terça-feira, 24 de abril de 2018

Vice-prefeita de cidade no oeste da BA contesta versão da polícia de prisão por desacato


A vice-prefeita de Morpará, cidade no oeste da Bahia, enviou uma nota à imprensa nesta terça-feira (24), negando que tenha sido presa por desacato em Ibotirama, cidade a cerca de 56 km. O caso ocorreu na madrugada de domingo (22).

Conforme a Polícia Militar, Solange Pereira Martins de Novais (PSB) discutiu com os PMs, apresentava sinais de embriaguez e precisou ser algemada.

O G1 procurou a prefeitura de Morpará na segunda-feira (23), dia da publicação do caso, mas não conseguiu contato nem por telefone, nem por e-mail. Na tarde desta terça-feira (24), a vice-prefeita respondeu à solicitação via e-mail.

Em nota, Solange disse que foi espontaneamente até a delegacia de Ibotirama para tratar de assuntos particulares, sem qualquer relação com o cargo de vice-prefeita, mas não detalhou o assunto. Disse ainda que, após prestar esclarecimentos à autoridade policial, retornou para a casa onde mora na companhia de amigos.

Já a Polícia Civil, informou que Solange Pereira Martins de Novais assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é um documento parecido com o Boletim de Ocorrência mas com alguns detalhes adicionais, servindo de peça informativa para o Juizado Especial Criminal.

O termo foi assinado na Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama, após ter sido informado ao delegado, pela guarnição da PM, que a vice-prefeita havia desacatado policiais militares que conduziam um preso.

Ainda na nota, Solange disse que os seres humanos podem errar, mas nem por isso merecem ser "vítimas de falácias e calúnias de pessoas maldosas e de oportunistas de plantão".

Confira a nota na íntegra:

Eu, Solange Pereira Martins de Novais, venho perante esse veículo de comunicação, nos termos da Lei Federal 13.188/2015 e conforme dispõe o art. 5°, inciso V, da Constituição Federal, exercer o direito de resposta, considerando que não fui contatada para dar a minha versão dos fatos, requerendo a divulgação da nota abaixo na mesma proporção da matéria contra mim veiculada.

Na madrugada do último domingo (22), ao contrário do que maldosamente vem sendo divulgado, não fui PRESA. Dirigi-me espontaneamente até a delegacia de Ibotirama para tratar de assuntos particulares, sem qualquer relação com o cargo que honrosamente ocupo. Após prestar esclarecimentos à Autoridade Policial, retornei para a minha residência, na companhia de amigos.

Ressalto que, como seres humanos, somos passíveis de erros, mas nem por isso merecemos ser vítimas de falácias e calúnias de pessoas maldosas e de oportunistas de plantão. Confio na justiça e na força da verdade que, como sempre, há de prevalecer.

No ensejo gostaria de agradecer as manifestações de carinho e solidariedade que venho recebendo da população morparaense do bem, dos amigos de Ibotirama e região e dos meus familiares. A todos vocês toda a minha gratidão.

Caso

A Polícia Militar informou que Solange Novais discutiu com agentes da corporação após um desentendimento por conta de um carro, na madrugada de domingo (22). O caso não foi detalhado pela polícia.

A vice-prefeita foi conduzida para a delegacia e, ao chegar no local, tentou impedir os policiais de entrar na unidade, informou a PM. Conforme a polícia, Solange ficou exaltada e xingou os militares.

Por causa do estado em que estava, ela precisou ser algemada. Segundo a PM, a medida foi tomada para proteger a integridade física de Solange e dos policiais, porque ela estaria descontrolada.

Homens interceptam táxi e matam jovem a tiros na frente da mãe e da tia na BA; 'Ele era o alvo', diz delegada


Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na frente da mãe, da tia e da prima, após sair de uma festa com a família, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informaçaõ foi divulgada ao G1 pela Polícia Civil, nesta terça-feira (24).

O crime ocorreu na noite de 8 de abril. De acordo com a delegada Ludmila Vilas Boas, adjunta da Delegacia de Homicídios (DH) da cidade, a vítima e a família estavam em um táxi, voltando para casa, quando o veículo foi interceptado por criminosos.

Segundo a delegada, o táxi parou em uma sinaleira, no bairro Baraúnas, e, em seguida, foi cercado por três criminosos, que desceram de um outro carro, modelo HB20. O jovem estava no banco do carona. Já a mãe, a tia a prima viajavam no banco traseiro.

