segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

CINCO BAIANOS ESTÃO DESAPARECIDOS DESDE O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO

Ademário Bispo, Alex Mário Moraes Bispo, Ednilson Dos Santos Cruz, George Conceição de Oliveira e Tiago Coutinho estão entre os baianos desaparecidos desde o rompimento, na última sexta-feira, 25, de uma barragem da empresa Vale em Brumadinho, no estado de Minas Gerais.

Uma das vítimas desaparecidas, Tiago Coutinho morava no bairro de Massaranduba e trabalhava como soldador em uma empresa terceirizada da Vale há pelo menos cinco anos.

As outras vítimas eram da cidade de Santo Amaro da Purificação e trabalhavam em Brumadinho há pouco mais de um ano.

Desaparecidos

Segundo último dado divulgado na manhã desta segunda-feira, 28, pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e das polícias militar e civil, subiu para 60 o número de mortos. O número de desaparecidos são de 292 pessoas e 382 pessoas foram localizadas. Até o momento, 192 pessoas foram resgatadas.

G1

JOVEM É ARRASTADA POR CORRENTEZA DE RIO E MORRE AFOGADA EM PORTO SEGURO

Amanda Davilim Flores Santos, de 14 anos, morreu afogada na tarde do último domingo, 27, após ser arrastada pela correnteza do Rio Buranhém, na Agrovila, zona rural de Porto Seguro.

De acordo com o portal RADAR 64, a jovem estava tomando banho no rio com um grupo de amigos, quando, segundo testemunhas, ela e outra jovem foram arrastadas pela correnteza. A amiga foi socorrida pelas pessoas que estavam no local mas a vítima ficou debaixo da água por quase 30min presa a galhos de árvore.

A vítima chegou a ser socorrida por equipes da Samu mas não resistiu. As testemunhas serão intimadas a depor e será instaurado um inquérito para apurar o caso

A TARDE

ILHÉUS: LADRÕES SE PASSAM POR POLICIAIS CIVIS E FAZEM ARRASTÃO NO DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO

Cerca de 10 ladrões fortemente armados e encapuzados fizeram um arrastão por volta das 19h30 deste domingo (27), no distrito de Santo Antônio, zona sul de Ilhéus.

Segundo os moradores, os bandidos chegaram de moto usando uniforme e distintivos da Polícia Civil, onde anunciaram assalto nos bares e nas pessoas que passavam no momento do crime. 

A quadrilha levou celulares, bolsas, dinheiro e ainda fizeram ameaças. Parte dos bandidos ficaram do lado de fora do prédio, dando cobertura. 

A comunidade pede segurança e providências as autoridades, para coibir a atuação dos criminosos que vem aterrorizando na zona rural da cidade.  

FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

EXCLUSIVO: LAUDO REPROVA COLETE DE AGENTES DE TRÂNSITO DE ILHÉUS

Por meio de denúncia do agente de trânsito Arnaldo Souza dos Santos Júnior, o Núcleo de Saúde do Trabalhador, vinculado à secretaria municipal de saúde de Ilhéus, reprovou o uso do colete dos agentes de trânsito de Ilhéus.  

O laudo aponta que através de inspeção, foi verificado que o fardamento dos agentes de trânsito composto bota, calça, blusa de manga comprida, colete refletivo e boné, não possuem Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho. O laudo também afirma que os agentes passaram mal usando o fardamento, devido a exposição do calor, e recomendou a imediata substituição do fardamento. 

“Esse colete contribuiu para que eu fosse ao hospital duas vezes, não ajuda em nada a não ser prejudicar nossa saúde. Senhor diretor, nos ajude a revogar essa obrigatoriedade de usar esse colete”, reclamou o agente de trânsito, Railson Oliveira do Nascimento. 

No grupo de WhatsApp dos agentes, o diretor de trânsito de Ilhéus, Gilson Nascimento, informou que recebeu o laudo e pediu um parecer da procuradoria jurídica do Município, alegando que não foi a administração que comprou os coletes. Foi constituída uma comissão em reunião geral que escolheu o fardamento, e que os agentes adquiriram, através do auxílio fardamento pago pelo governo municipal. Gilson acha justo a mudança por um colete “ventilado”, que poderá ser adquirido com o recurso que sobrou do auxílio fardamento. 

FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

MP-BA OFERECE ACORDO A PASTOR ISIDÓRIO EM CASO DANIELA MERCURY

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) propôs acordo ao deputado federal Pastor Isidório (Avante), acerca da queixa-crime por ofensas homofóbicas, movida pela cantora Daniela Mercury. Segundo assessoria da artista, a promotora de Justiça estabeleceu, atendendo a pedido do advogado dela, Ricardo Sidi, algumas condições.

São elas: Isidório deve pedir desculpas públicas, esclarecendo que ela jamais ofendeu o povo cristão ou qualquer símbolo sagrado, e que doe 20% dos cinco primeiros salários que vier a receber como deputado federal em favor de duas entidades filantrópicas. O deputado será intimado por um oficial de justiça para informar se aceita as condições ou se prefere que a ação penal prossiga rumo à sentença.

SARGENTO DA MARINHA É MORTO DENTRO DE ESTABELECIMENTO EM SALVADOR

Um sargento da Marinha do Brasil foi morto, na noite de sábado (26), dentro de um estabelecimento comercial, na região da Avenida San Martin, em Salvador. Conforme a Polícia Civil, o autor do crime fugiu em uma motocicleta. De acordo com informações da polícia, a vítima foi identificada como Márcio do Socorro Lima Hipólito, de 55 anos. O caso aconteceu por volta das 18h30, na Travessa Almirante Tamandaré, na localidade conhecida como Fonte do Capim.

Segundo a Polícia Civil, Márcio chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de San Martin, mas não resistiu. O corpo do sargento foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Não há informações sobre o velório e o sepultamento da vítima. O caso é investigado pela Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Nas redes sociais, colegas de Márcio lamentaram o fato.

G1

DUPLA ASSALTA ÔNIBUS DA CIDADE SOL NA BR-330

Dois homens assaltaram um ônibus que fazia a linha Itabuna-Jequié, na BR-330. De acordo com informações de uma das vítimas, os assaltantes embarcaram no ônibus na cidade de Ubatã e anunciaram o assalto no município de Barra do Rocha, logo após o canteiro de obras da Valec.

O assalto aconteceu por volta das 20h. Até o momento nenhum dos criminosos foi preso. A dupla usava bonés e estavam armados com um facão e um revólver. Carteiras e aparelhos celulares foram levados pelos criminosos que desembarcaram ainda em no município de Barra do Rocha.

Segundo o site Giro Ipiaú, as vítimas seguiram no ônibus até ao Terminal Rodoviário de Ipiaú, de onde a empresa acionou a Polícia Militar. Os passageiros foram orientados a registrarem um Boletim de Ocorrência na delegacia de Ipiaú, na segunda-feira (28).

VERDINHO

REJEITE O PEDIDO DE DILMA, DAMARES

Dilma Rousseff, que ainda está solta, quer dinheiro da Comissão de Anistia. Segundo a Crusoé, seu caso deve ser analisado nos próximos dias pela ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Auxiliares da ministra apostam que ela deve rejeitar o pedido da ex-presidente, cujos detalhes tramitam em sigilo.

O ANTAGONISTA

ATITUDE DE SILVIO SANTOS CHAMA ATENÇÃO DO PÚBLICO NO VELÓRIO DE WAGNER MONTES

Mesmo sem comparecer ao velório de Wagner Montes no último sábado (26), Silvio Santos chamou a atenção do público pela forma em que prestou sua solidariedade à família do amigo.

Como se sabe, Silvio não gosta muito de comparecer a velórios para não chamar mais atenção que a pessoa que está sendo velada (quando o faz, é discreto). No caso do ex-contratado e amigo Wagner Montes, o dono do SBT não foi ao Rio de Janeiro, mas fez questão de prestar sua solidariedade.

Chamou a atenção do público durante o velório do jornalista na Assembleia Legislativa do Rio, uma coroa de flores com uma faixa escrito “condolências de Silvio Santos”.

Silvio Santos e Wagner Montes são amigos de longa data. No SBT, ele participou de programas como Show de Calouros, O Povo na TV, Clube dos Artistas, entre outros. Sua esposa, a atriz Sonia Lima, também era amiga de SS.

