segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Carro desgovernado invade loja na Bahia e câmera de segurança registra momento do acidente; assista ao vídeo


Um carro desgovernado invadiu uma loja de informática e acabou destruindo parte do estabelecimento, na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Uma câmera de segurança da loja registrou o acidente. [assista ao vídeo acima]

A situação ocorreu na tarde da sexta-feira (22). Dois funcionários e um cliente do estabelecimento estavam no local no momento em que o carro chegou. Nenhum deles ficou ferido.

Nas imagens registradas pela câmera, é possível ver o momento em que o carro sai da rua e entra na loja rapidamente. Quando percebem a aproximação do veículo, os funcionários e o cliente correm e se abrigam em catos do imóvel.

De acordo com o dono da loja, o motorista do carro contou que perdeu a direção do veículo e não conseguiu evitar o acidente.

Com o impacto do carro, a fachada do estabelecimento, o balcão e alguns produtos foram danificados. Conforme o dono do estabelecimento, o prejuízo foi avaliado em cerca de R$ 20 mil. O motorista do carro se comprometeu a pagar pelos danos.


Jovem apontado como braço direito de líder de quadrilha e mais dois suspeitos morrem após troca de tiros com PMs na BA


Três suspeitos de tráfico de drogas morreram na tarde desta segunda-feira (25), após uma troca de tiros com policiais militares, na localidade de Areal, no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

De acordo com a SSP, um dos suspeitos, identificado como Claudemir Gomes Conceição, o 'Mizinho', de 29 anos, é braço direito de Val Bandeira, apontado pela polícia como fundador e líder de uma qaudrilha que age na região do Nordeste de Amaralina. Os outros dois mortos não tiveram a identidade divulgada.

Conforme a secretaria, os três suspeitos entraram em confronto com agentes das Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico, que averiguavam uma denúncia de moradores da localidade sobre homens armados.

Segundo a SSP, após o tiroteio, os dois suspeitos que não tiveram a identidade divulgada foram socorridos pelos policiais e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram aos ferimentos.

Em seguida, cerca de uma hora depois, conforme a secretaria, Mizinho deu entrada na mesma unidade, também baleado, e não resistiu.

Com os três suspeitos, de acordo com a SSP, foram apreendidas duas pistolas - sendo uma delas de uso das Forças Armadas e da Polícia Federal -, um rádio comunicador, cerca de 100 porções de maconha e uma quantidade de cocaína, entre outros materiais.

Jovem morre e duas garotas ficam feridas após moto em que estavam bater em carro na Bahia


Um jovem de 22 anos morreu e duas garotas - uma criança de 10 anos e uma adolescente de 16 - ficaram feridas, na noite do domingo (24), em uma batida entre uma motocicleta e um carro, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. As vítimas estavam todas juntas na mesma motocicleta. Após colidir no carro, a motocicleta ainda bateu em uma árvore e a derrubou.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu no bairro Ipê, por volta das 22h20. Conforme a PM, o jovem, identificado como Izaque Silva Pereira, que pilotava a motocicleta, morreu no local do acidente. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, onde será periciado.

Já a menina de 10 anos que estava com ele sofreu fratura nas duas pernas. Ela e a adolescente de 16 anos foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

No entanto, por conta da gravidade do ferimento, segundo a PM, a criança acabou sendo transferida para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas. As pessoas que viajavam no carro não sofreram ferimentos.



Dentista morre em acidente de carro na BR-415, no sul da Bahia


Uma mulher de 33 anos morreu em um acidente de carro na BR-415, trecho entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, na madrugada desta terça-feira (25). A vítima era dentista e havia acabado de sair de uma confraternização, em Itabuna, para ir para outra, em família, na cidade vizinha, Ilhéus.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro bateu no fundo do veículo onde a mulher estava. Ela viajava sozinha. A vítima foi identificada como Karine Datoli Ribeiro e vai ser enterrada na cidade de Itaquara, na terça-feira (26).

Segundo a PRF, o motorista do outro veículo envolvido no acidente abandonou o carro que estava dirigindo e fugiu.

