terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Justiça nega primeiro recurso de Lula para evitar a prisão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira (30) o recurso apresentado horas antes pelos advogados de Luiz Inácio Lula da Silva para evitar sua prisão, complicando a situação do ex-presidente, após sua condenação a doze anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

"O fundado receio de ilegal constrangimento e a possibilidade de imediata prisão não parecem presentes (...), o que, por si só, é suficiente para o indeferimento do pedido liminar", escreveu o juiz do STJ, Humberto Martins.

A decisão do juiz foi tomada pouco depois de os advogados de Lula apresentarem um recurso de habeas corpus no STJ, para permitir que o ex-presidente (2003-2010) continue recorrendo em liberdade à condenação, proferida na semana passada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.

O TRF4 ratificou a culpa de Lula, que havia sido condenado pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro em julho passado por corrupção e lavagem de dinheiro, e após elevar a pena destacou que o ex-presidente deve começar a cumprir sua pena imediatamente depois de esgotar os recursos de segunda instância, dentro do próprio tribunal de apelação. 

Isto poderia levar o ex-presidente para a prisão em poucas semanas ou meses, mesmo lhe restando recursos em tribunais superiores, como o STJ ou o Supremo Tribunal Federal. E isto é justamente o que seus advogados queriam impedir com o recurso apresentado nesta terça-feira de olhos postos nas eleições presidenciais de outubro, nas quais Lula é favorito, segundo todas as pesquisas.

- A defesa de Lula contra-ataca -

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, reagiu rapidamente após à decisão.

"A Constituição Federal assegura ao ex-Presidente Lula a garantia da presunção de inocência e o direito de recorrer da condenação ilegítima que lhe foi imposta sem antecipação de cumprimento de pena. A defesa usará dos meios jurídicos cabíveis para fazer prevalecer as garantias fundamentais de Lula", disse o advogado em uma nota à imprensa.

Nesta semana, seus advogados do ex-presidente denunciaram no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra que o processo contra Lula carece de imparcialidade.

O caso de Lula na ONU teve poucos avanços desde que seus advogados apresentaram a denúncia, em julho de 2016.

Desde então, a defesa e o Estado brasileiro apresentaram suas respectivas provas para que os 18 especialistas internacionais que integram a Comissão decidam se aditem o caso ou não.

Uma porta-voz da Comissão explicou à AFP que o tratamento de uma denúncia pode levar até cinco anos.

Lula foi condenado por receber um apartamento tríplex da empreiteira OAS em troca de favorecê-la com contratos na Petrobras, centro de uma obscura rede de financiamento ilegal a partidos políticos, a primeira de muitas contas que tem abertas na Justiça.

Após perder o recurso em Porto Alegre, um juiz de Brasília encarregado de outro processo contra Lula ordenou o confisco de seu passaporte, alegando que o ex-presidente poderia fugir do país.

Bolsonaro pede impugnação de pesquisa eleitoral ao TSE


O deputado federal e provável candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pediu que o Tribunal Superior Eleitoral impugne uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datafolha. A informação é do jornal O Globo .

O levantamento sobre as intenções de voto para as eleições de outubro está programado para ser divulgado nesta quarta-feira (31). Os advogados de Jair Bolsonaro argumentam que a pesquisa tenta imprimir “a pecha de denunciado por enriquecimento ilícito” ao deputado. Ainda, acusam o instituto de, por meio das perguntas feitas na pesquisa, questionar a lisura do judiciário no caso do julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva .

A defesa do deputado apontou, no pedido ao TSE, algumas perguntas que considerou tendenciosas. “Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado desde o início de sua carreira política?” é uma delas. Para os advogados, a pergunta não tem pertinência, uma vez que ele não foi formalmente acusado de nada na justiça.

