terça-feira, 4 de dezembro de 2018

CRIMINOSO MORRE EM CONFRONTO COM A CAEMA EM TEIXEIRA: QUASE 73 KG DE DROGAS SÃO APREENDIDAS

Teixeira de Freitas: Policiais da CIPE/CAEMA receberam uma denúncia na tarde desta terça-feira (04), dando conta de que em uma residência localizada na Rua Madre de Deus, no Bairro Tancredo Neves, um suspeito de prenome “Flávio” estaria realizando a comercialização de drogas, e que o mesmo teria recebido uma carga de drogas recentemente. Duas guarnições foram deslocada para averiguar as informações, momento em que o suspeito percebeu a chegada dos PMs, e começou a disparar com uma arma de fogo contra os policiais.

Os militares revidaram à injusta agressão, disparando em direção ao criminoso. Quando parou os tiros, os militares encontraram o suspeito atingido, sendo ele socorrido de imediato para o Hospital Municipal - HMTF, onde deu entrada sem vida. Mediante o teor da denúncia, uma guarnição ficou no local para tentar localizar a droga, sendo utilizado o cão policial K9 (Zorro), que ao fazer as buscas no interior no imóvel, conseguiu farejar a droga que estava enterrada no quintal, dentro de um tonel, de onde foram retirados 65 tabletes de maconha, pesando aproximadamente 72,800 kg (setenta e dois quilos e oitocentos gramas).

Além da droga, foram apreendidos um revólver de marca TAURUS, de calibre 32, com três cápsulas deflagradas, e duas intactas; 03 aparelhos celulares, 01 relógio, e uma balança de precisão. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Polícia, para a delegada plantonista, Andressa Carvalho, que lavrou a ocorrência de apreensão da referida droga, e registrou o "homicídio decorrente de oposição à ação policial". O criminoso que morreu na ação policial foi identificado como sendo, Flávio Lima de Oliveira, 20 anos de idade.

A delegada autorizou a remoção do corpo de Flávio para o IML, onde passará por necropsia, e aguardará familiares para liberação. Populares que estavam próximo a residência onde o fato aconteceu, após apreensão da droga, aplaudiram os policiais pela ação. Há informações de que o local funcionava como depósito de drogas do Grupo de Beto Carroceiro. O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídio e Tráfico da 8ª COORPIN.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews

PARA ENCERRAR PROTESTOS, GOVERNO FRANCÊS SUSPENDE AUMENTO NOS COMBUSTÍVEIS

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou nesta terça-feira (4) a suspensão por seis meses do reajuste do imposto sobre combustíveis que estava previsto para 1º de janeiro, em uma tentativa de apaziguar os ânimos e evitar novos protestos dos “coletes amarelos”.

O governo anunciou também a suspensão temporária de vistorias técnicas mais rigorosas dos automóveis (previstas para o próximo ano) e garantiu que, até maio, não haverá aumento no preço da tarifa elétrica até maio.

O aumento dos impostos sobre os combustíveis, junto com a queda no poder aquisitivo dos franceses, é motivo dos protestos dos chamados "coletes amarelos", que nasceu no interior no país e chegou às grandes cidades depois que ganhou força nas redes sociais. 

"Desde o início do movimento, quatro compatriotas morreram, centenas de cidadãos - particularmente membros das nossas forças de ordem - foram feridos, às vezes gravemente. É por isso, na preocupação de acalmar, que tomamos essas decisões com o presidente da República", disse.

"O governo fez propostas. Talvez elas sejam insuficientes ou inaptas. As soluções devem ser diferentes nas grandes cidades e no interior. Vamos conversar, melhorá-las, completá-las. Estou pronto", afirmou Philippe.

Protestos em todo o país

No último fim de semana, 136 mil pessoas saíram às ruas de todo o país para protestar. No sábado (1º), o confronto dos manifestantes com a polícia na Avenida Champs-Elysées, em Paris, terminou com 130 feridos e mais de 400 detidos.


Os "coletes amarelos" continuaram suas ações na segunda (3) em diversos pontos do país com bloqueios de rodovias, estradas e acessos a complexos petrolíferos.

Para o presidente Emmanuel Macron, o aumento dos impostos era necessário para combater a mudança climática e proteger o meio ambiente.

Mas o movimento evoluiu para uma revolta geral contra Macron, que muitos criticam por implementar políticas que favoreceriam apenas os membros mais ricos da sociedade francesa.

Estudantes de ensino médio também protestam contra mudanças em feculdades e universidades, e decidiram bloquear cerca de 100 escolas em todo o país. Em Aubervilliers, ao norte de Paris, sete adolescentes foram presos depois que a polícia de choque foi chamada para o colégio Jean-Pierre Timbaud, onde um carro foi derrubado e lixeiras foram incendiadas.

Macron avaliava a possibilidade de decretar estado de emergência após o pior período de tumultos em anos. Mas, na segunda-feira (3), o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, afirmou que o decreto não estava na ordem do dia.

'Coletes amarelos'

O movimento que tem como símbolo o “colete amarelo”, que é item obrigatório para os veículos franceses, começou em 17 de novembro. A mobilização se espalhou rapidamente pelas redes sociais e os protestos atingiram grandes cidades francesas causando grandes danos nos últimos três finais de semana.

Ele conta com o apoio de dois em cada três franceses e uma petição "por uma redução nos preços do combustível" que superou o milhão de assinaturas.

O primeiro dia nacional de protesto mobilizou 282.000 pessoas, o segunda cerca de 106 mil (8 mil em Paris). No último fim de semana, foram 136 mil.

Desconcertado, o governo não consegue dialogar com representantes do movimento, que nasceu nas redes sociais, desvinculado de qualquer comando político ou sindical.

Os anúncios feitos pelo presidente Macron - um dispositivo para limitar o impacto dos impostos sobre o combustível, assim como um "grande diálogo" - não convenceram e o clima de tensão prossegue.

O movimento já começou a ultrapassar as fronteiras da França. Uma centena de "coletes amarelos" belgas também se manifestaram na última sexta-feira (30) em Bruxelas.