Vítima estava sozinha no carro quando o acidente aconteceu (Foto: PRF/ Divulgação)

  Carro bateu no fundo do veículo em que Karine estava. O motorista fugiu (Foto: PRF/ Divulgação) 




Aécio Neves descarta candidatura ao cargo de deputado federal porque, segundo ele, seria confissão de culpa


"O senador Aécio Neves (PSDB-MG) diz que não pode se candidatar a deputado federal em 2018. Não quer regredir politicamente e teme que a sua atitude seja percebida como uma confissão de culpa, uma busca por foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal. Aécio é investigado na Lava Jato."

A pouco menos de um ano para a eleição de 2018, o senador Aécio Neves enfrenta seu pior momento político. O sonho de disputar a Presidência da República foi enterrado, mas ele ainda não jogou a toalha em relação à reeleição ao Senado, embora alguns de seus principais aliados reconheçam que a disputa por uma das 513 vagas na Câmara seja seu caminho mais provável.

Um ano atrás, era candidato incontestável à Presidência, com um recall de 48 milhões de votos da disputa com a presidente deposta Dilma Rousseff. Agora, Aécio sai de uma posição de líder de grupo político dominante em Minas — e em boa parte do país — para se dedicar à mais dura disputa de sua vida: fazer sua defesa sobre as denúncias no Supremo Tribunal Federal (STF) e garantir um mandato, provavelmente de deputado federal.

Na quarta-feira passada, quando retornou ao Senado depois de 22 dias afastado por medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do STF, foi recepcionado no gabinete por uma comissão de prefeitos do norte de Minas. Seus aliados mineiros dizem que, embora Aécio nacionalmente esteja numa situação muito ruim, a lógica da política local é diferente, mesmo porque o governador Fernando Pimentel (PT) e seu grupo político também enfrentem desgaste acumulado pelas dificuldades administrativas e pela crise fiscal do estado.

— Minas terá duas vagas para o Senado em 2018. Claro que o Aécio prefere ser candidato ao Senado, mas vai ter condições de disputar a reeleição? Ninguém sabe. Está esperando passar esses seis meses para ver se esse terremoto acalma. Mas também pode piorar. Hoje ele tem que se dedicar a se defender — diz um dos políticos mineiros de seu grupo político.

O PSDB e o grupo político do tucano ainda são a principal força de oposição ao também desgastado governador Fernando Pimentel, e há uma operação para convencer o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) a se candidatar ao governo e, assim, garantir um mandato para seu mentor político no Congresso.

AÇÃO COM PREFEITOS

A estratégia é voltar a Minas assim que a onda de inquéritos por corrupção no Supremo Tribunal Federal (STF) permitir, e discutir a implementação de ações políticas no interior, junto a prefeitos eleitos em 2016. Da mesma forma, ele pretende se dedicar a defender o legado das duas administrações tucanas no estado.

— Com 48 milhões de votos, o Aécio encarnava a esperança, mas perdeu para as mentiras da campanha de Dilma. Ele ia muito bem, era opção inquestionável para 2018 e sei que para ele a queda é muito grande. O fato é que aconteceu esse episódio do Joesley. Não vejo crime, não houve nada em troca, mas não deveria ter conversa com esse tipo de gente, não foi o melhor exemplo a ser dado por um grande líder, e o povo não perdoa. Do ponto de vista jurídico, ele pode se defender, mas o erro capital do ponto de vista da política é muito difícil consertar. Houve uma colisão com a opinião pública que está sedenta de Justiça — avalia o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que na semana passada, lançou seu nome dentro do PSDB como um pré-candidato à Presidência da República.

Mas nem em Minas a vida de Aécio também não será fácil. O PT domina a máquina estadual com o governador Fernando Pimentel. O governador irá disputar a reeleição com uma aliança forte: a maioria do PMDB, PCdoB, PV, PDT e parte do PR. O PSDB mantém aliança com o Democratas, PPS, PTB e talvez com o PSD e ainda não tem um nome forte para o governo.

Hoje, o nome que mais empolga o grupo de Aécio para uma composição no estado, segundo os tucanos, é o do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com apoio do Planalto. O senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) já adiantou que não quer de jeito nenhum participar da disputa.

— Para ser candidato do PSDB, o Rodrigo tem que sair do PMDB. Ele tem tido uma boa aceitação em Minas. Foi o terceiro colocado na eleição para prefeito, é jovem, não tem processo, fala bem e é bonitão. Pode empolgar como candidato a governador depois dessa exposição na CCJ — avalia uma liderança tucana em Minas.

