terça-feira, 18 de dezembro de 2018

BOLSONARO DESCONVIDA CUBA E VENEZUELA PARA POSSE


A pedido da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro, o Itamaraty enviou um novo comunicado aos governos de Cuba e da Venezuela desconvidando seus representantes a comparecer na posse presidencial, em 1º de janeiro de 2019. Os dois países receberam os convites para a cerimônia em novembro. Por meio de um curto texto, o Ministério das Relações Exterior pediu para que seus chanceleres desconsiderassem o comunicado anterior.

Esta é a primeira vez, desde a redemocratização, que um país fica de fora do convite diplomático para participar da posse presidencial no Brasil. O pedido veio após o futuro ministro Ernesto Araújo negar que o Itamaraty havia convidado Nicolás Maduro para o evento. Neste domingo (16), o presidente eleito reafirmou em entrevista que nem Nicolás Maduro nem Miguel Diáz-Camel serão convidados, por ambos serem ditadores. “Ele, Maduro, com certeza não vai receber um convite para a posse. Nem ele, nem o ditador que substituiu Fidel Castro…. Fidel Castro, não, Raúl Castro”, disse. Ao ser questionado sobre as razões, o presidente respondeu: “Porque é ditadura, não podemos admitir ditadura. O povo lá não tem liberdade.” 

BRASILEIRO GABRIEL MEDINA É BICAMPEÃO MUNDIAL DE SURFE

Gabriel Medina venceu nesta segunda-feira (17) o Circuito Mundial de Surge (WCT), em Pipeline, no Havaí. O surfista desbancou o australiano Julian Wilson, que ficou em segundo lugar na competição. 

O surfista de 24 anos venceu a semifinal contra o sul-africano Jordy Smith. Ao alcançar a final, Medina seria automaticamente campeão antecipado.  

Medina foi, em 2014, o primeiro brasileiro a ser campeão no WCT, desbancando o australiano Mick Fanning e o norte-americano Kelly Slater. Agora o brasileiro conquistou o bicampeonato.

CORREGEDORIA DA PM E GAECO CUMPREM MANDADOS CONTRA POLICIAIS E INTEGRANTES DO PCC EM SP

Uma operação da corregedoria da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo foi deflagrada hoje (18) pela manhã para prender policiais militares e integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Com o nome de Operação Ubirajara, a ação cumpre 54 mandados de prisão preventiva contra PMs e cinco mandados de prisão temporária contra integrantes do PCC, além de 86 mandados de busca e apreensão. 

O objetivo é localizar suspeitos de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e corrupção. A investigação é da corregedoria da PM de São Paulo e começou em fevereiro, com 82 mil ligações telefônicas interceptadas. A operação foi batizada como Ubirajara por ter começado no bairro de mesmo nome, na Zona Sul da capital paulista.

EMPRESÁRIA MORRE APÓS CARRO CAPOTAR E CAIR EM RIACHO NA BA-220

 
A empresária Ana Paula Morato Mascena, de 36 anos, morreu após o carro em que estava capotar na BA-220, em Senhor do Bonfim, nesta segunda-feira, 17. O acidente aconteceu por volta de 00h10. De acordo com o portal Itambé Agora, Ana Paula teria perdido o controle da direção do veículo, que, depois de capotar, caiu em riacho que fica às margens da rodovia. 

A vítima trabalhava com os pais, proprietários da loja Stela Magazine. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. O sepultamento foi nesta terça, 18, às 9h.

OPERAÇÃO DA PF DESARTICULA GRUPO QUE EXPORTAVA COCAÍNA DO BRASIL PARA EUROPA

A fim de combater uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Refúgio na manhã desta terça-feira (18). As investigações apontam que um grupo de sérvios usava o Porto de Santos, em São Paulo, e o Porto de Navegantes, em Santa Catarina, para enviar drogas para a Europa. 

Segundo informações da Agência Brasil, 13 mandados de prisão temporária 12 de busca e apreensão foram cumpridos. Expedidos pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, esses mandados são executados nos municípios de Guarulhos, Itapevi e São Paulo, no estado de São Paulo, em Extrema, em Minas Gerais, e em Itajaí, em Santa Catarina. A operação foi possibilitada após uma co-operação policial com a Agência Antidrogas Norte-Americana, que revelou que um grande narcotraficante sérvio articulava a compra de cocaína em São Paulo. 

O inquérito para investigar a atuação do grupo no Brasil foi aberto em abril deste ano. Agora, os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação internacional para o tráfico de drogas, cujas penas vão de três a 15 anos de prisão.

HOMEM MORRE APÓS SER ARREMESSADO DE VEÍCULO DURANTE ACIDENTE NA BR-116

Um homem morreu na madrugada desta terça-feira, 18, após ser arremessado da carreta que conduzia no KM 719, da BR-116, em Manoel Vitorino (a 402 quilômetros de Salvador).