QUEM É O PASSAGEIRO QUE LEWANDOWSKI MANDOU PRENDER EM VOO

O passageiro levado pela Polícia Federal a mando de Ricardo Lewandowski durante voo da Gol é o advogado Cristiano Caiado Acioli, filho da subprocuradora Helenita Caiado – que chegou a presidir o CNMP.

Em vídeo que O Antagonista reproduziu mais cedo, Acioli chama Lewandowski e diz: “O Supremo é uma vergonha, viu? Eu tenho vergonha de ser brasileiro quando eu vejo vocês.”

Depois, em novo vídeo, protestou por ter seu direito de expressão cerceado.

Votou em Jair Bolsonaro.

O Antagonista

POLÍCIA INVESTIGA DESAPARECIMENTO DO VEREADOR VADO MALASSOMBRADO EM SALVADOR

O vereador conhecido como Vado Malassombrado (DEM), ocupante de uma das 43 cadeiras da Câmara de Salvador, está desaparecido desde a manhã da segunda-feira (3).

De acordo com a Polícia Civil, Edivaldo Ribeiro e Silva, de 48 anos, foi visto pela última vez na Praça Municipal, no centro de Salvador.

O desaparecimento do vereador foi registrado no final da tarde desta terça-feira (4). O caso está sob investigação da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP).

CHUVA EM MILAGRES CAUSA PREJUÍZO A MAIS DE 5 MIL MORADORES E PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Prefeitura da cidade de Milagres, a 234 km de Salvador, decretou situação de emergência, na manhã desta terça-feira (4), por conta das chuvas que vêm caindo no município desde 30 de novembro.

Segundo a prefeitura, ao menos 5.200 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Algumas famílias ficaram desalojadas, outras perderam eletrodomésticos e outros bens.

A Defesa Civil da cidade informou que cinco pessoas ficaram feridas e que o número de desalojados ainda está sendo contabilizado. O órgão informou que o caso mais grave foi o de um adolescente de 14 anos, que foi arrastado pela chuva. Ele teve ferimentos, mas foi socorrido para o hospital municipal da cidade, onde foi medicado e liberado.

Com as chuvas, instalações públicas, barragens, estradas rurais e acessos vicinais da cidade de Milagres ficaram ficaram danificados. Além disso, segundo a Defesa Civil, residências, escolas e postos de saúdes foram invadidos pela água da chuva.



OPERAÇÃO QUE TINHA EX-INTEGRANTE DA MÁFIA SICILIANA COMO ALVO É ENCERRADA COM 10 PRISÕES NA BA

A operação da Polícia Federal que tinha como alvo um brasileiro apontado como ex-integrante da máfia siciliana Cosa Nostra foi encerrada com 10 prisões, segundo informações divulgadas pela Polícia Federal (PF-BA) na tarde desta terça-feira (4).

A ação, que teve como função desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com atuação principalmente na região metropolitana de Salvador, foi relizada durante a manhã. Além de brasileiros, o grupo tinha envolvimento de suspeitos de várias nacionalidades, incluindo um esloveno e um italiano.

O objetivo era cumprir 17 mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão. Contudo, segundo a PF, 10 suspeitos não foram encontrados na operação e são considerados foragidos.

De acordo com a PF, dos presos, 7 suspeitos, incluindo o ex-integrante da máfia, foram pegos por força de mandado de prisão temporária, que equivale a 30 dias. Os outros três foram flagranteados com drogas e armas, que foram apreendidas. Nenhum deles teve o nome divulgado.

Ainda conforme a PF, um dos presos em flagrante tentou fugir de carro e chegou a bater o veículo em um ônibus, mas foi interceptado pelos policiais, na entrada de Abrantes, em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

No carro onde ele estava e na casa dele, na localidade do Trobogy, na capital baiana, foram encontrados 10 kg de cocaína, segundo a PF.

De acordo com a PF, dos presos, 7 suspeitos, incluindo o ex-integrante da máfia, foram pegos por força de mandado de prisão temporária, que equivale a 30 dias. Os outros três foram flagranteados com drogas e armas, que foram apreendidas. Nenhum deles teve o nome divulgado.

Ainda conforme a PF, um dos presos em flagrante tentou fugir de carro e chegou a bater o veículo em um ônibus, mas foi interceptado pelos policiais, na entrada de Abrantes, em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

No carro onde ele estava e na casa dele, na localidade do Trobogy, na capital baiana, foram encontrados 10 kg de cocaína, segundo a PF.

Operação

A ação, batizada de Operação Sicília, contou com a participação de cerca de 60 policiais federais, e foi realizada nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Itaparica e Jequié.

Os mandados foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador.

O ex-integrante da máfia, que não teve identidade divulgada, conforme a PF, foi parceiro de Tommaso Buscetta, um dos integrantes mais conhecidos da Cosa Nostra, que morreu em 2000, aos 71 anos, de leucemia e câncer ósseo.

Conforme a PF, o homem integrou o grupo na década de 70, quando morava na Itália. Ele nasceu no Brasil, mas foi para o país quando ainda era criança.

Após retornar para o Brasil, segundo a PF, o brasileiro se envolveu com o tráfico de drogas local. Ele era o responsável por receber e testar as amostras dos entorpecentes que seriam enviados para a Europa, para certificar o grau de pureza e, se aprovados, autorizar a remessa.

Os principais fornecedores, de acordo com o órgão, eram integrantes de uma facção criminosa paulista.

Conforme apurado, ele construiu um patrimônio superior a R$ 5 milhões, que, conforme está sendo investigado, seria decorrente das atividades ilícitas, especialmente o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.

Investigação

A investigação, segundo a PF, teve início em 2016 e identificou uma organização criminosa integrada por traficantes, sobretudo de origem estrangeira, que atuavam em Salvador com o intuito de enviar drogas com um alto grau de pureza para o exterior.

Quase todos os investigados, ainda de acordo com a PF, já possuem antecedentes criminais por tráfico de drogas, e muitos deles continuaram atuando ilicitamente, mesmo estando presos ou cumprindo medidas judiciais alternativas.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.

Tommaso Buscetta

Tommaso Buscetta foi um dos grandes nomes do Cosa Nostra e ficou conhecido como “o homem que traiu a máfia”, após ter entregado os integrantes do grupo criminoso.

O italiano de Palermo começou a revelar, nos anos 1980, o nome de integrantes da máfia siciliana e de políticos envolvidos com a organização.

