sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

EM 2018, UM AGENTE DE SEGURANÇA FOI MORTO A CADA TRÊS DIAS NO RIO DE JANEIRO

"Ele almejava muito ser um comandante de batalhão, ser um subcomandante. Ele tinha uma pasta de elogios porque prendia mesmo, não tinha medo. Eu tinha muito orgulho da profissão dele"

O depoimento é da mulher do capitão da PM Diogo Lins, de 34 anos, morto durante um assalto na Zona Norte do Rio, em julho. Ele foi executado com a própria arma, ao ser identificado pelos bandidos como policial militar. Desde o crime, a vida dela e dos filhos ficou mais difícil.

"São pessoas que têm família, que são amadas, que têm filhos. A minha filha, às vezes, pergunta para mim: mãe, eu desejo morrer, para ver meu pai. É muito doído porque ele morreu na semana do dia dos pais"

Diogo é um dos mais de 120 agentes de segurança que morreram vítimas da violência no Rio, em 2018. A CBN teve acesso a um levantamento do Observatório da Intervenção, da Universidade Cândido Mendes, que revela que um policial militar, civil ou homem das Forças Armadas morreu no estado a cada três dias. Setenta e cinco por cento dos agentes estavam de folga, eram reformados ou aposentados. O crime mais comum foi o latrocínio, roubo seguido de morte. Para Pablo Nunes, coordenador de pesquisa do Obsevatório da Intervenção, o resultado revela a falta de preparo dos policiais para agirem em assaltos.

"Normalmente, esses policiais morrem em dinâmicas de latrocínio, com armas pequenas e pistolas. Nós não vimos ação da intervenção em relação a isso. Provavelmente reduziu por causa de imagem e propaganda da intervenção, mas não parece que vai ser um produto sustentável ao longo do tempo"

As mortes de policiais militares engrossam os dados: 95 morreram de janeiro a 26 de dezembro, e apenas 27% estavam em patrulhamento ou operações. Mas o número caiu em relação a 2017, quando mais de 130 PMs foram assassinados no Rio. O porta-voz da corporação, major Ivan Blaz, afirma que os policiais vêm recebendo treinamento, mas ressalta que eles não conseguem enfrentar, sozinhos, o armamento usado pelos criminosos.

"A PM vem investindo em treinamento, capacitação para os seus policiais. Em 2018, foram criados cursos específicos para atuação tática individual durante a folga. Mas não há uma capacidade plena de fazer oposição ao armamento utilizado nas ruas do Rio de Janeiro. Hoje, você observa criminosos fazendo assaltos com fuzis. O poder de fogo dos marginais é muito grande para que um simples chefe de família possa fazer oposição"

O ano em que o estado recebeu uma intervenção federal na segurança ainda teve a morte de quatro militares após operações do Comando Conjunto em favelas da Zona Norte do Rio.

CBN

VIGILANTE DE CRECHE É PRESO PELO PETO COM MAIS DE 3 KG DE DROGAS NO JOÃO MENDONÇA EM TEIXEIRA

Teixeira de Freitas: Policiais do PETO da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, em ronda de rotina, no Bairro João Mendonça, na noite desta quinta-feira (27), avistaram um veículo suspeito, em frente a uma creche abandonada. Trata-se de um veículo de modelo Fiat/Pálio, de cor branca, placa ODM 2073 (sem restrição de furto/roubo). Desconfiados, os PMs resolveram adentrar na creche para averiguar a situação suspeita.

Em uma das salas da construção, os militares flagraram um suspeito, que estava cortando um tablete de uma substância tipo maconha. Quando ele percebeu a entrada dos policiais no local, ficou assustado e tentou esconder toda a droga que estava sendo cortada em uma cama improvisada. Ao fazerem uma busca, encontraram aproximadamente 3.064 Kg de maconha em forma tabletes e algumas porções da mesma substância.

Além da droga, os militares apreenderam uma balança digital, e materiais para embalagem da droga. O acusado foi identificado como sendo, Werlis Mota Pereira, 24 anos de idade. Em depoimento, o suspeito disse que trabalha como vigilante para uma empresa terceirizada e que presta serviços para a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, e assumiu que estava mesmo cortando a droga, mas que era para um caminhoneiro.

