segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Senai abre inscrições para cursos técnicos de 2018.1; 570 bolsas são oferecidas



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA) está com inscrições abertas para os cursos técnicos do semestre 2018.1. No total, estão disponíveis 5.700 vagas. Destas, 570 são para estudantes que declararem baixa renda.

Para concorrer às bolsas, os interessados precisam ter obtido pontuação média de 550 pontos ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Podem ser utilizadas as notas dos Exames de 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012.

Os candidatos à bolsa de estudos têm até o dia 30 de novembro para fazer a inscrição. Já para os candidatos que não irão concorrer ao programa de bolsas, as inscrições irão até o dia 20 de dezembro.

Estudantes a partir do 2º ano do ensino médio também podem participar do processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da instituição.

Além de Salvador (unidades Cimatec e Dendezeiros), são oferecidas vagas em mais nove municípios baianos. São eles: Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.

Os cursos oferecidos são Alimentos, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Petróleo e Gás, Petroquímica, Programação de Jogos Digitais, Química, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Soldagem.

Os cursos de Programação de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Sistemas são novos na instituição.

Os cursos ofertados no turno vespertino têm preços diferenciados. O edital com a lista completa de cursos, vagas disponíveis e valores das mensalidades para cada município, dentre outras informações, estão disponíveis no site do Senai.

Homem embriagado morre afogado em balde de água



Um homem identificado por Raildo Matias Santos, de 49 anos, “Bigode” morreu de forma inusitada no Entroncamento de Jaguaquara neste domingo (22).

De acordo com informações da Polícia Militar ao Blog Itiruçu Online, Raildo estava embriagado e tentou pegar um balde de 20 litros no quintal de sua residência, na Rua Rio Grande do Norte, Bairro Bela Vista, quando teria tropeçado e caído com a cabeça dentro do balde com água de joelhos.

O homem era bastante conhecido no Entroncamento de Jaguaquara. Trabalhava como frentista em um posto de combustível. // As informações são do Itiruçu Online.


MOTORISTAS RECLAMAM DA SITUAÇÃO DA ESTRADA ILHÉUS-ITACARÉ



Os motoristas que forem pegar a rodovia BA 001, trecho Ilhéus- Itacaré, precisam ter muito cuidado com a situação precária da pista, que está com inúmeros buracos.

A BA 001 é um dos trechos mais movimentados do verão baiano, por levar às praias paradisíacas, e locais de mata Atlântica preservadas com rios, cachoeiras, e lagoas, vem sofrendo com o descaso do governo da Bahia.

Por redes sociais inúmeros motoristas denunciaram a situação. Há pouco tempo a mesma pista passou por uma operação tapa buraco, mais a borra de asfalto durou pouco, e a situação da pista voltou a piorar, podendo causar acidentes graves.

Quartas de final do Campeonato Intermunicipal tem duelos definidos

Os duelos das quartas de final do Campeonato Intermunicipal de 2017 estão definidos. Santo Amaro encara Valente, Porto Seguro enfrenta Euclides da Cunha, Cachoeira e Eunápolis medem forças e Camamu pega o Itabela. Os jogos de ida deverão acontecer no próximo domingo (29), no habitual horário das 15h.

 Na fase anterior, as oitavas de final, destaque para a classificação nos pênaltis da seleção de Valente, no último domingo (22). Após vencer a primeira partida por 2 a 0, a equipe de Valente viu Saubara ganhar na volta. Nas penalidades, Valente levou a melhor ao fechar as cobranças em 5 a 3. Outro destaque foi o selecionado de Eunápolis, que foi a única a vencer fora de casa nesta rodada. O confronto estava empatado em 0 a 0, mas os visitantes venceram Ipiaú no jogo decisivo por 1 a 0.

 Porto Seguro, Itabela e Camamu avançaram de fase com duas vitórias nos seus confrontos das oitavas. Com 2 a 0 no agregado, Porto Seguro venceu Itabuna por 1 a 0, jogando em casa. Itabela e Camamu, que já haviam vencido fora de casa por 1 a 0, fizeram prevalecer o mando de campo ganhando novamente dos seus adversários, respectivamente, Alagoinhas por 2 a 1, e Conceicão do Coité por 2 a 0.

 Euclides da Cunha e Cachoeira, que tinham a vantagem construída na ida, seguraram o resultado de 0 a 0 contra, nesta ordem, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus. Já Santo Amaro aproveitou o fator casa e desempatou o confronto, que estava 0 a 0, fazendo 2 a 1 sobre o Ibicaraí e garantiu a classificação.

