terça-feira, 25 de setembro de 2018

SANTA CATARINA: DOIS ESQUELETOS DE 5,8 MIL ANOS SÃO ACHADOS AO LADO DE OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA BR-470 EM ILHOTA


Dois esqueletos humanos de 5.880 anos foram achados ao lado da obra de duplicação da BR-470, em Ilhota, no Vale do Itajaí. As escavações arqueológicas ocorreram em maio deste ano. As ossadas foram datadas um laboratório dos Estados Unidos e informadas aos pesquisadores catarinenses há cerca de duas semanas.

De acordo com o arqueólogo Valdir Luiz Schwengber, que coordena a pesquisa, o local, chamado de Sambaqui Ilhota 2, era uma ilha no meio de uma laguna.

Conforme Schwengber, os sambaquis são locais do litoral brasileiro que tiveram ocupação humana no período pré-colonial. Em Santa Catarina, são formados por camadas de conchas, sedimentos e restos de fogueiras, em ambientes lagunares, baías e ilhas.

Os esqueletos foram encontrados a cerca de 60 centímetros de profundidade e encaminhados para o laboratório Beta Analytics, que fica na Flórida, nos Estados Unidos, onde foram datados.

Conforme Schwengber, como o local é isolado e não tem água potável, a hipótese é de que tenha sido utilizado para cerimônias e ritos funerários, o que explicaria esses dois sepultamentos.

Vestígios da fauna no local ajudam os especialistas a compreender as estratégias de sobrevivência dos grupos que habitaram a região.

“Dados coletados no local apontam que tinham uma dieta de peixes, como bagre, miraguaia, o sargo-de-dente, robalo e corvina. O pequeno tamanho dos peixes indica que a base alimentar estava na pesca de peixes juvenis presentes nas águas rasas”, completou. 

Agora, a área está cercada e sinalizada para que possa se tornar um espaço educativo. Os esqueletos estão no laboratório da empresa responsável pelo trabalho. “A pesquisa prossegue, estamos tentando identificar alimentação, doenças, sexo e idade dessas pessoas e do que morreram”, afirmou. 


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




MORRE QUARTO HOMEM QUE TENTOU FURAR BLOQUEIO COM CARRO ROUBADO


Itapebi: Foi morto em uma troca de tiros com a Polícia Militar, segunda-feira (24), em Itapebi, Welton dos Reis Correia, 23 anos. Segundo a informação, ele era o quarto homem que estava no carro que furou um bloqueio da PM, na mesma cidade, domingo à noite. Na ação, três bandidos morreram. Welton tinha conseguido fugir.

A Polícia Militar informou que, no início da tarde de segunda, conseguiu interceptar um carro, com dois homens e uma mulher. Havia denúncia que o grupo saiu de Eunápolis para resgatar Welton, que estava escondido perto de uma fazenda às margens da BR-101.

No momento em que interrogavam os suspeitos, diz a polícia, um deles recebeu um telefonema de Welton. "O fugitivo dizia o local onde estava abrigado e que aguardava o resgate", frisa um policial que participou da operação.

Os policiais afirmam que, diante da informação, foram até o local e acabaram recebidos a tiros. No revide, o acusado foi baleado. Socorrido ao hospital público de Itapebi, ele acabou não resistindo aos ferimentos.

Fonte: Radar64
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




MOTORISTA MINEIRO MORRE APÓS DESCER RIBANCEIRA NA BA 001: CORPO FOI ENCONTRADO PELOS BOMBEIROS


Caravelas: Na noite da última segunda-feira, 24 de setembro, um motorista perdeu o controle de uma caminhonete Mitsubishi/L200, branca e desceu um ribanceira. 

O acidente aconteceu no KM 23 da BA 001 que liga Caravelas ao Prado, por volta das 18H00. A PRE foi acionada, e quando os policiais chegaram no local, apenas o carro foi encontrado.

Então foi realizada buscas, mais o motorista não foi encontrado. O Corpo de Bombeiros foi solicitado e uma equipe se deslocou para o local onde iniciaram as buscas. 