Após as revelações, toda a direção da máfia e 300 integrantes da organização foram condenados à prisão perpétua.

No ano de 1986, Buscetta foi extraditado para os Estados Unidos. Por sua colaboração contra as ações da máfia no país, obteve nacionalidade, uma nova identidade e proteção do programa de testemunhas para ele e sua família.

BARCO QUE AFUNDOU E DEIXOU QUATRO PESCADORES MORTOS EM XIQUE-XIQUE ESTAVA COM SOBREPESO, DIZ PM

A embarcação que afundou e deixou 4 pescadores mortos em um trecho do Rio São Francisco, na cidade Xique-Xique, no norte da Bahia, estava com sobrepeso, segundo informações da Polícia Militar. O órgão informou que o barco tinha capacidade para 4 pessoas, mas transportava 6 pescadores no momento do acidente.

O caso ocorreu no domingo (2). Quatro homens morreram e dois conseguiram escapar. De acordo com a polícia, todas as vítimas, inclusive as que conseguiram se salvar, estavam sem coletes salva-vidas.

Os corpos de Jebson Luis dos Santos, de 29 anos, Washington Bispo dos Santos, de 39 anos, e Mário Jorge dos Santos Matos, de 52 anos, foram enterrados na manhã desta terça-feira (4), no cemitério da cidade.

Até por volta das 16h20, Bartolomeu Mariano Bento, de 42 anos, última vítma a ser encontrada pela Polícia Militar, ainda não tinha tido o corpo liberado do Instituto Médico Legal (IML) de Xique-Xique.

Caso

Os corpos de Jebson Luis dos Santos e Washington Bispo dos Santos foram os primeiros a serem encontrados pela PM. Eles foram localizados na manhã da segunda-feira (3).

No mesmo dia, à tarde, a Polícia Militar encontrou os corpos dos dois últimos pescadores que desapareceram. Mário Jorge dos Santos Matos, foi localizado por volta das 13h, e Bartolomeu Mariano Bento, por volta das 16h.

As vítimas pescavam, quando a embarcação afundou. Givaldo Pereira dos Santos, de 46 anos, e Raniere Santos de Souza, de 22 anos, conseguiram escapar.

Os dois sobreviventes nadaram até a margem e pediram socorro. As buscas começaram ainda no domingo, mas apenas o barco foi achado.

Em nota, a PM informou que, para auxiliar na localização das vítimas, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido usou duas embarcações, em parceria com a Marinha do Brasil e pescadores da região. Equipes do 7° Batalhão também atuaram na ocorrência.

CARRETA DE CERVEJA ROUBADA PRÓXIMO À ITAMARAJU É ABANDONADA NO INTERIOR DE CARAVELAS

Caravelas: A carreta foi roubada na BR 101, a 10 quilômetros de Itamaraju, por volta das 20h00 deste domingo (02). O motorista de 39 anos contou à Polícia Militar, que quando estava subindo uma ladeira, foi surpreendido por dois criminosos armados, que subiram na carroceria, foram até a cabine e renderam o motorista, tomando a carreta carregada de caixas de cerveja.

Um dos criminosos assumiu a direção da carreta, entrou em uma estrada de chão e o motorista foi deixado em uma plantação de café sob a vigilância de um dos assaltantes. Por volta das 02h00 da madrugada desta segunda-feira (03), com a chegada do companheiro, o segundo bandido libertou o motorista, que caminhou algumas horas até a rodovia e pediu carona.

Segundo o motorista, ele pegou carona na BR e foi até o Posto da PRF de Eunápolis, onde comunicou o assalto. A polícia suspeita que o crime foi praticado pelo mesmo grupo que roubou uma carga de café na BR-101, no fim do mês passado, no município de Itabela. A carga de cerveja foi avaliada em R$ 160 mil reais. O produto da marca Itaipava, estava sendo transportado do Rio de Janeiro para Salvador.

Já por volta das 12h00 desta segunda-feira (03), a carreta foi encontrada abandonada às margens da BR 418, próximo ao Km 57, na estrada vicinal de acesso a Maria Mil Réis, em Teixeira de Freitas. Uma guarnição do PETO da 88ª CIPM esteve no local, registrou o fato e o caminhão foi encaminhado para a Delegacia de Caravelas, sob a responsabilidade do delegado Gilvan de Meireles.

Segundo a Polícia, a carga se encontrava intacta e o veículo foi abandonado porque a carreta ficou atolada na estrada. O delegado Gilvan de Meireles irá realizar os procedimentos de restituição do veículo e da carga. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

VEÍCULO ROUBADO NO RIO DE JANEIRO É RECUPERADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Teixeira de Freitas: A 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Teixeira de Freitas vai realizar neste mês de dezembro, o “Natal Solidário da 87ª CIPM”. Esse ano o projeto será desenvolvido de duas formas. Primeiramente haverá a participação de policiais da unidade que serão os Papais e Mamães Noéis de 87 crianças carentes que, através dos Correios de Teixeira de Freitas escreveram cartas pedindo brinquedos, material escolar e até cesta básica para suas famílias. Os militares, voluntariamente vão atender aos pedidos dessas crianças.

A segunda etapa será a arrecadação, junto à população, de alimentos não perecíveis, os quais serão entregues a entidades assistenciais de Teixeira de Freitas. A previsão é a de que essa entrega ocorrerá no dia 21 de dezembro, na sede da 87ª CIPM, na Avenida das Nações, no Bairro Monte Castelo.

“A razão pela qual todos nós, policiais militares, parceiros da PM e a população de modo geral, estamos engajados nesse projeto é a solidariedade, afinal, o sentimento que move todos nós, neste momento é o amor ao próximo”, disse o major Silvio Cerqueira Nunes, idealizador e maior entusiasta dessa etapa do projeto que fará distribuição de alimentos à pessoas carentes.

Todos podem participar. As doações de alimentos poderão ser feitas na sede da 87ª CIPM, na base do 1º Pelotão, que fica no Shopping Teixeira Mall e nos postos de coletas instalados nos supermercados Faé, Casa Grande. G Barbosa, Regis e Figueiredo.

