quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

75% DOS BRASILEIROS DIZEM QUE BOLSONARO ESTÁ NO CAMINHO CERTO

As decisões tomadas por Jair Bolsonaro (PSL), e sua equipe durante o período de transição são aprovadas por 75% dos brasileiros, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (13). 

Três em cada quatro entrevistados acreditam que o próximo governo está 'no caminho certo'. Outros 14% consideram que o próximo governo tem errado em suas decisões. 11% dos entrevistados não souberam responder. Ainda de acordo com a pesquisa, quanto maior a renda familiar maior a aprovação do futuro governo. Entre as famílias com renda acima de cinco salários mínimos, 82% consideram que a equipe de Bolsonaro tem tomado decisões acertadas, entre pessoas com renda familiar de até um salário mínimo, a aprovação cai para 70%. 

A pesquisa foi feita por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entrevistou 2.000 pessoas entre 29 de novembro e 2 de dezembro, em 127 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. (G1)

JUSTIÇA DETERMINA PRISÃO DE HOMEM QUE TERIA APAGADO AS IMAGENS NO CASO BEATRIZ

A Polícia Civil divulgou, nesta quarta (12), imagens de um funcionário terceirizado da escola onde ocorreu o assassinato da menina Beatriz Mota, em 2015, em Petrolina, no Sertão do estado. Alisson Henrique de Carvalho Cunha é procurado pela polícia por apagar as imagens das câmeras de segurança do colégio, o que teria atrapalhado as investigações. A prisão preventiva dele foi decretada nesta quarta (12) pela Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Ele foi indiciado por falso testemunho e fraude processual. Como não foi encontrado em casa e ainda não se apresentou à polícia, ele é considerado foragido. Aos 7 anos, a garota Beatriz foi morta com 42 facadas durante uma festa de formatura do Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina, no dia 10 de dezembro de 2015.

Três anos depois do assassinato, ninguém foi punido e o caso continua sem esclarecimento. Segundo a delegada responsável pelo caso, Polyanna Neri, as imagens que foram apagadas por Alisson poderiam ajudar a elucidar o caso. “As imagens poderiam mostrar o suspeito que participou do homicídio. Ele circulou no colégio no ano de 2015, justamente no dia 10 de dezembro. 

E essas imagens foram apagadas durante o período que ele circulou, que era o período da noite”, afirma a delegada. Ainda segundo a delegada, nos depoimentos colhidos durante os três anos de investigação, Alisson afirmava que não teria apagado nenhuma imagem. No entanto, por muito tempo teria se negado a entregá-las à polícia. (*Com informações do G1)

MULHER QUE DENUNCIOU ABUSOS DE JOÃO DE DEUS COMETEU SUICÍDIO, DIZ JORNAL

Uma mulher que disse ter sido abusada sexualmente pelo médium João de Deus cometeu suicídio nesta quarta-feira (12), após se desesperar ao ver que ele foi trabalhar normalmente. As informações foram dadas pela ativista social Sabrina Bittencourt à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

Sabrina foi a responsável por receber primeiras denúncias contra o médium. Segundo ela relatou ao jornal, a família da vítima nunca acreditou nos relatos de abuso e é seguidora de João de Deus. A ativista disse ainda que foi orientada por seu advogado a não divulgar nenhum detalhe sobre a morte.

“Ela se desesperou quando viu que ele foi trabalhar hoje de manhã”, informou a ativista, que disse estar sendo medicada desde que soube da notícia por causa do choque.

O Ministério Público de Goiás pediu a prisão preventiva do médium na tarde desta quarta (12), após a série de acusações de abuso sexual feitas por mulheres nos últimos dias.

João de Deus nega as acusações e diz ser inocente. Ontem em Abadiânia, no interior de Goiás, ele afirmou aos fiéis:

“Agradeço a Deus por estar aqui. Ainda sou irmão de Deus. Quero cumprir a lei brasileira. Estou nas mãos da lei. João de Deus ainda está vivo”.

YAHOO NOTÍCIAS

MINISTRO LUIZ FUX MANDA PRENDER CESARE BATTISTI PARA EXTRADIÇÃO

BRASÍLIA – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira a prisão do ex-ativista italiano Cesare Battisti para fins de extradição, informou o "Jornal Nacional". O italiano vive em liberdade no Brasil desde 2010, quando obteve do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorização para ficar no país. Na decisão, Fux disse que o atual presidente da República tem poderes para revisar o ato de Lula e decidir se Battisti fica no Brasil ou será mandado de volta para a Itália, onde tem pena de prisão a ser cumprida. Até essa decisão ser tomada, o italiano ficará preso. 

