terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

MOTORISTAS DE UBER DE ILHÉUS PROCESSAM JAILSON NASCIMENTO

'GRITAVAM PARA QUE FOSSEM SALVOS', VIZINHOS RELATAM HORROR NO INCÊNDIO EM PARIS

"Da minha casa, ouvia as pessoas gritando 'me salvem!'". Ainda horrorizada por uma noite "infernal", essa vizinha explica o calvário vivido pelas pessoas presas em um incêndio em um edifício de Paris, que deixou ao menos 10 mortos nesta terça-feira (5).

A vizinha, que não quis dar seu nome, continua trêmula e em seu rosto se reflete uma expressão de terror, depois que este incêndio, aparentemente intencional, que ocorreu em um prédio de oito andares de um bairro abastado do oeste da capital, também provocou feridas e queimaduras em 30 pessoas, incluindo seis bombeiros.

"Moro no edifício ao lado e vi a segunda escada em chamas, percebi o cheiro", conta. "Vi os bombeiros que subiam e desciam, e o inferno deste fogo que não se extinguia nunca. Apagavam-no e voltava a acender".

Essa vizinha viu moradores do prédio subindo em janelas e suplicando: "Me salvem, me ajudem!".

Diante da violência das chamas, alguns moradores deste imóvel dos anos 1970 se protegeram no telhado.

Stéphanie, outra vizinha, declarou: "Vi pessoas que estavam com a morte na sua frente (...) Escutei gritos horríveis".

Uma moradora do edifício com "antecedentes psiquiátricos" foi detida, segundo o promotor de Paris, Rémy Heitz.

Difícil acesso

"De início achamos que fosse uma briga, ouvimos uma mulher gritar muito forte", conta à AFP Nicolas, um dos vizinhos, que não quis dar seu sobrenome.

"Estava gritando, gritando e saímos. O edifício já estava em chamas", acrescenta.

Os bombeiros tiveram dificuldades para chegar ao foco do incêndio, posto que a entrada do edifício leva a um pátio interno.

"Não conseguimos usar as escadas dos caminhões e, por isso, tivemos que utilizar as escadas de mão", segundo o capitão Valérian Fuet, porta-voz da Brigada de Bombeiros de Paris. Foram necessárias mais de cinco horas e a intervenção de 200 bombeiros para controlar o fogo.

"Tinham dois caminhões, as grandes escadas, mas não podiam fazer nada. Depois colocaram extensões e mais extensões, mangueiras e mais mangueiras (...) todos os pequenos recursos", explica Nicolas.

"Levamos água para os bombeiros. Víamos como se revezavam (...) saíam de lá, estavam exaustos", assegura.

"E você vê isso, sente o cheiro (...) Se dá conta de que é no prédio ao lado e o que poderia ter acontecido com você", suspira a jovem vizinha, que insiste em permanecer no anonimato.


BRUMADINHO: MAIS CORPOS SÃO RESGATADOS NO 12º DIA DE BUSCAS

Os primeiros corpos ou restos mortais resgatados na lama nesta terça-feira (5) chegaram ao campo usado como centro de operações do Corpo de Bombeiros, por volta das 9h45, no Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH. O 12º dia de buscas começou por volta das 6h50. 

Após mais de duas horas e meia de buscas, os corpos ou segmentos de corpos foram trazidos em um helicóptero da Polícia Militar do Paraná.

Os trabalhos nesta terça são feitos em 22 pontos diferentes e contam com a ajuda de 10 helicópteros e equipes de militares a pé, de barco, escavadeiras e máquinas anfíbias.

Três equipes são reforçadas por militares da Força Nacional de Segurança e também continua presença de militares de outros estados.

Apesar do tempo firme que favorece as buscas, há previsão de chuva na parte da tarde. São 399 profissionais envolvidos na operação, sendo 200 do Corpo de Bombeiros de MG, 64 da Força Nacional, 110 bombeiros militares de outros estados e 25 voluntários.

Por causa de um enterro no cemitério do Córrego do Feijão, a família pediu que a movimentação dos helicópteros fossem paralisadas das 11h30 até o fim da homenagem.

