domingo, 4 de fevereiro de 2018

No 'Dia Mundial do Câncer',veja 12 dicas para prevenir doença


O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença todos os anos. Neste domingo (4) é celebrado o "Dia Mundial de Combate ao Câncer".

Com a intenção de conscientizar e unir a população para o controle da doença, a data foi instituída em 2005 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC).

"O câncer se vence também jogando antecipadamente, seguindo a regra de ouro da palavra mágica: prevenção", afirmaram os oncologistas da Associação Italiana de Oncologia Médica (Aiom) ontem (3).

Segundo os especialistas, a melhor prevenção contra a doença é "seguir um estilo de vida correto, desde uma idade precoce".
Confira as 12 regras "de ouro" da prevenção: 1. Não fume : 30% de todos os cânceres estão relacionados ao consumo de tabaco. 2. Consumo moderado de álcool: a única bebida essencial para o corpo é a água. É necessário beber pelo menos 1,5 ou 2 litros por dia.

3. Siga uma dieta saudável e equilibrada: Coma frutas e legumes regularmente: limite os alimentos a uma quantidade de calorias.
Evite bebidas açucaradas, conservas, alimentos ricos em sal, além da gordura da carne vermelha. 4. Praticar atividade física moderada todos os dias .

5. Manter um peso corporal saudável: obesidade e ingestão de gordura elevada são fatores de risco importantes a serem evitados 6. Não use lâmpadas solares : desta forma, você pode reduzir o risco de melanoma e outros tipos de câncer de pele.

7. Proteja-se contra doenças sexualmente transmissíveis : use sempre preservativos durante a relação sexual.

8. Evite o uso de substâncias dopantes : os esteróides anabolizantes elevam o risco de tumores, especialmente no fígado, próstata e nos rins.
9. Participe de programas de vacinação e leve os seus filhos, principalmente quando for prevenção de hepatite B e d papilomavírus (HPV).
10. A amamentação reduz o risco de câncer : se puder, alimente seu bebê.

11. Cuidado! A terapia de reposição hormonal pós-menopausa pode aumentar o risco de câncer .

12. Participe de programas de triagem para diagnóstico precoce de câncer colorretal, de mama e tumores do colo uterino.

Atualmente, de acordo com a Aiom, graças ao diagnóstico precoce e armas cada vez mais efetivas, na Itália, 63% das mulheres e 54% dos homens derrotam a doença. 

Homem é executado dentro de ambulância em frente a hospital na Zona Oeste do Rio

Um homem foi morto metralhado dentro de uma ambulância na porta do Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, por volta das 23h40 deste sábado (3). Mikael Barbosa da Cruz estava recebendo atendimento, quando criminosos ordenaram que os profissionais saíssem da ambulância e efetuaram os disparos. Mais de 15 tiros atingiram a vítima e o veículo. 

Desde sexta-feira (2), pelo menos oito pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana do Rio. No sábado, operações da Polícia Militar deixaram quatros mortos no Complexo do Chapadão, na Zona Norte, e na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Desde sexta-feira (2), chegou a 15 o número de baleados no Rio.

Por volta das 17h de sábado, PMs balearam dois suspeitos no Chapadão durante troca de tiros. Um deles morreu e o outro está no Hospital Carlos Chagas. Com eles foi apreendido um fuzil calibre .556, dois carregadores do mesmo fuzil, radiocomunicadores e drogas.

De acordo com a PM, na sexta-feira (2), três suspeitos já tinham sido baleados na comunidade. Willians Paulo Sousa de Almeida, de 24 anos, Pablo Ferreira de Oliveira, de 19, e Vademir Souza da Conceição, de 20, foram levados ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

Em outro confronto, na Cidade de Deus, um suspeito foi baleado e morreu. A PM prendeu quatro homens e apreendeu uma pistola e drogas.

