quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ambulâncias do Samu voltam a operar em Ilhéus, mesmo sem equipamentos e danificadas.

Ambulâncias do Samu voltam a operar em Ilhéus, mesmo sem equipamentos e danificadas.



Depois de três dias com o atendimento suspenso por falta de ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ilhéus, no sul da Bahia, voltou a operar. As atividades foram retomadas na quarta-feira (17), mesmo com algumas ambulâncias ainda sem equipamentos ou danificadas. Uma delas opera com uma maca que foi presa por uma cinta para não se mover enquanto o veículo está em deslocamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, três, das seis ambulâncias, estão em funcionamento. Os veículos usados pelo Samu para prestar socorro a pacientes estão sucateados, com problemas mecânicos e falta de equipamentos para atendimentos.

Das três unidades móveis que voltaram a operar na cidade, duas são básicas e outra é avançada, que é uma Unidade de Terapia Itensiva (UTI) móvel. Já a ambulância que foi flagrada com as portas amarradas com uma atadura, continua parada no pátio.

A Secretaria de Saúde de Ilhéus reconhece os problemas e diz que os veículos são antigos. O órgão informou que está providenciando uma solução. "A gente está trabalhando nas licitações preventivas e corretivas de frotas e de equipamentos também. Uma depende da outra, não é só uma estrutura física, mas também dar possibilidade de atuação aos profissionais pelo Samu", disse a secretária Elizângela Oliveira.