quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Homem morre e outro é internado com leishmaniose visceral na região de Feira de Santana


Um homem de 44 anos está internado com leishmaniose visceral, doença conhecida como calazar, no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

De acordo com a vigilância epidemiológica de Feira de Santana, este é o segundo caso na região em 2018. No primeiro caso, outro homem morreu. Ele morava no distrito de Maria Quitéria, também em Feira de Santana, considerado pela saúde pública uma área de risco para a doença.

A leishmaniose não é contagiosa, nem é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Também não é transmitida de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do "mosquito palha" fêmea.

Os principais sintomas são febre alta com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado

Em Maria Quitéria, alguns moradores estão preocupados com a grande quantidade de cães no distrito, já que os cachorros são hospedeiros do protozoário que causa a leishmaniose visceral.

"A gente não cria cachorro, mas os cachorros das pessoas ficam na porta da gente. Aí fica todo mundo com medo", disse a lavradora Célia Santos.


Entretanto, a preocupação aumentou depois que um morador do distrito, o agente de portaria Antônio Cesar Silva, de 34 anos, morreu vítima do Calazar. Ele começou a sentir os primeiros sintomas da doença em novembro do ano passado.

Antônio Cesar ficou internado por 15 dias em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi transferido para o Hospital Clériston Andrade, e morreu na madrugada da última sexta-feira (26).

Kombi pega fogo e deixa trânsito complicado na Avenida Garibaldi


Uma Kombi pegou fogo na manhã desta quinta-feira (1º), na Avenida Garibaldi, sentido Vasco da Gama, na altura do viaduto que dá acesso ao bairro da Federação.

Até por volta das 9h, o trânsito estava congestionado porque os condutores pararam os veículos para não passar ao lado das chamas.

Segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu debelar o fogo. O órgão aponta que após o fim do incêndio, o trânsito voltou a fluir no local.

Chuva derruba muro e destelha casa em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia



Uma chuva forte que atingiu a cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, causou estragos na região, na tarde de quarta-feira (30). Ruas ficaram alagadas, parte do calçamento de um local foi destruído e o telhado e o muro de uma casa desabaram com a força da chuva e dos ventos. Não houve feridos.


A chuva durou cerca de uma hora, mas segundo a Defesa Civil, foram registrados 86 mm de chuva. Cinquenta milímetros já é considerado chuva volumosa.


Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, também na região sudoeste, não choveu muito, mas antes da chuva teve clarão no céu. Foram muitos raios. No verão, por conta do calor, a chuva pode vir mesmo acompanhada de raios e trovões.


Nesta semana ainda tem previsão de chuva forte na região sudoeste, oeste, no sul da Bahia e na Chapada Diamantina.

Carga de whisky avaliada em R$ 85 mil é achada em galpão na Bahia após ter sido roubada por três homens

Uma carga de whisky avaliada em R$ 85 mil foi achada dentro de um galpão na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as 771 caixas da bebida foram roubadas durante assalto a um caminhão.

Segundo a SSP, três suspeitos foram presos. Tiago Tauan Santos, Rogério da Silva Oliveira e Railan de Jesus Rezende integram uma quadrilha que agia na região do município de Planaltino, distante 320 quilômetros de Salvador.

A SSP informou que o caminhão roubado foi interceptado na BR-324 com ajuda do rastreador. Tiago Tauan Santos, que dirigia o veículo, iria entregar parte da carga roubada. Após a prisão, ele indicou o local utilizado para armazenar o restante dos whiskys e outras duas pessoas foram presas.


Na delegacia, o trio negou ter efetuado o roubo, mas foi reconhecido pelo casal dono do caminhão e vítimas do assalto. Os investigadores descobriram que Rogério já tinha passagem pela polícia por porte ilegal de arma (flagrado com uma pistola), na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

Adolescentes de 13 e 14 anos são apreendidos por tráfico de drogas após denúncia anônima na Bahia


Dois adolescentes de 14 anos, e um de 13, foram apreendidos por tráfico de drogas em Ribeira do Pombal, norte da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o trio foi flagrado vendendo drogas após denúncia anônima.

Segundo a denúncia, as duas meninas e o garoto usavam uma motocicleta no bairro Caburé para o tráfico. Segundo a SSP, Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste fizeram a apreensão.

Com eles, os policiais acharam 114 trouxas de maconha, um simulacro de pistola, balança e celulares. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Ribeira do Pombal. O flagrante ocorreu na quarta-feira (31), mas as informações só foram divulgadas nesta quinta (1º).

Criança de 11 anos morre após cair de cavalo e bater a cabeça no sul da Bahia

Uma menina de 11 anos morreu após cair de um cavalo na zona rural de Jucuruçu, cidade do sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, Iara Costa saiu a cavalo com uma tia, do distrito de Coqueiro, em Jucuruçu e no caminho caiu do cavalo.

Conforme apontam as investigações iniciais da polícia, o caso foi um acidente. Iara seguia para a fazenda do avô com uma tia, na tarde de terça-feira (30), quando caiu do cavalo. Na queda, ela bateu a cabeça no chão, foi socorrida para o Hospital Municipal de Jucuruçu e, depois, transferida para o Hospital de Itamaraju, distante cerca de 103 km de Jucuruçu.

A criança não resistiu ao ferimento e morreu na noite de terça-feira. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e liberado para velório na quarta-feira (31). Iara foi enterrada na manhã de quarta, no cemitério do distrito de Coqueiro.

Não deu Match: empresário é esfaqueado após marcar um encontro no Tinder

Roberto Del Cima, empresário de 69 anos, foi esfaqueado várias vezes em sua própria casa nesta terça-feira, após marcar um encontro com uma desconhecida no Tinder. O homem mora no Condomínio Santa Mônica Jardins, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele permanece internado, com cortes superficiais em seu corpo, no Hospital Barra D’Or.