Veja os baleados e mortos no Rio no período:


  •     Cidade de Deus: 1 baleado, morreu
  •     Chapadão: 5 baleados, 4 morreram
  •     Praça Seca: 4 baleados, 1 morreu
  •     Rocinha: 2 baleados, 1 morreu,
  •     Av. Brasil: 1 baleado
  •     Itaboraí: 1 baleado
  •     Bangu: 1 baleado, morreu
  •     Realengo: 1 baleado, morreu


Trem de passageiros em pista errada colide e deixa dois mortos nos EUA

Um trem de passageiros da Amtrak aparentemente viajando pela pista errada colidiu com um trem de carga CSX que estava estacionado, matando dois membros da tripulação e ferindo pelo menos 116 pessoas na Carolina do Sul, Estados Unidos, neste domingo, no terceiro acidente fatal em ferrovia em três meses, informaram as autoridades.

 O trem Amtrak 91 transportava 139 passageiros e oito membros da tripulação e ia de Miami até Nova York quando atingiu o trem de carga às 2h35 da manhã no horário local, perto da capital do Estado, descarrilando em seguida, informou a ferrovia em um comunicado.

O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, disse que aparentemente o trem da Amtrak estava nos trilhos errados quando bateu no trem de carga estacionado, que não tinha ninguém a bordo.

"É uma coisa horrível de ser ver, para entender toda a força envolvida", disse McMaster em entrevista coletiva.

A locomotiva do trem de passageiros que se dirigia ao sul estava tombada, e o primeiro vagão estava dobrado e também descarrilado, embora permanecesse em pé, de acordo com imagens divulgadas do local na pequena cidade de Cayce, Carolina do Sul.

Pelo menos quatro vagões do trem de carga, que se dirigia ao norte dos EUA antes de estacionar, estavam destruídos, parecendo papel alumínio esmagado, mas permaneceram nos trilhos.

O número de feridos aumentou para 116 após uma estimativa inicial que apontava 70, disse o porta-voz do condado de Lexington, Harrison Cahill.

"Os ferimentos vão desde cortes e hematomas até ossos severamente fraturados", disse Derrec Becker, oficial de informação pública da Divisão de Gerenciamento de Emergência da Carolina do Sul. "Todos os feridos foram transportados para hospitais locais".

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe atualizações regulares sobre o acidente enquanto permanece em seu resort em Palm Beach, Flórida. "Nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que foram afetados por este incidente", disse uma porta-voz da Casa Branca. 

Pai engravida filha com quem mantém relação incestuosa

Quando nasceu, em 1998, Katie Pladl foi adotada legalmente por um casal. Depois de fazer 18 anos, começou a procurar os pais biológicos, tendo acabado por encontrar o pai, Steven Pladl, com quem foi viver no verão de 2016, em Richmond, Estado da Virgínia. Além de mais um pai e uma madrasta, Katie passou a ter dois irmãos.

Seria uma história com um final inesperado e feliz, não fossem os contornos escabrosos à volta da relação que pai e filha biológicos mantêm.

Steven Pladl e a mulher, com quem morava, separaram-se três meses depois de Kate ter regressado a casa. Segundo disse a ex-companheira do homem às autoridades, escreve a cadeia norte-americana NBC, o homem passou a dormir no chão do quarto da filha quando ambos se voltaram a reunir.

Em maio de 2017, a ex-mulher de Steven leu, no diário de uma das filhas, que Katie estava grávida e que o pai da criança era o seu próprio pai. Confrontado, Steven admitiu ter engravidado a filha adulta, com quem teria intenção de casar.

No fim do mês, Steven e Katie acabaram por mudar-se para Wake County, no Carolina do Norte. Em novembro, a polícia de Henrico County, na Virgínia, emitiu mandados de detenção para ambos, que acabaram por ser detidos em janeiro deste ano. Quando os agentes da polícia local entraram na casa dos arguidos, estes estavam com um bebé, nascido, segundo as autoridades, em setembro.

Katie está detida no Centro de Detenção de Wake County, à espera de ser extraditada para o Estado da Virgínia. Steven saiu em liberdade depois de ter pagado uma fiança de um milhão de dólares (800 mil euros). Ambos estão acusados de um crime de incesto entre adultos.

A primeira sessão de julgamento será na próxima segunda-feira.

