terça-feira, 3 de outubro de 2017

Repórteres entram no hotel em Las Vegas de onde assassino atirou

 A polícia americana declarou, nesta terça-feira (3), que o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos foi uma ação totalmente premeditada.

Os correspondentes do Jornal Nacional em Las Vegas, Lucas Louis e Fábio Turci, tiveram acesso ao hotel de onde o atirador matou dezenas de pessoas.

Das janelas do quarto do hotel até o lugar onde acontecia o show, a distância é de menos de 400 metros. O atirador tinha uma vista ampla da plateia.

 O Jornal Nacional esteve no 28º andar do hotel. O atirador estava quatro andares acima, no 32º. De lá dá para ver uma das duas janelas que ele destruiu usando um martelo. A outra, que não dá para ver de lá, fica na lateral.

Um vídeo, gravado em 2016 por um hóspede que estava naquele mesmo quarto, mostra como é a suíte usada pelo atirador. É uma das mais luxuosas do hotel, com cerca de 170 metros quadrados. Tem uma vista panorâmica impressionante. O vídeo termina mostrando exatamente o espaço onde, no último fim de semana, foi o festival de música country.

O atirador chegou ao hotel na quinta-feira (28) com, pelo menos, dez malas. Dentro delas, ele levava 23 armas, incluindo vários fuzis.


Entre quinta (28) e domingo (1º), Steven Paddock visitou pelo menos um cassino, onde usou uma espécie de cartão fidelidade que estava no nome da namorada dele, Marilou Danley.

Foi por isso que, logo após o ataque, a polícia achou que ela também estava em Las Vegas. Marilou está nas Filipinas. A imprensa americana afirmou que, na semana passada, o atirador transferiu US$ 100 mil para uma conta em nome dela, nas Filipinas.

A polícia não confirmou a transferência, mas disse que a investigação sobre Marilou continua. "Esperamos ter mais informações em breve", afirmou o xerife.

Na casa do atirador na cidade de Reno, em Nevada, a polícia encontrou mais cinco pistolas e duas espingardas. Na segunda-feira (2), 19 armas já tinham sido encontradas em outra propriedade dele, em Mesquite.

Quando o massacre começou, os policiais sabiam que precisavam parar o atirador o quanto antes. Quando perceberam que ele estava no hotel, faltava saber em qual andar, em qual quarto. Policiais de Las Vegas e seguranças do hotel se reuniram no 29º andar e começaram a fazer uma varredura dali para cima, subindo de andar em andar e esvaziando quartos. Quando chegaram ao 32º, o atirador disparou e machucou um segurança que tinha se separado dos policiais. Aí, eles chamaram a SWAT, um grupo de elite da polícia.

A SWAT usou explosivos para arrombar a porta do quarto. Lá dentro, encontrou o atirador já morto. Ele teria usado uma pistola para cometer suicídio.

Nesta terça-feira (3), o chefe de polícia de Las Vegas contou que o atirador instalou câmeras dentro do quarto e no corredor. O objetivo era monitorar a chegada de policiais. "Foi obviamente um ataque premeditado. Foi planejado cuidadosamente", disse o xerife.

Bruce é policial no Texas, estava no show e disse que, quando o tiroteio começou, ele logo percebeu que os tiros vinham do alto. Bruce contou para o Jornal Nacional que, quando os tiros paravam, ele corria e que, quando recomeçavam, se jogava no chão. "Quando os tiros acertavam o chão, eu sentia os pedaços de asfalto batendo na minha perna. Eu corri e me deitei umas 12 vezes até conseguir escapar", contou.

A investigação de uma cena de crime complexa como essa, com tantas vítimas, tantos tiros disparados, é algo que leva dias. Agentes do FBI, a Polícia Federal americana, vasculham cuidadosamente o asfalto da Las Vegas Boulevard, a avenida mais famosa da cidade, em busca de evidências que possam ajudar na investigação. Por essa avenida, muitas das pessoas que estavam no show tentaram fugir.

Outros agentes do FBI usam um instrumento para fazer medições. Essas medições vão ajudar a reconstituir a cena do crime, calcular as distâncias entre o hotel, a avenida e o local onde o show era realizado.

Mas a população não quer que lá seja só cena de crime, com buracos de bala e manchas de sangue. O lugar onde tanta gente querida foi vista pela última vez merece mais. Um casal perdeu nove amigos no ataque.

Bando que fez túnel em SP pode ter atuado em assaltos célebres

Polícia diz que líder é suspeito de ter participado dos roubos ao Banco Central, em Fortaleza,, à Prosegur, no Paraguai, e ao Itaú, na Avenida Paulista

A Polícia Civil de São Paulo suspeita que o líder do grupo que construiu um túnel de 500 metros de extensão para acessar o cofre de uma agência do Banco do Brasil na Chácara Santo Antônio, na zona sul da capital paulista, tenha participado de outros assaltos célebres, como os do Banco Central, em Fortaleza, em 2005, do banco Itaú na Avenida Paulista, em 2011, e de uma unidade da empresa de transporte de valores Prosegur, no Paraguai, em abril deste ano.

