segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Família filma idosa passando mal em banco de hospital enquanto enfermeiro usa computador; profissional foi afastado



Caso ocorreu no município de Itabuna, na região sul do estado. Unidade médica disse que
procedimento administrativo foi aberto para apurar ocorrido.

Parentes de uma idosa de 78 anos filmaram o momento em que a mulher passava mal dentro de um hospital no município de Itabuna, no sul da Bahia, para denunciar a falta de atendimento médico no local.

Eles dizem que um enfermeiro que trabalha na unidade de saúde, mesmo percebendo que a idosa não estava bem, não tomou nenhuma providência para atender a paciente. Após o caso ganhar repercussão, o profissional foi afastado das atividades.

O vídeo, gravado na semana passada pelos familiares da idosa Creuza Maria da Silva Faustino, foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, a mulher aparece deitada em um banco do hospital. Os parentes disseram que ela estava com a pressão alta.

O enfermeiro, responsável pela triagem, é filmado sentado de frente para um computador numa sala ao lado, sem prestar atendimento à paciente.



"Olha a situação dessa senhora idosa, que tem os direitos violados por um mau profissional, por um péssimo profissional. E ele falou para mim que ele é concursado, que não vai dar nada para ele. E tem testemunhas aqui para comprovar isso", disse um dos parentes da vítima na gravação.

De acordo com a família, a idosa só foi atendida depois que várias pessoas começaram a filmar o que estava acontecendo. A mulher, depois de medicada, foi para casa e, segundo os parentes, está se recuperando bem.

A direção do hospital informou que, além do afastamento do enfermeiro que aparece nas imagens, um inquérito administrativo foi aberto para investigar o ocorrido e, caso fique comprovado que houve negligência, o profissional poderá ser exonerado do cargo.

A unidade de saúde disse ainda que, em casos como esse, o protocolo de atendimento determina que a triagem seja feita e os pacientes com estado de saúde mais grave sejam atendidos de forma mais rápida. O hospital não informou se há prazo para conclusão do inquérito administrativo e nem por quanto tempo o enfermeiro ficará afastado das funções. 


PREFEITURA VAI ENTREGAR CRECHE DOM EDUARDO TOTALMENTE REFORMADA



A obra de recuperação da Creche Municipal Dom Eduardo, localizada na Avenida Osmundo Marques, Bairro São Francisco, zona sul da cidade de Ilhéus, está em fase de finalização.  Os trabalhos, iniciados em maio último, incluem a requalificação de todo o telhado, reparos nas redes elétrica e hidráulica, além de pintura e recuperação do passeio.

A Creche Dom Eduardo é a única que pertence, de fato, à Rede Municipal de Ensino. De acordo com a secretária de Educação, Eliane Oliveira, a previsão para entrega da obra é de aproximadamente 30 dias.

“Os trabalhos estão a todo vapor, a obra visivelmente adiantada, com a finalidade de proporcionar melhores condições de trabalho para professores e demais funcionários e de aproveitamento para as crianças e suas famílias”, acrescenta a secretária.

A escola foi interditada no início do ano devido às más condições constatadas na sua infraestrutura, além da ação de vândalos, que invadiram a unidade de ensino inúmeras vezes, destruíram equipamentos e documentos importantes para o funcionamento, além de danificarem parte da estrutura.

Novas creches – O prefeito Mário Alexandre, conseguiu destravar as pendências técnicas relativas à construção de três creches – anunciadas há alguns anos mas que jamais saíram do papel – e o município já recebeu autorização para iniciar o processo licitatório para a construção das mesmas.

A notícia foi revelada ao prefeito durante reunião, em Brasília, no mês passado, na presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o prefeito, serão construídas unidades nos bairros Teotônio Vilela, Malhado e na avenida Governador Roberto Santos. São três creches tipo 1 no valor de R$ 2.300.000,00 cada.