"Eles [criminosos] desceram do carro e se posicionaram. Um ficou na lateral do veículo, ao lado da vítima; o outro na frente do táxi, de frente para jovem; e o outro ficou próximo ao carro que eles estavam usando. Já chegaram atirando. Ele [o jovem] abriu a porta e tentou fugir, mas não deixaram. Ele foi baleado", contou a delegada.

Após a ação, os criminosos voltaram para o carro e fugiram. O jovem morreu no local. A família da vítima e o taxista que dirigia para eles não foram atingidos.

"O alvo da execução era ele [vítima]. Os criminosos foram nele. Mas a família informou que o jovem era um menino tranquilo, de boa convivência e sem inimigos. Não haveria razão para qualquer pessoa matá-lo. Inclusive, ele não tinha antecedentes criminais", disse a delegada Ludmila Vilas Boas.

De acordo com a delegada, tudo leva a crer que o crime tenha sido motivado por vingança. A polícia não detalhou como chegou a eessa hipótese e disse que as causas da ação ainda estão sob investigação. Segundo Ludmila Vilas, a polícia trabalha com três linhas de investigação, mas elas não foram divulgadas, para não atrapalhar nas investigações.

Nesta terça-feira, a polícia divulgou o retrato falado de um dos suspeitos. Ele foi confeccionado a partir de características passadas pelas testemunhas. A imagem mostra um homem negro, com lábios finos e olhos puxados. [Confira o retrato falado abaixo]



Polícia busca por suspeito de ter matado jovem em táxi na Bahia
(Foto: Divulgação/Polícia Civil) 
A Polícia Civil pede que qualquer informação sobre o paradeiro dos criminosos seja passada por meio do Disk Denúncia 180, ou no telefone da DH de Feira de Santana: (75) 3221-2044. O anônimato é garantido, de acordo com a delegada Ludmila Vilas Boas.

Homem morre após caminhonete bater em carreta no sudoeste da Bahia; carro ficou destruído


Um homem de 42 anos morreu após o carro que dirigia bater em um carreta na BA-026, trecho da cidade de Planaltino, sudoeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (24). A informação foi passada ao G1 pela Polícia Civil no município. Com o impacto da batida, o veículo pequeno ficou destruído.

De acordo com a polícia, o acidente ocorreu por volta das 6h30, quando a caminhonete saiu de uma estrada vicinal que dá acesso à rodovia e bateu na lateral da carreta. O condutor da caminhonete ficou preso às ferragens e morreu no local do acidente. O motorista da carreta não teve ferimentos.


Conforme a polícia, o corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde será periciado. O caso foi registradao pelas Polícias Rodoviária Estadual (PRE) e Civil, que vai apurar as circunstâncias do acidente.

Quadrilha usava 'dublês' de doentes para fraudar benefícios do INSS em SP


A quadrilha presa em São Paulo nesta terça-feira (24) por fraudar perícias médicas do INSS utilizava dublês de doentes, em alguns casos, pessoas doentes de verdade, mas que se passavam falsamente pelas pessoas que receberiam os benefícios no momento da perícia.

Segundo o delegado Rafael Dantas, coordenador da operação, em alguns casos, os falsos doentes foram flagrados retirando gesso falso logo após sairem das agências do INSS.

O prejuízo estimado da quadrilha é de R$ 60 milhões e R$ 25 milhões dos envolvidos foram bloqueados. 10 pessoas foram presas, entre elas uma auxiliar de enfermagem que atuava em um hospital público estadual e que usava os nomes de pessoas hospitalizadas para obter o benefício de forma fraudulenta.

A Operação Pseuda foi realizada de forma conjunta com a inteligência previdenciária, Advocacia-Geral da União, Ministério Público Federal e INSS, e cumpriu 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Duas pessoas continuam foragidas, informou o delegado em coletiva à imprensa.

"Alguns dublês, de fato, tinham deficiência, paralisia infantil, ou obesidade mórbida, e se apresentavam como segurado. A pessoa passava pela perícia, mas não era ela que iria receber o seguro", diz o procurador-federal Alexandre Jannucci.

As investigações começaram em novembro de 2017 e descobriram que as fraudes consistiam em requerer auxílios-doença para pessoas, algumas que sequer figuravam como segurados do INSS, com o uso de documentos falsos e diversos artifícios.