Segundo a polícia, o líder do grupo – preso com outras 15 pessoas – é Alceu Céu Gomes Nogueira. “Esse Alceu é um dos mentores do roubo no Paraguai. Mas vamos comprovar isso com as investigações”, disse o delegado Fábio Pinheiro Lopes.  Outra suspeita é que Nogueira seja membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que foi apontado como responsável pelo assalto à Prosegur. Das dezesseis pessoas que foram presas, apenas duas não tinham passagens pela polícia.

ÔNIBUS PERDE FORÇA NA LADEIRA E ASSUSTA PASSAGEIROS EM ILHÉUS


No início da tarde desta terça-feira (03) um ônibus da empresa viametro que faz a linha Santo Antônio não teve forças para subir a ladeira que dá acesso a Ponte Lomanto Júnior. O motorista tentou por duas vezes a subida mas o ônibus retornou de ré pela Princesa Isabel. O cobrador desceu do ônibus e ajudou na organização do tráfego para que o motorista retornasse ao terminal urbano.

Os usuários do transporte coletivo ficaram indignados com a situação. No terminal o ônibus permaneceu por cerca de  20 minutos parado, depois seguiu  sentido Praça Cairu pela ladeira da Rua Maria Quitéria, no Centro de Ilhéus.

SERVIDORES ESTADUAIS DO HOSPITAL REGIONAL DEVEM ESCOLHER UNIDADES DE SAÚDE PARA SEREM REALOCADOS



Uma circular assinada pelo Diretor Geral do Hospital Regional Luiz Viana Filho, Dr. Cláudio Moura Costa, vem preocupando os servidores estatutários estaduais alocados na unidade. Segundo a circular interna de Nº 042/2017, os servidores que quiserem optar para unidades de saúde fora de Ilhéus devem procurar o RH do órgão. Para os servidores, a circular insinua que não haverá transferência dos servidores para o novo Hospital Regional (Costa do Cacau).

Vale lembrar que o Hospital Regional será repassado ao município de Ilhéus, que passará a ser um Hospital Materno-Infantil.

Segundo o ofício encaminhado pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, ao legislativo ilheense e lido no plenário, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, garantiu que os servidores seriam transferidos e mantidos no novo Hospital, e pede a intervenção da casa para que a promessa seja cobrada.

Os servidores lotados no Hospital Regional tem relevantes serviços à população de Ilhéus, município onde constituíram famílias, e toda a sua vida e terão que fazer uma mudança drástica, sem necessidade, já que o Novo Hospital do Cacau possui essas vagas.

ILHÉUS E UNA REGISTRAM AUMENTO DE MORTES DE PESSOAS COM AIDS

Ilhéus já notificou, neste ano, cinco mortes de pessoas que estavam com Aids. O número é bem superior ao registrado em 2016, quando houve um óbito em 12 meses, conforme dados da Superintendência de Vigilância de Proteção da Saúde. Outro município com aumento no número de mortes de portadores da doença é Una, com três ocorrências, conforme apurou o PIMENTA.

De acordo com dados do órgão da Secretaria Estadual de Saúde, no ano a doença já matou 113 pessoas na Bahia, sendo que 49 eram moradores de Salvador. No interior, além de Itabuna e Una, os municípios com quantidade significativa de óbitos são Teixeira de Freitas (9), Santo Antônio de Jesus (7), Jequié (6), Serrinha (6), Juazeiro (5) e Irecê (3).

Os números indicam que Itabuna fechará o ano com redução na quantidade de mortes causadas pela doença. O município notificou uma ocorrência em nove meses. No ano passado, Itabuna registrou uma média de dois óbitos por mês.

MAIS MORTES

Os dados mostram ainda que, nos últimos anos, a doença causou dezenas de mortes em localidades como Camacan, Una, Jequié, Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Santo Antônio de Jesus. No ano passado, por exemplo, esses municípios somaram 43 mortes das 208 registradas no estado.

Em 2015, foram 56 mortes de pessoas que lutavam contra a Aids nesses municípios, excluindo da lista Camacan, que não teve notificação. Naquele ano a doença causou 11 óbitos em Ilhéus e outros 10 em Itabuna. No estado foram 218 mortes de pessoas adultas

PETO 70 apreende menores com simulacro e drogas no Salobrinho



Por volta das 12hs, desta terça-feira (03), uma guarnição do PETO 70 durante incursão  no bairro do Salobrinho, apreendeu em flagrante dois menores de iniciais B.S.J e D.B. Com a dupla, a polícia encontrou droga, arma artesanal, um simulacro de arma de fogo e cigarros.

