domingo, 20 de maio de 2018

Tiros em porta de bar matam duas pessoas e deixam duas feridas em Vitória da Conquista

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas após serem baleadas no início da tarde deste domingo (20), na porta de um bar no bairro Sobradinho, na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia.

Testemunhas contaram à polícia que tudo aconteceu por volta de 13h, quando dois homens chegaram ao local em uma moto fazendo diversos disparos.

Roberto Silva dos Santos de 40 anos e Rafael Almeida da Silva, de 25 anos, ficaram feridos e foram socorridos por uma unidade do Samu para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Mas Jacinto Pereira de Sá e Gileno Gomes dos Santos, 54 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Ainda de acordo com a PM, nenhum dos quatro tem passagem pela polícia.

A Polícia Militar detalha que essa área no bairro Sobradinho é considerada ponto de disputa de tráfico de drogas. Os autores dos tiros fugiram.

CARRO DE JUIZ É TOMADO DE ASSALTO EM ILHÉUS

Na tarde deste sábado, 19, o juiz Gustavo Henrique de Almeida Lyra, titular da Vara do Júri da comarca de Ilhéus, foi surpreendido por meliantes que levaram o seu carro após uma abordagem à mão armada na zona sul da cidade.

Segundo informações, o juiz estava acompanhado pelos filhos no momento do roubo. Não há feridos ou vítimas.

Trio é preso suspeito de traficar drogas em Camaçari


Três homens, suspeitos de tráfico de drogas, foram presos por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial (PI), na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foram detidos Geovane Martins Silva, Lucas Nascimento de Jesus e Leandro Alves Santos. 

“Quando a guarnição se aproximou dos criminosos eles tentaram fugir, mas logo foram capturados. Na abordagem encontraram as drogas com Geovane”, contou o comandante da CIPE Polo Industrial, major Orlando Rodrigues. As prisões ocorreram neste sábado, 19, mas foram divulgadas pela SSP neste domingo, 20. 

O trio foi encaminhado para 18ª Delegacia Territorial, em Camaçari.

Acidentes deixam três motociclistas feridos em Salvador

imagem meramente ilustrativa
Os três acidentes de trânsito registrados pela Transalvador até as 15h40 deste domingo (20) tiveram motociclistas como vítimas, que sofreram ferimentos em batidas com carros.

Conforme os dados da Superintendência de Trânsito de Salvador, os condutores foram atendidos por unidades do Samu, mas o estado de saúde deles não foi detalhado.

A primeira ocorrência aconteceu por volta das 11h, na Avenida da França, bairro do Comércio, onde houve um choque entre moto e carro, deixando o primeiro motociclista ferido.

Quase duas horas depois, por volta das 12h45, outra batida entre moto e carro foi na Avenida Octávio Magabeira, orla da Pituba, onde ocorreu a segunda vítima.

Por último, perto das 14h20, na Avenida Silveira Martins, bairro do Cabula, a colisão envolveu uma moto e um táxi, também com motociclista ferido.

Ainda conforme o órgão de trânsito, o trânsito ficou lento, mas não houve congestionamento significativo nas áreas.

ILHÉUS: SAÚDE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CONTRATAÇÃO E CLONAGEM DE AMBULÂNCIAS


A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, enviou, na tarde desse sábado (19), uma nota de esclarecimento sobre o processo de contratação de duas ambulâncias destinadas ao SAMU 192 do município. O texto confirma informações como o nome da empresa contratada e valor da prestação do serviço, Além disso, a nota cita a apreensão de duas ambulâncias, em São Paulo, que teriam como destino a cidade de Ilhéus. O caso foi notíciado em um telejornal paulista e apresentado como "suspeita de clonagem" do veículo. Sobre o assunto, a nota afirma que "compete à empresa vencedora da licitação entregar o objeto da contratação, conforme edital" e que "todos os procedimentos adotados contemplam os princípios básicos da administração pública, de legalidade, moralidade, impessoalidade e segurança jurídica".


