domingo, 1 de outubro de 2017

ITAPETINGA: VÁRIAS FAZENDAS FORAM INVADIDAS E CLIMA É DE TENSÃO


Neste final de semana várias fazendas foram invadidas por homens armados na região entre Potiraguá e Itapetinga. A localidade fica próxima a fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que foi invadida na semana passada.

Em Potiraguá foi invadida a fazenda do ex-prefeito Salvador Brito (DEM). Segundo informações, na região de Palmares, distrito de Itapetinga, mais de três fazendas foram invadidas.

O blog entrou em contato com coordenador da polícia civil de Itapetinga, Roberto Junior, o mesmo o confirmou que alguns fazendeiros registraram queixa sobre as invasões.

PREFEITO DE POTIRAGUÁ ESTEVE NA ÁREA DAS INVASÕES:
O prefeito de Potiraguá, Jorge Cheles (PMDB) esteve neste domingo na área invadida na beira
do rio pardo, onde foi feito um barreira pelos índios, o prefeito pretende acionar o governo federal e estadual para tentar resolver a situação.

OAB DE ITAPETINGA VAI CONCEDER UMA ENTREVISTA COLETIVA
O Conselho Representativo das Instituições de Itapetinga – entidade que reúne mais de uma dezena de Instituições locais e representa a sociedade civil organizada, extremamente preocupado com as recentes invasões de terras na região, vem se mobilizando para encontrar soluções rápidas, juntamente com os poderes constituídos e autoridades.

Desta forma, convidamos toda a imprensa para uma coletiva no dia de amanhã (02), às 16h, no auditório da OAB – situado na Rua Tomé de Souza, 75, parte inferior do Fórum local, centro, Itapetinga, para os esclarecimentos necessários.

ITABUNA: PM PRENDE DOIS HOMENS EM FLAGRANTE NO ZIZO


A Policia Militar prendeu neste domingo, 1, em flagrante, Edenildo de Jesus Santos e Walber Lucas Rodrigues na Rua São João, no bairro Zizo, em Itabuna. De acordo com informações, com eles foram encontradas 800 pequenas pedras de crack, com cerca de 102 gramas, doze pedras médias pesando 18 gramas uma pedra grande com 108 gramas.


Enquanto a secretaria de Educação da Prefeitura de Itabuna, extingue colégios e ainda está sem reabrir a octogenária Escola Lúcia Oliveira, a secretária de educação, Anorina Smith Lima e mais 8 servidores da pasta, que a assessoram e integram seu staf de administração, estão desfrutando do privilégio de participarem de um mine curso de gestão em Educação, no cinematográfico, gastronômico e paradisíaco Resort Transamérica, na Ilha de Camandatuba (Una-Ba). 

E para destacar o glamour de estar onde a absoluta maioria dos funcionários municipais da maior cidade sulbaiana, jamais puderam frequentar, alguns membros dessa suposta "farra turística" ainda se dão ao luxo de postarem imagens em suas respectivas páginas de facebook, para revelarem o quanto estão felizes em desfrutarem de momentos de flagrante opulência. Este luxo de burocratas da Secretaria de Educaçao contrapõe o lixo em que está submetido o ensino público de Itabuna, com professores que não educam e alunos desestimulados e desencaminhados. (Equipe de Anorina com FG: Zulma 100%; Fábio Melo 100%; Elisângela Messias 100%; Andréia 75%... 

Todos com benefício de Gratificação de Atividades Complementares). E esta não foi a primeira viagem de luxo da Secretária com seus assessores, pois até o Ceará (Fortaleza e Sobral) já fez parte do roteiro de viagens dos altos servidores da prefeitura de Itabuna. É esta a realidade de uma cidade, cujo prefeito, Fernando G, de Oliveira (Cuma) trata com luxo o gasto com lixo e empreende o ensino público como setor fictício.

Fonte: http://valcabral.blogspot.com.br/

Aliados de Lula e petistas sondaram família de Palocci

Ribeirão Preto (SP), 01 - Desde a prisão de Antonio Palocci pela Operação Lava Jato, em setembro do ano passado, dirigentes do PT e interlocutores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procuraram a família do ex-ministro em busca de informações sobre a possibilidade de ele fechar um acordo de delação premiada. Depois, tentaram descobrir se o ex-ministro estaria disposto a mudar de ideia de colaborar com a força-tarefa.

Segundo oito fontes próximas a Lula, PT e Palocci ouvidas pelo 'Estado', dirigentes do partido em Ribeirão Preto e líderes nacionais da legenda procuraram o pediatra Pedro Palocci, irmão mais velho do ex-ministro, atrás de informações sobre a delação. Conforme essas fontes, a partir de maio, quando Palocci contratou um advogado especializado em delações, seu irmão deixou de receber os petistas, que interpretaram as negativas como um sinal de que Pedro estaria incentivando a delação.