O comandante explicou que o objetivo do projeto é promover a doação de alimentos àqueles que necessitam, mas também busca aproximar a sociedade da Polícia Militar que, segundo ele, presta um serviço relevante no combate à criminalidade e na manutenção da ordem pública.

“Todos, indistintamente e independente de em qual classe social esteja inserido precisam entender que esse é um momento de solidariedade, de exercermos um dos mais nobres sentimentos do ser humano, que é o altruísmo”, pontuou o major, enfatizando. “É necessário, em todas as oportunidades contrariar o egoísmo e dar um pouco de cada um de nós para ajudar o próximo, especialmente aos verdadeiramente necessitados e o Natal é um bom momento para o exercício dessa solidariedade”.

E, de fato, um gesto tão simples, como o de arrecadar alimentos e doar a quem necessita pode ter um impacto bastante significativo na vida de das pessoas que necessitam de um pouco de cada um de nós.

Por: Liberdadenews/Ascom

VEÍCULO ROUBADO NO RIO DE JANEIRO É RECUPERADO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Um veículo roubado no Rio de janeiro foi recuperado nesta terça-feira, 4, por policiais rodoviários federais na cidade de Vitória da Conquista (distante a 517 km de Salvador), no sudoeste da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro foi abordado durante fiscalização, por volta das 11h. Na averiguação, os agentes constataram, por meio da identificação veicular, que o Fiat/Mobi possuía registro de roubo e transitava com placas clonadas.

Ao ser questionado, o condutor, que não teve nome revelado, relatou ter adquirido o veículo por uma quantia a vista com mais 34 prestações. Ele afirmou não saber de qualquer irregularidade. O homem de 59 anos e o veículo apreendido seguiram para a delegacia de polícia judiciária local.

DROGAS, CELULARES E OBJETOS PONTIAGUDOS SÃO ENCONTRADOS EM PRESÍDIO DE VALENÇA

Ao realizar uma operação de revista no Conjunto Penal de Valença nesta terça-feira, 4, a Polícia Militar (PM-BA) encontrou nas celas quatro celulares, 43 gramas de maconha e 10 de cocaína, quatro chips e 19 pedaços de ferros pontiagudos.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Cacaueira) na unidade prisional teve início às 7h e se estendeu até as 11h da manhã.

MÃE DE JOVEM QUE CONFESSOU TER ESFAQUEADO 4 EM IGREJA DIZ QUE FILHO TEM ESQUIZOFRENIA, MAS CONDENA ATO: 'COISA DO DIABO'

A mãe do pedreiro Uilker Alves, de 28 anos, que confessou ter invadido uma igreja e esfaqueado quatro fiéis, disse que o filho tem esquizofrenia e pode ter agido após um surto. A costureira Eulice Maria Teixeira Alves, de 54 anos, afirmou que desmaiou ao receber a notícia sobre o ocorrido. Apesar disso e da tentativa de tirar o homem da prisão para poder interná-lo, ela condena a atitude dele, a qual classifica como "coisa do diabo".

Ela e o ex-marido, Antônio Moreira Alves, de 57 anos, estão em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, para tentar ajudar o filho, que foi preso logo após o ataque. Eles até contrataram a advogada Cláudia Barbosa de Resende Rodrigues para auxiliá-los. Ao G1, a profissional disse que "é muito cedo" para falar sobre uma tese de defesa.

O crime aconteceu na manhã de domingo (2), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Setor Colina Azul. Distante 196 km dali, em Goianésia, região central de Goiás, onde mora com Uilker, Eulice revelou que passou mal ao saber do que o filho tinha feito.

"Ele falou para mim que ia para Brasília para trabalhar. Estou em estado de choque até agora. Uma amiga da minha filha me avisou. Quando ela mostrou a foto e vi que era ela, eu desmontei. Desmaiei e fui parar no hospital", disse ao G1.

Apesar de tentar ajudar a recuperar o filho e colocá-lo numa clínica, ela afirma não ser conivente com o seu comportamento.

"Eu acho que isso aí é coisa do diabo, sabe. Como é que pode sair por aí esfaqueando os outros desse jeito? Eu não cubro erro de ninguém. Não acho correto o que ele fez, mas tenho que ajudá-lo", pondera.


Em nota, a igreja disse estar "triste" em relação ao ocorrido e afirmou que "está dando apoio àqueles que estiveram presentes durante o incidente e estamos orando por todos os envolvidos". A instituição afirmou ser reconhecida no Brasil desde 1930 e ter mais de 1,5 milhão de membros no país.

Dos quatro feridos, dois foram socorridos e já tiveram alta. Deide Agripino Cardoso segue internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo divulgou a unidade de saúde na manhã desta terça-feira, o quadro dele é considerado regular.

Outro ferido, Wilson Alves Batista, que usou uma muleta para conter o agressor, também está internado, mas no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Até a tarde segunda-feira (3), o quadro dele era considerado regular. O G1 solicitou uma atualização no boletim, por email, às 11h24 desta terça, e aguarda retorno.

Doença

De acordo com a costureira, o filho começou a apresenta sintomas da esquizofrenia desde os 13 anos, mas que somente em 2017, ela conseguiu um laudo confirmando a doença. Ele chegou a ficar internado em uma clínica, mas foi liberado há cerca de um ano.

"Depois de um tempo na clínica, ele fica ótimo. Mas depois é inesperado, na mesma hora que está muito bem, começa a ficar agressivo. Ele começa a agir de forma estranha", pontua.

Eulice afirmou também que o filho precisa tomar uma medicação por causa da doença, mas não o faz deliberadamente. Para que ele não fique sem o tratamento, a mãe revela que dissolve as pílulas no suco.

O delegado Divino Batista dos Santos, responsável pelo caso, disse ao G1 que ainda não teve acesso ao laudo citado.


Terrorismo

Segundo o delegado Divino Batista Santos, responsável pelo caso, Uilker pode responder por terrorismo. Ele já ouviu o suspeito e agora vai intimar testemunhas para descobrir a real motivação para o crime.

“O crime que ele pode responder, além das quatro tentativas de homicídio, seria o ato de terrorismo. Se ficar provado que ele agiu exclusivamente por questão religiosa, tendo convicção que aquela igreja pregava coisas diferentes do que ele acredita, com a finalidade de provocar clamor social e se vingar daquela religião, ele vai responder por ato de terrorismo”, disse ao G1.