O deputado Marcos Pestana diz que Aécio está muito fragilizado. Sua situação se complica pelo clima de desconfiança geral com políticos. E diz que o amigo tucano “deu azar de, no meio de 150 deputados e senadores investigados no STF, virou o símbolo desse “momento tenebroso”.

— O futuro de Aécio está em jogo em Minas, mas só vai ser decidido lá na frente. Entre os prefeitos ainda tem muito reconhecimento, mas é um momento delicado, não adianta tapar o sol com a peneira. A confiança em Aécio foi abalada e ele vai precisar de fazer um grande esforço de comunicação para convencer o eleitor, que precisa ouvir sua voz e olhar nos seus olhos — avalia o deputado Marcos Pestana.

Com forte resistência até entre algumas correntes do partido ligadas ao presidente interino Tasso Jereissati (CE), o presidente licenciado, entretanto, não jogou a toalha na disputa pelo Senado. Se agarra no apoio do presidente Michel Temer, dos ministros tucanos e de correntes ligadas ao grupo liderado pelo candidato à sua sucessão em dezembro, o governador de Goiás Marconi Perillo. Também se fixa no do prefeito de São Paulo, João Dória, que essa semana saiu em defesa.



Corpo do craque Garrincha sumiu


Em seus tempos de glória, o atacante do Botafogo e da seleção brasileira Manuel Francisco dos Santos, ou simplesmente Mané Garrincha, era impossível de ser marcado. Com sua ginga, deixava frequentemente os adversários no chão. Morto em 1983, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo, ele foi sepultado no Cemitério de Raiz da Serra, distrito de Magé, na Baixada Fluminense. Hoje, três décadas após o funeral, o craque dribla, involuntariamente, quem procura por seus restos mortais. Parentes de Garrincha e a prefeitura de Magé confirmaram ontem que não sabem onde está enterrado o bicampeão mundial.

A administração do cemitério admite a hipótese de ter perdido os restos mortais de Garrincha durante um processo de exumação.

— Pelo que a gente pesquisou, não há a certeza de que ele está enterrado. Temos a informação de que o corpo foi exumado e levado para um nicho (gaveta no cemitério), mas não há documento que comprove isso — disse Priscila Libério, atual administradora do cemitério.


No local, existem duas sepulturas como o nome de Garrincha. A primeira é coletiva, e fica na parte baixa do cemitério. É onde o craque das pernas tortas foi originalmente foi sepultado. A segunda fica na parte superior. Distante 200 metros do primeiro túmulo, foi construída em 1985 pela prefeitura de Magé, que marcou o ponto com um obelisco.

Uma das filhas de Garrincha, Rosângela Santos diz que a família sofre sem saber onde ele está enterrado:

— Meu pai não merecia isso.

O corpo de Garrincha teria sido retirado há cerca de dez anos do túmulo onde foi originalmente sepultado. Segundo João Rogoginsky, de 70 anos, primo do jogador, outra pessoa da família morreu e precisou ser enterrada naquele jazigo. Ele disse ter recebido a informação, na época, de que a ossada do atleta foi retirada para ser colocada num nicho. Mas João não assistiu à exumação:

— E não deram para a família nenhum documento.



O prefeito Rafael Tubarão queria fazer uma homenagem ao craque, que completaria 84 anos em outubro. Ele procurou saber o local exato do sepultamento e recebeu da Secretaria de Ação Social um relatório de um recadastramento no cemitério que diz que o corpo foi exumado. O documento se baseia em informações de João e Rosângela, que não acompanharam o procedimento.

— Se a família concordar, faço exumação nas sepulturas. E um teste de DNA para saber se algum corpo é o de Garrincha — afirma Tubarão.





Adolescente de 14 anos é morto a tiros em Salvador


Um adolescente de 14 anos foi morto a tiros, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, na manhã deste domingo (24). De acordo com o Centro Integrado de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (cicom/ SSP), o crime ocorreu por volta das 9h50, na Rua São Bento.

Ainda segundo Cicom, o corpo da vítima foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciado. Não há informações sobre as circunstâncias e nem autoria do crime.

O caso será investigado pela Polícia Civil.