As relações financeiras e societárias do ex-ministro com seu irmão são alvo de investigações da Lava Jato, que apura também o sumiço de livros de registro de transferências de ações do Hospital São Lucas, em Ribeirão Preto, pertencente a Pedro. Procurado por meio da assessoria do hospital, o médico se recusou a comentar o assunto.

Em abril, antes de Palocci propor o acordo de delação, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho, presidente do diretório estadual do PT e um dos mais próximos aliados de Lula, se encontrou com Antonia Palocci, a dona Toninha, mãe de Palocci, durante uma passagem por Ribeirão Preto. Segundo relatos, a iniciativa partiu de dona Toninha e na conversa ela teria dito não acreditar que o filho faria delação.

Cerca de um mês atrás, quando as negociações entre Palocci e a Lava Jato já eram públicas, o deputado federal Paulo Teixeira (SP), vice-presidente nacional do PT, encontrou Toninha em uma reunião do partido na cidade. Segundo ele, não se tocou no assunto de delação.

Fundadora do PT e membro suplente do diretório municipal, a mãe de Palocci era uma das mais ativas militantes do partido na cidade. Mesmo com dificuldade de locomoção, aos 82 anos, dona Toninha fazia questão de manter o trabalho quase diário nas comunidades mais pobres. Em períodos eleitorais, costumava ir de porta em porta pedindo votos.

Afastamento

Após o filho passar a disparar contra Lula e o PT, ela se afastou das atividades partidárias e, dividida entre a tristeza de ver o filho caçula preso e a fidelidade às suas convicções políticas, decidiu se recolher. Segundo um ex-vizinho, recentemente, em uma excursão de ônibus para Caldas Novas, em Goiás, ela pediu para não comentar o assunto.

De acordo com pessoas próximas a Lula, depois do depoimento de Palocci à Lava Jato, no qual disse que o ex-presidente fez um "pacto de sangue" com o empreiteiro Emílio Odebrecht, Toninha enviou mensagem de solidariedade ao ex-presidente demonstrando contrariedade com a opção do filho.

O ex-presidente chegou a tocar no assunto durante seu depoimento ao juiz Sérgio Moro no dia 13 de setembro. "Eu fico pensando como é que está pensando a mãe dele agora, que é militante do PT e fundadora do PT", disse Lula.

A reportagem procurou Toninha Palocci em cinco endereços, mas foi informada de que ela havia se mudado de dois deles e não morava nos outros três. A mãe do ex-ministro também foi procurada por meio da assessoria do hospital de seu filho, mas não respondeu.

Decepção

Quem tem falado com Lula nos últimos dias afirma que o ex-presidente não esconde a decepção com Palocci. Ele tem dito que já esperava a delação, mas não se conforma com o que chama de "mentiras".

O ex-presidente diz que nunca pediria a alguém que já foi demitido por ele para lidar com dinheiro sujo para o PT ou para o Instituto Lula. Para reforçar sua versão, cita uma história de 2006. Segundo ele, quando veio à tona o caso da quebra do sigilo do caseiro Francenildo Costa, teria dito a Palocci que arrumasse uma "história convincente", do contrário seria demitido. Palocci teria dito que a história era a publicada nos jornais e Lula rebateu: "Então está demitido".

O Instituto Lula e o PT nacional não comentaram os contatos com a família do ex-ministro e reafirmaram que ele mente.

A postura do ex-ministro surpreendeu o PT de Ribeirão Preto. "Fiquei surpreso. Mas é lógico que a gente não esperava dele a resistência de um José Dirceu ou de um João Vaccari", disse o presidente municipal do partido, Fernando Tremura. Oficialmente, o PT local afirma que, se houve algum contato de seus dirigentes com a família do ex-ministro, foi por iniciativa pessoal e não por decisão partidária.

Polícia invade locais de votação para impedir referendo e deixa feridos na Catalunha



Policiais foram enviados para impedir a votação, na tentativa de impedir a consulta proibida pela Justiça espanhola

A Polícia espanhola recorreu à força neste domingo (1º), na Catalunha, para impedir a realização do referendo sobre a independência, deixando dezenas de feridos, alguns em estado grave. De acordo com várias testemunhas, a Polícia usou balas de borracha.

Os serviços de emergência da Catalunha anunciaram ter atendido, diversas pessoas feridas em intervenções policiais para impedir a realização do referendo de autodeterminação.

Jon Marauri, originário do País Basco, mostrou uma dessas balas à AFP, recolhidas após uma ofensiva policial contra centenas de manifestantes. Cercados pelos ativistas após apreenderam urnas em uma seção eleitoral, os agentes reagiram atirando. David Pujol, de 37 anos, mostrou o ferimento na perna, causado por uma

Diante da força policial, o presidente catalão, o separatista Carles Puigdemont, denunciou "o uso injustificado, irracional e irresponsável da violência por parte do Estado espanhol".