Conduzidos para o plantão da 7a Coorpin, juntamente com material apreendido, os rapazes ficaram recolhidos à disposição das autoridades judiciárias da comarca de Ilhéus. É mais uma ação do PETO 70 que logrou êxito no sentido de combater o tráfico em Ilhéus. 


CÂMARA QUER QUE SECRETÁRIA EXPLIQUE CORTE DE GRATIFICAÇÃO DE PROFESSORES



A secretária de Educação de Itabuna, Anorina Smith Lima, terá que explicar, à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, os motivos que levaram o governo a cortar da atividade complementar (AC) dos professores da rede municipal. O corte equivale a 20% do salário-base de cada professor.

O governo considerou ilegal o pagamento desse benefício aos docentes que lecionam do 4º ao 9º ano e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), conforme decreto assinado pelo prefeito Fernando Gomes e Anorina.

Na segunda (2), professores lotaram o Plenário da Câmara em protesto contra o corte salarial. Vereadores, de situação e de oposição, mostraram-se surpresos com o decreto que aboliu a gratificação.

Contrário à decisão do governo municipal, Aldenes Meira (PCdoB) argumentou que a AC é direito conquistado dos docentes e que se há alguma ilegalidade, que o Executivo “mande pra Casa que a gente legaliza”.

CONVIDADOS

Além da convocação da secretária, também foram convidados para explicar o corte o procurador-geral do Município, Luiz Fernando Guarnieri, e o secretário da Fazenda, Moacir Messias. A presidente do Sindicato do Magistério Público de Itabuna (Simpi), Carminha Oliveira, participará como convidada.

PF CUMPRE MANDADO EM PRÉDIO DE LUXO EM ITABUNA


Agentes da Polícia Federal cumprem mandado judicial em um prédio luxuoso da Avenida Garcia, no centro de Itabuna. Os agentes não comentam sobre a ação, que ocorre em um dos apartamentos do Edifício Leonardo da Vinci. Uma pessoa foi conduzida. A ação, segundo informações extraoficiais, está relacionada às investigações sobre esquema de pirâmide financeira no sul da Bahia.

CUTUCANDO ONÇA…



O governo do prefeito Fernando Gomes pode sofrer séria crise, caso mantenha enfrentamento com servidores, cortando-lhes direito à gratificação. Ontem (2), professores ocuparam o Centro Administrativo  Firmino Alves. Dia de grande barulho e espaço na mídia estadual. Acionada, a Câmara convidou secretários para que os representantes do governo expliquem corte de gratificação dos educadores. O corte equivale a Câmara 20% do salário, conforme projeções.

Hoje sabe-se que funcionários de outros setores também foram atingidos. Fiscais de transportes sofreram corte de 30% do salário com a decisão  do prefeito de retirar dos agentes o direito ao adicional de risco. Ao menos, os agentes de trânsito foram preservados. Antes, a tesoura comeu pra cima dos servidores da Saúde.

A insatisfação  aumentou ainda mais, porque o corte ocorreu sem qualquer aviso. Funcionários se viram obrigados, até, a recorrer a empréstimo. Por outro lado, governo alega cobertor ainda mais curto para fazer frente às despesas, inclusive com folha.

BANDIDOS EXPLODEM BANCO DO BRASIL EM BUERAREMA



Aproximadamente dez homens, fortemente armados invadiram e explodiram a agência do Banco do Brasil, em Buerarema na madrugada desta terça-feira, 3. De acordo com informações, os elementos estavam em um Volvo, possivelmente roubado em Eunápolis e uma L-200, roubada no distrito de Vera Cruz, na última sexta-feira, 29.

Após a explosão e retirada do dinheiro (quantia ainda não divulgada), eles seguiram pela BR-101, sentido São José da Vitória. A policia já colheu informações e depoimentos e já está a procura dos bandidos.

AUDIÊNCIA EM BRASILIA DISCUTE MELHORIAS PARA SANTA CASA DE ITABUNA

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi pauta de uma série de reuniões em Brasília nesta terça-feira, 3. No Ministério da Saúde, o Provedor Eric Ettinger Júnior, foi recebido pelo Ministro Ricardo Barros e atendido por sua equipe técnica.

A visita foi agendada pelo Vice-Governador da Bahia, João Leão, presente no encontro, que também contou com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas. Ainda na capital federal, a comitiva da Santa Casa, complementada pelo Tesoureiro Peter Devires, pelo Diretor Administrativo Financeiro André Wermann, e pelo Diretor José Rodrigues, teve audiência também com o Deputado Federal Cacá Leão.