De acordo com informações do blog Marcos Frahm, por volta das 1h Vinicius da Costa Ramos Miranda, de 32 anos, que transportava materiais gráficos, teve o corpo completamente dilacerado ao ser arremessado do veículo. O corpo da vítima foi levado ao Instituto Medico Legal (IML), da cidade de Jequié (a 367 quilômetros de Salvador).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está investigando o que causou o acidente.

A TARDE

DUPLA É PRESA E CAMINHÃO FURTADO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS É RECUPERADO EM CONDE

Dois homens foram presos no município de Santo Antônio de Jesus e um caminhão furtado foi recapturado na tarde desta segunda-feira, 17, em Conde (a 186 quilômetros de Salvador).

Conforme a Polícia Civil, Jeová Correia do Nascimento Silva e Jônatas Martins Delgado foram flagrados com o caminhão, que é acoplado com câmara frigorífica por equipes do do Serviço de Investigação (SI), da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) do município.

Investigações apontam que um dos suspeitos seria proprietário de uma empesa de gelo. O caminhão deve ser entregue ao verdadeiro dono, enquanto os suspeitos permanecem detidos a disposição da justiça.

A TARDE

HOMEM SUSPEITO DE MATAR EX-COMPANHEIRA É PRESO EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS

Gilvan Cerqueira Santos foi detido nesta terça-feira, 18, pelo feminicídio da ex-companheira, Nilza Pereira de Oliveira, em Santo Antônio de Jesus (distante a 190 km de Salvador). A vítima foi morta com golpes de faca no último dia 6, na casa onde morava. As informações são da Polícia Civil.

Acompanhado de um advogado, Gilvan tinha mandado de prisão temporária em aberto e se entregou no Núcleo de Proteção à Mulher, da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Antes do crime, ele já era indiciado pelos crimes de ameaça, lesão corporal, danos e injúria, contra Nilza, que tinha medidas protetivas, deferidas pela Justiça.

O suspeito foi ouvido pela delegada Patrícia Jaques, titular do núcleo e confessou o crime. Segundo ela, a motivação foi uma briga do casal, pois Gilvan não aceitava o fim do relacionamento.

A delegada já solicitou a conversão da prisão de temporária para preventiva. Ele segue preso à disposição da Justiça.

A TARDE

HOMEM FRATURA O PÉ DURANTE TRILHA E É RESGATADO 48H DEPOIS PELOS BOMBEIROS

Um homem, de prenome Diego, fraturou o pé durante uma trilha entre a cidade de Lençóis e o Capão, na Chapada Diamantina (distante a 458 km de Salvador), e levou mais de 48h para ser resgatado. O caso aconteceu na noite do sábado, 15, na região conhecida como poço da Piaba, após pisar em um buraco. No momento do incidente, ele tentava completar o percurso junto com outros dois amigos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), o salvamento ocorreu apenas no fim da tarde da segunda-feira, 17. Diego e os amigos só foram encontrados por um condutor (guia) local 24h depois. Feito por meio de uma prancha de imobilização, o resgate foi complicado e precisou passar por rios da região. A distância percorrida até a viatura dos bombeiros foi de aproximadamente 7 km.

Diego foi encaminhado ao Hospital Regional de Seabra. O transporte até a unidade de saúde só foi concluído por volta das 3h da madrugada desta terça, 18. O Corpo de Bombeiros recomenda que não se faça trilhas sem contratação de condutores locais devido ao risco de sofrer acidentes.


A TARDE

JOVEM DE 19 ANOS É ASSASSINADO EM UBAITABA; CORPO É ACHADO EM FAZENDA

Na manhã desta terça-feira (18), o corpo de Wesley Souza Borges, 19 anos, foi encontrado em uma fazenda no bairro da Ruinha, em Ubaitaba, no sul da Bahia. A Polícia Militar esteve no local, isolou a área do crime e acionou uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, para onde o corpo de Wesley foi levado. 

Natural de Uruçuca, o jovem estava morando há pouco tempo em Ubaitaba, e segundo informações de vizinhos, Wesley tinha envolvimento dele com o mundo do crime. A Polícia Civil investiga o caso. 

DUPLA ROUBA CAMINHONETE, É PERSEGUIDA PELA VÍTIMA E ACABA CAPOTANDO NA BR-135

Dois homens armados roubaram a caminhonete de um motorista em Barreiras, região oeste da Bahia, mas foram perseguidos pela vítima e acabaram capotando o carro na BR-135, já no trecho de Riachão das Neves. O motorista roubado conseguiu seguir os bandidos usando um segundo veículo (o vermelho, na foto acima), que pegou emprestado no bairro de Vila Rica, onde aconteceu o crime por volta das 21h de segunda-feira (17).

Segundo a Polícia Militar, durante a perseguição, os dois carros bateram, pois a vítima teria acelerado e jogado o veículo na direção da caminhonete em que a dupla estava. Após o acidente, os criminosos fugiram a pé por um matagal. A PM informou também que uma moto, que também tinha sido roubada pela dupla de uma outra vítima, foi apreendida dentro da caminhonete. O caso foi registrado na delegacia de Riachão das Neves.