Leia a íntegra:

Nota de Esclarecimento

O Fundo Municipal de Saúde de Ilhéus, através da realização de um Pregão Presencial, contratou e publicou, no último dia 17 de maio, o resultado do processo licitatório para locação de duas ambulâncias, para o período de 15 de maio a 31 de dezembro do corrente ano, pelo valor total de 278 mil reais. A vitoriosa do pregão presencial n° 013/2018, foi a empresa R. L. do Nascimento Segundo ME, com CNPJ 23.539.882/0001-63, que deve entregar à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus duas ambulâncias, de acordo com o edital e em conformidade com os padrões e normas definidas pelo Ministério da Saúde, plotadas e com os equipamentos instalados.

O processo totalmente transparente, ofertado através de edital público para que empresas interessadas de todo o país se manifestassem, tem o objetivo de oferecer melhores serviços e de atender às necessidades da população, considerando que as ambulâncias  atuais não têm mais condições de pleno funcionamento, quebrando e interrompendo os serviços, sucessivamente. Tal fato tem gerado clamores da população pela melhoria dos serviços, devido à precariedade do atendimento pelo SAMU, sendo que Ilhéus é base regional, e atende a diversos municípios, sendo obrigada a operar com seis veículos.

A frota do SAMU é composta por viaturas cedidas pelo Ministério da Saúde, mas os municípios podem suprir necessidades por meios próprios a fim de manter a mesma em número e em condições ideais de atendimento.

Em 2013, o município recebeu do Ministério da Saúde duas ambulâncias novas para ampliação da frota, passando de 04 para 06 viaturas. Acontece que ao invés de ampliar, a Secretaria de Saúde procedeu à substituição de 02 unidades sem condições de uso. A decisão foi considerada um desvio de finalidade e gerou um bloqueio pelo Ministério da Saúde que impedia Ilhéus de receber novas ambulâncias, o que só agora foi sanado. Diante disso, estamos aptos e envidando esforços para obter do Ministério da Saúde, novas viaturas a fim atender a Ilhéus e os municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a capacidade ideal para atendimento, ou seja,  seis ambulâncias e duas motolâncias, simultaneamente, em pleno funcionamento.

Enquanto isso não é tornado possível, temos buscado iniciativas que possibilitem a continuidade da prestação do serviço e que reduzam os transtornos causados pela baixa qualidade do serviço disponibilizado à população. O aluguel de novas viaturas pela Prefeitura de Ilhéus é uma das alternativas provisórias que podem atender às necessidades. Conforme a Coordenadora Geral Substituta da Força Nacional do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, Júlia Albuquerque Pacheco,  tais viaturas devem estar enquadradas dentro das normas para o SAMU, sendo exigidos a padronização dos veículos e os adequados  equipamentos. A referida padronização, ainda segundo a coordenadora do Ministério da Saúde, só é feita em São Paulo ou Curitiba.

Ontem, um programa televisivo de São Paulo, da Rede Record, noticiou “a apreensão de duas ambulâncias”, sob suspeita de "clonagem", que estavam sendo plotadas e cujo destino seria Ilhéus. Compete à empresa vencedora da licitação entregar o objeto da contratação, conforme o edital. Ocorre que, para serem integradas à frota, as ambulâncias alugadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, devem antes ser vistoriadas pelo município e pelo Ministério da Saúde, rigorosamente, com o objetivo de verificar desde a documentação até os equipamentos técnicos instalados nessas, se condizentes,  a partir do que seriam consideradas aptas ou não para os serviços a que se destinam.

A Prefeitura de Ilhéus reitera que todos os procedimentos adotados contemplam os princípios básicos da administração pública, de legalidade, moralidade, impessoalidade e segurança jurídica. Refuta, também, qualquer vinculação de participação em quaisquer providências que por ventura estejam sendo adotadas, onde quer que seja, para cumprimento do contrato, antes da entrega do objeto ao município, e coloca todos os documentos do processo, bem como a  Secretária de Saúde  e auxiliares da pasta, à disposição de todos para os esclarecimentos que julgarem necessários.