O crime de terrorismo está previsto na Lei 13.260 do Código Penal e inclui crimes praticados por “xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou religião”. A pena varia de 12 a 30 anos em caso de condenação.

Ataque e confissão

Segundo as investigações, Uilker entrou com duas facas na igreja. Cerca de 120 pessoas participavam de uma reunião no momento. Testemunhas disseram que ele chegou a se sentar em um dos bancos, mas pouco depois começou a esfaquear algumas pessoas.

Em um vídeo, gravado após a prisão, Uilker aparece algemado, sentado no chão e com um curativo na cabeça.

“Assisti a um vídeo que fala que aquela igreja lá eles negam o nascimento de Jesus Cristo, e fala que, na primeira batalha contra Lúcifer, fala que Jesus Cristo colocou a maldição no corpo da pele escura e, depois que ele morreu na cruz, ele jogou a maldição da calvície sobre o povo."

G1

PRÓXIMO DE FIM DE CONTRATO COM O FLUMINENSE, MARCOS JR. TEM IDA PARA CLUBE JAPONÊS ENCAMINHADA

Marcos Jr. está de saída do Fluminense. Com contrato a vencer ao fim deste dezembro, o atacante de 25 anos tem um acerto encaminhado com o Yokohama Marinos para 2019. Ele segue para o Japão em janeiro. 

Em abril deste ano, o clube japonês chegou a fazer uma proposta, mas o negócio não foi adiante. As conversas de renovação com o Flu vinham se arrastando ao longo do ano e estavam nas mãos do presidente Pedro Abad. O clube oferecia mais um ano de contrato e um reajuste salarial. O tempo do vínculo e o valor do reajuste travaram o negócio. Como o contrato se encerra no fim de dezembro, Marcos Jr. deixa o clube sem custos.

Além disso, o atacante estava descontente com a recorrência de atrasos de salários durante o ano. Após a derrota para o Palmeiras, neste mês, foi ele quem cobrou o dirigente Paulo Angioni no vestiário. E depois do time escapar do rebaixamento no Brasileirão, contra o América-MG, Marcos Jr. chegou a dizer que Pedro Abad deveria renunciar.

Segundo jogador há mais tempo no Flu do atual elenco (abaixo de Gum), Marcos Jr. é formado nas categorias de base do clube e subiu aos profissionais em 2012. Desde então, teve uma passagem rápida pelo Vitória em 2014. No restante do tempo, sempre defendeu o Tricolor.

Em 2018, Marcos Jr. disputou 48 jogos e foi o vice-artilheiro do Fluminense na temporada, com 9 gols, atrás apenas de Pedro, com 19.

Pelo Tricolor, o atacante foi campeão brasileiro de 2012, camepão carioca de 2012 e da Primeira Liga de 2016, tendo feito o gol do título. Além disso, faturou as Taças Guanabara de 2012 e 2017, e a Taça Rio de 2018.


G1

FISICULTURISTA É PRESA EM OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NO RJ

Uma fisiculturista acusada de ser fornecedora de drogas em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, foi presa na operação realizada pelas polícias Civil e Militar em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (4). Até as 12h, 40 pessoas foram presas e uma apreendida.

Dos 40 mandados de prisão cumpridos, 15 foram de acusados que já estão em presídios de Bangu e de Magé. Outras 24 foram presas em casas no município de Itaperuna.

Duas pessoas foram presas em flagrante com drogas. Ao todo, as equipes buscam cumprir 47 mandados de prisão, e 47 mandados de busca e apreensão e de prisão.

A fisiculturista Yara Silva, vice-campeã sul americana, foi presa no bairro Cachambi, na Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Civil, ela tinha envolvimento com o chefe do tráfico em Itaperuna e se tornou fornecedora de drogas da região.

Ainda de acordo com a polícia, ela financiava a categoria de fisiculturismo com o dinheiro do tráfico de drogas.

A operação Gólgota 2 atua em cerca de seis pontos da cidade do Noroeste. Cães farejadores também participam. A ação é uma continuação das investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRJ, que também levaram à prisão de 11 pessoas em 2014 na Operação Gólgota.

A ação recebeu esse nome por conta do Morro do Cristo, que é o principal alvo da operação. 


Investigações apontam 'estrutura empresarial'

De acordo com a denúncia feita pela Promotoria de Investigação Penal de Itaperuna em 2014, a quadrilha, ao longo do tempo, construiu "uma verdadeira estrutura empresarial, tendo como foco a divisão, ainda que flexível, de tarefas, em que cada membro desempenhava uma função essencial para o sucesso da empreitada".

As investigações verificaram que muitos integrantes, mesmo estando presos, continuavam a exercer suas atividades, traficando entorpecentes tanto dentro das unidades prisionais quanto comandando operações do lado de fora.

O grupo também teria acesso a armas de fogo dos mais variados calibres e se beneficiava do uso de menores para desempenhar o tráfico de drogas. Os adolescentes, inclusive, faziam uso das redes sociais para comunicar suas atividades ilegais e reforçar seu vínculo com a organização criminosa, segundo as investigações.

G1

MULHER É AGREDIDA E ESTUPRADA POR VIZINHO EM MT; SUSPEITO É PRESO E RI AO SER LEVADO PARA DELEGACIA

Um homem de 42 anos foi preso em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, na madrugada desta terça-feira (4), suspeito de agredir e estuprar uma vizinha. Segundo a Polícia Militar, Lucinei Eugênio de Almeida não confessou o crime e riu da acusação ao ser levado para a delegacia.

O G1 não conseguiu localizar a defesa dele.

Segundo a polícia, Lucinei e a vítima estavam na casa dela e os dois consumiam bebida alcoólica. Os vizinhos, entretanto, acionaram os militares ao ouvirem pedidos de socorro e barulho vindos da casa da mulher.

No local, os policiais encontraram a vítima ensanguentada e debilitada. Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar.


A vítima ainda deve ser submetida a exames no Instituto Médico Legal (IML) para constatar os abusos.

Lucinei tem outras 10 passagens pela polícia. Entre elas, por violência doméstica e furto. Ele foi também foi encontrado com machucados feitos, segundo a polícia, pela vítima na tentativa de se defender.