“ILHÉUS TERÁ NOVO FÓRUM”

O Diário de Ilhéus, edição da última terça-feira, 09 de outubro, anunciou que o Tribunal de Justiça da Bahia irá construir, na zona sul, um novo fórum da Comarca de Ilhéus.

O atual foi erigido na década de setenta, na gestão do Governador ACM. Naquela época, a Justiça funcionava em casas alugadas, sendo que o Tribunal do Júri, na Prefeitura.

Situação bem diferente da presente.

Vai nascer mais um elefante branco a exemplo do Hospital e Maternidade Santa Isabel, que envergonha os que têm sentimento e respeito pela coisa pública. Completar-se-ão na desolação.

A Justiça está muito bem estabelecida. Não carece de instalações suntuosas. Necessita de ser bem administrada para atender aos justos reclamos dos jurisdicionados.

Não se sabe quanto será investido na nova casa. Os valores seriam melhor aplicados se “esse gasto gerasse uma eficiência da Justiça”, como afirmou nosso Presidente, LUIZ VIANA, no dia do Advogado, 11 de agosto, à TARDE DA BAHIA.

Acrescentou, em sua entrevista:

“Estamos passando por um momento de enfrentamento da crise do Poder Judiciário baiano em defesa das prerrogativas dos advogados.”

E concluiu: “há anos, cunhei a frase: advogar na Bahia virou um inferno. Agora, estou cunhando outra: A jurisdição de primeiro grau faliu”.

Realmente, com a experiência de longos anos, no “batente” posso proclamar essa falência. E não será a construção de um novo fórum que constituirá “o marco de avanços” de que fala o presidente da Seccional Baiana.

O Conselho Nacional de Justiça apontou que, em 2016, o TJBA teve em despesas nominais cerca de 2,3 bilhões, dos quais 1,9 bilhão foi somente para pagamento de pessoal.

Informou ainda que cada juiz custa ao contribuinte brasileiro a bagatela de R$48.000,00(quarenta e oito mil reais) mensais. Correspondem a 50 vezes o que percebe um trabalhador para se manter e a sua família.

Nossa Comarca dispõe de quatro vara cíveis. Em cada uma, existe um estoque de 5.000 processos pendentes de despachos, decisões e sentenças.

E o pior: dois desses magistrados se encontram em constante gozo de férias acumuladas e uma, em licença-maternidade. Sendo que, o que sobra, além de titular, em Ilhéus, responde, como substituto, em uma Comarca do Interior, dois dias na semana, dedicando apenas três dias em Ilhéus.

Humanamente impossível, vez que seus subordinados, até para certificação do decurso de um prazo, dependem de sua ordem expressa.

Portanto, barreiras intransponíveis se erguem ao trabalho do advogado.
Sem se falar nas partes que não têm a quem apelar.

Infeliz do profissional que ousar reclamar ao CNJ e/ou à Corregedoria, como autoriza o art. 235, do Código de Processo Civil. O cooperativismo passa a considerá-lo “persona non grata”. “ANATEMA SIT”. Seus processos passam a residir no limbo per omnia secula seculorum.

Para amenizar o clima, está na mídia que numa audiência, em uma das Varas de Família, em que se discutia a guarda de um menor, o juiz, não conseguindo estabelecê-la amigavelmente, perguntou à criança sua opção. Esta disse preferir ficar com ele, o juiz, porque ele ganha trinta mil reais por mês, tem auxílio moradia, paletó, creche, tem quatro férias por ano e só trabalha três dias na semana…
A construção de uma nova Justiça deve começar por aí, não por uma nova casa da Justiça. ITA SPERATUR!

UESC: ESTUDANTES RECLAMAM DA COMIDA DO RU



Nesse domingo (15), um leitor enviou ao Blog do Gusmão uma mensagem informando que estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) reclamaram de ter passado mal após almoçar no Restaurante Universitário (RU).

Segundo o informante, mais de 20 pessoas que almoçaram no restaurante da UESC, no sábado (14), passaram mal durante a madrugada. Os sintomas relatados são parecidos em todos os casos: dor abdominal intensa seguida de diarreia.