A questão faz referência às reportagens veiculadas pelo jornal Folha de S.Paulo , que questionaram a evolução patrimonial do presidenciável e de seus filhos que também atuam na política. O jornal apurou que a família possui 13 imóveis, orçados em ao menos R$15 milhões; em alguns casos, transações bem abaixo do preço de mercado, o que pode indicar lavagem de dinheiro, foram verificadas.

Outra das perguntas que os advogados julgaram tendenciosa, referente ao julgamento de Lula na segunda instância, foi a seguinte: “Na sua opinião, o ex-presidente Lula: 1) sabia da corrupção em seu governo e deixou que ela ocorresse, 2) sabia da corrupção mas não poderia fazer nada para evita-la ou 3) ele não sabia da corrupção em seu governo? 4) Não sabe”.

Tal questionamento, alega a defesa de Jair Bolsonaro, sugere que Lula foi condenado não por envolvimento direto com casos de corrupção, mas por permitir ou saber de atos ilícitos praticados por membros de seu governo. O TSE ainda não se pronunciou sobre o pedido do deputado.

Integrantes de terreiro acusam PMs de invadir templo e disparar tiros na BA; líder foi preso na ação: 'Intolerância e racismo'


Integrantes do terreiro Ilê Axé Torrun Gunan acusam policiais militares de terem invadido o templo religioso, localizado na região da Lagoa da Paixão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, disparado tiros no local e ameaçado filhos de santo. De acordo com eles, os PMs colocaram armas nas cabeças dos candomblecistas durante operação policial na localidade.

A situação ocorreu no sábado (27). Durante a ação, um líder religioso do terreiro, o ogã (protetor) Eduardo Machado, chegou a ser preso por desacato e resistência à prisão, e foi solto depois. Nesta terça-feira (30), o terreiro emitiu uma nota de repúdio à situação. O comunicado foi divulgado nas redes sociais, com um vídeo que mostra fotos da situação.

"O Ilê Axé Torrun Gunan vem a público manifestar o seu repúdio e denunciar mais um ato de intolerância religiosa, racismo institucional e agressão sofrida, no último sábado, 27, praticados por policiais militares que invadiram o templo religioso dando tiros, agredindo e apontando armas na cabeça dos filhos de santo sob a alegação de que 'damos guarita para marginais da localidade'", diz um trecho do comunicado.


O terreiro afirma ainda que os tiros disparados pelos PMs atingiram cômodos do templo. "Dessa vez, sob alegação que estavam em troca de tiros com criminosos e sem qualquer aviso adentraram e atiraram contra o Terreiro, deixando várias marcas de bala nas paredes do barracão e no Quarto de Santo colocando a vida de todos em risco. Por intercessão divina o pior não aconteceu, pois estávamos trabalhando com portas e janelas abertas, como de costume", afirma o comunicado.

Em nota, a Polícia Militar informou que instaurou uma sindicância para apurar a situação. De acordo com o comunicado, participaram da ação policiais da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp BTS) e do Peto da 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Conforme a PM, os agentes atendiam a uma ocorrência na qual um morador da região havia sido expulso de sua residência por traficantes locais, quando se depararam com indivíduos armados e houve troca de tiros. Durante a ação, segundo a PM, criminosos entraram no terreno do terreiro e os policiais entraram também para perseguí-los.

Ainda de acordo com a PM, o líder religioso preso teria desobedecido a ordem para abordagem, apresentou resistência ao negar-se a colocar as mãos na cabeça durante a busca pessoal e desacatou os policiais. Segundo a PM, o religioso já havia sido preso por desacato nos anos de 2004 e 2016.

No comunicado divulgado nas redes sociais, o terreiro alega que o ogã estava pedindo respeito ao templo quando foi preso. "Por exigir respeito ao templo sagrado e pedir a retirada dos policiais, o Ogã Eduardo Machado foi preso por desacato e resistência à prisão", diz.

Outro caso


Em agosto do ano passado, o líder do terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, que é tombado pela prefeitura e fica localizado no bairro do Curuzu, em Salvador, acusou três policiais militares de invasão, após os agentes arrombarem uma porta para entrar em uma das casas da comunidade.