G1

MORO ANUNCIA DELEGADO DA PF PARA POSTO DE NÚMERO 2 DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou nesta terça-feira (4), em uma entrevista coletiva na sede do governo de transição, que o delegado da Polícia Federal (PF) Luiz Pontel ocupará o posto de secretário-executivo do Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, o segundo mais importante da pasta. Atualmente, Pontel é o secretário nacional de Justiça, uma das áreas mais estratégicas do ministério.

O ex-juiz federal também informou que o general da reserva do Exército Guilherme Theophilo comandará a Secretaria Nacional de Segurança Pública.


Luiz Pontel já foi o número dois na hierarquia da Polícia Federal (diretor-executivo) e é ligado ao ex-diretor-geral da corporação Leandro Daiello e ao atual diretor-geral, Rogério Galloro.

Pontel também já foi adido da PF em Lisboa e trabalhou na Secretaria Nacional de Justiça como gerente de projeto.

Moro destacou aos jornalistas que o futuro secretário-executivo participou da investigação do caso Banestado e contribuiu para a primeira prisão do doleiro Alberto Youssef, um dos primeiros delatores da Operação Lava Jato.

“[Pontel] participou da investigação do caso Banestado, inclusive, foi um dos principais responsáveis pela primeira prisão do Alberto Youssef. E, naquela época, foi possível constatar a absoluta integridade do delegado Pontel", declarou Moro aos repórteres na entrevista concedida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.


Sobrinho de um antigo rival do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o general da reserva Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira disputou, em outubro, o governo do Ceará pelo PSDB, mas não se elegeu. Segundo o futuro ministro da Justiça, Theophilo se desfiliou do PSDB.

"Não existe nenhuma indicação político-partidária", enfatizou Moro.

Atualmente, a secretaria integra a estrutura do Ministério da Segurança Pública, pasta que será incorporada ao Ministério da Justiça na gestão de Bolsonaro. A secretaria é responsável pela Força Nacional de Segurança Pública, grupo de elite utilizado pela União em diferentes ações na área de segurança.

Segundo o perfil do general publicado no site do PSDB do Ceará, Theophilo passou para a reserva neste ano. O futuro secretário de Segurança Pública ingressou na caserna em 1966, nos bancos escolares do Colégio Militar de Fortaleza.

General de Exército com 52 anos de carreira militar, ele alcançou o topo da carreira como comandante militar da Amazônia.

Ao anunciar Theophilo para a chefia da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Moro declarou que a "tarefa" do futuro secretário será "padronizar" procedimentos na área de segurança pública nos estados.

"A tarefa do novo secretário, general Guilherme Theophilo, vai ser a de ajudar a reestruturar, resguardada as autonomias, tentar padronizar procedimentos, padrões de serviços e gestão envolvendo a segurança pública nos estados", explicou o futuro ministro.

Moro disse ainda que está "bastante impressionado" com o trabalho de reestruturação da segurança pública do Rio de Janeiro comandado pelo interventor federal, general Walter Braga Netto.

"Entendo que um trabalho similar, respeitado evidentemente a autonomia dos estados do Distrito Federal, é o objetivo na Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública]", disse Moro.

G1

ATLETA ATINGIDA POR BOTE SALVA-VIDAS DOS BOMBEIROS MORRE DOIS DIAS APÓS ACIDENTE

Morreu na manhã desta terça-feira (4), por volta das 6h15, a triatleta Ludimila Barbosa, de 40 anos, atingida pela hélice de um bote salva-vidas dos Bombeiros, durante uma competição. A vítima estava internada desde o último domingo (2), na UTI do Hospital Geral de Palmas em estado grave. Por causa do acidente, precisou amputar o pé esquerdo.

A morte foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde, a qual em nota informou que mesmo com todos os recursos disponíveis a paciente não resistiu. O corpo foi levado para o IML de Palmas, já que a vítima sofreu um acidente e por isso o IML precisa fazer exame necroscópio para definir as causas.

O acidente aconteceu no lago de Palmas durante a 6ª etapa do circuito estadual de Maratona Aquática do Tocantins. Ludimila participava de competições desde o fim de 2017 e era professora no Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, da Prefeitura de Palmas. Uma faixa de luto foi colocada na porta da unidade escolar.

Nesta segunda-feira (3), cerca de 40 bombeiros se mobilizaram para fazer doação de sangue. Segundo a corporação, um ônibus percorreu os batalhões da capital para transportar os militares voluntários até os hemocentros da capital.

A Marinha do Brasil instaurou um inquérito para investigar o acidente. O comandante da Marinha em Palmas, Capitão Alberto Ramos, disse que ainda é cedo para falar sobre a investigação. "O inquérito que foi instaurado hoje pela Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins irá detalhar estas circunstâncias com o propósito de apurar as causas e responsabilidades", disse ele.


O acidente

O Corpo de Bombeiros informou que começou a ventar muito no decorrer da prova e que após a metade do percurso alguns atletas começaram a pedir ajuda. Dois chegaram a ser retirados da água e os militares resgatavam um terceiro quando perceberam que a mulher foi atingida pela parte de trás da embarcação.

O comando dos Bombeiros lamentou o ocorrido e disse que "todos os procedimentos necessários para preservação da vida e elucidação dos fatos, foram e estão sendo tomados".

A Marinha foi acionada e a polícia técnica foi ao local para periciar a lancha. A Federação Aquática do Tocantins disse que a provas respeitou as regras internacionais e nacionais de segurança na água e que todas as providências legais estão sendo tomadas.

G1

FILHO MANDA MATAR O PAI E É PRESO JUNTO COM A MÃE DURANTE O VELÓRIO DA VÍTIMA EM MT

Um jovem suspeito de ter planejado o assassinato do pai dele, em Marcelândia, a 712 km de Cuiabá, foi preso junto com a mãe dele durante o velório da vítima. Adijalmo Alves da Silva, de 58 anos, foi assassinado no sábado (1º).

O filho, Leandro de Souza da Silva, de 18 anos, e a mulher de Adijalmo, Araci de Souza, de 51 anos, foram presos no domingo (2) durante velório dele. O motivo do crime seria diversos desentendimentos entre pai e filho. Araci teria tentado encobrir o crime, ajudando o filho.