SINDSERV COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE CORTE DA INSALUBRIDADE NO HOSPITAL DE BASE E AMEAÇA ENTRAR EM GREVE

Sobrecarga na jornada, precárias condições de trabalho e ataques sistemáticos aos direitos da categoria, são algumas das queixas do Sindicato.



Após cortar o adicional de insalubridade de quem trabalha nas unidades básicas de saúde, agora foi a vez dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães. Na última segunda-feira, 2, o Sindserv realizou uma assembleia, onde foi deliberado pela categoria o estabelecimento de um prazo de vinte dias para que o referido corte seja revisto, sob pena de se iniciar uma greve no HBLEM. O Sindserv também solicitou dos gestores acesso ao relatório que embasou a retirada da Insalubridade.

Levi Araújo, diretor do Sindserv, crítica o descaso que tomou conta do Hospital desde que a atual gestão assumiu, com sobrecarga na jornada, precárias condições de trabalho e ataques sistemáticos aos direitos da categoria. “Hoje, nas enfermarias, um técnico de enfermagem fica responsável (em média) por dezoito pacientes!”, denunciou. Além de arbitrário, o corte no Adicional de Insalubridade é ilegal, pois está previsto em lei. “Os trabalhadores e o sindicato não vão aceitar este corte, pois trabalhamos num ambiente totalmente insalubre”, afirmou Araújo. O Sindserv estuda medidas judiciais para garantir o benefício, além da formalização de denúncia junto ao Ministério Público.

EPI’S – Uma das justificativas para se cortar a Insalubridade no Base seria a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI). Levi esclarece que, mesmo utilizando máscaras, luvas e aventais existe o risco de contaminação. Inclusive o sindicato orienta os servidores e servidoras a se recusarem a atender pacientes sem os devidos equipamentos de proteção individual (EPI). “A responsabilidade é do Hospital”, declarou o dirigente.

Segundo Levi, o clima está tenso no Hospital. Demissões em massa de servidores contratados, ataques aos direitos, além das precárias condições de trabalho, têm dado o tom de “caça às bruxas” nos últimos oito meses. No entendimento de Levi, é preciso que o diálogo prevaleça para que os problemas do Hospital sejam superados. “Não se pode achar que tudo que foi feito até agora está errado e que todos os problemas do Base serão resolvidos a toque de caixa e de forma arbitrária, sem dialogar com o sindicato e com a categoria, porque este Hospital só está de pé hoje graças aos servidores ”, destacou.

Desaparecimento do avião da Malaysia "é quase inconcebível", diz relatório

O desaparecimento do voo MH370, da Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo, no dia 8 de março de 2014, é "quase inconcebível" e "socialmente inaceitável na aviação moderna", diz o relatório final sobre o caso, publicado nesta terça-feira (3) na Austrália. A informação é da Agência EFE.
O documento, feito pelo Escritório Australiano de Segurança no Transporte (ATSB, a sigla em inglês), que lidera a busca juntamente com a China e a Malásia, manifestou "profunda tristeza por não ter localizado o avião, nem tampouco as 239 vítimas que estavam a bordo e que continuam desaparecidas".

O relatório fornece detalhes da busca pelo MH370 e o trabalho realizado pela Austrália no rastreamento submarino, em uma área de 120 mil quilômetros quadrados (km²) no Oceano Índico, nas margens ocidentais da Austrália, sem encontrar o avião.

"É um esforço sem precedentes e houve uma resposta extraordinária da comunidade global", destacou, em comunicado, Greg Hood, da ATSB. Ele destacou o alto padrão e profissionalismo envolvidos no trabalho.

Em meados de agosto, relatórios da Geoscience Austrália e da Organização para a Investigação Industrial e Científica do Consórcio de municípios da Austrália (CSIRO, sigla em inglês) sugeriram que o avião está em uma área de 25 mil km² do Oceano Índico, ao norte de onde inicialmente foi procurado.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu dos radares no dia 8 de março de 2014, 40 minutos após a decolagem em Kuala Lumpur, seguindo para Pequim, depois de serem apagados os sistemas de comunicação, de acordo com a investigação oficial.

Nele viajavam 239 pessoas, sendo 154 cidadãos chineses, 50 malaios (12 formavam a tripulação), sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três americanos, dois canadenses, dois iranianos, dois neozelandeses, dois ucranianos, um holandês e um russo.

Os especialistas verificaram, com base nos dados disponíveis, que o avião caiu em uma área remota do Índico e foi buscado em uma área de 120 mil km², mas sem sucesso.

Partes do MH370 foram recuperadas em Moçambique, na África do Sul, nas Ilhas Mauricio, na Ilha da Reunião (França) e em Pemba (Tanzânia), conforme confirmado por testes de laboratório.



A busca na área foi suspensa no dia 17 de janeiro, até que apareçam provas sólidas que permitam a retomada das operações.