segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Lava Jato semana deve ter muitos depoimentos.

CRIMINOSOS INVADEM DELEGACIA E EXECUTAM PRESO EM IBIRAPITANGA

Quatro homens invadiram a delegacia de Polícia Civil em Ibirapitanga, no sul da Bahia, e mataram um detento, nesta madrugada de segunda (27). A execução ocorreu por volta das 3 horas, de acordo com a Polícia Militar.
 O detento executado foi identificado como Luciano Bispo dos Santos, que acumulava passagens pela polícia por receptação e, também, porte ilegal de arma. Na hora da ação dos bandidos, havia apenas o carcereiro na delegacia. O homem foi rendido pelo grupo, porém não sofreu ferimentos.

Correspondente da Globo em Nova York vai parar na delegacia após confusão com a PM



Dois jornalistas - entre eles Felipe Santana, correspondente da TV Globo em Nova York - e policiais militares tiveram um desentendimento na noite deste domingo, 26, no Circuito Osmar (Campo Grande) e o caso foi parar na delegacia. A Secretaria da Segurança Pública (SSP), que divulgou as informações do caso por meio de nota, determinou a apuração rigorosa da situação.

Segundo a SSP, após o desentedimento o caso foi para a Central de Flagrantes do Passeio Público. Os policiais alegam desacato e, os profissionais de imprensa – que não estavam trabalhando –, acusam truculência policial.

O outro jornalista envolvido na confusão é Bruno Aversa Dellalata, que teve um ferimento no supercílio e foi levado ao posto médico para atendimento. Em seguida, Bruno foi encaminhado ao Hospital Aliança, no Rio Vermelho, onde permanecia em observação até a madrugada desta segunda-feira, 27.

Já Felipe Santana foi ouvido ainda na noite de domingo na Central de Flagrantes. Ele veio para Salvador para curtir férias. Os militares envolvidos também prestaram depoimentos.
Todos os envolvidos foram encaminhados para fazer exame de corpo de delito, já que dois PMs também apresentaram ferimentos na boca e no braço, conforme a SSP.

Felipe Santana ainda não se posicionou sobre o assunto. No perfil dele no Twitter, o jornalista informou no dia 18 de fevereiro que estava de férias.

Obs: Apesar da acusação contra os jornalistas, desacato deixou de ser crime no Brasil em dezembro de 2016, em uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça. O STJ  justifica que criminalizar o desacato à autoridade contraria leis internacionais de direitos humanos.

"Não há dúvida de que a criminalização do desacato está na contramão do humanismo porque ressalta a preponderância do Estado, personificado em seus agentes, sobre o indivíduo", escreveu o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas em seu parecer..

Após chuvas, racionamento de mais de um ano chega ao fim em Itabuna

Informação foi divulgada pela Emasa nesta quinta-feira (23), no sul da BA. Moradores estavam recebendo água em casa a cada 20 dias. 

O presidente da Emasa destacou que as chuvas chegaram em um momento crítico, já que a captação havia caído para apenas 350 litros por segundo na Estação de Rio do Braço e a captação de Nova Ferradas havia sido paralisada.

Com as chuvas, a captação foi ampliada para 650 litros, o que vai permitir regularizar o racionamento. A Emasa destaca que ainda podem ocorrer problemas pontuais em área de relevo acidentado.

Segundo Jader Guedes, em função das chuvas o aumento do volume de água em Rio do Braço permitiu aumentar a captação para 550 litros por segundo. Em Nova Ferradas, a captação foi retomada e deverá ser ampliada nos próximos dias. O volume captado em Nova Ferradas permite abastecer a região oeste de Itabuna, que abrange os bairros de Ferradas, Nova Ferradas, Sinval Palmeira, Urbis 04 e Rua de Palha.

O problema de Itabuna é que a cidade tem 220 mil habitantes e não dispõe reserva de água. Segundo a Emasa, o problema só deverá ser resolvido com a conclusão da barragem do rio Colônia, o que só deverá ocorrer em abril. Em função desta limitação o abastecimento da comunidade depende de chuvas regulares para eliminar o risco de novo racionamento.

Falta de água
 
Moradores da cidade de Itabuna, na região sul da Bahia, só recebiam água em casa a cada 20 dias, por conta da seca prolongada que atinge a região. O racionamento no município, uma medida da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), começou a mais de um ano, e muitos moradores precisam recorrer a carros-pipa.

O racionamento ocorre, segundo a prefeitura, porque a falta de chuvas dificulta a captação de água nos rios Salgado, Colônia e no Almada, usados para abastecer a região. Em 2016, a cidade chegou a decretar situação de emergência devido à estiagem.