E já nesta terça-feira, 25, os bombeiros encontraram o corpo do motorista. Ele foi identificado como sendo Gercy Camilo Lage, 69 anos de idade, natural de Joanésia/MG. O corpo foi removido e encaminhado para o IML de Itamarajú e deverá ser submetido a necropsia ainda nesta terça-feira.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




MOTORISTA DE VIATURA DA PM PERDE CONTROLE E TOMBA VEÍCULO NA BR-101


Uma viatura da Polícia Militar capotou na manhã desta terça-feira (25), na cidade de Itapebi, sul da Bahia. O veículo tinha dois policiais, que não tiveram ferimentos graves. Os militares seguiam para o município de Itabuna, também no sul do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na BR-101, depois que a guarnição saiu de Porto Seguro.

O PM que dirigia a viatura contou à PRF que perdeu o controle do veículo, que tombou. Os policiais foram levados para o Hospital Regional de Eunápolis, para fazerem exames. A frente da viatura ficou parcialmente destruída.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




TRÊS SUSPEITOS DE TRÁFICO SÃO DETIDOS EM MEGAOPERAÇÃO EM VALENÇA


Três suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram detidos nesta terça-feira, 25, durante a segunda fase da megaoperação "Dendê", que ocorreu em Valença (a 121 quilômetros de Salvador).

De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Jean Marcel Silva de Jesus, Willian Oliveira dos Santos e Jamerson Nunes do Nascimento foram localizados em um dos imóveis utilizados pela quadrilha. Eles estavam com porções de maconha e crack e um simulacro de pistola.

Em uma outra casa usada também por eles foi apreendido um drone, utilizado para o monitoramento da movimentação nos pontos de venda dos entorpecentes.

Durante a primeira fase da ação, em 14 de junho deste ano, a polícia cumpriu 17 mandados de prisão a suspeitos da mesma quadrilha.

Drone usado pelo bando para monitorar a movimentação dos pontos de vendas de drogas foi apreendido
______________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




ITABUNA: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL REJEITAM PROPOSTA E MANTÉM GREVE


Os professores da rede municipal de ensino de Itabuna se reuniram na manhã desta terça, 25, no auditório do Sindicato do Magistério – SIMPI para analisarem e votarem a proposta de reajuste salarial de 2,8% de reajuste, parcelado em duas vezes, apresentada pela Secretária de Educação na última sexta, 21. A categoria do magistério municipal rejeitou a proposta do Governo e pleiteia uma recomposição salarial de 6,81%, ainda que parcelado para todos os níveis, conforme estipulado pelo Ministério da Educação (MEC).

Além do reajuste salarial, a classe reivindica o pagamento imediato dos 157 professores que se encontram em situação de desvio de função, cujos salários estão atrasados desde o mês de agosto. Segundo a direção sindical, a Secretária precisa incluir novamente estes profissionais à folha do FUNDEB com urgência. “Nossa luta não é só por reajuste, mas é pelo respeito aos nossos direitos. Já existem colegas passando dificuldades porque as contas não esperam”, afirma a Presidente do SIMPI, Profa. Maria do Carmo Oliveira (Carminha)…

De acordo com a assessoria de comunicação do Simpi,  o departamento jurídico do sindicato afirma que o plano de carreira garante aos professores o direito à linearidade, ou seja, o reajuste concedido aos professores de nível I deve ser estendido aos professores de níveis II e III. Dessa forma, a maioria dos professores votou na manutenção da luta pelos 6,81%, dessa vez, parcelado em três vezes, sendo 2% retroativos a julho e agosto; 2% retroativos a setembro e outubro e 2,81 a serem pagos em dezembro. “Pensando justamente em viabilizar o pagamento, a consultoria jurídica propôs o reajuste salarial dos 6,81% parcelado. A classe considerou a proposta de 2,8% do Governo absurda, ainda mais em um município que gasta mais de 2 milhões de reais com empresa de lixo e 1,5 milhão com cargos comissionados”, declara Carminha.

