terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Suspeito de matar dono de pousada em Una presta depoimento e confessa crime



O homem que se apresentou nesta terça-feira (12) na delegacia de Itabuna, no sul da Bahia, suspeito de matar o dono de uma pousada em Una, também no sul baiano, confessou o crime em depoimento à polícia. Segundo o delegado Evy Paternostro, José Cardoso dos Santos, de 63 anos, disse que a motivação do homicídio foi uma dívida que o empresário teria com ele.

De acordo com o delegado, o suspeito, que trabalhou como motorista da pousada da vítima por sete anos, disse que o empresário pagou parte da dívida, contudo ele teve o valor roubado e suspeitou que o furto teria sido a mando da vítima. A família do empresário nega que ele teria alguma dívida com José Cardoso.

O delegado Evy Paternostro disse ainda que Cardoso também tem participação na morte do deputado Maurício Cotrim, assassinado em itamaraju, em 2007. Durante o depoimento, que durou duas horas, o suspeito esteve acompanhado por dois advogados. Como já havia um mandado de prisão contra José Cardoso, ele ficará preso de forma preventiva.

Crime



Crispim Gomes, de 65 anos, foi morto a tiros em 3 de dezembro, próximo ao estabelecimento dele. Segundo funcionários, a mulher da vítima chegou na pousada por volta das 18h daquele dia e relatou que, quando estava chegando de carro no estabelecimento, com o empresário, pararam eles em uma cancela que dá acesso ao imóvel e o casal foi abordado pelo homem que atirou em Crispim.

  Após o crime, o suspeito entrou no carro e fugiu levando a mulher da vítima, que foi liberada mais tarde, em uma estrada. Ainda de acordo com os relatos, a mulher chegou na pousada procurando pelo marido, pois acreditava que ele havia sobrevivido. O corpo de Crispim foi encontrado por próximo ao local do crime.


A informação da polícia, após o corpo de Crispim ser encontrado, era de que ele tinha sido atingido por um tiro, na região da axila direita. 

Ônibus escolar da BA é flagrado com pneus carecas, tacógrafo quebrado e galão de gasolina junto de alunos



Um ônibus que fazia o transporte escolar na cidade de Mucuri, no sul da Bahia, foi flagrado com uma série de irregularidades e apreendido na manhã desta terça-feira (12), durante operação de fiscalização realizada na BR-101. Entre os problemas registrados, um galão de gasolina era transportado dentro do veículo, junto aos alunos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava a fiscalização junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), além do galão de gasolina, o veículo estava com pneus carecas, o tacógrafo estava quebrado e não possuía certificado de aferição do Inmetro, a lateral do ônibus não estava identificada como transporte escolar e o motorista não possuía o curso de habilitação para transportar alunos.

No momento da abordagem da PRF, por volta das 11h, no Km-940 da rodovia, o ônibus transportava seis alunos do distrito de Ibirapuã para o povoado de 31 de Março, ambos em Mucuri. Após a apreensão, o proprietário do veículo teve que providenciar um ônibus que estivesse regular, para levar os alunos.



O dono do ônibus foi até a sede da PRF e afirmou que presta serviço para uma empresa contratada para fazer o transporte escolar de Mucuri. O G1 procurou a prefeitura da cidade, mas não foi atendido.

Além da apreensão do veículo, a PRF reteve o documento do ônibus e emitiu multas. O caso será encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF). 

Justiça nega prisão preventiva de suspeito de matar corretora de imóveis em Salvador



O pedido de prisão preventiva do suspeito de matar a corretora de imóveis Janaína Silva de Oliveira, de 42 anos, em Salvador, foi negado pela Justiça, em decisão proferida na última segunda-feira (11). Como a prisão temporária de Aidílson Viana de Souza é válida até quinta-feira (14), ele deverá responder ao processo em liberdade.

De acordo com o TJ-BA, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Aidílson e representou pela prisão preventiva dele. Entretanto, o juiz que analisou o caso, declarou na decisão que na "representação, a autoridade policial não demonstrou que o réu tenciona fugir, vem cometendo crimes, em vulneração da ordem pública, ou está ameaçando testemunhas".

Ainda na decisão, o juiz disse que não notou nos autos do processo de que o réu é pessoa perigosa e que irá cometer algum crime estando em liberdade.

Apesar de não aceitar o pedido de prisão preventiva de Aidílson, o juiz aceitou a denúncia do MP-BA contra ele e determinou que o suspeito responda à acusação no prazo de 10 dias. Mesmo com indeferimento da prisão preventiva, o Ministério Público da Bahia pode recorrer da decisão.

Adaílson está preso desde 14 de novembro, cerca de quatro dias após o crime, quando se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro da Pituba, com um advogado. Na ocasião, ele alegou em depoimento que teria esfaqueado a vítima em legítima defesa, durante uma discussão.

Crime


O crime ocorreu na noite do dia 9 de novembro. O corpo da Janaína foi achado dentro do apartamento onde ela morava com o suspeito, no final da tarde do dia 10, pela filha dela, fruto de outro relacionamento. Segundo os relatos de familiares, o corpo da corretora apresentava ferimentos de facadas nas costas.