Ilhéus, 19 de maio de  2018

Secretaria da Saúde

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Mulher é presa após esfaquear homem próximo ao Mercado Modelo, em Salvador


Uma mulher foi detida na noite de sábado (19), após esfaquear um homem na Praça Cayru, onde está localizado o Mercado Modelo, no bairro do Comércio, em Salvador.

A suspeita foi identificada como Tainana Pinheiro Goberto e a vítima, Rafael Sousa dos Anjos.

Ela foi detida por equipes da Guarda Civil Municipal, com lotação no Grupo de Apoio ao Turista (GAT).

A vítima contou que uma pedra foi arremessada contra ele, que revidou e foi golpeado com a faca no braço esquerdo. Rafael foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, onde recebeu atendimento. O motivo da agressão não foi informado.

A suspeita foi encaminhada para a Central de Flagrantes, em posse de uma faca tipo peixeira, utilizada no crime.

Adolescente suspeito de estuprar e matar menina de 10 anos é apreendido na Bahia


Um adolescente de 17 anos foi apreendido, suspeito de ter estuprado e matado uma menina de 10 anos na quinta-feira (17), na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

A apreensão foi feita por volta das 23h de sábado (19) e divulgada pela Polícia Militar neste domingo (20).

Policiais militares da 53ª Companhia Independente (CIPM) encontraram o suspeito quando estava em patrulhamento no centro da cidade de Mata de São João, a cerca de 20 km de Camaçari.

Os policiais suspeitaram de um carro preto e, ao abordar o veículo, encontraram o adolescente acompanhado de familiares. Ele foi apresentado na 18ª Delegacia, em Camaçari.

O G1 não conseguiu contato com a delegacia neste domingo (20). A suspeita da polícia era de que um vizinho teria cometido o crime e fugido.

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Civil disse que os detalhes da investigação sobre a morte da menina serão divulgados em coletiva de imprensa na segunda-feira (21).

Crime


O corpo de Milena foi encontrado pela mãe, dentro da casa onde moravam, com marcas de estrangulamento. Quando ocorreu o crime, a menina estava sozinha em casa, depois de voltar da escola, enquanto a mãe trabalhava. O crime ocorreu por volta das 14h de quinta-feira (17), na Rua da Manoela, Gleba A.

A vítima costumava buscar o irmão de três anos na creche depois da escola, mas foi morta antes disso. Ao encontrar a filha morta em casa, a mãe achou que o bebê tinha sido levado pelo autor do crime. No entanto, ela descobriu que o menino ainda estava na creche.

Em nota, a Polícia Militar informou que, na noite de quinta-feira, por volta de 20h, policiais militares do 12º BPM foram chamados, após denúncia de que uma criança havia sido morta vítima de estupro. No local, a mãe da menina relatou aos PMs que havia se ausentado para buscar outro filho na creche e deixou a menor sozinha dentro de casa. Segundo ela, ao chegar à residência observou que a janela havia sido arrombada.

De acordo com o policial, três homens que moravam na casa vizinha da vítima disseram à polícia que outro rapaz que morava com eles não foi mais visto depois de meio-dia, pouco antes do crime. Por conta disso, a polícia suspeitava que ele tenha cometido o crime.

Polícia identifica principal suspeito de assassinar casal de colombianos em Ilhéus


A polícia ilheense está na caça do principal suspeito de ter assassinado casal de colombianos, ocorrido na noite desta sexta-feira, 18. As vitimas foram identificadas como sendo Andres Alvan Rey e Diana Paola Zuluaga. Os corpos foram encontrados por policiais militares em uma cova rasa do cemitério do distrito de Aritaguá, às margens da BA-001, rodovia Ilhéus/Itacaré.

De acordo com as investigações, o suspeito do duplo homicídio é o empresário Magno Rodrigues, filho de Wildes Vasconcelos Silva, proprietário do Chorão Distribuidora de Bebidas, situada na Av. Ubaitaba, no Malhado.

As polícias civil e militar montaram campana nas principais entradas e saídas de Ilhéus, na tentativa de prender o suspeito, que antes de fugir ainda trocou tiros com policiais.