Por volta das 10h45, o helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais trouxe mais corpos ao centro de operações. Ao meio-dia, outro helicóptero trouxe mais corpos.

No final da manhã, a Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale, composta por movimentos e acionistas que criticam a atuação da empresa, pediu a destituição da diretoria da Vale e o fechamento de outras minas da região. O grupo questionou a atuação da empresa nos últimos dias. 

ADOLESCENTE QUE ESTAVA DESAPARECIDA EM VEREDA FOI ASSASSINADA PORQUE NÃO QUIS FAZER SEXO COM O SUSPEITO

Vereda: O delegado Manoel Andreetta, elucidou um crime de homicídio (feminicídio) em menos de 12 horas do registro do desaparecimento da vítima. Na noite desta ultima quarta-feira, 04 de fevereiro, policiais do 5º Pelotão da 44ª CIPM, lotados na cidade de Vereda, conduziram um suspeito que teria sido visto pela última vez com a jovem Vivia Medeiros Soares, de 15 anos de idade, e que teria desaparecido no último domingo (03), no distrito de São João da Prata, no município de Vereda.

Segundo os familiares, ela teria sido vista na companhia de Daniel Max Santos de Jesus, 19 anos de idade, na manhã de domingo, quando a sua mãe teria pedido para que eles fossem comprar algo em uma mercearia. Segundo a mãe da jovem, ela não teria retornado com os produtos, não sendo mais vista pelos familiares. No final do dia, os familiares saíram a sua procura, quando foi feito contato com o suspeito (Daniel), que, disse tê-la deixado na praça, logo depois deles terem comprado os materiais, e, que a Vivia teria ficado na companhia de uma pessoa de prenome “Gustavo”.

Os familiares então passaram a procurar o Gustavo, juntamente com ajuda do próprio suspeito, mas, ele não foi localizado. Os familiares, na manhã desta última segunda-feira (04), procurou a polícia, e registrou o boletim de ocorrência pelo desaparecimento da jovem, sendo também anunciado nos veículos de comunicação. No inicio, os policiais militares de plantão receberam novas informações, e foram procurar o suspeito (Daniel), que reside no distrito de Sulzinho. Ao ser questionado, os militares perceberam que ele estaria mentindo, sendo feito a sua condução para a Sede da 8ª COORPIN, e apresentado para o delegado territorial/substituto do município de Vereda, Manoel Andreetta.

Ao interrogar o Daniel, ele confessou espontaneamente a prática do crime de homicídio contra a vítima (Vivia), que relatou ao delegado, que, após ter matado à vítima estrangulada, ele teria ocultado o corpo da Garota, em uma propriedade rural (Fazenda), próximo ao distrito de São João da Prata, e, que levaria a polícia até ao local. O jovem afirmou ainda o fato ocorreu por volta das 09h00 da manhã do domingo (03), após a vítima ter insinuado para ele, que eles iriam ter relação sexual, porém a mesma desistiu, quando estavam no local, e, que ele ficou frustrado com a rejeição, tendo um súbito ataque de fúria, vindo a estrangular a jovem com as próprias mãos, e posteriormente com a blusa da própria vítima.

O delegado solicitou ao DPT o acompanhamento para realização do levantamento cadavérico e pericia no local do crime, quando saíram em diligência, juntamente com a guarnição dos PMs (Cabo Marques e Cabo Cosme), os quais fizeram a condução do suspeito até ao local do crime, sendo em um morro de difícil acesso, situado a aproximadamente a 500 metros de uma estrada vicinal, que liga ao referido distrito da Prata. Sendo certo que a vítima foi localizada embaixo de certa quantidade de terra e galhos de árvore, em decúbito dorsal, com a blusa de cor rosa amarrada no pescoço com um nó, o sutiã azul claro abaixado em torno da cintura, vestindo uma bermuda jeans de cor azul marinho.