 A defesa do italiano pode recorrer da decisão de Fux e pedir para o caso ser remetido ao plenário. No entanto, é pouco provável que o julgamento ocorra ainda neste ano. O STF entra em recesso na próxima quinta-feira. Não haveria tempo hábil para convocar o julgamento. O tribunal só retoma suas atividades em fevereiro de 2019. Até lá, o mais provável é que Battisti já esteja longe do Brasil.

A decisão sobre o destino de Battisti pode ser tomada por Michel Temer em dezembro, ou por Jair Bolsonaro a partir de janeiro, a depender do trâmite político da questão. Ambos já manifestaram o desejo de mandar o ex-ativista de volta para a Itália. Battisti tem atualmente uma vida pacata em Cananéia, no litoral sul do estado de São Paulo.

O mais provável é que fique com Bolsonaro a tarefa de mandar Battisti de volta para a Itália – o que pode significar uma aproximação do tribunal com o novo presidente. O STF foi criticado por aliados de Bolsonaro recentemente, quando foi aprovado o reajuste de 16,38% nos salários dos ministros. O aumento terá impacto em toda a magistratura. A conta será paga pelo novo governo.

O caso Battisti não é novidade para o STF. Em 2009, a Corte autorizou a extradição do ex-ativista, como havia pedido o governo da Itália. No entanto, declarou que a última palavra caberia ao presidente da República. Lula decidiu autorizar a permanência do italiano no Brasil. Na época, o tribunal não decidiu se a decisão poderia ser revisada por outro presidente da República. 

 Em outubro do ano passado, Battisti foi preso em Corumbá tentando viajar para a Bolívia, supostamente para evitar eventual extradição. Segundo a Justiça Federal, havia indícios “robustos” da prática dos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Dois dias depois, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região determinou a libertação de Battisti. Mas impôs a ele a obrigação de comparecer mensalmente à Justiça para comprovar residência e justificar atividades. Ele também ficou impedido de deixar a cidade onde mora.

No mesmo mês, Fux concedeu liminar para garantir que o italiano não fosse expulso, extraditado ou deportado do Brasil. Agora, Battisti aguardará preso a provável extradição.

No mês passado, o julgamento de um processo semelhante trouxe as discussões sobre Battisti de volta ao STF. Sete dos onze ministros declararam que um estrangeiro não pode ser expulso do país se tiver um filho brasileiro, seja ele concebido antes ou depois do crime que ensejou o processo de expulsão. Mesmo com a maioria formada, um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes interrompeu o julgamento.

Há no STF ministros que consideram que o entendimento pode ser aplicado a Battisti, que teve um filho no Brasil com uma brasileira. Esse fato foi inclusive alegado pela defesa no processo que o tribunal deve julgar neste ano. 

 O Estatuto do Estrangeiro prevê que, nesses casos, o estrangeiro pode ficar no Brasil. A maioria dos ministros do STF declarou a validade dessa norma. Eles afirmaram que, pela Constituição Federal, o Estado tem a obrigação de zelar pela proteção da criança e da família. Retirar o estrangeiro do país implicaria em obrigar a criança a viver sem pai. Ou, como alternativa, condená-la a viver longe de seu país de origem, se ela tiver que deixar o Brasil junto com o pai.

Mesmo com as semelhanças aparentes entre os dois casos, dois ministros ouvidos pelo GLOBO afirmaram que o caso não influencia diretamente no destino de Battisti, no eventual julgamento de algum recurso da defesa. Para esses ministros, o presidente da República tem total liberdade para extraditar ou expulsar um estrangeiro. Ainda mais porque o governo brasileiro nunca concedeu asilo a ele.

No processo, a defesa do italiano argumenta que a autorização de permanência no Brasil concedida por Lula não pode ser revogada por outro presidente da República. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a Advocacia-Geral da União (AGU), o ato pode ser revisado por governantes posteriores.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália e, em 2004, fugiu para o Brasil. Em 2007, ele foi preso para responder ao processo de extradição movido pela Itália. O ex-ativista conseguiu a liberdade em dezembro de 2010, em um dos últimos atos do governo Lula. 

