segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Conserto de equipamento da rede coletora de esgoto deixa trânsito lento na Av. Luís Eduardo Magalhães, em Salvador


O trânsito está lento na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (18). De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a retenção ocorre no sentido BR-324, logo após o túnel.

A situação ocorre desde as 15h, por causa de uma intervenção da Embasa. Em contato com o G1, a Embasa informou que são realizados conserto de equipamentos e desobstrução da rede coletora de esgoto no local.

Em nota, a Embasa ainda informou que a rede coletora foi danificada por causa das fortes chuvas dos últimos dias em Salvador. A previsão de conclusão do serviço é no final da manhã de terça-feira (19).

Ainda segundo a Embasa, para possibilitar a intervenção, uma via da Avenida Luís Eduardo Magalhães, sentido Retiro, foi interditada e a Transalvador está no local para ordenar o trânsito.

Quatro de espadas do Baralho do Crime é preso após procurar atendimento médico em hospital na Bahia

Quatro de Espadas do Baralho do Crime é encontrado em hospital (Foto: Divulgação/SSP-BA) 

Um homem, identificado como Yuri Carlson Santana Santos, também conhecido pelos apelidos de 'ET' e 'Cabeça de Repolho', foi preso após procurar atendimento médico em hospital no centro da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, na manhã desta segunda-feira (18).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele é o quatro de espadas do Baralho do Crime e tinha um mandado de prisão expedido.

Segundo a SSP, Yuri Santana estava com uma fratura exposta, decorrente de um tiro na perna e procurou um hospital. A polícia descobriu onde o criminoso estava após uma denúncia anônima.

Yuri Santana integra uma quadrilha responsável por tráfico de drogas e homicídios na região do bairro da Valéria, em Salvador. O criminoso foi apresentado na Central de Flagrantes em Feira de Santana e fica à disposição do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Carro-forte é explodido na BR-110, entre as cidades de Catu e Alagoinhas, na Bahia

Imagem meramente ilustrativa 

Um carro-forte foi explodido em um trecho da BR-110, entre os municípios de Catu e Alagoinhas, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, nesta segunda-feira (18).

O veículo foi interceptado por um grupo de criminosos, que ainda não foi identificado. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou o ocorrido e disse que policiais fazem ronda na região em busca dos suspeitos.

O órgão não soube informar quantos suspeitos participaram da ação e nem se alguma quantia em dinheiro foi levada pelos bandidos. Não há registro de feridos.

Polícia Civil prende fazendeiro mandante de chacina em Felisburgo

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, nessa quinta-feira (14), em Salvador (BA), o fazendeiro Adriano Chafik Luedy, 50 anos. Ele era foragido da Justiça, condenado há 115 anos pela chacina ocorrida no Acampamento Terra Prometida, montado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na Fazenda Nova Alegria, em Felisburgo (MG), no ano de 2004. Adriano foi preso em um flat de sua propriedade e trazido, na sexta-feira (15/12) para Belo Horizonte pela equipe de policiais civis do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

As investigações para localizar Chafik duraram três meses e, devido ao seu grande poder aquisitivo, além de frequentar praias e restaurantes de alto luxo, não fixava local e não portava documentos. Segundo o que foi apurado, o foragido, que tem diversas fazendas no sul da Bahia, com criações de gado e plantações de cacau, também é sócio de uma construtora, possui inúmeros imóveis em Salvador e continuava ativo em suas atividades comerciais.

Segundo o Chefe-Adjunto da PCMG, Delegado-Geral Rogério de Melo Franco Assis Araújo, a prisão era questão prioritária para o Governo do Estado e para a Polícia Civil. “Não iremos aceitar coronelismo em nosso Estado. Como era um foragido com muitas posses poderia estar escondido em qualquer lugar, mas estávamos engajados e com muito afinco para logramos êxito nesta operação policial. Não interessava onde ele estivesse, iríamos localizá-lo e prendê-lo”, afirmou.

