quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PM recupera motos roubadas em Itabuna

A Polícia Militar recuperou na noite desta terça-feira (3) duas motos provenientes de roubos na cidade de Itabuna.

A primeira apreensão aconteceu por volta das 20h20 na Praça Olinto Leone, centro da cidade. Segundo informações, ao passar pela Rua Paulino Vieira a guarnição avistou dois indivíduos em atitude suspeita a bordo de uma moto Honda/Biz de cor preta, placa JNY-6952. Ao ser dado a ordem de parada os indivíduos empreenderam fuga, mas foram alcançados na Praça Olinto Leone.

Um dos suspeitos foi identificado como Natanael de Jesus e o outro era menor de idade. Segundo a polícia, a moto utilizada por eles havia sido roubada por volta das 12h40 do mesmo dia. 


Já por volta das 21h30, uma moto Honda Fan CG 150, de cor preta, placa OKZ-5407, foi encontrada abandonada na Avenida José Monstans, no Santo Antônio. A moto havia sido tomada de assalto no último dia 27.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta quarta-feira (4), em Campo Grande, 946,8 quilos de maconha que estavam em um carro roubado, cujo motorista fugiu. 

De acordo com informações do G1, policiais que faziam fiscalização no posto 21, localizado na BR-163, deram ordem de parada ao veículo, mas o motorista desobedeceu, fez retorno e seguiu em alta velocidade. Houve perseguição e o suspeito até derrubou cancela de posto de pedágio perto do distrito de Anhanduí. No local, ele abandonou o carro e fugiu. O veículo estava lotado de tabletes de maconha e tinha placas de Campo Grande. Os policiais verificaram que as placas verdadeiras eram de Feira de Santana (BA) e que o carro havia sido roubado em 2015, no município.


 Segundo a PRF, o tipo de tráfico em que o carro é modificado para o transporte de drogas e o motorista arrisca fuga em alta velocidade é chamado de cavalo doido. Em uma semana, a PRF apreendeu 8 toneladas de drogas na região de Campo Grande.

Pedreiro sofre choque elétrico e sobrevive pendurado em cabo de segurança, na Bahia



Moradores de Macarani, na região sudoeste da Bahia, ficaram assustados com uma cena na manhã desta quarta-feira (4). Um homem desacordado foi visto pendurado em uma corda na frente de um prédio.
O fato ocorreu após o pedreiro Denildo Gonçalves, de 49 anos, ter recebido uma descarga elétrica quando trabalhava em uma obra no centro da cidade.
O homem acabou caindo do segundo andar do prédio e teve a queda amortecida pelo cabo de segurança, preso ao corpo dele. Ainda desacordado, a vítima foi levada para o hospital da cidade, onde recebeu os primeiros socorros e voltou a ficar consciente. 

Segundo o Hospital Municipal de Macarani, o pedreiro sofreu queimadura de 1° e 2° grau e precisou ser transferido para uma unidade de Itapetinga, na mesma região. Não há mais informações sobre o estado e saúde do pedreiro. 

Taxista foi morto em Teixeira de Freitas por disputa por ponto de táxi



Três homens estão presos em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, suspeitos de envolvimento na morte do taxista André Ricardo Sousa Borges, de 48 anos, achado morto em uma plantação de eucalipto, na comunidade Bela Vista, em Nova Viçosa, também no sul da Bahia. Segundo o G1, eles foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (4) e, conforme a delegada Waldiza Rocha Fernandes, que investiga o caso, todos confessaram o crime. 

Dois deles disseram que juntos, receberam R$ 2 mil para execução. De acordo com Waldiza, a morte de André ocorreu a mando de outro taxista, apontado como Almerindo Rodrigues Ribeiro, que disputava um ponto de táxi com a vítima. Os outros suspeitos são Manoel Messias e Jeferson dos Santos. Eles foram presos na quarta-feira (27), em Teixeira de Freitas, e Almerindo foi encontrado na sexta-feira (29), Posto da Mata distrito de Nova Viçosa.



"Havia uma rivalidade entre vítima e Almerindo [o taxista]. A vítima trabalhava como clandestino e começou a tomar clientes do Almerindo, que era regulamentado. Ele se sentiu passado para trás, já que ajudou a vítima a trabalhar no local", contou. Ainda segundo a delegada, Manoel Messias era parente de Almerindo, o mandante. Foi Manoel quem teria dado a ideia do crime a Almerindo, mas o ato custou R$ 2 mil ao taxista. "Manoel disse a Almerindo: 'Se você quiser, eu resolvo a situação para você'", disse a delegada. 

"Na ação, uma terceira pessoa, Jeferson dos Santos, iria ligar para a vítima pedindo um corrida de táxi para Bela Vista (distrito de Nova Viçosa). A vítima pegou Jeferson e quando passava pelo Bela Vista, Manoel estava parado pois simulava que o carro dele estava com problema. A vítima parou para ajudar e logo foi abordado, atiraram no rosto dele e deram facadas. Manoel queimou o carro de André", detalhou Waldiza.
*Informações do G1

Nota oficial da prefeitura de Itabuna com referência a retirada do AC

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

03/10/2017

A Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que o corte no pagamento da Atividade Complementar (AC) de um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino tem como base o Decreto Municipal de nº 12.694, de 28 de setembro de 2017, em que esclarecenque a referida gratificação estava sendo paga de forma irregular – aos professores da Rede que lecionam do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – quando houve o enquadramento na Lei Federal de nº 11.738, de 2008, em que trata da instituição do Piso Nacional do Magistério. Ainda de acordo com o Decreto, quando implementada a lei do Piso Nacional do Magistério, foi incluído na gestão anterior, sem ato administrativo, na Folha Mensal de Pagamento dos Professores, 20% correspondente a Atividade Complementar sobre o salário-base para o segmento de professores que lecionam do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e que a manutenção do pagamento da AC, somado ao pagamento da reserva técnica aos referidos docentes, configuraria pagamento em dobro de verba de mesma natureza, o que é ilegal. Também esclarece que apenas os professores unidocentes que trabalham com a Educação Infantil e nos anos iniciais (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Fundamental, permanecerão recebendo o pagamento da AC, garantia que está respaldada no Plano de Carreira do Município, estabelecido na ei de nº 1.913 de 15 de outubro de 2003. Além disso, existe a necessidade de promover o equilíbrio financeiro no município, bem como, o controle do comprometimento das despesas de pessoal previstas no art. 20, da Lei Complementar nº 101, de 04.05.2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

VÍDEO: MULHER TEM MOTO ROUBADA NO SANTO ANTÔNIO EM ITABUNA

Uma câmara de segurança registrou um assalto praticado nesta terça-feira, 3, no Bairro Santo Antonio em Itabuna, onde foi roubada uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, preta, além de dois quilos de carne. Veja o vídeo.