sexta-feira, 31 de março de 2017

Vereador investigado por fraude na Bahia tem prisão preventiva decretada

Político já cumpria prisão temporária desde 21 de março, em Ilhéus. Investigação apura fraude em procedimentos licitatórios do município.

A Justiça decretou, na quinta-feira (30), a prisão preventiva de três das cinco pessoas presas na operação Citrus realizada no dia 21 deste mês em Ilhéus, no sul da Bahia. Entre elas, a do vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Social Jamil Ocké. O pedido da prisão foi feita pelo pedido do Ministério Público que investiga fraudes em licitações de compra de materiais de escritório e alimentos para a prefeitura de Ilhéus entre 2009 e 2016. Jamil Chagouri Ocké, foi o vereador mais votado de Ilhéus.

 Outro ex-secretário da mesma pasta, Kácio Clay Silva Brandão, também teve prisão preventiva decretada, assim como o empresário, Enoch Andrade. Eles permanecem no Presídio Ariston Cardoso, no município.

O prazo da prisão temporária dos investigados venceu na quinta-feira. Um homem que era considerado "laranja" das empresas foi liberado do presídio. Assim como ele, a mulher de Enoch Andrade, também será solta ainda nesta sexta.

O MP informou que não solicitou a prisão preventiva deles porque não foram encontradas provas contundentes para mantê-los presos, mas alertou que eles seguem como réus no processo. No dia 24 de março, o quinto homem preso, também foi solto, pois o MP entendeu que, das provas recolhidas e analisadas até o momento, e que o vinculavam ao crime, não eram suficientes para a acusação.

O advogado de Jamil Ocké, Robson Cavalcanti, disse que o vereador nega as acusações. Um pedido de habeas corpus foi feito à Justiça na fase da prisão temporária, mas foi negado.

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Lucas Paiva, informou que na terça-feira (4), o suplente de Jamil vai assumir o cargo. "Vamos enviar a convocação de Luís Carlos para ser publicada no Diário Oficial e ele toma posse na terça-feira. Com relação a Jamil, ele precisa nos enviar o pedido de afastamento do cargo, pois se ficar preso por cerca de três meses, pode ser cassado por faltar às sessões. Além disso, a Comissão de Ética da Câmara de Vereadores [de Ihéus] também vai analisar a situação de Jamil diante da Casa", explicou.

Conforme Robson Cavalcanti, advogado de Jamil, ainda não foi definido o encaminhamento do pedido de afastamento. "Vamos fazer uma reunião, entre esta sexta-feira e segunda, com a assessoria do partido para ver qual medida será adotada, se será feito o pedido de afastamento. Também vamos analisar se haverá outro pedido de habeas corpus", contou.

Operação Citrus
O objetivo da operação foi desarticular um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamentos em procedimentos licitatórios realizados pela prefeitura do município. Por meio de nota, a prefeitura de Ilhéus informou que a operação não tem relação com a atual administração. De acordo com a gestão do município, os mandados de busca e apreensão são referentes ao período de gestões anteriores, entre 2009 e 2016.

A Câmara dos Vereadores também emitiu uma nota e informou que colobarou com a operação prestando todas as informações necessárias.

De acordo com o MP-BA, a investigação começou em 2015, mas o grupo já atuava desde 2009. A suspeita é de que as empresas envolvidas tenham lucrado mais de R$ 20 milhões com as fraudes em licitações.

Após ter casa invadida, pai de bebê baleado no sul da BA quer se mudar

Pai de bebê baleado segurou a camisa ensaguentada que criança usava quando foi
 atingida  (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)


Caso ocorreu no município de Itabuna; um suspeito está preso. Homem relatou que criança está assustada; 'Só quer ficar no colo'. 

"Depois do susto que a gente passou, não tenho como ficar aqui". É o que relata o músico Gabriel Alves de Júnior, de 27 anos, pai do bebê de um ano e um mês que foi baleado no bairro Novo São Caetano, em Itabuna, no sul da Bahia, na quinta-feira (30). No dia, o avô da criança, de 52 anos, também foi atingido, mas passa bem. Conforme o músico, o bebê teme stado de saúde estável, mas continua internado. Após a criança receber alta, Júnior pretende se mudar para Goiânia (GO), local onde já morou. Na manhã desta sexta-feira (31), um dos suspeitos do ataque foi preso.


Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, onde bebê
está internado (Foto: Imagem/TV Santa Cruz)
De acordo com Júnior, a criança foi atingida no braço e parte das nádegas. O bebê passou por cirurgia no Hospital Manoel Novaes, no município, mas o pai relata que o problema que a família enfrenta é o medo. "Ele está assustado demais, não pode ouvir nenhum barulho que se assusta e só quer ficar no colo", revelou.

Diante da situação, o caminho para Júnior é a mudança. "Não tenho como ficar aqui e deixar minha família correr esse risco novamente [de serem baleados]. Sou daqui de Itabuna, mas vou mandar minha esposa e meu filho para Goiás e depois pretendo ir também", contou.

O caso
O filho de Júnior e o avô da criança, Antônio Carlos Pereira, foram baleados quando um criminoso armado apareceu a pé no bairro Novo São Caetano e começou a atirar contra um homem de 34 anos e um adolescente de 14 anos, que estavam perto da marcenaria de Antônio Carlos.

Conforme a polícia, os alvos correram e entraram na casa de Júnior que fica nos fundos da marcenaria. Na residência, estavam, dentro da cozinha, a esposa dele, ele e o bebê de um ano. "Meu fillho estava brincando quando eu vi os homens correndo eu agarrei minha esposa, meu filho e joguei eles no chão, mas até então eu só tinha visto que meu filho estava ferido no braço", revelou.


Avô de criança foi atingido por tiro no braço.
(Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Antônio Carlos Pereira foi atingindo no braço e de raspão no peito. Ele já recebeu alta e passa bem.

A polícia investiga se o caso tem relação com briga de facções criminosas e fez uma operação na manhã desta sexta-feira, que resultou na prisão de um homem conhecido como "Galego". O homem foi encontrado com uma arma de fogo e drogas. Ele nega que tenha feito os disparos. A polícia não deu mais detalhes sobre a operação, nem sobre outros suspeitos. Também não há informações sobre o estado de saúde do adulto e do adolescente que eram alvos dos criminosos.



Casa da família de Júnior, em Itabuna, que foi invadida por criminosos 
(Foto: Imagem/TV Santa Cruz)

Detentos passam por cirurgia para retirada de celular do estômago; vídeo

Dois detentos da penitenciária José de Almeida Bueno, em Itapetininga (SP), foram submetidos a uma cirurgia nesta quinta-feira (30) para retirada de microcelulares do estômago. Um vídeo enviado pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) mostra o momento que o cirurgião retira o aparelho do estômago de um dos presos (Veja imagens acima). A cirurgia aconteceu no Hospital Regional de Itapetininga.

De acordo com a SAP, as investigações apontaram que os dois presos, de 31 e 20 anos, engoliam os microcelulares para depois expelirem os equipamentos pela boca ou aguardavam a evacuação para voltar a utilizá-los. A ação era para evitar que os aparelhos fossem apreendidos pelos agentes penitenciários durante a revista.

Ainda segundo a secretaria, foi instaurado procedimento disciplinar contra os presos que, assim que receberem alta hospitalar, retornarão à unidade. O estado de saúde dos detentos não foi divulgado pela SAP.

Instituto Federal de São Paulo vai realizar 'Work Tech Itape' em outubro.

Evento vai acontecer nos dias 4 e 5 de outubro em Itapetininga (SP). Haverá palestras e oficinas gratuitas sobre ciência e tecnologia.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Itapetininga (SP), vai realizar o “VI Work Tech Itape” com palestras, minicursos e oficinas de graça nos dias 4 e 5 de outubro. Qualquer pessoa pode participar.

 A ação, segundo a instituição, visa promover e divulgar a ciência e a tecnologia. Considerado de interesse público, o Work Tech Itapê está apto para receber apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas.

Aos interessados, o campus da instituição em Itapetininga fica na Avenida João Olímpio de Oliveira, 1.561, na Vila Asem. Mais informações no site do IFSP.