O Delegado Emerson Morais, responsável pelas investigações e prisão de Chafik, ressaltou que o fato de o condenado ter um alto poder aquisitivo dificultou a sua localização, pois não fixava posto em várias de suas fazendas e diversos imóveis que ele possui, mas com um trabalho de inteligência investigativa foi possível encontrá-lo. “Ele é um grande latifundiário, com fazendas em Ilhéus, Itajuípe e Itabuna, na Bahia, mas fizemos um trabalho investigativo utilizando de alta tecnologia e inteligência e, assim, conseguimos êxito”, concluiu. Após sua chegada a Belo Horizonte, Chafik foi encaminhado ao Sistema Prisional e está à disposição da Justiça.

Defensoria Pública da Bahia troca You Tube por ferramenta de colaboração


A Bahia é um Estado com 417 municípios onde a distância entre as unidades, por muitas vezes, é muito grande, o que dificulta as reuniões presenciais. O simples deslocamento de um defensor comprometia pelo menos três dias da semana. Desta forma, as ferramentas colaborativas da Polycom aperfeiçoaram muito os processos judiciais.

Foram adquiridos oito terminais de videoconferência para as unidades: dois para Salvador e seis distribuídos pelo interior (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro). Além disso, as soluções de vídeo por nuvem podem conectar 29 unidades em todo o Estado.

A princípio, a demanda surgiu para transmissão das reuniões do Conselho Superior da Defensoria Pública, que era feita via YouTube. "Isso nos atendeu até certo momento, mas a direção foi solicitando outros recursos. Além disso, havia a questão da segurança dos dados das gravações. Por isso, partimos para a Polycom. Conseguimos um ganho expressivo de qualidade e recursos, além de muito mais segurança com dados criptografados", afirma Thales Almeida, coordenador de modernização e informática da Defensoria Pública da Bahia.

Após a adoção da tecnologia no início de 2016, houve uma mudança cultural interna muito rápida. Só nos dois primeiros meses foram feitas mais de 200 sessões de videoconferência. "Hoje é possível que a unidade de Salvador converse com a de Ilhéus, que fica à 500 km de distância, em tempo real. Isso acabou com a necessidade de deslocamento para reuniões. Os próprios subcoordenadores de Ilhéus e Feira de Santana fazem reuniões entre as equipes da mesma área como se a distância de 600 km entre as cidades não existisse", diz Almeida.

Em menos de um ano de aplicação, as soluções de vídeo colaboração proporcionaram uma economia estimada de R$ 600 mil entre passagens, combustível e diárias de hotel, isso sem mencionar o ganho de tempo que cada profissional teve com a redução drástica nos deslocamentos pelo estado. Outro ponto muito importante foi a celeridade adquirida nos processos e reuniões.

Encontros presenciais que aconteciam esporadicamente devido a necessidade de viagens, agora são realizadas regularmente e sem grandes custos ou desperdício de tempo dos servidores. Atualmente a Defensoria da Bahia conta com cerca de 1.500 funcionários entre servidores, defensores e estagiários. Todos se beneficiam de alguma forma da adoção das tecnologias de vídeo.

Outros Benefícios

A Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP) também conta com um equipamento para a transmissão dos cursos realizados na instituição. Hoje a formação de todos os estagiários, seja da capital ou do interior, é realizada através da solução de videoconferência. Além disso, o equipamento instalado na sala do conselho superior transmite e grava todas as reuniões e apresentações realizadas. Desta forma, tudo é disponibilizado através de um link seguro para todos os funcionários da instituição, gerando transparência e garantindo a participação de todos.

"Hoje, os setores que mais utilizam a videoconferência são o Conselho Superior, a Escola Superior da Defensoria Pública e o Fundo de Assistência Jurídica, além de alguns órgãos sociais", ressalta Almeida. Segundo Anderson Silva, executivo de negócios da Pleimec, "ocorreu tudo tranquilamente. Todos os envolvidos no projeto tiveram grande disponibilidade, o que garantiu uma parceria muito forte, proporcionando uma entrega rápida e satisfatória". Em menos de 60 dias tudo estava funcionando.

Acusado de sete homicídios em Eunápolis se entrega à polícia



Suspeito de matar sete pessoas na cidade de Eunápolis, entre os anos de 2013 e 2015, Ueliton da Silva Oliveira, 28 anos, está preso na carceragem da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis desde a última sexta-feira (16).  Segundo a Polícia Civil, ele resolveu se entregar, acompanhado de uma advogada, ao descobrir que estava sendo procurado, uma vez que teve a prisão decretada por um desses crimes.