 No ano passado, a defesa do italiano apresentou petição ao STF para informar que ele estava “se reaproximando de sua antiga companheira”, Priscila Luana Pereira, com quem tem um filho de cinco anos. Priscila, por sua vez, enviou uma carta ao tribunal “narrando a aflição que possui sobre eventual extradição” do companheiro, considerando “a dependência econômica e afetiva de seu filho”.

Os advogados anexaram comprovantes de depósitos para a mãe do menino para demonstrar que Battisti “vem se esforçando para sustentar o seu filho”. Os depósitos variam entre R$ 200 e R$ 350 mensais. Priscila pediu que o tribunal deixasse Battisti ficar no Brasil.

O GLOBO

VACA FICA PRESA EM VALA COM 2 METROS DE PROFUNDIDADE E É RESGATADA POR BOMBEIROS NA BAHIA

Uma vaca foi resgatada por bombeiros na tarde desta quinta-feira (13) após cair em uma vala com 2 metros de profundidade, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

O caso ocorreu no bairro Alphaville. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o dono do animal contou que a vaca pastava na região, quando se perdeu do rebanho e acabou presa no buraco.

Os bombeiros foram acionados depois que operários que trabalham em uma obra de escavação de esgoto na localidade perceberam o animal no buraco.

Os militares usaram um tripé para realizar o resgate, que levou cerca de 1h. A vaca não teve ferimentos e foi devolvida ao dono.

G1

NHT elucida homicídio de Elenilda ocorrido em 2011 em Teixeira: Acusado está preso no CPTF

Teixeira de Freitas: O NHT da 8ª COORPIN, liderado pelos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, concluiu as investigações sobre um homicídio consumado, ocorrido 18 de agosto de 2011, na Rua Mauá, na região conhecida como “Lagoa”, na Zona do Baixo Meretrício, próximo ao Bar do Rodrigues, em Teixeira de Freitas. A vítima trata-se de Elenilda Serafim Ferraz, na época com 30 anos de idade, que foi assassinada com pauladas e um tiro na cabeça. As investigações levaram ao acusado do crime, identificado como sendo, Fagno Amorim dos Santos, o “Nenenzão da Vinte”, 32 anos, interno do CPTF.

Após ter sido confrontado com as provas existentes nos autos, Fagno acabou confessando o crime espontaneamente e sem qualquer tipo de constrangimento, contando detalhes da ação criminosa que o levou a matar a vítima Elenilda, sem lhe deixar qualquer chance de defesa, informando que o crime ocorreu porque a vítima discutiu e entrou em luta corporal com a companheira do Fagno, que estava gravida e acabou abortando a criança por conta das agressões sofridas. Com efeito, a vítima e a companheira do autor simplesmente não se toleravam e acabaram brigando por motivo fútil.

Segundo as investigações, havia entre as duas um histórico de desavenças e provocações, sendo certo que ambas viviam entre ameaças e provocações mútuas, sempre embaladas pelo uso excessivo de drogas e bebidas alcoólicas. Na ocasião da agressão, a companheira do Fagno passou mal e acabou sendo socorrida junto ao HMTF, quando então acabou perdendo a criança. Não obstante, assim que soube da situação e da morte de seu filho, o acusado Fagno resolveu “acertar as contas” e se vingar da vítima, planejando uma forma de matar a mesma, passando a “escoltar” ou a perseguir a vítima pelas ruas de Teixeira.

Segundo o delegado Manoel Andreetta, na noite do crime, o acusado encontrou a vítima andando pela Rua Mauá, oportunidade em que começou a discutir com a mesma a respeito do ocorrido, quando então, pegou um pedaço de madeira e começou a agredir a vítima fisicamente, esta que começou a gritar o seu nome, expondo o agressor, oportunidade em que, Fagno puxou o seu revólver calibre 38, e efetuou um disparo que atingiu a vítima na cabeça, permanecendo a mesma desacordada no chão. A vítima foi socorrida ao HMTF, vindo a morrer no mesmo dia, em decorrência da grave lesão sofrida na cabeça. Após o crime o acusado se escondeu na Zona rural de Teixeira, e alguns dias depois, se envolveu em outro crime.

Segundo as investigações do NHT, Fagno participou de um triplo homicídio no Bairro Colina Verde, em decorrência de seu envolvimento e das vítimas com o tráfico de drogas, sendo ele preso pela Polícia Militar e recambiado para o CPTF em setembro de 2011, onde permanece custodiado até a presente data, aguardando o seu julgamento. O procedimento foi devidamente finalizado, saneado e relatado pela Equipe do NHT.


Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

VEÍCULO ROUBADO NO INÍCIO DESTE MÊS É RECUPERADO PELA PM NO CAMINHO DO MAR EM TEIXEIRA

Teixeira de Freitas: Policiais militares da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas encontraram no final da tarde desta quarta-feira (12), um veículo abandonado no Bairro Caminho do Mar ll. Após denúncias de moradores que ligaram para o CICOM/Teixeira, informado sobre o veículo, uma guarnição compareceu ao local para averiguar as informações.

Os militares encontraram o veículo de modelo VW/FOX, de cor vermelha, que estaria ostentado uma placa na parte dianteira, sendo NYP 0584, outra na traseira, sendo GUG 8484, e que estaria no local há dois dias. Os PMs realizaram uma busca no banco de dados veicular, e constatou que o veículo seria produto de roubo, e que teria sido tomado de assalto no último dia 02 de dezembro, no Bairro Bela Vista.

Segundo a polícia, a placa original de registro é PJL 9117. O veículo foi entregue na Delegacia de Polícia para a delegada plantonista, Andressa Carvalho, que realizou a entrega do veículo ao proprietário, após a realização de perícia técnica e da apresentação de documentos que provam a propriedade. Ainda segundo informações, esse veículo teria sido usado pelos bandidos para diversas ações criminosas nos últimos dias na região.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews

MANIFESTANTES FAZEM CAMINHADA E PROTESTAM CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS EM ITABUNA

Na tarde desta quinta-feira (13), estudantes e outros segmentos da sociedade civil organizada realizaram uma caminhada em protesto contra o aumento da tarifa de ônibus coletivo em Itabuna. 

A concentração ocorreu na Praça Simão Fitterman, no bairro São Caetano, e de lá, os manifestantes caminharam até o centro da cidade. Na Avenida Amélia Amado, próximo à Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), os manifestantes queimaram pneus na pista, e as chamas foram vistas de diversos pontos da cidade. Em alguns momentos, a Polícia Militar interviu para acalmar os ânimos de alguns ativistas mais exaltados.  

Os protestos se fundamentam no duvidoso processo de licitação da empresa que gere o transporte urbano na cidade, na escolha dos membros do Conselho Municipal de Trânsito e especialmente, na péssima qualidade dos ônibus e dos serviços prestados.  *Com informaçõe sdo bl Verdinho Itabuna

DE BRAÇOS CRUZADOS, CONSELHEIROS TUTELARES DENUNCIAM PRECARIEDADE NAS SEDES

Os 90 conselheiros tutelares de Salvador permanecem em paralisação por tempo indeterminado desde a segunda-feira, 10. Um dos motivos para a suspensão do serviço é a precariedade nas estruturas das sedes. Das 18 que existem na capital, apenas as da Boca do Rio, Barroquinha e Castelo Branco estão funcionando, mas atendem somente pedidos de emergência.

“Reivindicamos reformas nas 18 sedes do Conselho Tutelar e que a prefeitura coloque equipamentos como cadeiras, armários, computador e internet, além de capinação e assistência da guarda municipal", explicou o conselheiro tutelar Paulo Pereira.

Algumas das fotos enviadas à reportagem do Portal A TARDE revelam ventiladores e cadeiras enferrujadas, além de equipamentos eletrônicos, como computadores e cabos de internet, sucateados. No entanto, a situação mais grave é a da unidade localizada na Pituba, na qual o teto chegou a desabar, deixando os destroços espalhados por um dos cômodos.

A TARDE

SERVIDOR DA PREFEITURA DE ILHÉUS É ASSASSINADO NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

O servidor público da prefeitura de Ilhéus, Ricardo Gumilde, 43 anos, foi assassinado no bairro Nossa Senhora da Vitória, na tarde desta quinta-feira (13). De acordo com a polícia, a vítima estava trabalhando na localidade, quando foi surpreendido por um homem que se aproximou e efetuou os disparos. 

O Servidor ainda chegou a ser atendido pelo SAMU no local do crime, mas não resistiu. A PM foi acionada para preservar o corpo, enquanto aguardava a chegada do departamento de polícia técnica para necrópsia. 

Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Policiais realizaram diligências, mas nenhum suspeito havia sido preso.

