quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Homem mata ex-companheira com pá carregadeira em garimpo na Bahia


Um homem matou a ex-companheira usando uma pá carregadeira e ainda atropelou a vítima em uma área de garimpo do município de Nordestina, a cerca de 370 quilômetros de Salvador. O caso ocorreu na noite da terça-feira (26) e o suspeito não foi localizado até esta quinta (28).

Em entrevista ao G1, o delegado que investiga o caso, José Marcelo de Santana, disse que o suspeito e a vítima se conheceram pela internet. Em uma viagem a trabalho, o operador de máquinas teria encontrado a mulher em São Paulo, onde ela residia, e ambos começaram o relacionamento.

"Eles tiveram um breve relacionamento e saíram rodando o Brasil. Depois de um tempo, ele teria desistido da relação e ela não aceitava", contou o delegado, como base nas investigações preliminares.


Ainda segundo o delegado, após a separação, a vítima descobriu que o ex-companheiro estava trabalhando em uma área de garimpo, na cidade de Nordestina, onde morava. "Ela foi até ele, que estava operando uma máquina no garimpo. Depois de muita discussão, ele a agrediu fisicamente e depois, com a própria máquina [pá carregadeira], a golpeou".

Além de ter atingido a vítima com a pá carregadeira, ele ainda passou com a máquina sobre o corpo da vítima. Ela foi achada meio aos barrancos do garimpo. "Segundo os peritos, muito machucada. Ele passou o pneu por cima dela".

A vítima foi identificada como Ana Maria de Oliveira, de 41 anos. O suspeito, identificado como Adão Silva Lopes, de 24 anos, está foragido. 



Empresário perde controle da direção e morre após bater carro contra árvore na BR-415, em Itabunario perde controle da direção e morre após bater carro contra árvore na BR-415, em Itabuna


Um empresário de 34 anos morreu após perder o controle da direção e bater o carro em que estava contra uma árvore, na entrada de Itabuna, sul da Bahia.

A batida aconteceu no Km-58 da BR-415, na noite de quarta-feira (27). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tarcísio de Souza Nascimento voltava de uma confraternização em uma fazenda quando sofreu o acidente.

Ainda segundo a PRF, ele fez uma ultrapassagem antes de uma curva e, quando retornou para a mão dele, já na curva, perdeu o controle da direção. O empresário morreu no local. As causas do acidente são investigadas, mas a polícia acredita que o excesso de velocidade tenha provocado a batida.

Os Bombeiros Militares foram chamados para retirar o corpo que ficou preso às ferragens. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica da cidade e já foi liberado.

O velório de Tarcísio Nascimento será na casa da família, no bairro Ferradas, em Itabuna. O enterro está previsto para acontecer no final da tarde desta quinta-feira (28).

Jovem de 18 anos é morta a tiros por cerca de oito homens no bairro de Pernambués, em Salvador


Uma jovem de 18 anos morreu após ser atingida por tiros na tarde de quarta-feira (27), na Rua 15 de Abril, no bairro de Pernambués, em Salvador. Cerca de oito homens atiraram contra a jovem, de acordo com informações iniciais obtidas pela Polícia Militar.

O crime ocorreu por volta das 14h55, na Rua 15 de abril. Conforme a PM, a vítima chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde não informada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o boletim disponível no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), ela foi identificada como Ariane Vitória Santos.

Agentes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram chamados ao local do crime e fizeram buscas pelos suspeitos, mas nenhum deles foi localizado. A identidade dos autores e a motivação do crime devem ser investigadas pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Homem é preso e confessa estupro de três jovens na região da Chapada Diamantina


Um homem foi preso na cidade de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, suspeito de estuprar três jovens, de acordo com a Polícia Civil. Ele confessou o crime e foi reconhecido pelas vítimas. Os crimes ocorreram em um intervalo de dois a três meses.

Ele foi preso em casa, na terça-feira (26), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, depois de investigação da polícia. Uma arma de brinquedo e uma motocicleta foram apreendidas com o criminoso.

Segundo a polícia, as vítimas costumavam ser abordadas pelo criminoso e levada para locais ermos, onde ele cometia o crime.

A Polícia Civil informou que ele ainda tentou estuprar outras mulheres, que conseguiram fugir. O número das vítimas não foi detalhado.

Ele foi apresentado na sede da Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Irecê e deve ser transferido para uma unidade prisional, que não foi informada.

Após criança ser atendida em hospital, polícia prende padrasto por estupro contra enteada de 8 anos na BA

Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da enteada, de apenas 8 anos, em Barreiras, região oeste da Bahia, e causar ferimentos que levaram a criança a ser internada em um hospital da cidade.

Segundo a polícia, o caso foi descoberto na quarta-feira (27) depois que a menina foi atendida na unidade médica sentindo dores e com sangramento. A partir dos relatos da criança, a polícia e uma equipe do Conselho Tutelar foram acionadas.