No sábado, a emissora, por meio de sua assessoria, divulgou uma nota de pesar: “O SBT lamenta profundamente a perda de Wagner Montes. O jornalista e deputado fez parte da história da emissora e do Brasil. A diretoria e o acionista Silvio Santos prestam solidariedade aos amigos e desejam que Deus conforte sua família”.


TV FOCO

CIRURGIA DE BOLSONARO PARA RETIRADA DE BOLSA DE COLOSTOMIA TERMINA 'SEM INTERCORRÊNCIAS', DIZ BOLETIM MÉDICO

Cirurgia para religar intestino foi realizada 'com êxito', segundo o Palácio do Planalto. Médicos decidiram unir a ponta do intestino grosso com o intestino delgado.

A cirurgia a que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi submetido nesta segunda-feira (28) terminou nesta tarde. Em nota enviada nove horas pelo Palácio do Planalto após o início da operação, a cirurgia foi realizada "com êxito". O boletim médico do Hospital Albert Einstein afirmou que a cirurgia teve uma duração total de 7 horas, "sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue".

Ainda segundo o boletim, foi realizada uma "anastomose do íleo com o cólon transverso", que é a união do intestino delgado com o intestino grosso. "No momento, o paciente encontra-se, na Unidade de Terapia Intensiva, clinicamente estável, consciente, sem dor, recebendo medidas de suporte clínico, prevenção de infecção e de trombose venosa profunda", diz o boletim médico.

Bolsonaro começou a ser submetido ao procedimento médico às 8h30 desta segunda-feira, segundo afirmou o porta-voz da Presidência, Coronel Rêgo Barros, e durou até as 15h30. A cirurgia era necessária para retirar a bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal.

Segundo o porta-voz da Presidência, "o presidente possuía em razão das outras duas cirurgias uma quantidade muito grande de aderências. E essas aderências exigiram do corpo médico uma verdadeira obra de arte em relação à cirurgia".

A recuperação deve demorar dez dias e Bolsonaro deve ficar 48 horas em repouso absoluto a contar do início da cirurgia e a partir da 9h da manhã desta quarta-feira (30) retoma suas atividades despachando de dentro do hospital, segundo Rêgo Barros.

Acompanharam três filhos de Bolsonaro, Carlos, Eduardo e Renan, e a primeira-dama Michelle.

Nos últimos meses, desde que foi atingido por uma facada durante ato de campanha em setembro do ano passado, Bolsonaro ficou com uma bolsa de colostomia junto ao corpo. Este é um procedimento que encaminha as fezes e os gases do intestino grosso para uma bolsa fora do corpo, na região abdominal.

A cirurgia foi comandada pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo. Segundo apurou o Fantástico, dois tipos de procedimentos poderiam ser adotados pelos médicos.

A primeira possibilidade era unir as duas pontas do intestino grosso que foram separadas para a colocação da bolsa - a fixação pode ser feita com sutura - agulha e linha cirúrgicas - ou com um grampeador cirúrgico.

A segunda possibilidade, que foi a realizada pelos médicos, era a de cortar uma parte de 20 centímetros do intestino grosso e ligar a outra ponta diretamente ao intestino delgado, que tem mais irrigação sanguínea do que o intestino grosso. Quanto mais sangue circulando, mais fácil e rápida é a cicatrização. Esse segundo procedimento era o mais provável, porque ajuda a prevenir complicações futuras.

De acordo com o Palácio do Planalto, o vice-presidente Hamilton Mourão assumiu a Presidência desde o início da cirurgia e deverá permanecer no cargo por 48 horas. Depois desses primeiros dois dias, Bolsonaro deverá reassumir o cargo e despachar de dentro do hospital.

Foi montado um escritório no mesmo andar onde Bolsonaro está internado para que ele possa receber ministros.


G1

CASAL DE NAMORADOS MORRE APÓS BATER CARRO EM DOIS POSTES QUANDO VOLTAVA DE FESTA NA BAHIA

Um casal de namorados morreu após sofrer um grave acidente, na BR-418, no trecho de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, no sul da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma terceira pessoa ficou ferida.

De acordo com informações da PRF, o acidente aconteceu na manhã de domingo (27). As vítimas, identificadas como Ramon Lima Lenke, de 23 anos, e Kézia Aguiar Spada, de 21, ficaram presas nas ferragens e não resistiram.

