo postado nas redes sociais. Alta Pressão Online Vídeo abaixo:

Barulho e tremor de terra assustam moradores de diferentes lugares da Bahia

Um forte barulho e um tremor foi ouvido e sentido por volta das 7h da manhã deste domingo (26) em diferentes lugares da Bahia e assustou os moradores. Pituba, Federação, Barra, Santo Antônio, Cabula, Imbuí, foram alguns dos bairros de Salvador onde o evento aconteceu. Houveram relatos também no interior, nas cidades de Lauro de Freiras, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e na Ilha de Itaparica.

 A assistente administrativa Camilla Souza, moradora do Porto da Barra, estava acordada e quando estava adormecendo viu a porta do seu quarto trepidar. “Foi coisa de três ou quatro segundos. Minha cachorra latiu, e quando eu fui para a janela, tinham vários peixes pulando na beira do mar. Em filmes, quando acontece alguma coisa os animais avisam”, contou impressionada.

Já em Sapeaçu, os moradores também ouviram um forte barulho que chegou a ser confundido com uma explosão. “Foi realmente assustador. Houve até um tremorzinho de terra. Eu pensei que se tratava do início de um terremoto e fiquei atônito”, disse o aposentado Antônio José Souza, que estava na área externa da sua casa quando ouviu um estrondo e sentiu o chão tremer. Morador de Três Oiteiros, zona rural do município, ele contou que nunca tinha passado por uma situação semelhante.

Não há registro do evento junto à Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (CODESAL), nem na Central de Polícia. Procurada, a Marinha também relatou que não houve registro de nenhum evento anormal. Com Informação do Acorda Cidade

Um dos presos em operação contra fraudes em Ilhéus, na Bahia, é solto

Outros cinco investigados permanecem presos. Mandados de prisão foram cumpridos na terça-feira (21).

Um dos presos em operação contra fraudes em Ilhéus, na Bahia, é solto
Outros cinco investigados permanecem presos.
Mandados de prisão foram cumpridos na terça-feira (21).

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Facebook

Um dos seis presos da operação Citrus deflagrada pelo órgão em Ilhéus, no sul da Bahia, foi solto nesta nesta sexta-feira (24), após a Justiça aceitar o pedido de revogação da prisão feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A decisão foi tomada em uma audiência de custódia realizada na quinta-feira (23).

Conforme o MP, o pedido foi feito em favor do suspeito Lucival Bonfim Roque. O órgão informou que entendeu que, das provas recolhidas e analisadas até o momento, e que o vinculavam ao crime não eram suficientes para a acusação. Por isso, entendeu que a prisão dele seria desnecessária.

Segundo o Ministério Público, outros cinco investigados permancem presos e o órgão ainda requereu nesta sexta-feira (24), o prorrogamento de mais cinco dias da prisão deles. Quatro deles estão no Presídio de Ilhéus desde a terça-feira (21), quando a operação foi deflagrada. A única mulher do grupo, também presa na ação, foi levada para o Presídio de Itabuna. Ela foi apontada como a "laranja" do esquema.

 Entre os presos, está Jamil Chagouri Ocké, o vereador mais votado de Ilhéus. Ele  é ex-secretário de Desenvolvimento Social da cidade e foi eleito vereador no último pleito, em 2016, com 2.330 votos. O advogado dele solicitou o habeas corpos na quinta-feira, mas informou que ainda não teve retorno do pedido.

Outro ex-secretário da mesma pasta, Kácio Clay Silva Brandão, também foi preso. Ainda de acordo com o MP-BA, entre os presos estão empresários e funcionários públicos do alto escalão da prefeitura.

O objetivo da operação foi desarticular um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamentos em procedimentos licitatórios realizados pela prefeitura do município. Por meio de nota, a prefeitura de Ilhéus informou que a operação não tem relação com a atual administração. De acordo com a gestão do município, os mandados de busca e apreensão são referentes ao período de gestões anteriores, entre 2009 e 2016.

A Câmara dos Vereadores também emitiu uma nota e informou que colobarou com a operação prestando todas as informações necessárias. Por fim, reforçou que a operação não tem relação com a atual gestão.

De acordo com o MP-BA, a investigação começou em 2015, mas o grupo já atuava desde 2009. A suspeita é de que as empresas envolvidas tenham lucrado mais de R$ 20 milhões com as fraudes em licitações.