De acordo com investigações da Polícia Civil, seis pessoas foram identificadas por envolvimento no crime.

Adijalmo foi encontrado já sem vida na noite de sábado na sala da casa dele no Bairro Vila Esperança. O corpo estava quase decapitado. Próximo ao corpo foi encontrada uma faca, com muito sangue, e uma enxada.

Mãe e filho afirmaram à Polícia Civil que foram a igreja e retornaram cerca de meia hora depois, momento em que teriam encontrado o corpo de Adijalmo.


A cena do crime, no entanto, apontava para diversas diferenças nos depoimentos dos familiares. Não havia sinal de arrombamento na residência e as armas que teriam sido utilizadas no crime eram da própria casa.

Além disso o estado do corpo da vítima apontava que a morte teria ocorrido horas antes da polícia ser comunicada.

De acordo com as investigações, Leandro teria arquitetado a morte do pai junto com a namorada dele, uma adolescente de 17 anos.

Ele teria contado ainda com a ajuda de dois adolescentes para mostrarem a casa para um jovem que teria cometido o assassinato.

Investigação

Ainda segundo a Polícia Civil, ao que tudo indica, Araci não estava na casa na hora do crime, mas ajudou a apresentar uma versão falsa sobre o que aconteceu.

Leandro, que é usuário de drogas, confessou o crime e afirmou que possuía um histórico de desentendimentos com o pai motivado pelo comportamento agressivo dele com toda a família.

Adijalmo e o filho tinham brigas constantes pelo fato do pai não aceitar o envolvimento com as drogas.

Leandro, Araci e a adolescente estão na delegacia da Polícia Civil de Marcelândia.

A Polícia Civil segue em investigações para prender um jovem, de 22 anos, responsável por matar a vítima.

Ele e os outros adolescentes são primos da adolescente, namorada de Leandro.

G1

TRF-2 COMEÇA JULGAMENTO QUE PEDE AUMENTO DA PENA DO EX-GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL

O Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF-2) iniciou, por volta de 13h15, desta terça-feira (4), o julgamento da apelação do Ministério Público Federal (MPF), que pede o aumento da condenação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB).

O processo em questão é o da Calicute, o primeiro da força-tarefa Lava Jato fluminense. Nele, Cabral foi condenado a 45 anos e 2 meses de prisão, mas os procuradores pedem o aumento da condenação.

Um deles, Rogério Nascimento, abriu a leitura do pedido dizendo que "corrupção mata" e que os desvios de verba pública ocorridos em meio à tragédia na Serra, por exemplo, em 2011, mostram a "insensibilidade de tiranos".

São réus no processo também ex-secretários e a ex-primeira dama Adriana Ancelmo. O julgamento só deve acontecer na quarta-feira (5).

No pedido, o MPF quer:


  •     aumento de pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  •     devolução de valores desviados para haver progressão de regime;
  •     pena por cada um dos crimes de lavagem de dinheiro, e não pelo conjunto deles;
  •     execução provisória da pena (ou seja, aqueles que foram condenados e respondem em liberdade poderiam ser presos após a decisão do TRF-2).

G1

OPERAÇÃO NACIONAL CONTRA O CRIME ORGANIZADO PRENDE SEIS SUSPEITOS EM ALAGOAS

Ao menos seis pessoas foram presas durante uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Alagoas (MP-AL) que acontece em Maceió e São Miguel dos Milagres nesta terça-feira (4). Segundo a polícia, um suspeito morreu em troca de tiros.

A operação é nacional e Gaecos de 15 estados cumprem 266 mandados de prisão e 203 de busca e apreensão.

Em Alagoas, as buscas foram realizadas nos dois municípios com o objetivo de cumprir 13 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão, expedidos pela 17° Vara Criminal da Capital.

Segundo o MP, os investigados têm ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa de São Paulo que vinha agindo principalmente em São Miguel dos Milagres, município localizado no Litoral Norte alagoano.

Em Maceió, foram presos Cristiano Joaquim da Silva, conhecido como "Deboxado", e José Ailton da Silva, apelidado de “Bicho Solto".

Já no interior, as prisões foram contra Ivaldo José Lins Costa, o "Neguinho", João Pedro Teixeira da Silva; Valdir Carvalho Ferreira, "Canela"; além de Leandro Carlos dos Santos, conhecido como "Xaropinho".

Segundo o Batalhão de Radiopatrulha, um suspeito identificado como Marcos Torres Izidorio, 33, morreu durante troca de tiros com a polícia em São Miguel dos Milagres.

O Gaeco de Alagoas também contabiliza também a prisão de Marcelo Torres Izidorio, irmão de Marcos. Ele foi preso no município de Bom Conselho, em Pernambuco, porque o suspeito se escondeu por lá.

“O Ministério Público brasileiro, por meio do GNCOC e dos Gaecos, vem adotando medidas eficientes no desmantelamento e prisão dos principais líderes das facções criminosas presentes em território nacional. É uma luta baseada na inteligência e com foco na desestruturação desses organismos criminosos violentos. Vamos vencer, tenho certeza disso “, disse Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, procurador-geral de justiça de Alagoas e coordenador do Grupo Nacional.

G1

INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA DEIXA UM MORTO EM FEIRA DE SANTANA

Uma pessoa morreu na manhã desta terça-feira, 4, após um incêndio atingir uma residência em Feira de Santana, a 109 km de Salvador. A situação ocorreu por volta de 4h50, quando o Corpo de Bombeiros foi encaminhado ao local.

O corpo da vítima, que sofreu queimaduras graves e morreu no local, foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Outros moradores, que sofreram queimaduras, inalaram a fumaça ou entraram em pânico, também foram atendidos pelos Bombeiros.

Após as chamas serem controladas, as equipes fizeram uma varredura nos apartamentos do prédio, mas não localizaram outras vítimas.

DETENTOS SÃO TRANSFERIDOS DO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA PARA SERRINHA

Uma operação denominada "Reação", realizou a escolta de 24 detentos durante a transferência da penitenciária da cidade de Itabuna (a 317 quilômetros de Salvador) para o Conjunto Penal do município de Serrinha (a 184 quilômetros de Salvador) nesta segunda-feira, 3.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além das transferências, na operação foram realizadas ações de combate aos tráfico de drogas nas ruas de Itabuna, apreensão de entorpecentes e armamentos e cumprimento de mandados de prisão.