"MARCINHO" É ASSASSINADO A TIROS NO CENTRO DE LAJEDÃO

Lajedão: Márcio José de Jesus, 28 anos de idade, morador de Lajedão, foi assassinado a tiros no início da noite desta segunda-feira, 17 de dezembro, por volta das 19h00, na Rua José Lucas Neto, no Centro da cidade. A vítima estava pilotando uma motocicleta de placa policial OZV 2902, licenciada em Teixeira de Freitas, na companhia de um amigo, quando foi interceptado e alvejado pelos criminosos. A Polícia Militar foi acionada e tomou as primeiras providências.

Segundo informações da polícia, a vítima estava com uma pessoa na garupa (até o momento não identificado), quando foi atingida por indivíduos de identidade ignorada, que estavam em um carro de características e placa não anotadas. Após os tiros, os criminosos fugiram sem deixar pistas. O carona da moto não foi atingido pelos tiros e fugiu do local. Segundo informações de populares, a ação foi muito rápida e só ouviram 04 tiros, quando foram ver, a vítima estava caída no chão. Imediatamente os populares chamaram uma ambulância.

Chegando ao local, os socorristas não puderam fazer nada, pois, a vítima já não apresentava sinais vitais. O "Marcinho", como era conhecido, já tem passagem pela polícia por posse ilegal de arma de fogo e sua última prisão foi em setembro deste ano, por uma guarnição da CAEMA, em ação ocorrida em Lajedão. A Polícia Militar preservou o local do crime, informando o homicídio ao Plantão Territorial de Teixeira de Freitas.

O delegado plantonista, Júlio César Telles, autorizou a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia. Após exames, será possível saber quanto tiros realmente acertaram a vítima. Um inquérito policial será instaurado e remetido para o delegado Robério Farias, que está respondendo pela Delegacia de Lajedão.


Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

MINISTRO BAIANO PODE SE TORNAR RÉU NO STF

Denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) em um dos casos originados da Lava Jato, o baiano Aroldo Cedraz, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), está bem perto de se tornar réu por tráfico de influência.

O Relator dos processos da operação no STF, o ministro Edson Fachin determinou as últimas diligências no inquérito em que Cedraz e mais três pessoas são acusados de receber R$ 2,2 milhões em propinas da empreiteira UTC.

Segundo denúncia apresentada em 11 de outubro pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro e seu filho, o advogado Tiago Cedraz, agiram para favorecer a construtora no julgamento de processos relativos à usina nuclear de Angra 3, obra tocada pela construtora e fiscalizada pelo TCU.

FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

HOMENS DESAPARECIDOS HÁ TRÊS DIAS NA BAHIA SÃO ENCONTRADOS MORTOS APÓS TELEFONEMAS DE SUSPEITO PARA A POLÍCIA

Os corpos de Neilton Santos de Andrade e Anderson Junior Assis Souza foram encontrados pela polícia após o suspeito ligar para as delegacias de Itajuípe e Ibicuí, confessar o crime e informar os locais onde eles estavam escondidos. O contato do suspeito com a polícia foi feito na tarde desta segunda-feira (17).

As vítimas estavam desaparecidas desde a última sexta-feira (14), após venderem um carro e receberem o pagamento da comercialização.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito identificado como José Carlos Viana Alencar Júnior, conhecido como Nininho, informou que um dos corpos estava enterrado na zona rural de Ibicuí e o outro estava carbonizado no distrito de Itaiá, no município de Firmino Alves ambas na região sul do estado.

A polícia foi até os locais e encontrou os dois corpos. Segundo a polícia, a família de Neilton Andrade, reconheceu o corpo que estava enterrado em Ibicuí como da vítima. O corpo carbonizado vai passar por exames para a confirmação da identificação, mesmo após o suspeito indicar que é de Anderson.

Conforme a polícia, um inquérido foi instaurado e o pedido de prisão temporária será feito nas próximas horas. Equipes foram até a casa de um dos primos de Nininho e achou os documentos do carro que foi vendido pelas vítimas. O suspeito é procurado pela polícia.


Caso

As vítimas desapareceram na sexta-feira (14) após venderem um carro e receberem o pagamento da comercialização. O carro foi encontrado completamente queimado na noite de sábado (15), na BA-263, próximo a cidade de Itapetinga.

No domingo (16), amigos e familiares das vítimas fizeram uma busca pelos desaparecidos na zona rural de Itajuípe e Ibicaraí com ajuda da PM, mas eles não foram encontrados.

Na manhã desta segunda-feira, amigos e familiares das vítimas fizeram uma manifestação na Praça Régis Pacheco, e que liga a rodovia Iatjuípe-Coaraci. O grupo queimou pneus na ponte, que ficou interditada por quase uma hora. O Corpo de Bombeiros apagou o fogo e o trânsito foi liberado.

G1