Segundo ele, a imagem externa do Estado "continua piorando e chegou hoje a níveis de vergonha que vão acompanhá-lo para sempre".

"Será o Estado espanhol que deverá explicar ao mundo o que fez hoje na Catalunha", afirmou a presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell, depois de votar.

O representante do governo espanhol de Mariano Rajoy pediu "solenemente" ao Executivo catalão que ponha fim à "farsa" do referendo.

"O presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e sua equipe são os únicos responsáveis por tudo que aconteceu ontem e por tudo que poderá acontecer, se não puserem fim a essa farsa", declarou o representante para a Catalunha, Enric Millo, em entrevista coletiva.

Mais de dez mil homens de reforço

Desde o início da manhã, a Polícia Nacional e a Guarda Civil - duas corporações que enviaram um reforço de mais de dez mil homens para a Catalunha - invadiram vários centros de votação em toda região para apreender urnas e cédulas, na tentativa de impedir a consulta proibida pela Justiça espanhola. Em vários lugares, as portas foram abertas a golpes.

Ainda assim, imensas filas se estendiam em vários postos.

O porta-voz do governo regional catalão, Jordi Turull, disse que 73% das seções eleitorais "estão funcionando".

"Meu voto e a satisfação de ter votado ninguém pode tirar de mim, aconteça o que acontecer. Até chorei, porque há anos que lutamos por isso e vi, diante de mim, uma senhora de 90 anos na cadeira de rodas votando", contou à AFP a eleitora Pilar López, uma funcionária administrativa de 54 anos, na pequena cidade de Lladó.

O próprio Puigdemont não conseguiu votar no ginásio onde estava previsto inicialmente, na localidade de Sant Julià de Ramis, já que a Guarda Civil entrou à força e assumiu o controle.

Lá, a Guarda Civil montou um cordão de isolamento para impedir o acesso a dezenas de pessoas, constatou a AFP.

Os agentes forçaram a porta e invadiram o lugar para retirar o material de votação, diante de um grupo de pessoas que, com os punhos ao alto, cantava "Els Segadors", o hino catalão.

Puigdemont seguiu para uma seção eleitoral próxima para depositar sua cédula. A alteração foi possível, porque, no último minuto, o governo catalão instaurou um cadastro único de eleitores. Com isso, os 5,3 milhões de catalães convocados às urnas poderão votar em qualquer um dos 2.135 postos anunciados.

A prefeita de Barcelona, a esquerdista Ada Colau, também criticou o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy. Este ainda não se pronunciou.

"Um presidente de governo covarde inundou nossa cidade de policiais. Barcelona, cidade de paz, não tem medo", tuitou Ada.

'Levaram as urnas à força'

Nos postos que conseguiram abrir, o processo de votação se via seriamente dificultado por problemas de informática. Pela manhã, a Guarda Civil indicou que havia desativado o cadastro universal de eleitores.

No colégio Ramón Llull de Barcelona, a Polícia Nacional primeiro forçou o portão e, depois, a porta de vidro do prédio, em meio a dezenas de pessoas que tentaram barrar sua entrada.

Finalmente, os agentes levaram as urnas, enquanto a multidão gritava "Votaremos!" e "As ruas serão para sempre nossas!", observou um jornalista da AFP no local.

"Levaram as urnas à força, porque os presidentes das mesas agarravam as urnas com as duas mãos. Eles as arrancavam das mãos, literalmente, enquanto nós continuávamos cantando 'Els Segadors' e gritando 'Viva a democracia'", relatou o responsável por essa seção, Marc Carrasco.

Quatro horas antes do início da votação, milhares de cidadãos em Gerona, Barcelona, Lérida, ou Tarragona, haviam-se reunido pacificamente na frente dos centros de votação, para tentar protegê-los do fechamento e do desalojamento ordenado por uma juíza.

"Na Catalunha, estamos no ponto em que acreditamos que é essencial decidir se continuamos com o Estado espanhol", disse à AFP Pau Valls, um estudante universitário de 18 anos que acampou durante a noite no colégio Jaume Balmes, no centro de Barcelona.

Ambulância do Samu se envolve em acidente no centro de Itabuna



Uma ambulância do Samu se envolveu em um acidente na noite deste sábado (30), por volta das 22h, na Avenida Inácio Tosta Filho, próximo ao Posto Bavil, centro de Itabuna.

Segundo informações, o Samu foi acionado para socorrer a vítima de um acidente nas proximidades da Avenida Ilhéus. Chegando na Avenida Inácio Tosta Filho, no cruzamento do posto Bavil, um veículo Fox braco, de placa PJQ 1340, que seguia da Rodage Itajuípe sentindo a catedral acabou colidindo com a ambulância.