Na página da instituição no Facebook alunos reclamam dos serviços prestados pelo RU. Em uma das postagens, a aluna afirma estar insatisfeita com o restaurante. “Como se não bastassem as filas imensas, eles nos serviram comida estragada pela segunda vez”, completou.

Não é a primeira vez que alunos reclamam dos serviços prestados pelo restaurante universitário. Relembre aqui.

O Blog do Gusmão entrou em contato nessa manhã (16) com a Pró-Reitoria de Administração da UESC, que o encaminhou para o SUSAU (Sub-gerência de Serviços Auxiliares). Mas o órgão não atendeu. Este espaço fica aberto caso a instituição queira se pronunciar. 

Empresa de call center investigada por controlar ida de funcionários ao banheiro é interditada

Estabelecimento fica localizado no centro de Itabuna. Órgãos constataram irregularidades quanto à concessão de repouso semanal, utilização de banco de horas e outros.

A unidade de Itabuna da empresa de call center Tel Centro de Contatos foi interditada, nesta segunda-feira (16), por irregularidades trabalhistas durante ação realizada a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) por auditores-fiscais, com o apoio da Polícia Federal.

Segundo os órgãos, "graves irregularidades" na forma de controle da jornada dos empregados foram o motivo da interdição total da unidade. A mesma empresa é alvo de outros inquéritos e ações civis públicas movidas pelo MPT por situações que envolvem assédio moral, problemas na oferta de alimentação aos funcionários, atrasos no pagamento de salários e controle de idas ao banheiro.

Segundo o MPT, as irregularidades foram identificadas num inquérito que o órgão instaurou para apurar denúncias de descumprimento da legislação trabalhista. A empresa fica localizada na Avenida José Soares Pinheiro, no centro da cidade.

O órgão apontou que foram encontraram irregularidades quanto à concessão de repouso semanal remunerado, à utilização irregular de sistema de banco de horas, ao trabalho nos dias de domingo à realização de horas extras e à duração da jornada diária de trabalho, que no setor de call center é limitado a seis horas diárias, com possibilidade de eventuais acréscimos de até duas horas extras por dia.

Em nota, a Tel Centro de Contatos informou que foi surpreendida com a ação realizada pelo MPT e pela PF, cujos agentes, segundo a empresa, chegaram ao local armados. A empresa informou que estranha não ter recebido previamente qualquer auto de infração emitido pelo órgão sobre os motivos que levaram à interdição do local e diz que não teve o direito de se defender das acusações. [Confira abaixo íntegra da nota enviada pela empresa]

Ainda segundo o MPT, o caso começou a ser apurado em fevereiro deste ano a partir de denúncia sigilosa.

Com a interdição, conforme o órgão, todas as atividades relacionadas a teleatendimento estão suspensas na unidade da empresa por tempo indeterminado e só poderão ser retomadas após a comprovação de que estão sendo cumpridas as normas trabalhistas válidas para todas as empresas do setor, no que se refere ao controle de jornada.

As recomendações dos auditores, no termo de interdição, incluem a instalação de sistema de registro eletrônico de ponto, termo de compromisso da empresa de não usar mais outro sistema de registro de ponto ilegal e de conceder pausas e descansos nas jornadas de trabalho, conforme prevê a lei trabalhista brasileira.

Nota enviada pela Tel Centro de Contatos:

"Na manhã deste dia 16/10/2017, a Tel foi surpreendida pela presença de prepostos do MTE – Ministério do Trabalho Emprego em sua filial na cidade de Itabuna/Ba, sob o argumento de que a empresa estaria supostamente descumprindo itens da legislação trabalhista relacionados a jornada de trabalho, banco de horas e registro de ponto e pela sua decisão de interditar o funcionamento da operação, suspendendo todo atendimento via telefone, apoiados por Policiais Federais de arma em punho.

A empresa estranha não ter recebido previamente qualquer auto de infração emitido pelo órgão sobre os motivos que sustentam tal disposição e salienta que não lhe foi facultado o direito de se defender das acusações, que, a princípio, são facilmente refutáveis com embasamentos na legislação trabalhista, normas regulamentadoras editadas pelo próprio MTE e Justiça do Trabalho, cujos entendimentos são contrários ao apresentado por aqueles fiscais, o que denota fragilidade e confusão da decisão expedida.

Além disso, a Tel repudia qualquer tipo de violência, inclusive o recurso dos prepostos da polícia federal de adentrarem o ambiente da empresa portando armas de grosso calibre, expondo os nossos colaboradores a um risco completamente desnecessário e a constrangimentos.

A Tel possui quase 30 anos de atuação neste segmento e sempre prezou em cumprir rigorosamente as normas trabalhistas para salvaguardar não somente o direito, mas sobretudo a qualidade de vida dos nossos mais de 15 mil colaboradores distribuídos em diversas regiões do Brasil.

Ademais, as práticas em questão adotadas pela empresa não só são compartilhadas pelas principais do segmento comprometidas com legislação brasileira como já foram fiscalizadas e validadas pelo MPT, Justiça do Trabalho e próprio MTE em cidades como São Paulo, Brasília, Salvador, Feira de Santana, dentre outras.

Infelizmente, o MTE, que tem o dever de prezar pela boa empregabilidade, não demonstrou sensibilidade em avaliar as consequências de uma atitude extrema e precipitada, colocando em xeque o emprego e sustento de milhares de famílias que dependem da unidade, quando havia a opção de intimar a empresa para discussão pelas vias jurídicas legais sobre a divergência de entendimento dos mesmos.

As providências cabíveis para a retomada das atividades já foram adotadas em âmbito judicial, tendo a Justiça do Trabalho, que analisa o caso, deferido a liminar para suspender/encerrar imediatamente a interdição efetuada pelos Auditores Fiscais do MTE, portanto, sendo totalmente restabelecidas as atividades da Tel imediatamente.

Ademais, a Tel se compromete a envidar esforços para reverter a crítica situação em que o contrato foi exposto em prol da manutenção dos milhares de empregos gerados, além de estender a discussão a danos emergentes e lucro cessantes gerados pelo evento".

70 CIPM prende quadrilha suspeita de assalto a ônibus em Ilhéus



Após informações de que envolvidos em assaltos a ônibus estariam escondidos no distrito de Castelo Novo, foi iniciada a Operação Castelo de Areia, que contou com guarnições do PETO 70, ROTAM, Pelotão Teotônio Vilela e CIPA/Ilhéus. A polícia cercou a casa e, durante a diligência, foi recebida a tiros pelos bandidos, que revidou a injusta agressão atingindo um dos meliantes, identificado pelo prenome de Matheus, que foi socorrido para o Hospital Regional, porém veio a óbito.

Em continuidade a diligência os policiais prenderam em flagrante Joelton de Jesus Jovita, o menor M.S.S., Ivanildo de Jesus Santos e Andreza Santos Reis. Após novas informações as guarnições deslocaram para o distrito de Itariri, onde chegaram a uma casa encontrando Alessandra Pinto e Silva, que estava com uma certa quantidade de maconha e crack. Em outro barraco os militares encontraram José Carlos Santos de Oliveira e o menor T.S.A. Com eles foi encontrado um arma artesanal e alguns aparelhos celulares, estes, posteriormente, reconhecidos por vítimas do assalto do ônibus da empresa São Miguel. 



Com a quadrilha a polícia encontrou 01 espingarda cal. 36, bereta cal. 6.35 e 40 munições, uma arma de fabricação artesanal, simulacro de pistola .40, simulacro de pistola 380, três balanças de precisão, 1,5 kg de maconha, munição calibre 12, 28 pedras de crack, 14 pinos de cocaína, 09 buchas de maconhas,08 aparelhos celular, 01 tablete, 01 binóculo.

