sábado, 18 de novembro de 2017

Funcionários de hospital no sul da BA temem fechamento de unidade e fazem protesto

Manifestação ocorreu nesta sexta-feira (17), em frente ao Hospital Geral Luís Viana Filho, em Ilhéus. 

Os funcionários e alguns pacientes do Hospital Geral Luís Viana Filho, em Ilhéus, no sul da Bahia, fizeram um protesto que durou duas horas, nesta sexta-feira (17). Eles alegam que a unidade de saúde será fechada e que nem a direção do hospital, nem o governo do estado, informaram para onde os terceirizados serão encaminhados. A manifestação começou às 10h e terminou por volta das 12h. O ato contou com servidores públicos e terceirizados. Na ocasião, o grupo usou microfones para falar à população da situação do hospital.

Os manifestantes alegam que, após o dia 15 de dezembro, quando será inaugurado o Hospital da Costa do Cacau, na região, e também de responsabilidade do estado, o Hospital Geral Luís Viana Filho será municipalizado. Contudo, com a mudança da administração, a unidade de saúde ficará fechada para reforma por cerca de um ano.

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que em função da inauguração Hospital Regional Costa do Cacau será necessária a mudança do perfil do Hospital Geral Luís Viana Filho. A unidade de saúde será integranda à Rede Cegonha e vai oferecer atendimento de atenção ao parto, nascimento e pediatria. Além disso, foi pactuado com o município de Ilhéus, que o mesmo fará a gestão da unidade por meio de um termo de cessão de uso a ser firmado entre o Estado e o Município, mas não informou quando vai entregar a unidade para a gestão municipal.

A secretária de saúde de Ilhéus, Elisângela Oliveira, disse ao G1 que o Hospital Regional Luís Viana Filho será municipalizado, mas não tem informações sobre datas. Disse, ainda, que a situação dos funcionários deve ser resolvida pelo estado, que é a atual administradora da unidade de saúde.

Um dos funcionários que participou do protesto, mas que preferiu não se indentificar, disse que os funcionários não são contra a municipalização, mas alegou que ninguém que trabalha no hospital foi informado do que será feito com os trabalhadores.

"O que a gente sabe é que os funcionários públicos podem ser transferidos para o Hospital Costa do Cacau, já os terceirizados não sabem de nada. A gente quer uma resposta sobre o nosso destino. Não sabemos qual será a especialidade do hospital, caso ele seja municipalizado. Estamos preocupados com os pacientes, achamos que o hospital novo vinha para somar", contou o funcionário.

A Sesab não informou detalhes sobre a situação dos funcionários públicos. O grupo informou que na terça-feira (21) fará uma assembleia na Câmara de Vereadores de Ilhéus às 15h, para expor a situação para a população e cobrar um posicionamento tanto do governo, quando das empresas terceirizadas. Antes da assembleia, às 14h, eles sairão em caminhada a partir do Estádio Mário Pessoa em direção à Câmara.


Adolescente de 17 anos tenta defender mãe em discussão com vizinho e é morto a facadas em Itabuna

Rapaz pediu ao homem para que não xingasse a mãe dele e foi atacado pelo criminoso, que fugiu. Suspeito tem passagens por agressões contra mulher, diz polícia.

Um adolescente de 17 anos foi morto a facadas por um vizinho, na quinta-feira (16), depois de pedir para que o homem não xingasse a mãe dele durante uma discussão, na cidade de Itabuna.

O crime ocorreu no bairro Maria Pinheiro. De acordo com a polícia, a vítima estava na casa de uma outra vizinha, mas ouviu a briga, no meio da rua, e foi conversar com o homem para tentar defender a mãe.

Conforme a polícia, o suspeito entrou na casa onde morava, pegou uma faca e voltou já atacando o adolescente, identificado como Jandilson Almeida dos Santos. A vítima tentou fugir, mas foi esfaqueada. Em seguida, o suspeito fugiu.

O adolescente chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levado para o Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos.

O rapaz foi enterrado na manhã desta sexta-feira (17), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Dezenas de familiares e amigos do adolescente compareceram ao sepultamento.

Conforme a polícia, o suspeito de cometer o crime, identificado como Milton Rosa de Souza, tem passagem por agressões contra mulher. O suspeito é procurado pela polícia.

Após perseguição em motocicleta, juiz rende suspeito de assalto e recupera celular de vítima na BA: 'Agi como cidadão'

Magistrado, que já foi delegado, usou arma pessoal durante a ação na cidade de Itabuna.

Um juiz de 41 anos rendeu um homem suspeito de roubar um celular e conseguiu recuperar o aparelho, na quinta-feira (16), após perseguir o criminoso na garupa de uma motocicleta, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.

O assalto ocorreu em frente a uma escola, no bairro Zildolândia. O magistrado, que já foi delegado da Polícia Civil em outra cidade baiana, e que atualmente trabalha na 2ª Vara Crime em Itabuna, usou a arma pessoal durante a ação.

"Ele [criminoso] tomou o celular da mulher e correu. Estava usando um punhal. Eu assisti tudo. Todo mundo que estava lá viu. Então, o motociclista falou: 'Vamos lá'. Eu subi na garupa e fui atrás dele [criminoso]. Agi como um cidadão. Qualquer um pode agir assim. A forma como foi feito é que é diferente. Eu só tomei essa atitude porque o suspeito não estava com arma de fogo. Eu sabia que não tinha risco. Eu tinha segurança para abordar. Não havia risco para terceiros", contou o juiz Eros Cavalcanti, nesta sexta-feira (17).

Após ser rendido pelo juiz, o suspeito foi preso pela Polícia Militar, que foi acionada depois do crime e estava a caminho do local da ocorrência. O jovem, identificado como Rafael Souza Santos, de 23 anos, foi encaminhado para a Delegacia de Itabuna. O punhal usado para cometer o crime também foi levado para a unidade policial.

O G1 tentou falar com a Polícia Civil de Itabuna para saber se o suspeito permanecia preso nesta sexta, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.