Morre em São Paulo o ator Oswaldo Loureiro

Morreu em São Paulo o ator Oswaldo Loureiro. Ele tinha 85 anos e sofria do mal de Alzheimer. Oswaldo nasceu no Rio, em 1932 e começou a carreira artística aos 12 anos no cinema. Em 1955, estreou no teatro na peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues. “Possivelmente a peça mais importante do nosso teatro, o que para mim foi uma sorte muito grande”, disse em entrevista.

Foram pelo menos 140 peças e mais de 20 novelas da TV Globo, como Guerra dos Sexos. Em Roque Santeiro, interpretou o criminoso Navalhada. Foi o conselheiro Gaston em Que Rei Sou Eu?.  E também participou de Celebridade, que está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Oswaldo Loureiro também foi presidente do Sindicato dos Artistas na década de 1980 e lutou pelo reconhecimento da profissão.

A última participação de Oswaldo Loureiro em novelas foi em 2005, em "A lua me disse". Segundo a família, ele sofria de Alzheimer e, por isso, se afastou da profissão. Loureiro morreu neste sábado de madrugada, de infecção generalizada. O corpo dele foi cremado, no fim da tarde, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Evaristo Costa é mais um a fazer piada com campanha da Globo: ‘Estou deitado’


Um dos jornalistas mais populares das redes sociais, Evaristo Costa entrou na onda dos telespectadores que estão incomodados com a campanha intensiva “O Brasil Que Eu Quero” da Rede Globo.

No Instagram, o ex-apresentador do ‘Jornal Hoje’ fez piada com o apelo que os jornalistas da emissora têm feito nos telejornais. “Já entendi! Com o celular deitado”, escreveu. Depois ele aparece deitado na cama. “Estou deitado”, ironizou Evaristo, que está morando em Londres com a família.

Outro que recentemente resolveu brincar com a campanha foi Tiago Leifert. “O país que eu quero é um país eu tenho a liberdade para gravar um vídeo na vertical”, postou no Twitter. A cúpula da Globo teria ficado irritada com a atitude, informou a revista Veja.

Desde que saiu da emissora, Evaristo Costa tem feito participações em campanhas de marketing da Netflix. (Foto: Reprodução)

Preso em operação contra Geddel, Gustavo Ferraz é solto de prisão domiciliar na Bahia


O ex-diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz, foi solto da prisão domiciliar que cumpria na casa dele, na capital baiana, no sábado (3). A decisão de soltura foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, na sexta-feira (2).

Ferraz cumpria prisão domiciliar desde o dia 23 de outubro do ano passado e passou a usar tornozeleira eletrônica no dia 16 de novembro de 2017, após o governo baiano adquirir os equipamentos.

Antes disso, ele chegou a ser preso em regime fechado, junto com o ex-ministro Geddel Vieira Lima, mas depois a prisão foi convertida em domiciliar.

O advogado de Ferraz, Pedro Machado de Almeida Castro, informou que a decisão de soltura atendeu a um pedido da defesa, com a justificativa de que o acusado não oferece risco e colaborou com as investigações.


Também foram revogadas medidas cautelares como restrições de uso de telefone e internet. Com a soltura, ele passa a responder pelo processo em liberdade.

As digitais de Ferraz foram encontradas em notas de dinheiro apreendidas em um apartamento em Salvador, ligado a Geddel. Na ocasião, a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões escondidos em malas e caixas. Segundo a PF, o dinheiro pertence ao ex-ministro e é oriundo de propina.

Batida entre carro e caminhão deixa três pessoas gravemente feridas no sul da Bahia


Uma batida envolvendo um carro e um caminhão deixou três pessoas gravemente feridas na BA-263, entre o município de Itororó e o distrito de Rio do Meio, no sul da Bahia. O acidente ocorreu na tarde de sábado (3).

Informações preliminares apontam que o condutor do carro de passeio perdeu o controle da direção durante uma ultrapassagem, acabou rodando na pista e batendo na lateral do caminhão.

Os três feridos estavam no carro de passeio. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados, inicialmente, para um um hospital em Itapetinga.


Depois, foram transferidos para uma unidade médica em Vitória da Conquista. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.