Ainda de acordo com o sindicato, diante da rejeição da proposta, a categoria entra no seu 23º dia de greve, tendo 98% de adesão. A diretoria sindical irá oficializar o governo da decisão e aguardará o convite do Governo para uma nova rodada de negociação. “Atualmente, a rede municipal conta com exatos 18.179 alunos matriculados, os quais, infelizmente, continuarão sem aula até que o Prefeito nos apresente uma proposta viável. Com atrasos salariais e reajustes inexpressivos é difícil avançarmos nas negociações”, conclui a líder sindical.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




MODRIC E MARTA LEVAM PRÊMIO DE MELHOR DO MUNDO NO FIFA BEST 2018

Após uma década dividida entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o prêmio de Melhor Jogador do Mundo tem um novo dono: o croata Luka Modric recebeu o prêmio de Jogador do Ano nos prêmios FIFA Best desta segunda-feira (24), em Londres, após superar o português e Mohamed Salah, finalistas da premiação. 

A brasileira Marta venceu o prêmio de melhor jogadora de futebol do mundo pela sexta vez. Com o resultado, a atleta deixou Cristiano Ronaldo e Messi para trás e se tornou a maior vencedora do prêmio. A camisa 10 da seleção superou a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Maroszan, ambas do Lyon. 

Marta recebeu o prêmio em cerimônia realizada pela Fifa nesta segunda-feira (24), em Londres. Emocionada, Marta agradeceu: “No momento em que eu enxerguei que era a melhor coisa que eu fazia na vida, que era jogar futebol. Tenho que agradecer a Deus por me dar saúde, não podia deixar de agradecer as minhas companheiras de clube e seleção. As pessoas que estão comigo me dando suporte, aos fãs e jornalistas. É um momento mágico”. 
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




TRAFICANTE É FLAGRADO COM DROGAS EM CANAVIEIRAS

Em liberdade condicional, concedida pela Justiça, há apenas três meses, o traficante Jabson Souza da Silva, o Boga, de 25 anos, foi preso, novamente, por equipes da Delegacia Territorial (DT), de Canavieiras, na sexta-feira (21).

Uma denúncia anônima encaminhada à polícia levou os investigadores até a Rua Vereador José Reis, no centro da cidade, onde Boga comercializava drogas.

Com ele a polícia apreendeu 22 pedras de crack, três buchas de maconha, uma balança de precisão e três celulares. Jabson foi autuado em flagrante e deverá retornar ao sistema prisional.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




ACUSADA DE HOMICÍDIO É PRESA EM ITABUNA


Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna cumpriram o mandado de prisão preventiva de Marilene Silva dos Santos, a “Leninha”, no bairro de Nova Ferradas, na manhã desta segunda-feira (24). Ela é acusada de envolvimento no homicídio de Mackson Torres Meira, em outubro de 2017.

Conforme as investigações, o crime foi motivado por que a vítima parou de comprar drogas com Marilene Silva e passou a adquirir os entorpecentes com outro traficante. Também envolvidos no crime, Fabiano Ribeiro Cruz, o “Fabiano Terror”, e Flávio Ribeiro Cruz, o “Flávio Painho”, foram identificados e se encontram presos.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 




CARNE IRREGULAR QUE SERIA VENDIDA EM SALVADOR É APREENDIDA EM JEQUIÉ


Mais de 400 quilos de carne transportados em caixas de papelão, sem os cuidados e higienização necessárias para este tipo de transporte, foram apreendidos na cidade de Jequié (a 370 quilômetros de Salvador), na noite desta segunda-feira, 24. 

De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF), os 440 quilos de carne foram encontrados em uma picape GM/Montana, durante uma fiscalização, por volta das 20h.

O condutor do veículo, um homem de 59 anos, alegou que o produto, que pegou em Vitoria da Conquista, seria entregue em restaurantes e churrascarias de Salvador.

A carga apreendida foi encaminhada para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Jequié. Já o motorista do veículo, que não teve a identidade relevada, foi levado à delegacia de polícia judiciária do município.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: