terça-feira, 17 de outubro de 2017

Suspeito morre, cinco são presos e dois menores apreendidos em operação contra roubo e tráfico de drogas no sul da Bahia



Um suspeito morreu, cinco foram presos e dois menores foram apreendidos em uma operação contra roubo e tráfico de drogas na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Armas, drogas e celulares também foram apreendidos com o grupo.

A Operação Castelo de Areia da Polícia Militar ocorreu na segunda-feira (16), no distrito de Castelo Novo. Os policiais foram até uma casa onde criminosos estavam escondidos e foram recebidos a tiros. No revide, um homem identificado com o prenome de Matheus, foi atingido e socorrido para o Hospital Luís Viana Filho, mas não resistiu aos ferimentos.

Dois homens, uma mulher e um menor que estavam na casa se renderam. A polícia foi até outra casa, onde outra mulher foi presa com uma quantidade de maconha e crack.

Em outro local, a PM apreendeu um menor e um homem, com uma espingarda artesanal, um simulacro de arma de fogo, e alguns aparelhos celulares. Segundo a PM, eles foram reconhecidos pelas vítimas do assalto do ônibus da empresa São Miguel, ocorrido na última semana.

Todos os envolvidos e material apreendido foram encaminhados para a 7ª Coodernadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Ilhéus, à disposição da Justiça.

Homicídio no Santo Antonio; ´Yuri´ foi morto a tiros



Um homem, de prenome Yuri, foi morto a tiros na rua Astrogildo de Almeida, no bairro Santo Antonio, em Itabuna. O corpo permanece no local sob os cuidados da Polícia Militar até a chegada da Polícia Técnica. Ainda não se tem informações sobre a autoria e motivação do crime. Foi o 6º homicídio de outubro e o 96º de 2017 em Itabuna.

Jornal Sport New

Marquinhos é flagrado com simulacro na Av. Itabuna



Uma guarnição Selva do PETO 70, durante diligência operacional na noite desta segunda-feira (16) na Avenida Itabuna, avistou dois elementos em atitude suspeita a bordo de uma moto, modelo Cinquentinha. O condutor conseguiu escapar, mas o comparsa da garupa foi alcançado. 

Na procedimento de abordagem, a polícia flagrou na cintura de Marcos Nascimento Gomide, vulgo Marquinhos”, um simulacro de pistola. 45. Conduzido e apresentando no plantão da 7ª Coorpin, o indivíduo ficou preso à disposição das autoridades. 

Secretária de Saúde vai falar em simpósio sobre ações de combate ao câncer de mama



A secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, será palestrante do 1º Simpósio Ilheense sobre Câncer de Mama, que acontece no próximo dia 19, no Auditório do Edifício Premier Business Center, no bairro Cidade Nova. A secretária vai falar, às 20h15min, sobre as ações públicas que vêm sendo executadas de combate à doença.

O evento será aberto às 19 horas. Serão palestrantes os mastologistas José Slaib e Luciana Leite, o oncologista Caio Silvério e o organizador do evento, Leonardo Albuquerque, médico e cirurgião plástico.

As vagas para este evento são limitadas e ainda podem ser feitas pelo site drleonardoalbuquerque.com.br/simpósio-ilheense.

Moto roubada é localizada na Av. Itabuna; bandidos conseguiram fugir



Uma viatura composta por militares do PETO 70 avistaram dois homens em atitude suspeita a bordo de uma moto na Av. Itabuna, na noite desta segunda-feira (16), foi iniciada a perseguição, porém a dupla conseguiu fugir a pé em direção ao Alto da Gamboa. 

Os meliantes abandonaram a moto, modelo Honda Titan, cor vermelha, placa policial NZC-6358, com licença de Ilhéus, na Avenida Itabuna. A moto, após ser consultada no sistema do Denatran, foi constatada com restrição de roubo. O veículo foi apresentando no plantão da 7ª Coorpin para as medidas cabíveis.  

Preso casal acusado de tentar matar transexual em Itapetinga



Policiais da Delegacia Territorial (DT), de Macarani, unidade subordinada à 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itapetinga, cumpriram mandados de prisão contra Luciano Gomes dos Santos, de 26 anos, e Jeane Dias da Silva Gomes, 27 anos, na última quarta-feira (11). De acordo com a polícia, o casal é acusado pela tentativa de homicídio da transexual Nati Mota, que é o nome social da vítima, ocorrida no dia 9 de outubro de 2016, na cidade de Maiquinique. Logo depois do crime, os dois fugiram do estado. 



Policiais da Delegacia Territorial (DT), de Macarani, unidade subordinada à 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itapetinga, cumpriram mandados de prisão contra Luciano Gomes dos Santos, de 26 anos, e Jeane Dias da Silva Gomes, 27 anos, na última quarta-feira (11). De acordo com a polícia, o casal é acusado pela tentativa de homicídio da transexual Nati Mota, que é o nome social da vítima, ocorrida no dia 9 de outubro de 2016, na cidade de Maiquinique. Logo depois do crime, os dois fugiram do estado. 

UNA: DEPUTADA TENTA PEGAR CARONA EM OBRA E RECEBE CRÍTICAS NAS REDES SOCIAIS



A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) voltou a ser criticada nas redes sociais. Dessa vez, a parlamentar foi alvo de protestos na internet por tentar pegar carona em uma obra que sequer começou a ser executada no município de Una.

Ângela postou em seu perfil na rede social um texto, que para muitos, tentava se apropriar da obra de pavimentação da estrada que dá acesso ao distrito de Comandatuba, uma obra que está emperrada no Governo do Estado desde 2013. “Agora, em 2017, quando a licitação da obra começa a ser destravada, a parlamentar quer consertar sua imagem com a população de Una”, disse um internauta.

Mas pelo visto foi tiro no pé, já que diversos internautas unenses protestaram contra a tentativa de apropriação da parlamentar. E pior, alguns trouxeram à tona episódios polêmicos envolvendo o nome da deputada Ângela a exemplo das investigações que ela é alvo no Ministério Público por supostos crimes financeiros e de licitações ilegais.

O fato foi criticado também pelo prefeito de Una, Thiago de Dejair (PP). Em sua rede social ele retrucou: “Não me entendam mal, mas me chamou atenção, ver no Facebook gente querendo assumir a paternidade de uma obra que ainda nem saiu do papel. Minha gente, a obra não tem pai, nem mãe, a obra é de nosso povo, vai beneficiar nossa cidade. Querer ser o “pai da criança” só alimenta um revanchismo eleitoral que tende a atrapalhar o andamento das coisas.”, disse o prefeito.

E a tentativa de apropriação da deputada Ângela ficou evidente, segundo publicou um morador, porque ela demonstrou total desconhecimento da demanda, dando informações equivocadas sobre a obra. O assunto tomou um corpo inesperado para a deputada e alguns supostos aliados dela na cidade, que até tentaram contrapor as críticas no Facebook, mas a cada resposta surgia uma réplica, tréplica e sempre mais duras.

Professores da Rede Municipal iniciam “operação tartaruga” nesta sexta, dia 20

Escrito por SIMPI Ter, 17 de Outubro de
2017 12:06

Os Professores da rede municipal de ensino, juntamente com o apoio do Sindicato do Magistério – SIMPI decidiram, na manhã desta terça-feira, 17/10 em assembleia ocorrida na USEMI, iniciar a redução da carga horária, conhecida como “operação tartaruga”, na
próxima sexta, dia 20/10, como forma de
pressionar o Prefeito Fernando Gomes a
revogar o decreto que retirou 20% do
adicional de atividade de classe de 428
profissionais que atuam em sala de aula.

Em uma rodada de negociação realizada na tarde de ontem, 16/10, envolvendo sindicato, vereadores e governo, o Prefeito Fernando Gomes afirmou que não iria revogar o decreto e afirmou que “seria melhor pagar pouco do que não pagar”.

Os professores que possuem o direito ao AC assegurado em suas carteiras de trabalho decidiram pela redução da jornada de trabalho, ao tempo que o sindicato promove ações judiciais para tentar reverter o prejuízo financeiro sofrido pela classe.

De acordo com a Presidente do SIMPI, Profa. Carmem Oliveira (Carminha), quem trabalha no turno da manhã entrará às 7h e sairá às 9h, os que trabalham no turno da tarde entrarão na escola às 13h e sairão às 15h, os que trabalham no turno da noite trabalharão das 19h às 20h:30min e quem atua nas creches, trabalhará das 7h às 11h:30min da manhã.

Além da redução da jornada de trabalho, os professores não farão o preenchimento do e-polis, sistema de chamadas e notas dos alunos. “Essa operação entrará em vigor a partir desta sexta, 20 de outubro, em respeito à lei de greve, pois precisamos comunicar a decisão da categoria ao governo municipalizados municipalismo”, afirma a sindicalista.

Ainda de acordo com a direção sindical, na próxima semana deverá haver uma parada com data a ser definida, onde os professores deverão marchar rumo à Av. do Cinquentenário, pedindo apoio da sociedade e dos órgãos públicos à luta da categoria. “Nós estamos tentando negociar de todas as formas. Pedimos auxílio dos vereadores, fizemos inúmeras rodadas de negociação e agora vamos reduzir nossa jornada de trabalho. Não queremos paralisar as atividades de vez, mas a greve é uma possibilidade sim”, finaliza Carminha Oliveira.

Fonte: Ascom SIMPI

Porto Seguro derrota Itabuna no primeiro jogo das oitavas de final



PORTO SEGURO - A seleção de Porto Seguro segue implacável no Intermunicipal, o maior compeonato de futebol amador do país.

Na tarde de domingo (15), o time da terra de Cabral derrotou Itabuna por 2 a O, no Estádio Luís Viana Filho, na rodada de ida das oitavas de final. Os gols foram marcados por Dego e Jeas.

Quem também venceu no domingo foi a Seleção de Itabela, que foi até Alagoinhas e derrotou a equipe local pelo placar de 1 a 0, com gol de Tiuí.

Já o selecionado de Eunápolis obteve apenas um empate em O a 0 com Ipiaú, no Estádio Araujão e vai ter que se empenhar para reverter a situação no jogo de volta, domingo (22), em Ipiaú.

As 16 seleções seguem vivas na busca pelo título e voltam campo no próximo domingo. Quem perder, estará eliminado da disputa.

Confira como foi da rodada:

Ibicaraí OXO Santo Amaro

Santo Antônio de Jesus oX1 Cachoeira

Itabuna oX2 Porto Seguro

Conceição do Coité OX1 Camamu

Valente 2Xo Saubara

Euclides da Cunha 3x1 Itaberaba

Alagoinhas OX1 Itabela

Eunápolis OXO Ipiaú