Todos os suspeitos, bem como os materiais apreendidos, foram apresentados no plantão da 7a Coorpin, para registro de boletim de ocorrência sob o n° 17-05800 e 17-05801.

Jequié: Comerciante é morto a tiros dentro de Mercadinho no "Inferninho"



Um comerciante foi morto a tiros na manhã de domingo (15), por volta das 11h30, na localidade conhecida como "Inferninho", no bairro Joaquim Romão, em Jequié. A vítima identificada como Nelson Coelho de Souza Neto, estava dentro do seu estabelecimento comercial, um Mercadinho, quando dois homens invadiram o local e um deles disparou três tiros contra o comerciante. 

De acordo com o blog Jequié Urgente, no momento do homicídio, Nelson segurava um bebê de 03 meses de idade. A criança teria caído junto com o pai após os tiros que atingiram a cabeça e o abdômen do comerciante. A vítima morreu no local. A comunidade local desconhece o envolvimento de Nelson com o mundo do crime. O caso será investigado pelas autoridades policiais. Até a publicação dessa matéria, nenhum suspeito tinha sido preso.


O Ministério Público estadual recomendou aos chefes dos Poderes Executivo e Legislativo do município de Santa Cruz Cabrália que suspendam imediatamente o aumento salarial de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretariado concedido com base na Lei Municipal 001/2016-L, voltando a vigorar os subsídios fixados na Lei nº 505, de 1º de outubro de 2012. A recomendação foi expedida no último dia 11 pelo promotor de Justiça João Paulo de Carvalho.

Segundo o promotor, o aumento salarial foi concedido de “forma irregular, sem a observância do devido e necessário processo legislativo, ao arrepio da legislação vigente”. João Paulo de Carvalho recomenda que os valores recebidos indevidamente pelos agentes políticos beneficiados pela Lei 001/2016-L sejam devolvidos aos cofres públicos, com juros e correção monetária, em prazo não superior ao verificado para recebimento do aumento.

PF LEVA MALOTES DO GABINETE DE LÚCIO VIEIRA LIMA



Mesmo depois da saída dos policiais federais, o gabinete do parlamentar permanece fechado e não se sabe se ele está em Brasília, Salvador ou em outra cidade.

Depois de quatro horas de trabalho, policiais federais deixaram hoje as 10h45 o gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), na Câmara, onde realizaram operação de busca e apreensão (Veja aqui), a pedido da Procuradoria Geral da República, segundo a Agência Brasil.

O gabinete de Lúcio é o de número 612 e fica no Anexo 4 da Câmara. Servidores do Congresso Nacional que viram os policiais federais deixando o prédio disseram que eles levavam malas e malotes com material apreendido. O conteúdo não foi informado.

POLICIA FEDERAL INTERDITA A TEL EM ITABUNA



A empresa Tel Telemática e Marketing em Itabuna foi interditada na manhã desta segunda-feira, 16, por auditores do Ministério Público do Trabalho – MPT e agentes da Policia Federal. De acordo com informações, os funcionários estão de braços cruzados aguardando orientações da diretoria.

Segundo apurou o Blog Ipolítica, a empresa está sendo acusada de controlar até os minutos que o funcionário vai ao banheiro, inclusive com advertências e de assédio moral. Todo o atendimento foi desligado por determinação da PF. A empresa de Call Center atua em Itabuna desde 2015 e emprega mais de 500 pessoas.

ITABUNA: PREFEITO VAI MANTER O CORTE DE ADICIONAL DOS PROFESSORES



O prefeito Fernando Gomes informou em  reunião no Centro Administrativo Firmino Alves, com 20 dos 21 vereadores e dirigentes do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – Simpi, que em função das dificuldades econômicas do país e que afetam duramente ao governo municipal, vai manter o corte do adicional de atividade complementar (AC).

Fernando disse ainda que os salários dos professores são baixos, mas não tem condições de aumenta-los devido a crise econômica. O corte do AC afeta a cerca de 400 professores da rede municipal.