A suposta autora do crime foi uma mulher conhecida somente por Vivian, de 22 anos. Ela e o empresário marcaram um encontro na casa dele, por meio do aplicativo Tinder. A suspeita também foi reconhecida por testemunhas, devido às imagens presentes em seu perfil no app.

“Ela é a autora do crime. Ela estava com um comparsa, que a gente está investigando e não chegamos à identificação ainda, mas já temos alguns indícios de quem ele é”, declarou o delegado Marcus Neves, encarregado pelas investigações.

Vivian teria chegado com um cúmplice escondido no porta-malas de seu carro, quem a haveria ajudado na prática do crime – registrado como latrocínio tentado. Os dois roubaram um laptop, relógios e jóias.

De acordo com o depoimento da empregada de Roberto, a suposta autora do crime entrou na residência em torno de 22h e jantou com o empresário. Já durante a madrugada, por volta de 1h30, ela disse ter escutado seu patrão pedir por socorro e afirmar estar sendo esfaqueado pela moça.

A doméstica ainda contou ter visto um homem – o comparsa – subir as escadas que chega no cômodo onde ela se localizava. Após vê-lo, a funcionária subiu no telhado da casa, caminhou pelo muro e foi até a portaria do edifício, onde conseguiu pedir por ajuda.

A perícia encontrou manchas de sangue por todo o quarto, no closet e no banheiro – inclusive na banheira de hidromassagem. A vítima não chegou a ser ouvida pela Polícia Civil.

Vale ressaltar que o aplicativo Tinder não foi usado somente como uma ferramenta para a prática de crimes físicos, como também cibernéticos. Uma falha descoberta recentemente permitia que hackers espionassem e roubassem dados de usuários.

Mulher relata assédio do ex à atual companheira dele e é espancada pelos dois: 'Me socaram até eu cair no chão'


Uma mulher relatou ter sido espancada pelo ex-namorado e pela atual companheira dele, no município de Ilhéus, localizado na região sul da Bahia. A vítima disse que sofreu as agressões físicas após ter relatado para a atual namorada do ex que estava sendo assediada por ele, depois dos dois terem terminado o relacionamento.


"O meu ex-namorado e a namorada dele vieram para cima de mim, tirar satisfação. Ele já me agrediu, com um murro no meu rosto, e daí ele foi progredindo com mais murros. Foi me segurando e os dois bateram no meu rosto, e deram murros na minha cabeça também. Me socaram até eu cair o chão", disse a vítima, que não quis ser identificada e não contou quando a agressão ocorreu.

Com hematomas nos olhos e na boca, a mulher agredida prestou queixa na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, na terça-feira (30), e a polícia abriu uma investigação para apurar o caso. A vítima relatou que era constantemente assediada pelo ex-namorado em público e que procurou a atual companheira dele para relatar a situação, a fim de de evitar que o caso se repetisse.

"A vítima foi ouvida ontem mesmo, logo que ela fez o registro. Ouvi uma testemunha e foi expedido ofício requerendo concessão de medidas protetivas de urgência. E o suposto autor vai ser interrogado tão logo encontremos na intimação", disse a delegada Márcia Rezende, que está investigando o caso.

"Eu espero que a justiça seja feita, que os dois vão para a cadeia e paguem pelo que fizeram, porque o que eles fizeram foi um ato de covardia. Ele não foi homem e nem ela mulher", disse a vítima. 

Jovem flagrado por câmera ao matar ambulante na BA é preso com drogas junto com a mãe e o padrasto


Foi preso na última terça (30), em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, um jovem de 18 anos suspeito de matar a tiros o vendedor ambulante Vando Oliveira de Pinho, na sexta-feira (26). O crime, que ocorreu na Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade, foi registrado por uma câmeras de segurança.

O suspeito preso é Cleiton Duarte Conceição da Silva, de 18 anos. A polícia disse que ele confessou o crime e afirmou que matou a vítima por conta de uma discussão que teve com ela no ano passado, durante a micareta da cidade.

A polícia informou, no entanto, que a suspeita é de que o crime tenha sido cometido por conta de uma disputa pelo tráfico de drogas. Incialmente, também foi levantada a hipótese de que a vítima teria tentado se aproximar de mulher do suspeito

Um comparsa, Anderson Rogério Borges de Jesus, de 32 anos, que é padrasto de Cleiton, também foi preso. Anderson também foi flagrado pela câmera, em uma moto, aguardando para fugir com Cleiton após o crime. A mãe de Cleiton Edicleide Fátima Duartem, de 33 anos, também foi presa.

Os supeitos foram presos no Parque Lagoa do Subaé, e devem ser encaminhados para o presídio regional de Feira de Santana nos próximos dias. Com os suspeitos, a polícia disse ter encontrado maconha e crack e um revólver 38, que pode ter sido usado no assassinato do ambulante

Caso

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem foi assassinado a tiros, na última sexta-feira, em Feira de Santana. O crime ocorreu na Rua Marechal Deodoro, no centro da cidade.


Segundo a polícia, a vítima foi um vendedor ambulante que teria envolvimento com drogas. O nome e a idade dele não foram divulgados. O homem teria sido morto por supostamente ter tentado se aproximar da mulher do suspeito.

Nas imagens, registradas pouco antes das 17h por uma câmera da Secretária de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), é possível ver o momento em que o suspeito, que usa um boné preto, atira contra a vítima e, em seguida, sai correndo.

O atirador vai em direção a uma moto, onde um outro homem o aguardava. O criminoso sobe na garupa do veículo e foge com o comparsa. Até a noite desta sexta, nenhum suspeito havia sido preso, conforme a polícia.