O corpo da vítima apresentava-se em adiantado estado de decomposição, sendo removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia, sendo liberado posteriormente aos familiares para velório e sepultamento. O delegado, diante dos fatos, deu voz prisão de prisão ao suspeito, que foi conduzido para a carceragem da 8ª COORPIN, onde se encontra em condição de isolamento até a finalização da formalização do flagrante.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews

MULHER É BALEADA E, ANTES DE MORRER, REVELA QUE CRIME FOI COMETIDO POR COMPANHEIRO

Um homem de 37 anos foi preso na noite de segunda-feira (4), na cidade de Sítio do Quinto, região norte da Bahia, suspeito de matar a tiros a própria mulher. Segundo a polícia, no hospital, antes de morrer, a vítima revelou que foi o companheiro quem atirou nela. De acordo com o Delegado Maurílio de Araújo, responsável pelo caso, o suspeito, de 37 anos, atirou em Silvana Bento de Andrade durante uma briga na residência do casal. Os vizinhos acionaram a polícia após escutarem o barulho do tiro, mas o homem conseguiu fugir.

Ao chegarem ao local, os policiais levaram Silvana para o Hospital Municipal de Ribeira do Pombal, momento no qual ela revelou a autoria do crime. A mulher não resistiu aos ferimentos. O corpo de Silvana foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O suspeito foi encontrado horas após o crime, no povoado de Tingui, zona rural do município de Sítio do Quinto. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições e uma motocicleta usada na fuga. Ele foi levado para a Delegacia de Paulo Afonso, cidade da mesma região. *As informações são do G1

POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO SOBRE MORTE DE SINDICALISTA EM CENTRAL

A Polícia Civil concluiu e encaminhou ao Ministério Público (MP-BA), nesta segunda-feira, 4, o inquérito que apurava o homicídio do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, Aroldo Pereira de Souza, ocorrido no dia 8 de novembro do ano passado, no povoado de Larguinha, em Central.

De acordo com o delegado Michael Alves, titular da Delegacia Territorial (DT), de Central, durante as investigações, foram feitas perícias e colhidos dezenas de depoimentos, até o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão dos autores. Sandra Ferreira da Rocha e o sobrinho Leandro Ferreira Rocha, apontados como mandante e executor do crime, respectivamente, já estão presos.

Sandra teve a prisão temporária cumprida no último dia 28. Já o sobrinho da vítima havia sido preso 13 dias após o crime. Tia e sobrinho eram sindicalizados e Sandra almejava a presidência do sindicato. Aroldo sofreu uma emboscada e foi morto quando voltava para a roça onde morava.

A TARDE

POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO SOBRE MORTE DE SINDICALISTA EM CENTRAL

A Polícia Civil concluiu e encaminhou ao Ministério Público (MP-BA), nesta segunda-feira, 4, o inquérito que apurava o homicídio do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, Aroldo Pereira de Souza, ocorrido no dia 8 de novembro do ano passado, no povoado de Larguinha, em Central.

De acordo com o delegado Michael Alves, titular da Delegacia Territorial (DT), de Central, durante as investigações, foram feitas perícias e colhidos dezenas de depoimentos, até o cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão dos autores. Sandra Ferreira da Rocha e o sobrinho Leandro Ferreira Rocha, apontados como mandante e executor do crime, respectivamente, já estão presos.

Sandra teve a prisão temporária cumprida no último dia 28. Já o sobrinho da vítima havia sido preso 13 dias após o crime. Tia e sobrinho eram sindicalizados e Sandra almejava a presidência do sindicato. Aroldo sofreu uma emboscada e foi morto quando voltava para a roça onde morava.

HOMEM É MORTO A TIROS EM FEIRA DE SANTANA

Um homem foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, 4, na cidade de Feira de Santana, a 116 km de Salvador.

De acordo com o site Acorda Cidade, Daniel de Jesus Reis de Souza, de 21 anos, estava no residencial Alto da Mangueira, onde morava, quando foi atingido por três tiros no pescoço e braço direito.

Ainda segundo o site, o delegado Rodolfo Faro efetuou levantamento cadavérico com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) local. Até o momento ainda não se sabe a autoria e a motivação do homicídio.