Questionado sobre quem seria o caminhoneiro, o “vigilante não soube informar quem era, nem onde ele poderia ser encontrado. Os policiais militares deram voz de prisão ao suspeito e fizeram a condução dele para a Delegacia de Polícia, onde foi apresentado para o delegado plantonista, Ricardo Amaral. Após oitiva, o delegado flagranteou o Werlis por tráfico de drogas, sendo ele conduzido para a carceragem da 8ª COORPIN, onde se encontra à disposição da Justiça.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews

ALEMÃO DE 52 ANOS É MORTO COM TIRO DENTRO DE CASA EM PORTO SEGURO

Porto Seguro: Um alemão de 52 anos pode ter sido morto por assaltantes, no bairro Mercado do Povo, em Porto Seguro. O corpo de Ronald Speckin foi encontrado por volta das 14h30 desta quarta-feira (26), na garagem da casa onde ele ficava em suas temporadas no Brasil. Havia um tiro na cabeça.

A polícia constatou que diversos objetos foram roubados, com um cofre, um televisor, um notebook, joias e cinco celulares, quatro deles trazidos da Alemanha para serem revendidos na cidade.

O crime - conforme relatos de algumas pessoas já ouvidas na delegacia local - pode ter ocorrido durante a noite. Um amigo declarou que, por volta das 20h30 de terça-feira (24), enviou uma mensagem para o WhatsApp do estrangeiro, que não a respondeu.

Preocupado, ele contou que, no fim da manhã, foi até a casa e ao ver que o portão estava aberto, com manchas de sangue, telefonou para uma amiga de Ronald, que também é alemã e está em Porto Seguro. A mulher foi ao local e ao entrar se deparou com o corpo atrás do carro. Ela acionou a polícia.

Segundo pessoas próximas, como possuía visto de turista, Ronald ficava três meses no Brasil e três na Alemanha. Há dois anos, ele comprou um terreno na Rua Capim Grosso, nos fundos de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde construiu a casa. O primeiro pavimento já estava pronto. Faltava finalizar o segundo.

De acordo com depoimentos já colhidos pela polícia, Ronald costumava se relacionar com muitas mulheres em Porto Seguro. Foram apreendidos na casa cadernos, agendas e pastas com recibos de pagamento.

Fonte: Radar64

MOTORISTA FOGE SEM PRESTAR SOCORRO APÓS CAUSAR ACIDENTE EM CONQUISTA

Uma mulher perdeu o controle da direção e caiu da motocicleta que pilotava após ser atingida por um carro de passeio na manhã desta quinta-feira, 27. O acidente aconteceu por volta das 7h20 na avenida Crescencio Silveira, no centro de Vitoria da Conquista (a 517 quilômetros de Salvador).

Conforme o blog do Marcelo, testemunhas relataram que o motorista do veículo fugiu do local sem prestar socorro a vítima após colidir na traseira da moto. A mulher foi socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao hospital da cidade.

O estado de saúde dela não foi divulgado, assim como a identidade.

A TARDE

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRAFICANTE RESPONSÁVEL POR QUATRO MORTES EM ITABUNA

Na manhã desta quinta-feira (27), a Polícia Civil de Itabuna, por meio de homens da 6ª Coorpin prendeu Lucas Barreto do Nascimento, popularmente conhecido como Lucas LB. A prisão ocorreu no bairro Maria Pinheiro. Um mandado de prisão foi expedido em desfavor, e quando apresentado na sede da polícia, ele confessou participação nos homicídios de Yago Kerry Nascimento Moura, morto em 25 de fevereiro deste ano, na Rua João Ribeiro de Morais, no bairro Pedro Jerônimo; e de Manoel Hildo Jesus Júnior, o Júnior Gordo, morto executado no bairro São Roque, na mesma data. A disputa entre integrantes de organizações criminosas atuantes na região teria sido a motivação para os crimes. As execuções tiveram a participação de outros três bandidos, mas Lucas não revelou os nomes dos outros criminosos. 

Outros dois homicídios foram confessados por Lucas. Um deles, ocorrido no bairro São Caetano, onde Lucas, em 16 de outubro de 2017, assassinou Anderson Costa de Morais, conhecido como Bambi. Neste caso, Lucas alega que recebia constantes ameaças de morte da vítima, e portanto, preferiu executá-lo primeiro. E as mortes atribuídas à Lucas não param por aí. Um homem identificado apenas como "Pezão", também foi assassinado por Lucas. Segundo o relato de Lucas, Pezão teria invadido o bairro Fonseca para executar um criminosos rival, mas foi rendido e levado para um matagal, próximo ao condomínio Vale do Sol, onde foi executado a tiros. Lucas responderá por crimes como tráfico de drogas e homicídio. Ele está agora á disposição da justiça. 