Além disso, foram apreendidos celulares, chips, porções de maconha e facas artesanais durante vistorias no conjunto penal de Itabuna.

MORO DIZ NA ESPANHA QUE IMAGEM DE BOLSONARO É 'DISTORCIDA' E NÃO HÁ 'RISCO DE AUTORITARISMO' NO BRASIL

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou nesta segunda-feira (3) em uma palestra na Espanha que a imagem do presidente eleito Jair Bolsonaro é "distorcida" e que não há "risco de autoritarismo" nem "risco à democracia" no Brasil.

Na palestra, Moro explicou os motivos para ter aceito o convite de Bolsonaro para integrar o futuro governo.

Até então responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná, Moro pediu exoneração do cargo após aceitar comandar o Ministério da Justiça.

"É até estranho dizer isso, mas não vislumbro no presidente eleito um risco de autoritarismo ou risco à democracia. Não se está aqui simplesmente trocando uma posição ideológica autoritária por uma posição autoritária de sentido contrário. O presidente eleito durante as eleições, reiteradamente, fez afirmações acerca do seu compromisso com a democracia e com o estado de direito", afirmou Moro.

Bolsonaro afirma que o Brasil não teve ditadura militar, mas, sim, um "regime com autoridade"; diz que o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador do regime militar, é um "herói"; e é réu no Supremo Tribunal Federal por dizer que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela é "feia".

Na opinião de Moro, as pessoas podem até fazer "afirmações infelizes", mas isso não significa a adoção de políticas públicas "concretas" contra algum grupo da sociedade.

"É estranho um pouco dizer isso, mas, já que existe uma imagem distorcida em relação ao presidente eleito, eu jamais aceitaria uma posição no governo se vislumbrasse também qualquer risco de discriminação de minorias", acrescentou.

Outros temas

Saiba outros temas abordados por Moro durante a palestra na Espanha:

Corrupção e democracia: "Tendemos a pensar a corrupção como um crime econômico, em que se faz a análise de riscos e há a troca compensatória entre o agente corruptor e o agente corrompido. Mas, no fundo, a corrupção afeta acima de tudo, mais do que a eficiência da economia, a confiança. O agente público, seja eleito ou tendo obtido a posição de otura forma, trai a confiança do cargo e do mandato. Quando a corrupção é disseminada, há o abalo significativo em relação à democracia".

Impeachment de Dilma: "Em 2016, houve o impeachment da presidente [Dilma]. Ela sofreu impedimento por razões envolvendo principalmente, segundo o Congresso, fraudes orçamentárias. Mas, na minha opinião, o real motivo foram os crimes havidos na Petrobras, e isso não poderia ser utilizado como motivo porque o presidente do processo de impeachment [Eduardo Cunha] estava envolvido no processo criminoso."

Acusações de 'perseguição': "Há um álibi utilizado por alguns dos criminosos que se corromperam de que tudo não passou de perseguição política a determinados partidos. Mas, se forem analisados os casos concretos, as provas existentes, se verifica que ninguém foi condenado com base na opinião política, mas sim por conta de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. [...] É natural que de certa forma as investigações tenham recaído mais em cima do partido que controlava o governo naquela época. [...] Mas merece referência o fato de que foram condenados políticos de diversos partidos, não só de esquerda".

G1

CANTORA DIZ QUE SILVIO SANTOS PAGOU SUA CIRURGIA DE R$ 30 MIL E REVELA QUE FAUSTÃO NUNCA A AJUDOU NA GLOBO

A cantora MC Vesga fez uma revelação inesperada em entrevista ao UOL. Ela disse que Silvio Santos pagou sua cirurgia caríssima e que, apesar de já ter se apresentado em programas como Domingão do Faustão, na Globo, Pânico, e até Eliana, nunca nenhum deles se disponibilizou a ajudá-la.

Silvio, por sua vez, surpreendeu a todos com a boa ação em seu programa, em julho deste ano, quando se ofereceu para pagar a cirurgia da artista, que estava como caloura em seu dominical e chamou atenção ao mostrar um desvio nos olhos, causado por um acidente de carro aos 17 anos.

Ele questionou se ela já havia procurado um médico, mas para a sua surpresa, a cirurgia era caríssima: “É só um olho. Já procurei três médicos, a cirurgia é muito cara, é mais de R$ 10 mil”. Foi aí que Silvio se ofereceu para pagar tudo e pediu que ela procurasse um oftalmologista.

O dono do SBT sugeriu um profissional conhecido dele para fazer o alinhamento ocular e ordenou que a produção do seu programa cuidasse disso. A mulher ficou no SBT após a gravação e conversou com Silvio no camarim, e agora, ela comemora a vitória da sua vida.

“O Silvio Santos foi como um pai para mim, mudou a minha vida. Pagou a cirurgia, internação, tudo, foi mais de R$ 30 mil. Só a consulta com o médico custa R$ 1 mil. Melhorou muito minha autoestima, me sinto bem melhor. Tenho gratidão eterna a ele”, comemora.


“Já participei de vários programa, ‘Domingão do Faustão’, ‘Pânico’, ‘Eliana’. Nunca ninguém ofereceu, e eu nunca pedi nada também e tinha o sonho de operar”, revela. Ao longo da sua carreira, ela trabalhou como repórter em um programa local em Porto Alegre, onde entrevistou vários famosos.

Leonardo, Hebe Camargo, Sidney Magal e Gretchen foram alguns deles, e agora, ela conta as suas expectativas. “Meus planos agora são fazer minha profissão se tornar realidade, ser repórter ou apresentadora de TV de algum programa, não ser taxada como um olho torto só”, anuncia.

“[Quero] ser quem eu sempre fui, uma profissional que ama televisão. Estudei para isso e quero que venham muitas oportunidades, que vou agarrá-las”, completa ela, que é jornalista e que abandonou o antigo nome artístico: “Estou com novo nome artístico, já escolhido para uma pessoa que ganhou uma história nova de vida, meu nome agora é Airy”.


TV FOCO