O mandado de prisão, expedido pela 1ª Vara Crime, é sobre a morte de Fernando Lima, em junho de 2015, no bairro Antares, mas, conforme as investigações, ele teve envolvimento em outros assassinatos, ocorridos entre os anos de 2013 e 2015, tendo como vítimas homens com idades entre 19 e 27 anos. 

O inquérito instaurado na delegacia local indica que Ueliton também matou Pedro Henrique de Jesus (Pânico), em fevereiro de 2013, no bairro Antares, Cristiano Cerqueira (Ginho Caolho), em fevereiro de 2014, no Centauro, Wesley Dikael Ruas, em março de 2014, no Dinah Borges, Camargo Coelho dos Santos, em março de 2015, no Gusmão, Michael Santos da Silva, em janeiro de 2015, também no Gusmão e Luiz Carlos Júnior (Maguila), em julho de 2015, no centro da cidade. 

Segundo o delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Coorpin, os crimes, em sua maioria, tiveram como motivação o tráfico de drogas e a disputa de território entre facções criminosas. *Informações do Radar 64

Estrada que liga Caraíva a Trancoso fica alagada por conta da chuva, no sul da Bahia


A estrada vicinal que fica próxima a BA-001, em Porto Seguro, no sul da Bahia, amanheceu completamente alagada nesta segunda-feira (18), por conta das fortes chuvas que voltaram a cair na região. O mesmo trecho já havia alagado na quinta (14).

A via liga os distritos de Caraíva e Trancoso. A água cobriu o trecho de terra e veículos tiveram dificuldades para trafegar. No local, os pedestres precisaram passar em meio à água.

Em post no Instagram, youtuber Whindersson Nunes critica sujeira em praia de cidade turística do sul da Bahia


O humorista e youtuber Whindersson Nunes fez um post no Instagram, na noite do último domingo (17), criticando a quantidade de lixo encontrado em uma praia de Ilhéus, destino turístico do sul da Bahia. Até as 10h20 desta segunda (18), o post já tinha quase 700 mil curtidas.

Na postagem, o humorista conta que, em cerca de 100 metros de praia, ele encheu quatro sacos de lixo com objetos achados na areia.

"Hoje eu dei uma volta na praia, sem mentira, não foi nem 100 metros de praia. eu catei 4 sacos de lixo, 4 sacos, QUATROS SACOS DE LIXO... Garrafa, chinelo, tênis, ventilador, tampinhas... Rapaziada, isso num estômago de uma tartaruga, de uma baleia, mata!", disse o humorista na postagem.

"Gente, vocês que vão viajar, que vão a praias, por favor, leve seu saquinho pra colocar seu lixo, e se puder, quando ver algum lixo, se puder, só se você puder mesmo, pegue e tire da praia. A gente não tá merecendo as praias que temos, o Brasil é tão lindo!", acrescentou.

Em outro trecho da postagem, ele falou sobre os perigos de jogar lixo no mar. "É tão bom dar um mergulho, tão bom caminhar na praia. Não vamos esperar mergulhar e voltar com uma sacola na boca, nem pisar numa seringa pra aprender a deixar a praia limpa não, seus arrombado. Amo vcs", conclui.

Maior ícone do blues da Bahia, guitarrista Álvaro Assmar morre em Salvador


O guitarrista e maior ícone do blues baiano, Álvaro Assmar, de 59 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (18), em Salvador, vítima de um infarto.

Uma postagem publicada no perfil oficial do artista informou que o sepultamento acontecerá às 17h desta segunda, no cemitério Jardim da Saudade. A mensagem, assinada pelos filhos Eric e Vitor, e pela esposa Adalgisa, ainda gradece por "todas as mensagens de carinho e pelo enorme prestígio à pessoa dele e ao seu legado".

Álvaro Assmar


Com 32 anos de carreira, Álvaro foi o responsável por abrir o caminho e introduzir a cultura do blues na Bahia. Ao todo, foram seis álbuns e um dvd lançados. O último trabalho, de 2014, intitulado "The Old Road", entrou na lista de pré-indicados ao Grammy Latino.