A TARDE

SUSPEITO DE TRÁFICO É PRESO DUAS VEZES EM CINCO DIAS EM SALVADOR

Um homem foi preso duas vezes em cinco dias, entre os dias 30 e janeiro e 3 de fevereiro, suspeito de tráfico de drogas. O suspeito foi localizado, nas duas vezes, no bairro de Nova Brasília, em Salvador.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Isaac Ferreira dos Santos Silva foi capturado na primeira vez com 38 porções de cocaína e R$ 122. Já na segunda ocorrência, o suspeito estava sozinho e carregando em sacolas 128 pedras de crack e 25 papelotes de cocaína. Nos dois casos Isaac foi apresentado na Central de Flagrantes da Polícia Civil.

A TARDE

DUPLA É PRESA SUSPEITA DE ROUBAR TRANSEUNTES EM PIATÃ

Dois homens foram presos na noite da última segunda-feira, 4, suspeitos de roubarem transeuntes nas dunas de Piatã, em Salvador.

De acordo com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), os policiais foram acionados pelas vítimas e conseguiram alcançar os dois suspeitos, que não foram identificados. Com a dupla foram apreendidos um simulacro de pistola e três celulares.

A TARDE

HOMEM É PRESO SUSPEITO DE MATAR ESPOSA NO INTERIOR DA BAHIA

Um homem foi preso na noite da última segunda-feira, 4, suspeito de matar a esposa em sua casa, na Rua Vasco da Gama, na cidade Sítio do Quinto (a 375km de Salvador).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Gilmário de Jesus Menezes, 37 anos, foi localizado na fazenda Barriguda, situada no povoado de Tingui, por unidades da 3ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar. Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre 38, munições e uma motocicleta.

A vítima Silvana Bento de Andrade, 41 anos, foi socorrida para o hospital municipal de Ribeira do Pombal ainda com vida e teria revelado o suspeito como autor do disparo que a feriu, mas não resistiu.

Ainda segundo a SSP-BA, a prisão foi registrada nas Delegacias Territoriais (DT) de Sítio do Quinto e de Paulo Afonso.

RIACHÃO DO JACUÍPE: HOMEM MORRE NO DIA DO ANIVERSÁRIO COM TIRO ACIDENTAL DE ESPINGARDA

Um homem morreu após uma espingarda cair no chão e disparar contra a cabeça dele na cidade de Riachão do Jacuípe, a cerca de 200 km de Salvador, na noite de domingo (03). A vítima comemorava os 31 anos. De acordo com a Polícia Civil, Valdinei Araújo Alves tinha voltado da comemoração de aniversário, com a esposa, na hora que o acidente ocorreu, dentro da casa dele, no povoado de Campo Alegre.

A vítima transportava a arma de um cômodo para outro, quando a espingarda escorregou da mão, caiu no chão e disparou contra a cabeça dele. Após o ocorrido, a mulher da vítima acionou a Polícia Militar, que foi até o local. Valdinei foi encaminhado para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha, cidade na mesma região. Não há informações sobre o enterro da vítima. A Polícia Civil investiga o caso.

FACHIN ENVIA À PRIMEIRA INSTÂNCIA DENÚNCIAS CONTRA O EX-PRESIDENTE MICHEL TEMER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin encaminhou à primeira instância da Justiça duas denúncias contra o ex-presidente Michel Temer (MDB), apresentadas pela Procuradoria Geral da República (PGR). O ministro também enviou para a Justiça Eleitoral um inquérito em que o ex-presidente é investigado por participar de um repasse ilícito pela Odebrecht a políticos do MDB. 

Já o ministro Luís Roberto Barroso encaminhou à Justiça Federal o caso que ficou conhecido como “inquérito dos portos”. Após deixar o cargo de presidente da República, Temer perdeu o direito ao foro privilegiado.

Ainda quando era presidente, Temer foi denunciado pela PGR, em 26 de junho de 2018, por corrupção passiva e, em 14 de setembro de 2018, por organização criminosa e obstrução de Justiça. No entanto, os processos ficaram parados até o fim do mandato dele, pois a maioria dos deputados federais rejeitou o prosseguimento dos casos. O Supremo só poderia analisar as denúncias se a Câmara dos Deputados autorizasse.