VERDINHO

APÓS SEQUESTRO RELÂMPAGO NO BAIRRO MANGABINHA, CARRO É TOMADO DE ASSALTO EM ITABUNA

Na noite desta quinta-feira (27), quatro criminosos, um deles portando arma de fogo, tomaram de assalto um veículo Chevrolet Agile (foto ilustrativa), de cor branca, placa NZV-8768. O crime ocorreu na Rua São José, no bairro Mangabinha, em Itabuna. 

Os bandidos chegaram a sequestrar o proprietário do veículo, liberando-o posteriormente na BR-101. Além do carro, dinheiro e um aparelho celular também foram subtraídos pelos assaltantes, que em seguida, fugiram sentido Buerarema. 

A vítima compareceu ao Complexo Policial de Itabuna e registrou queixa. A polícia tenta capturar a quadrilha. Quem tiver informações que contribuam com a polícia deve entrar em contato com o 190 ou 197. 

VERDINHO

HOMEM É MORTO PELA POLÍCIA APÓS FAZER EX-ESPOSA DE REFÉM EM ILHÉUS

Na noite desta quinta-feira, um homem foi morto pela Polícia Militar, após esfaquear uma vítima e fazer outra de refém. Segundo informações, o homem, ainda não identificado, invadiu a casa da ex-companheira, esfaqueou o atual namorado dela e ainda a tomou como refém, ameaçando constantemente matar-lhe. 

O caso ocorreu no Condomínio Sol e Mar, na zona sul de Ilhéus. Acionados, homens da 69ª CIPM monitoraram o comportamento do agressor e posteriormente decidiram entrar na casa. Enfurecido, o homem tentou golpear um policial com uma faca, e teve que ser parado com um tiro. Ele não resistiu ao ferimento e veio à óbito no local. A mulher foi libertada com leves ferimentos. De acordo com testemunhas, o homem não aceitava o fim do relacionamento. 

VERDINHO

ALEXANDRE PATO ASSUME NAMORO COM FILHA DE SILVIO SANTOS

O jogador de futebol Alexandre Pato e a filha de Silvio Santos Rebeca Abravanel estão em um relacionamento sério, de acordo com reportagem do UOL Esporte. Segundo pessoas próximas ao casal, eles teriam assumido o relacionamento no final deste ano, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia. Lá, os dois comemoraram o Natal ao lado da família de Pato e devem permanecer no local para celebrar o Réveillon.

Irmão do atleta, Alexsandro Rodrigues da Silva, o “Massinha”, compartilhou uma foto com os dois na última terça-feira (25): "Hoje treinamento foi funcional com Pato e a Rebeca Abravanel trabalhando fortalecimento, coordenação, ABS, agilidade. Focando na pré temporada!".

No início de dezembro, a apresentadora já havia sido flagrada ao lado do jogador em um shopping paulistano e no Parque do Povo, na zona sul da cidade. Recentemente, Rebeca terminou um relacionamento com o cineasta pernambucano Marcelo Brennand e Pato rompeu com a modelo Danielle Knudson. 

Confira a publicação de Massinha no Instagram


GAUCHAZH

GOVERNO BOLSONARO ANUNCIA REVISÃO DOS ATOS DOS ÚLTIMOS 60 DIAS DO GOVERNO TEMER

Documento divulgado nesta quinta-feira (27) pelo gabinete de transição do governo Jair Bolsonaro informa que, nos primeiros dez dias de gestão, os ministros deverão determinar as políticas prioritárias de cada área e fazer uma revisão dos atos dos últimos 60 dias do governo Michel Temer.

O documento, de 81 páginas, é assinado pelo presidente eleito, pelo futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e por Pablo Antonio Tatim, coordenador de Assuntos Jurídicos do Gabinete de Transição, indicado para Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.

"Nos primeiros 10 dias, cada Ministério deverá elencar as políticas prioritárias dentro de sua área de atuação – incluindo a revisão de atos normativos legais ou infralegais publicados nos últimos 60 (sessenta) dias do mandato anterior, para avaliação de aderência aos compromissos da nova gestão", diz o texto.


O documento é uma espécie de cartilha sobre a burocracia estatal e a estrutura do Executivo federal destinada aos integrantes do novo governo. Especifica desde princípios constitucionais, como conceitos de legalidade e impessoalidade, até orientações para nomeações de ocupantes de postos na administração federal, concessão de diárias e passagens e utilização de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Os ministros indicados por Bolsonaro se reuniram nesta quinta na sede do governo de transição. Após a reunião, Onyx Lorenzoni afirmou, sem dar detalhes, que os futuros ministros apresentaram pelo menos duas propostas cada.

Segundo ele, essas propostas serão levadas a Bolsonaro neste final de semana. Caberá ao presidente eleito selecionar as que serão apresentadas como ações do próximo governo.


G1