Segundo Amilton Costa, a situação ocorreu durante uma operação policial no bairro do Curuzu e adjacências, e minutos depois do líder religioso permitir que alguns policiais civis entrassem na comunidade pela porta da frente.

De acordo com o líder regilioso, os policiais militares pularam o muro dos fundos do terreiro para terem acesso ao interior da comunidade, e o ameaçaram com uma arma, quando ele tentou pedir para que fossem embora.

Em nota, a Polícia Militar informou que agentes da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) perseguiam suspeitos na região, logo após a ocupação do bairro, quando precisaram entrar em um terreno amplo, e só perceberam depois que se tratava do terreiro.


Ainda em nota, a PM afirmou que, após suspeitarem que os criminosos teriam se escondido em uma construção dentro desse terreno, os policiais militares determinaram a abertura da casa, contudo, não houve resposta e eles arrombaram o imóvel para a averiguação, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Ônibus param de circular em Mata Escura e São Gonçalo após suposto toque de recolher por morte de garoto suspeito


Os ônibus do transporte público de Salvador pararam de circular nos bairros de Mata Escura e São Gonçalo do Retiro nesta terça-feira (30), por conta de um suposto toque de recolher imposto por criminosos após a morte de um adolescente de 15 anos, em uma troca de tiros com policiais militares.

A informação foi divulgada ao G1 pelo Sindicato dos Rodoviários, e confirmada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

De acordo com a polícia, criminosos ainda não identificados ameaçaram moradores e comerciantes dos bairros por meio de áudios que estão circulando em redes sociais. Após as ameaças, o policiamento foi reforçado nas duas localidades.


Segundo a Polícia Militar, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Central), da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), do Batalhão de Choque e do Grupamento Aéreo realizam rondas e abordagens preventivas.

Conforme o Sindicato dos Rodoviários, com a interrupção do serviço nos bairros, os coletivos com destino a Mata Escura estão fazendo parada final em Jardim Santo Inácio.


Já os ônibus que seguem para São Gonçalo do Retiro encerram a viagem no Resgate ou no Saboeiro, segundo a categoria. Desses locais, os passageiros devem caminhar até o destino final.



Funcionários de hospital na Bahia são demitidos após dançarem 'Que Tiro foi Esse' dentro da unidade


Dois funcionários do Hospital Santa Izabel foram demitidos após gravarem e publicarem na internet um vídeo onde aparecem dançando a música "Que tiro foi esse?", da cantora Jojo Todynho. A informação foi confirmada ao G1 nesta terça-feira (30) pela Santa Casa da Bahia, gestora da unidade.

No vídeo, os dois homens estão uniformizados, dentro do hospital, e usam uma cadeira de rodas da instituição. A Santa Casa não disse quando o vídeo foi gravado. O Hospital Santa Izabel é uma unidade particular, mas também atende pelo SUS.

Com o refrão da música, eles simulam serem atingidos por um tiro e se jogam no chão. Depois, eles levantam e dançam. A dupla não teve o nome divulgado pelo hospital.

A Santa Casa da Bahia informou que os funcionários estavam em horário de trabalho, sem autorização expressa da instituição, e que deixaram pacientes esperando pelos seus serviços para gravar um vídeo de humor.

A instituição disse ainda que a gravação vai de encontro a um dos pilares do hospital, que é o atendimento de excelência ao paciente. Segundo a Santa Casa, o procedimento de demissão foi feito dentro das normas legais, respeitando os direitos dos funcionários.

Dois voos da rota Ilhéus - Salvador serão suspensos pela Azul a partir de 19 de fevereiro

Dois voos da empresa Azul que fazem a rota Ilhéus - Salvador serão suspensos a partir de 19 de fevereiro. De acordo com a companhia, a extinção dos horários é devido a um ajuste de malha realizado pela Azul.

Segundo a empresa, os voos que vão deixar de existir são os que saem de Ilhéus, no sul da Bahia, de segunda a sexta, às 13h40, e os que saem aos sábados e domingos, às 10h05.

Os clientes que adquiriram passagens para os voos suspensos podem remarcar os bilhetes sem custos ou solicitar reembolso integral.

A Azul permanece com voos na rota Ilhéus - Salvador nos seguintes dias e horários: segunda, às 16h; terça, às 15h; quarta, às 15h; quinta, às 16h; sexta, às 16h; sábado, às 15h; e domingo, às 11h30.

Quatro suspeitos de integrar quadrilha de roubo a banco são presos e arma da PM de SP é apreendida com grupo


Quatro pessoas suspeitas de integrar um grupo de roubos a banco, sequestros e extermínios foram presas na última segunda-feira (29), na cidade de Souto Soares, região da Chapada Diamantina. Além disso, uma arma da Polícia Militar de São Paulo foi apreendida com o grupo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), policiais receberam a informação de que Leonardo Nascimento da Silva, o "Léo de Gameleira", 29 anos, e Édipo da Silva Oliveira, mais conhecido como "Kinho", 22 anos, integrantes da quadrilha, estavam na zona rural de Souto Soares.

Os policiais montaram uma campana e descobriram a casa utilizada pela dupla. Na residência, além da arma da PM de SP, foram encontrados um revólver calibre 38, carregadores e 60 munições dos calibres 9mm (uso restrito), ponto 40 e 38. No local, além de Leonardo e Édipo, estavam Carolaine Souza Alves, 18 anos, e Débora Angélica de Araújo Martins, 21, que também fazem parte do bando.

"Sabemos para quem eles trabalham e estamos trabalhando para chegarmos no líder da organização criminosa", informou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Cartório eleitoral de Itabuna tem atendimento suspenso após ser invadido e ter televisões e notebook roubados

Criminosos invadiram o cartório eleitoral da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, e roubaram duas televisões e um notebook que estavam no prédio, na madrugada desta terça-feira (30).

A informação foi divulgada pela Polícia Civil. Ainda não há informações sobre a autoria do crime. O caso está sob investigação.

Após o roubo, o atendimento foi suspenso no cartório, segundo informações do órgão. Não há previsão de quando o serviço será restabelecido.

Contudo, o recadastramento biométrico não é obrigatório em Itabuna para as eleições deste ano. Na cidade, o eleitor terá até 2020 para realizar o procedimento.

Ônibus incendiados em Salvador não tinham seguro; prejuízo chega a R$ 12 milhões


O prejuízo causado pelo incêndio que destruiu 61 ônibus da empresa Salvador Norte, do consórcio Integra, nesta segunda-feira (29) deve chegar a R$ 12 milhões. A informação foi divulgada por um dos diretores da Salvador Norte, Marcelo Santana, de acordo com o levantamento inicial da empresa. Segundo ele, o número é baseado na idade da frota, embora um ônibus novo custe, em média, R$ 400 mil. 

A Salvador Norte, contudo, ainda não sabe dizer qual era o tempo médio de vida dos coletivos atingidos na garagem que fica na Avenida Santiago de Compostela, no Parque Bela Vista, em Brotas. Nenhum dos veículos tinha seguro. Para a prefeitura de Salvador, contudo, o prejuízo estimado chega a R$ 20 milhões. “Ainda não sabemos quais são as causas do incêndio, nem onde começou. Quem vai dizer é a perícia do DPT (Departamento de Polícia Técnica). Foi por volta de meia-noite, mas conseguimos tirar boa parte dos carros, só que esses veículos têm muita fibra”, afirmou, em entrevista ao CORREIO.  A prefeitura de Salvador, por outro lado, informou que 78 ônibus foram destruídos - 62 tiveram perda total e 16 parcial.  