FABIO ROBERTO NOTICIAS

HOMEM INVADE LOJA E USA RODO PARA ESPANCAR MULHER QUE NÃO ACEITOU REATAR CASAMENTO

Um homem foi liberado após pagamento de fiança poucas horas depois de ser preso em flagrante por agredir a ex-companheira no local de trabalho dela, em Miracatu, no interior de São Paulo. Uma cadeira, um capacete e até um rodo de limpeza foram usados para atacar a mulher que negou reatar o relacionamento com o carpinteiro. Segundo a polícia, o suspeito estava embriagado.

O crime aconteceu na loja de conveniência do posto de combustíveis onde a vítima trabalha e foi divulgado pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (13). O local do crime fica às margens da rodovia Régis Bittencourt (BR-116) e também foi parcialmente destruído pelo homem durante o ataque de fúria.

A mulher, que prefere não se identificar, contou ao G1 que viveu por 11 anos com Bruno Ferreira da Silva, de 29 anos, e estava separada há três meses. O casal tem uma filha de cinco anos. "As agressões e ameaças, inclusive por mensagens no celular, me levaram a pedir a separação. Só que agora ele quer voltar e diz que eu tenho outra pessoa", disse.

Segundo a vítima, Ferreira aproveitou a distração do segurança da loja para atacá-la. "Ele foi pra cima de mim, me deu soco, bateu com a cadeira e o capacete no meu rosto e no braço. Até com um rodo que estava na loja ele me agrediu. Estou com as mãos e o nariz machucados. Nem os meninos [funcionários] conseguiram me ajudar", lembra.

Bêbado

O boletim de ocorrência registrado na Delegacia Sede de Miracatu aponta que o autor apresentava "sinais típicos de embriaguês, tais como odor etílico, agitação e olhos avermelhados".

Além da prisão em flagrante, o delegado pediu a conversão em prisão preventiva e medidas protetivas de urgência, "nos termos da Lei Maria da Penha". O suspeito, no entanto, foi solto em audiência de custódia após pagamento de fiança no valor de meio salário mínimo.

G1

BOLSONARO DIZ QUE INVESTIGAÇÃO CONTRA EX-ASSESSOR DE FILHO 'DÓI NO CORAÇÃO'

SÃO PAULO -  O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) admitiu na noite desta quarta-feira que está disposto “a pagar a conta” caso a investigação aponte irregularidade na movimentação de R$ 1,2 milhão entre 2016 e 2017 de Fabrício José Carlos de Queiroz, ex-assessor de seu filho Flávio Bolsonaro .  Bolsonaro disse que o caso “dói no coração ”, porque, segundo ele, “o que tem de mais firme (em seu projeto de governo) é o combate à corrupção”. 

- Se algo estiver errado comigo, meu filho ou o Queiroz, que paguemos a conta desse erro. Não  podemos comungar com erro de ninguém - disse Bolsonaro, em um pronunciamento ao vivo pelo Facebook, que druou 16 minutos. 

 Queiroz é citado em um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) anexado à Operação Furna da Onça, que no mês passado prendeu deputados estaduais do Rio. O volume de recursos movimentados em sua conta bancária foi considerado atípico. Entre as movimentações que constam do relatório está um cheque de R$ 24 mil pagos à futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

O relatório do Coaf também cita que a conta de Queiroz recebeu repasses de oito funcionários e ex-funcionários do gabinete de Flávio. O órgão listou outros funcionários de gabinetes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que tiveram movimentação atípica. O Ministério Público do Rio já tem procedimentos em curso, que correm sob sigilo, para investigar possíveis irregularidades cometidas por servidores da Assembleia, com base no relatório do Coaf. O MP não esclarece se as movimentações financeiras de Queiroz estão sob investigação.

Na transmissão no Facebook, o presidente eleito, no entanto, reafirmou que nem ele, nem o filho ou o assessor são investigados. Bolsonaro disse que Queiroz será ouvido na próxima semana. Apesar de ter observado que o caso do ex-assessor foi fruto de um vazamento, Bolsonaro afirmou que não é contra. 

- Não sou contra vazamento não, tem que vazar tudo mesmo.  Nem devia ter nada reservado, botar tudo para fora e chegar a conclusão. Dói no coração? Dói. o que temos de mais firme é o combate à corrupção.

O presidente eleito disse que “aconteça o que acontecer” em seu governo usará todas as armas para o combate aos crimes de corrupção, incluindo o Coaf que revelou a movimentação na conta bancária do ex-assessor de Flávio Bolsonaro.