O órgão informou que Ramon perdeu o controle da direção do veículo, que bateu em dois postes. Um deles caiu em cima do carro.

Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, um jovem identificado como Evanderson Assis da Silva foi socorrido e levado para o Hospital de Posto da Mata. O estado de saúde dele não foi divulgado. A polícia informou que os jovens voltavam de uma festa no distrito de Hélvecia.

O velório do casal acontece na manhã desta segunda-feira (28), na cidade de São Mateus, no Espírito Santo.




G1

JOVEM DE 18 ANOS MORRE ELETROCUTADO APÓS SEGURAR FIAÇÃO NA BAHIA; VÍTIMA ESTAVA EM TRIO

Imagem Meramente Ilustrativa
Um jovem de 18 anos morreu eletrocutado após segurar em uma fiação da rede elétrica, na manhã de domingo (27), no município de Taperoá, baixo sul da Bahia. Conforme a Polícia Civil, a vítima estava em cima de um trio.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi identificada como Ulisses Rocha Neto. O acidente aconteceu quando o trio passou pela rodovia que dá acesso a Taperoá, na BA-001. A vítima morreu na hora.

Segundo a Polícia Civil, o corpo dele foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Valença. Não há informações sobre o velório e o sepultamento da vítima. O caso é investigado na delegacia de Valença, que fica na região próxima do local do acidente.
G1

HOMEM MORRE APÓS CAIR DE PARAPENTE EM FEIRA DE SANTANA

Paulo Guimarães, 58 anos, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Clériston Andrade, mas não resistiu aos ferimentos.

Um homem de 58 anos morreu após cair do parapente em que estava na zona rural de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, no domingo (27).

De acordo com a Polícia Civil, Paulo César Barreto Guimarães estava sozinho em um parapente, no distrito de Jaguara, na zona rural da cidade, quando o acidente ocorreu, por volta de 14h40.

A polícia ainda informou, que, segundo testemunhas, o homem praticava parapente semanalmente e que estava com amigos e familiares na hora do acidente.

Ainda segundo a polícia, Paulo chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Clériston Andrade, também em Feira de Santana, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Não há informações sobre o velório e o enterro. O caso é investigado pela Polícia Civil.

G1

JOVEM É BALEADO NA CABEÇA NO BAIRRO CORUJÃO EM ITAMARAJU E SOCORRIDO AO HMI

Itamaraju: O Plantão Regional de Itamaraju tomou conhecimento de uma tentativa de homicídio ocorrida nas proximidades de uma borracharia, no Bairro Corujão, por volta das 19h30 deste sábado (26). Uma equipe liderada pela delegada titular, Rosângela Sousa esteve no local do fato, ouvindo testemunhas e se dirigiu ao Hospital de Itamaraju, para onde a vítima foi socorrida.

Segundo informações, um casal de jovens estavam caminhando a pé pelo bairro, quando um disparo de arma de fogo, partindo de um terreno baldio, atingiu a lateral direita da face do jovem Reinaldo Jesus Damasceno, vulgo "Rona", 18 anos de idade. "Rona" foi socorrido para o HMI - Hospital Municipal de Itamaraju, onde se encontra sob cuidados médicos.

Segundo informações, o estado de saúde da vítima, necessita de cuidados intensivos devido à gravidade da lesão provocada pelo tiro. A delegada instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do homicídio tentado.

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

ADOLESCENTE FAZ NAMORADA REFÉM APÓS PERSEGUIÇÃO POLICIAL NO LOBATO

SALVADOR: Um adolescente de 17 anos invadiu uma casa e manteve a namorada refém durante 2h após uma perseguição policial. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira, 28, no bairro do Lobato, em Salvador.

Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o garoto foi localizado após denúncias anônimas referente um grupo de homens armados na região conhecida como Quadra 15, no Lobato.

O adolescente, que estava armado com uma submetralhadora 9 milímetros, tentou fugir da abordagem policial mas foi seguido pelos polícias até a casa da avó, onde a namorada estava. Ele fez a garota de refém, por cerca de duas horas e só libertou após a chegada do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Ninguém ficou ferido. O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), assim como o rapaz.

A TARDE