Segundo Santana, a garagem abriga cerca de 230 coletivos. No momento em que o incêndio foi percebido, estavam no local a equipe de manobristas e a equipe de operação da garagem, que acionaram a brigada de incêndio do local. Ao todo, a Salvador Norte conta com 874 ônibus, além de 80 veículos da frota reserva: Eles ficam em cinco garagens. Além da que foi atingida pelo incêndio, há duas em Pirajá e duas em São Cristóvão. *CORREIO

Itabuna: Caminhão que pega entulhos desce ladeira e colide em casa no bairro Mangabinha


Por pouco não acontece um grave acidente na tarde desta segunda-feira (29) no bairro Mangabinha, em Itabuna. 

Um caminhão que pega conchas de entulho desceu a ladeira e colidiu em uma casa.


Não há informações sobre o que ocasionou o acidente. Não houve feridos.


PM dá soco em rosto de mulher e vítima desmaia durante carnaval no norte da Bahia; veja vídeo


Um policial militar foi filmado no momento em que deu um soco no rosto de uma mulher durante o carnaval da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. As imagens, que passaram a circular pelas redes sociais, foram gravadas com celular por um folião.

No vídeo, a mulher aparece de frente para o PM, que não teve identidade divulgada, e parece dizer algo para ele. Em seguida, o policial desfere o soco na vítima, que cai no chão desacordada.

Após a mulher desmaiar, um homem estende a mão como se estivesse pedindo calma e se abaixa para ajudar a vítima.

O caso ocorreu na madrugada de domingo (28), última dia do Carnajuá 2018. A festa teve início na sexta-feira (26) e durou três dias na cidade.

A Polícia Militar informou que instaurou um Processo Disciplinar Sumário (PDS) para apurar o excesso cometido pelo policial militar. A corporação disse que o PM foi afastado das atividades operacionais. A PM passará detalhes após a conclusão da apuração, que tem um prazo de 30 dias podendo ser prorrogável por mais 30 dias.


Outro caso

No sábado (27), na mesma festa, outro vídeo gravado por foliões mostra o momento em que dois rapazes, um de camisa branca e outro de camisa preta se envolvem em uma confusão com um policial. Um deles agride o PM por trás e, em seguida, é perseguido pelo agente. Enquanto isso, o outro homem tenta agredir o agente e se pendura nas costas do policial.

Segundos depois, outros policiais do pelotão se aproximam e agridem o rapaz que pulou nas costas do agente. Ele é visto sangrando em outro imagem, enquanto está rodeado de PMs. O folião foi imobilizado e retirado do circuito do carnaval.

A PM informou que uma patrulha realizava o policiamento quando um dos pms foi agredido com um soco no rosto por um folião. Disse que durante a tentativa de conter o agressor, um segundo folião agarrou o PM pelas costas e que o militar sofreu lesões durante o ataque.

O homem foi apresentado na delegacia do circuito da festa e uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos.

O comando da Polícia Militar de Juazeiro disse que não está de acordo com qualquer tipo de violência. Afirmou que ainda não ouviu os policiais que estavam de serviço, mas que vai apurar se houve excesso nas duas situações.

Ainda conforme a corporação, caso os excessos sejam comprovados, os agentes serão punidos. A PM não especificou que tipo de punição deve ser aplicada.

Jovem de 17 anos é morto a facadas na BA; namorada confessa crime, alega defesa e é agredida por populares

Um jovem de 17 anos foi morto a facadas, em uma aldeia indígena no sul da Bahia, no sábado (27). De acordo com a Polícia Civil, a namorada do rapaz, uma mulher que não teve a idade revelada, confessou o crime e alegou legítima defesa.

De acordo com informações do delegado Moíses Damasceno, coordenador da Polícia Civil na região, Samuel Braz Bonfim foi morto durante uma briga com a companheira, em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália.