- Aconteça o que acontecer, enquanto eu for presidente vamos combater a corrupção com todas as armas do governo, inclusive com o próprio Coaf, que está indo para o ano que vem para o Ministério da Justiça - disse

Bolsonaro só falou sobre o Coaf ao final da transmissão e classificou a investigação como “um problema pela frente.”

- Temos um problema pela frente, o caso de um ex-assessor nosso que está com uma movimentação atípica. Eu deixo bem claro que eu não sou investigado. O meu filho Flávio Bolsonaro não é investigado. E, pelo que me consta, esse ex-assessor nosso será ouvido pela  Justiça na semana que vem. A gente espera que ele dê as devidas explicações. 

O GLOBO

ADOLESCENTE DE 14 ANOS É ASSASSINADA A TIROS NO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA EM MEDEIROS NETO

Medeiros Neto: Na noite desta quarta-feira (12), por volta das 20h15, a Central do CICOM/Teixeira recebeu informações de que uma pessoa teria sido vítima de disparos de arma de fogo, na cidade de Medeiros Neto, mais precisamente no final da Rua 7 de Setembro, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em uma localidade conhecida como “A Ponte que leva nada a lugar nenhum”. Guarnições do 1º Pelotão e do PETO da 44ª CIPM for deslocadas para averiguar as informações, sendo confirmado o homicídio consumado.

Segundo informações, a vítima foi identificada pela sua genitora como sendo, Edilane de Jesus Garcia, vulgo “Pretinha”, 14 anos de idade. Segundo informações, a vítima (Pretinha) era amiga de Jaquelina, a "Carranca", que foi assassinada no último dia 03 de dezembro. Nesta ação, a genitora da “Pretinha” também teria sido alvejada pelos criminosos, pois estava na mesma residência onde o crime aconteceu.

A delegada plantonista da 8ª COORPIN, Andressa Carvalho, após ter conhecimento do homicídio, solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exame de necropsia nesta manhã de quinta-feira (13). Um inquérito policial foi instaurado para apurar a motivação e autoria do crime, devendo ser encaminhado para o delegado titular de Medeiros Neto, Willian Telles, que dará prosseguimento às investigações.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews      

PROMOTOR ALMIRO SENA É CONDENADO À PRISÃO POR ASSÉDIO SEXUAL CONTRA SERVIDORAS

O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Almiro Sena Soares Filho, foi condenado nesta terça-feira (12) a 4 anos, 5 meses e 15 dias de detenção pelo crime de assédio sexual, em 2014, contra servidoras da então Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), pasta que era comandada por ele na época. De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o julgamento aconteceu na presença dos desembargadores, tendo pesado o voto do relator Mário Alberto Simões Hirs.

Almiro, que está solto, foi condenado a cumprir a pena em regime semiaberto e ainda pode recorrer às instâncias superiores. Na inicial, o promotor também havia sido acusado de estupro. No entanto, nesta terça-feira, a possibilidade de acatar o crime foi descartada, em razão de falta de provas. Segundo os desembargadores, caso as acusações de estupro prossigam, será necessária a abertura de novo inquérito para investigar o caso. (*Com informações do CORREIO)

BOLSONARO FOI O POLÍTICO MAIS PESQUISADO MUNDIALMENTE NO GOOGLE EM 2018

Cinco dos dez temas mais buscados por internautas do Brasil no Google ao longo do ano estão relacionados a acontecimentos da política brasileira.

O relatório, divulgado nesta quarta-feira (12) pela gigante das buscas, mostra que os assuntos “Eleições 2018” e “greve dos caminhoneiros” marcaram recordes de pesquisa, assim como o nome do presidente eleito Jair Bolsonaro.

A votação de outubro perdeu para a Copa do Mundo e para o “Big Brother Brasil”, da TV Globo.

Já o nome do futuro chefe de Estado foi o quarto termo mais visado, seguido de Lula e Haddad, em 7º e 8º respectivamente.

A greve dos caminhoneiros, que gerou uma crise de abastecimento em maio, foi o sexto termo mais buscado no Brasil e o nono mais pesquisado mundialmente.

Repercussão internacional
Bolsonaro aparece também na lista “People”, que contém resultados em alta no mundo inteiro.

O presidente eleito foi a sexta figura mais pesquisada no mundo, atrás da atriz Meghan Markle, nova integrante da família real britânica, da cantora Demi Lovato, dos atores Sylvester Stallone e Logan Paul e da socialite Khloe Kardashian.