"Todo cara quando é jovem tem sonhos. Uns conseguem realizar e outros não. Plantei um sonho e acabou prevalecendo minha verdadeira vocação como músico", disse o guitarrista, que ainda ressaltou que recebeu convites para tocar outros estilos, mas que se manteve fiel ao ritmo que sempre amou. "Fiz uma escolha, sofri alguns assédios, mas recusei todos e não me arrependo".


Mulher é morta a tiros enquanto ia a presídio de Serrinha visitar marido

Uma mulher de 39 anos foi morta a tiros, no entroncamento da cidade de Tanquinho, a cerca de 150 km de Salvador. O caso aconteceu na manhã de domingo (17), enquanto a vítima estava a caminho do presídio da cidade de Serrinha,para visitar o marido.

De acordo com a polícia, Silvaneide Pereira dos Santos Gomes estava na altura do Km-20 da BR-116 norte, quando foi surpreendida por dois homens em uma moto. A dupla efetuou vários disparos contra ela e fugiu em direção à cidade de Santanópolis.

O corpo de Silvaneide foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Serrinha. A polícia ainda não tem informações sobre autoria e motivação do crime.

Homem é morto após troca de tiros com a polícia durante operação contra o tráfico no Centro Histórico de Salvador


Um homem foi morto após troca de tiros com a Polícia Militar durante Operação Tráfico Zero, no Centro Histórico de Salvador, na manhã desta segunda-feira (18).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), equipes do 18° Batalhão da PM foram até uma rua transversal à Avenida JJ Seabra, perto da Baixa do Sapateiro, após levantamento do setor de inteligência da operação.

Quando chegaram no local, segundo a SSP-BA, os policiais foram recebidos a tiros por quatro traficantes. Um deles foi baleado e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Os outros três bandidos fugiram.

Ainda de acordo com a SSP-BA, no local do confronto, foram apreendidos 236 pinos de cocaína, 49 trouxas de maconha, um revólver calibre 38 e cinco munições.

Carro com cinco pessoas da mesma família cai em ribanceira e homem de 30 anos morre na Bahia


Um homem de 30 anos morreu após o carro em que ele estava cair em uma ribanceira na BA-262, entre as cidades de Aracatu e Brumado, no sudoeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), outras quatro pessoas ficaram feridas. A PRE ainda informou que, pelas identidades dos ocupantes do veículo, todos são da mesma família.

Ainda segundo a PRE, informações iniciais apontam que o condutor do carro perdeu o controle da direção e caiu na ribanceira, no Km-409. Não há mais detalhes sobre as circunstâncias do acidente.

Os feridos foram levados para o Hospital Regional de Brumado. Não há informações sobre o estado de saúde deles. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local do acidente. O corpo da vítima foi levado para o DPT de Vitória da Conquista.

A PRE ainda informou que o veículo, com placa de São Paulo, foi retirado da pista por um guincho e levado para a delegacia de Brumado.





Marido confessa que matou jovem grávida antes do parto e é preso na Bahia


O marido de Daiane Reis Mota, grávida de oito meses encontrada morta no domingo (17), um dia antes do parto marcado para a segunda-feira (18), na cidade de Serrinha, a cerca de 170 km de Salvador, confessou que matou a mulher e foi preso pela Polícia Civil.

Adilson Prado Lima Júnior havia denunciado inicialmente o desaparecimento da vítima, depois de sair para fazer compras, mas a polícia desconfiou da versão dele, que acabou contando que cometeu o crime.

A polícia constatou, por meio de câmeras de segurança, que a vítima saiu de casa com o marido no carro de um irmão dela na tarde de sábado (16), quando foi morta. Adilson contou que chegou a esconder pertences para dificultar a identificação da vítima. Ele foi indiciado pelo crime de feminicídio e deve ser levado ao presídio de Serrinha.

O corpo de Daiane foi achado em um matagal da zona rural, no povoado de Murici, por ciclistas que faziam trilhas e chamaram a polícia, e levado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. O sepultamento está marcado para as 10h desta segunda-feira, no Cemitério Jardim das Acácias, do bairro Cidade Nova.