Conforme o delegado, após o ocorrido, a suspeita do crime disse que era agredida constantemente por Samuel e alegou legítima defesa, ao confessar que esfaqueou o jovem. Segundo Damasceno, após o crime, a mulher foi agredida por populares e levada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com ferimentos graves. Não há detalhes do estado de saúde dela nesta segunda-feira (29).

Ao G1, o líder indígena da região, Zeca Pataxó, informou que o crime ocorreu no bairro Carajás, que fica na aldeia de Coroa Vermelha, e que Samuel era indígena. Conforme Zeca, o jovem foi sepultado em um ritual indígena, nesta segunda, na aldeia de Barra Velha, também em Santa Cruz Cabrália, e onde os pais do rapaz moram.

Zeca Pataxó disse, ainda, que a mulher suspeita do crime não é indígena. O caso foi registrado na Delegacia de Porto Seguro, mas será tranferido e investigado para a unidade policial de Santa Cruz Cabrália.

Estradas federais da BA tiveram 580 mortes por acidente em 2017; BRs 101 e 116 lideram ocorrências, diz PRF


As estradas federais que cortam a Bahia registraram 580 mortes por acidentes em 2017, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (29) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O número de óbitos foi 6% a menos que o contabilizado em 2016 (614).

O levantamento traz informações sobre trechos mais críticos, faixas etárias mais atingidas, causas presumíveis e tipos de acidentes mais comuns.

Do total de acidentes com mortes registrados em 2017, 38,8% foram em decorrência de acidentes do tipo colisão frontal. O atropelamento de pedestres vem em seguida, com 13,85%. Depois, capotamento (11,45%), colisão transversal (9,75%) e colisão traseira (6,67%).

As BRs 101 (33%) e 116 (30%) são as que mais registraram acidentes com mortes. A BR-324 (11%) aparece em terceiro lugar. Sessenta e um por cento das vítimas foram pessoas de 21 a 50 anos. O dia da semana que mais contabilizou acidentes e mortes foi o domingo.


Redução de ocorrências

O número de acidentes nas estradas federais teve redução de 16% em 2017, na comparação com o ano anterior. Em 2017, foram 4.678 feridos, 473 a menos do que em 2016, quando 5.151 pessoas se machucaram nas ocorrências.

Em 2017, foram contabilizados 4.549 acidentes (em 2016, foram 5.408). Desses, 29,23% foram provocados pela falta de atenção dos condutores. Logo depois vem a velocidade incompatível, com 14,19%, seguida das ultrapassagens indevidas (12,14%), conforme a PRF.

Do total de ocorrências, 1.159 foram consideradas graves, ou seja, quando ocasionam ferimento grave ou morte. O número de acidentes desse tipo caiu 8% se comparado ao ano anterior, quando foram registrados 1.258.

A trajetória de redução das ocorrências, segundo a PRF, se iniciou em 2012, quando houve 1.653 acidentes graves no estado, revertendo a trajetória crescente dos anos anteriores.

Essa tendência, caso fosse mantida, segundo o órgão, levaria a Bahia a ter mais 10.452 acidentes graves no acumulado entre 2012 e 2017. Dessa maneira, os acidentes evitados no período geram uma economia de R$ 1.011.207.901,08, considerando o custo de R$ 96.747,79 por acidente com vítima levantado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

As 2.135 mortes evitadas desde 2012 resultaram, ainda de acordo com a PRF, em uma economia de R$ 1.317.676.133,72, considerando o custo (R$ 664.821,46) de cada acidente com vítima fatal, de acordo com o IPEA . Foram 1.982 acidentes com vítimas fatais evitados, diz o órgão.

Tiro acidental atinge agente de trânsito em Camaçari, diz prefeitura

Um agente de trânsito da cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi atingido por um tiro no rosto, durante o serviço, no domingo (28). Em nota, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público do município (STT) infomrou que Marcos Antônio Santos Bonfim, 37 anos, estava com outros servidores no momento do ocorrido, mas não detalhou as circunstâncias e nem o local do incidente.