Apesar de negar envolvimento em irregularidades, Temer foi denunciado por corrupção passiva no caso que envolveu o seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil da JBS. O Ministério Público também acusou o ex-presidente de ser o líder de uma quadrilha do MDB que fraudava estatais e de obstrução à Justiça por supostamente tentar comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ).

POLÍCIA INVESTIGA DESAPARECIMENTO DE ASSESSOR JURÍDICO DE VEREADOR EM FEIRA DE SANTANA

O advogado Júlio Zacarias Ferraz, de 43 anos, está desaparecido há mais de 15 dias, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Familiares estão à procura dele. O caso está sob investigação da Polícia Civil. Além de advogado, Júlio é amigo e assessor jurídico do vereador Gilmar Amorim (PSDC), de Feira de Santana. 

A polícia não acredita que o caso tenha relação com o trabalho de Júlio, mas não descarta a possibilidade. O advogado desapareceu em 15 de janeiro deste ano, no dia do aniversário dele. O irmão de Júlio, Braulio Zacarias Ferraz, conta que falou com o irmão pela última vez por meio de aplicativo de mensagem de texto. "A última vez foi no dia 15 de janeiro. Foi o aniversário dele [Júlio] de 43 anos. Eu desejei parabéns por um aplicativo e ele agradeceu também por esse aplicativo de celular, por volta das 11h30", contou Braulio. A família de Júlio é de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O advogado mora sozinho em Feira de Santana. 

O desaparecimento foi registrado na delegacia da cidade pela família nesta segunda-feira (04). Contudo, o caso já havia chegado ao conhecimento da polícia no último sábado (2). As investigações começaram, mas ainda não há informações sobre o que pode ter provocado o sumiço. A subseção de Feira de Santana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso. Representantes se reuniram com o delegado Roberto Leal, nesta segunda-feira (4).

Em nota, a entidade informou que se colocou à disposição da família na busca por informações sobre o paradeiro de Júlio Zacarias. Quem tiver informações sobre o paradeiro do advogado pode procurar a polícia pelo telefone (75) 3616-9565. 

SUBOFICIAL DA MARINHA É MORTO A TIROS EM SALVADOR

Um suboficial da reserva da Marinha do Brasil foi morto a tiros na noite deste domingo (3), em frente à entrada da Feira de São Joaquim, no bairro de Águas de Meninos, em Salvador. Gregório Ferreira de Andrade, 56 anos, estava dentro do próprio carro, após sair de um 'sambão', quando foi baleado. 

O crime aconteceu por volta das 20h. De acordo com feirantes, Gregório saiu do evento, que acontece todo domingo, na parte de trás da feira, em direção ao seu veículo, modelo Fox, que estava estacionado na entrada do espaço. Ao chegar no carro, ainda de acordo com feirantes, um homem não identificado disparou pelo menos cinco tiros em direção à vítima, que morreu antes mesmo de receber o socorro médico. 

Uma testemunha relatou que estava trabalhando em um bar próximo ao local onde acontecia o samba. Ela disse que, por volta das 20 horas, pessoas chegaram até o estabelecimento assustadas e afirmaram ter visto o suboficial baleado dentro do carro. A assessoria de comunicação do Comando do 2° Distrito Naval informou, por meio de nota, que o suboficial estava na reserva desde 2014.

HOMEM É MORTO POR HOMENS ENCAPUZADOS EM FLORESTA AZUL

Um Homem foi assassinado nesta terça-feira, na rua Boa Sorte, no bairro Valencinha, em Floresta Azul. A vítima foi identificada como Jailton dos Santos, de 28 anos. Segundo informações do irmão da vítima, conhecido por Nego candomblezeiro, cerca de seis homens de preto e encapuzados, invadiram sua casa pelos fundos mandando que ele ficasse de cabeça baixa e não olhasse pra ninguém.

Ainda segundo a testemunha, os homens chegaram até um cômodo da frente da casa, onde à vítima estava dormindo e efetuaram vários tiros contra Jailton. Nego informou que seu irmão saiu do presídio há cerca de um mês, onde cumpria pena por tentar matar sua própria mãe. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. O Departamento de Polícia Técnica foi chamado. Polícia Civil investiga o caso.

IPOLÍTICA