Familiares da vítima afirmam que o marido dela era ciumento e que ele agredia a mulher constantemente. Aidílson e a vítima tinham um relacionamento há 5 anos. Segundo os familiares da corretora, o homem chegou a ser preso há 2 anos por conta das agressões. O suspeito nega as acusações.

A corretora foi enterrada no final da manhã do dia 12 de novembro. O sepultamento foi realizado no Cemitério Campo Santo, bairro da Federação, em Salvador. Dezenas de familiares e amigos de Janaína compareceram à cerimônia e prestaram homenagens.




Cinco suspeitos de assalto a banco morrem em confronto com a polícia em Olindina


Cinco suspeitos de tentar roubar um banco na cidade de Olindina, a cerca de 200 km de Salvador, foram mortos em confronto com policiais, nesta terça-feira (12), segundo informações da Polícia Militar.

Conforme disse a PM, por volta das 10h, guarnições foram acionadas, por meio do Centro Integrado de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (Cicom/ SSP), para atender a uma ocorrência de roubo em uma agência bancária localizada no centro da cidade.

Ao chegarem ao local, os policiais avistaram os suspeitos em um carro. Houve troca de tiros e os suspeitos fugiram. Eles foram perseguidos pela polícia, e, na localidade conhecida como Raso da Lagoa Doce, no povoado de Dona Maria, abandonaram o veículo e entraram em uma plantação de eucalipto.

Houve uma nova troca de tiros e cinco suspeitos foram baleados. Conforme a PM, todos foram socorridos e levados para o Hospital Municipal de Olindina, mas não resistiram aos ferimentos. A Polícia Militar informou que, com os suspeitos, foram encontrados um fuzil airsoft, cinco revólveres, munições, cinco coletes balísticos, uma banana de dinamite e máscaras.

Participaram da perseguição guarnições da 6ª CIPM, das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE) Nordeste e Litoral Norte. Nenhum policial ficou ferido. Não há informações se havia outros suspeitos envolvidos na ação. De acordo com a polícia, a quadrilha não conseguiu levar dinheiro do banco. A ocorrência foi registrada na delegacia de Olindina.


Raios e trovões assustam moradores na Bahia; imagens mostram momento das descargas elétricas


Imagens impressionantes enviadas por telespectadores à TV Bahia mostram raios e trovões que assustaram moradores de cidades da Bahia.

Os raios são mais comuns nesta época do ano em que faz muito calor, apesar de não ter muita chuva. Em Arembepe, na orla de Camaçari, região metropolitana de Salvador, Maxwel Campos registrou o clarão no céu na noite de segunda-feira (11).

Logo depois dos raios, teve apagão no centro de Arembepe. Já em Dias D'Ávila, também na região metropolitana de Salvador, Luiz Carlos Santos conseguiu filmar os raios. Ainda há previsão de trovões e clarão no céu até quarta-feira (13).

Em Alagoinhas, que fica a cerca de 110 quilômetros da capital baiana, uma descarga elétrica muito forte caiu na tarde de segunda-feira. É preciso ter muito cuidado quando tiver a ocorrência de raios na cidade, como evitar sair de casa, não ficar embaixo de árvore e evitar celular.

Polícias cumprem 11 mandados de prisão em operação contra facção do tráfico de drogas



As polícias Federal, Civil e Militar deflagraram, na manhã desta terça-feira (12), a segunda fase da Operação Última Estação, que combate os crimes do tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros decorrentes da ação de integrantes de uma facção criminosa baiana.

São cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Porto Seguro, Alagoinhas, Dias D’Ávila, Camaçari e Serrinha, na Bahia; além de Aracaju, em Sergipe; Maceió, em Alagoas; e Goiânia, em Goiás. Também são cumpridas 22 medidas de bloqueio de contas bancárias usadas pelos investigados.

A PF divulgou que foi apreendido cerca de R$ 22 mil durante a operação, mas não foi detalhado em qual local a quantia foi encontrada. Mais informações serão divulgadas em coletiva de imprensa às 11h (horário local), na sede da Polícia Federal em Salvador.

Cerca de 150 agentes das Polícias Federal, Civil e Militar participam da operação.

Na primeira fase da operação, em setembro deste ano, foram cumpridas buscas, apreendidos bens e bloqueados mais de R$ 40 mil ganhados ilicitamente pelo traficante Marcelo Batista dos Santos, o "Marreno", morto pouco mais de um mês antes, em Salvador, em confronto com policiais militares.

Com a continuidade das investigações, foi identificado que outros integrantes da organização criminosa agiam da mesma forma, ou seja, lavavam o dinheiro do tráfico de drogas e faziam os valores circularem em contas bancárias de terceiros ou abertas com identidades falsas e adquiriam imóveis e outros bens.

No decorrer das investigações, já foram presos seis integrantes da quadrilha, apreendidos cerca de 40 kg de maconha, cinco fuzis, uma pistola de calibre restrito, recuperados três veículos roubados e apreendidos outros três veículos dos criminosos.