Suspeito de matar e esconder corpo de esposa se entrega à polícia



Suspeito de ter matado a mulher, Orlando de Jesus, 53 anos, se entregou acompanhado de um advogado na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

O crime aconteceu na noite da última quarta-feira, 18, dentro da casa do casal, na rua Nair, em Pernambués. Maria Lucília Santos de Jesus, 45 anos, foi morta a facadas e o corpo dela foi encontrado por familiares embaixo da cama do casal. No local havia um bilhete com um pedido de desculpas feito por Orlando.

Após o crime, o suspeito foi visto saindo de casa com uma mochila nas costas. De acordo uma fonte policial, que não quis se identificar, o crime foi motivado por ciúme. Orlando teria desconfiado de traição por parte da mulher. 

“Não foi eu que matei ela, foi Lúcifer”, diz acusado de feminicídio em Pernambués



A Polícia Civil apresentou na tarde desta segunda-feira (23), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o acusado de assassinar a mulher, identificada como Lucília Santos de Jesus, 45 anos, com 10 golpes de punhal, além de ocultar o cadáver debaixo da cama na última quarta-feira (18).

Ao ser indagado sobre o crime, Orlando alegou: “Eu não fiz aquilo. Eu não mataria a mulher que eu amo. Quem fez isso foi Lúcifer”.


Operação Citrus é afetada com acúmulo de função de promotora



Depois de mandar para o presidio Ariston Cardoso o ex-vereador Jamil Ocké (PP), o ex-secretário de assistência social Kácio Clay e o empresário Enoch Andrade, a Operação Citrus desencadeada no dia 21 de março pelo Ministério Público de Ilhéus, estranhamente “freou” as investigações.

Na época foram descobertos pelos investigadores do GAECO um rombo de quase R$ 25 milhões nos cofres da prefeitura de Ilhéus e da Câmara de Vereadores entre os anos de 2009 a 2016, por meio de superfaturamento em supostas licitações, através de empresas compostas por laranja. 

Com a transferência do titular da 8ª promotoria de Ilhéus, promotor Frank Monteiro Ferrari, para Salvador, e a chegada da promotora Alicia Violeta Botelho, os desdobramentos da Citrus perderam força substancialmente, devido ao acúmulo de função da promotora em ter que se dividir entre as cidades de Ilhéus e a Una, para atender a demanda de ações concentradas nas duas promotorias. 

Na 1ª fase das investigações mais de 50 pessoas entre elas ex-vereadores, ex-secretários municipais, empresários, diretores escolares e ex-servidores municipais foram ouvidas pela juíza Emanuele Vita Leite Armede, titular da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, porém ninguém foi preso e tampouco punido.

Os ilheenses não perderam as esperanças e continuam acreditando que o judiciário não irá se opor diante de uma das maiores organizações criminosas já existentes na terra de Gabriela.  

Homem é baleado no bairro Sarinha Alcântara

Janderson Francisco dos Santos, conhecido como “Jojó”, 20 anos, foi baleado na manhã desta segunda-feira (23), na Rua Fernando Gomes, entre os bairros Sarinha Alcântara e o Gogó da Ema, em Itabuna. A vítima foi alvejada com dois tiros no lado direito da costela e socorrido em carro particular para o Hospital de Base.

Segundo informações, Janderson já teve envolvimento com drogas, mas atualmente trabalha como vendedor de desinfetante caseiro, frequenta a igreja e não possui mais envolvimento. 

Há alguns anos Janderson sofreu outra tentativa de homicídio na Rua Epitácio Pessoa, devido o seu envolvimento com drogas. De acordo com informações, a vítima foi socorrida para o Hospital de Base e passa bem.

Um ônibus da empresa Rota Transportes



Um ônibus da empresa Rota Transportes que fazia linha Itabuna x Buerarema foi assaltado na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 15:20 no bairro Santa Clara, na BR-101, em Itabuna.

Segundo informações, dois elementos armados entraram no ônibus e anunciaram o assalto, levando  o dinheiro do cobrador e os pertences dos passageiros.

O motorista do ônibus e os passageiros vítimas do assalto se dirigiram até o Complexo Policial de Itabuna onde foi registrada a ocorrência.

Já a empresa Rota Transporte forneceu outro ônibus para que os demais passageiros concluíssem a viagem até o destino desejado.