Jociel Silva Gonçalves foi preso em flagrante, em casa, no Residencial São Francisco. Depois, a prisão preventiva dele foi solicitada e acatada pela Justiça. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável.

A polícia detalha que Jociel convivia na mesma casa com a mãe da menina, e duas filhas delas, há cerca de três anos. Segundo relatos da vítima, os abusos ocorriam há mais de um ano.

A mãe da garota ainda não prestou depoimento porque está em casa se recuperando de um parto cesáreo. O filho é fruto do relacionamento com o suspeito.

Nesta quinta-feira (28), o suspeito segue custodiado no complexo policial de Barreiras, em cela separada para não ser agredido por outros presos.

Bahia tem 49 casos de feminicídio de janeiro a novembro; quase a metade deles ocorreu em Salvador



A Bahia registrou 49 casos de feminicídio de janeiro até 30 de novembro deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgados nesta quarta-feira (27). Do total de casos, 22 aconteceram na capital baiana, o que significa quase a metade dos crimes.

Além dos dados referentes ao crime, a SSP-BA informou ainda que 1.733 medidas protetivas estão em vigor no estado.

O comandante geral da Polícia Militar Anselmo Brandão ressalta que, para proteger as mulheres que estão sendo vítimas de qualquer violência, é necessário que elas denunciem os casos à polícia.

“Esses últimos episódios que aconteceram, essas pessoas não estavam sob medida protetiva. Então a Ronda Maria da Penha não pode prevenir ações como essas. E qualquer pessoa que venha a ser ameaçada por algum companheiro pode procurar o 190 e a delegacia, seja no interior ou na capital.

Para a desembargadora e responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nágila Brito, os números da Secretaria de Segurança Pública estão muito abaixo do da quantidade real de casos. Ela reforça a importância da denúncia, pois na maior parte dos casos, os homens premeditam os crimes, enquanto as mulheres não acreditam que a situação possa resultar em uma agressão ou outro tipo de crime.

“As mulheres têm que ter cuidado. Não pensar: ‘Ele não vai fazer porque ele me ama’, ou sentir pena. Pena depois é deixar os filhos órfãos”, disse Nágila Brito.

Feminicídios


A servidora do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Maridalva da Silva Gonçalves, foi morta a facadas pelo ex-marido, na manhã de terça-feira (26), na escadaria que dá acesso à sede do órgão, na região do Iguatemi, em Salvador. Este foi o terceiro caso de feminicídio registrado na Bahia em menos de uma semana.

O primeiro deles ocorreu no dia 21 de dezembro, na cidade de Valença, no baixo sul do estado. Uma mulher foi morta a tiros pelo ex-marido, na frente do filho do casal, de 8 anos, no centro do município. Depois do crime, o homem cometeu suicídio.

O segundo caso ocorreu no dia 23 de dezembro, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Um perito da Polícia Técnica do estado matou a esposa, que era bombeiro militar, e, em seguida, também cometeu suicídio, dentro da casa onde moravam. Ele ainda avisou que cometeria o crime, por meio de uma mensagem no aplicativo Whatsapp, e pediu para que a polícia fosse ao local.

Mulher suspeita de matar companheiro a facadas na Bahia se apresenta em delegacia


Uma mulher suspeita de matar o companheiro a facadas na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, se apresentou à delegacia com um advogado nesta quarta-feira (27). De acordo com a Polícia Civil, Patrícia Gomes Lessa atacou o namorado, Rodrigo de Oliveira Loureiro, de 37 anos, na noite de segunda-feira (25).

O delegado da cidade disse apenas que a suspeita foi ouvida, confessou o crime, mas foi liberada. Informou ainda que o casal estava junto há pouco mais de um mês.

A Polícia Civil preferiu não passar mais detalhes do caso porque as investigações estão em andamento. Não há informações sobre o sepultamento da vítima.

Levantamento da SSP aponta mais de 6 mil mortes violentas na Bahia em 2017


Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – totalizaram 6.200 casos este ano, na Bahia. Os números parciais das estatísticas policiais no estado até 25 de dezembro de 2017 foi divulgado em coletiva, nesta quarta-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Comparado a 2016, os dados de 2017 reduziram em 363 casos, conforme apontou a pasta. No ano passado, foram contabilizadas 6.563 mortes. A secretaria informou que a maior queda de crimes violentos foi registrada no interior do estado, onde os crimes violentos tiveram baixa de 8,8%. A Região Metropolitana de Salvador também teve queda e o índice de redução foi de 1,3%.

Em Salvador, que apresentou reduções consecutivas nos últimos anos, o índice de CVLI foi considerado estável, sendo registrado um acréscimo de 2,77%, com 37 casos a mais que o ano passado.

Segundo o secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, que participou da coletiva, o grande desafio da pasta para reduzir os crimes violentos é no combate à atuação das quadrilhas de tráfico de drogas, responsáveis por cerca de 70% dos CVLIs cometidos no estado.