Conforme a STT, a Polícia Militar foi acionada e encaminhou os demais servidorves que presenciaram o ocorrido para a 18ª Delegacia, em Camaçari, onde o caso foi registrado. O G1 solicitou informações do ocorrido à PM, que ficou de se posicionar. A reportagem também tentou contato com a 18ª Delegacia, mas não conseguiu.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, o agente de trânsito baleado foi socorrido para o Hospital Geral de Camaçari (HGC), e depois transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde permanece internado nesta segunda-feira (29). Segundo a STT, Marcos Antônio tem estado de saúde estável e não corre risco de morte.

A superintendência informou que vai instaurar um processo de Sindicância para apurar administrativamente as circunstâncias do incidente e os seus envolvidos.

Humorista suspeito de agredir ex na BA diz que ela se bateu sozinha e teve surto movida por ciúme: 'Se quebrou toda'


O humorista Renato Fechine, acusado de agressão pela ex-namorada, a vendedora Alexandra do Nascimento, em Salvador, falou com a imprensa após o caso ganhar repercussão, negou que tivesse batido na mulher e disse que ela se agrediu sozinha após tomar remédios durante um surto por causa de ciúmes.

"Essa mulher se bateu só. Tem até as cartelas dos remédios, eu posso pegar. Uns seis remédios de maluco, de dormir, apaga leão, vodca. Se quebrou toda. Bate cabeça na parede, quebra um copo na cabeça, quebra uma garrafa de vodca", relatou Fechine. Ele ainda disse por que acredita que a mulher teve um "surto": "Eu acho que movida por ciúme".

Com hematomas pelo rosto e corpo, Alexandra denunciou à polícia que sofreu as agressões do ex-namorado. Ela diz ter sido espancada por Fechine, com quem manteve um relacionamento de sete meses, na madrugada do dia 22 de janeiro, na casa do artista em Salvador.


"Ele me deu um murro no olho. O [murro] do ouvido eu nem lembro como foi que aconteceu. Ele me enforcou, até hoje eu estou com dificuldade para mastigar. Eu acho que se eu não tivesse me trancado no banheiro, teria acontecido coisa pior", relatou Alexandra.

Após a agressão, Alexandra foi atendida no Hospital Geral do Estado (HGE), onde ficou internada por três dias. Os médicos constataram coágulos na cabeça. Ela também registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, no bairro de Brotas, e fez exame de corpo delito. O laudo ainda não ficou pronto.


Já Renato Fechini, disse que teve um relacionamento curto com Alexandra e negou que tenha cometido as agressões. O humorista disse que no dia 22 de janeiro Alexandra estava na casa dele, onde também estavam outras duas mulheres e um amigo. Ainda segundo Fechini, quando o grupo foi embora, ela teve uma crise de ciúmes, tomou uma cartela de remédios para dormir, bateu a cabeça na parede, quebrou um copo na própria cabeça e usou uma garrafa de vodca para se auto agredir.

Alessandra contou que que já havia sido agredida verbalmente por Fechine, em de julho de 2017. Entretanto, as agressões físicas teriam ficado mais frequentes. Ela revelou ainda que não conseguiu dar continuidade às denuncias por medo.

"Mais ou menos com dois meses de namoro, [começaram ] agressões verbais. Não só por ciúmes, mas por algo da vida dele que deu errado. Então como eu que estava com ele, aí ele começava a descontar em mim. E as físicas [agressões], foi justamente de ciúmes. Eu me senti ameaçada. Então, eu não tinha como deixar isso passar impune. Ele é uma pessoa agressiva", disse.


Alexandra relatou, ainda, que Renato Fechine sempre nega ter cometido as agressões. "Ele disse que eu sou maluca, que não me bateu, que eu me bati sozinha. Eu só quero que ele pague pelo que faz. Eu acho que a gente tem que assumir os nossos atos. Nenhum ser humano merece ser tratado dessa forma", concluiu a vendedora.