domingo, 28 de janeiro de 2018

Governador cumpre agenda em Jequié e Itabuna nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (29), o governador Rui Costa vai visitar os municípios de Jequié e Itabuna. Às 9h, Rui chega a Jequié, e segue para a inauguração do Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Avenida Lomanto Júnior. Depois, o governador entrega o novo posto do SAC, situado no bairro Mandacaru. Durante a solenidade, ele vai assinar uma ordem de serviço para implantação do sistema de saneamento básico do povoado de Queimadas e outra que dará início à construção da nova sede do Colégio da Polícia Militar.

Ainda no posto do SAC de Jequié, o governador fará a entrega de 887 CAR (Cadastro Ambiental Rural) e dará por inaugurado o Escritório Regional do Programa Primeiro Emprego.

Em Itabuna, Rui participa, às 16h, da inauguração do Módulo II do Fórum do Tribunal de Justiça, localizado Rua Santa Cruz, s/n, Loteamento Nossa Senhora das Graças.

Sete pessoas morrem e 20 ficam feridas após ônibus tombar na TO-040


Sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas, após um ônibus tombar em uma curva na TO-040, no trevo de Novo Jardim, próximo à Dianópolis. O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (28), por volta da 1h. Inicialmente a informação era de que o veículo tinha capotado.

O ônibus é da empresa Real Maia e fazia a linha Barreiras (BA)-Palmas. De acordo com a Polícia Militar, o motorista disse que os freios do veículo falharam.
Ambulâncias da região fizeram o transporte dos feridos, que a princípio foram levados para o Hospital Regional de Dianópolis. Em seguida, 7 deles foram transferidos para o Hospital Geral de Palmas. Uma mulher que está em estado grave foi transportada de helicóptero. Os demais foram liberados.

O Governo do Estado está pedindo doações de sangue para as vítimas. O estoque já estava baixa por causa do período de férias. Os doadores podem ir ao Hospital Geral de Palmas ou ao Hemocentro.

Entre as pessoas que morreram está a servidora Dilma Raimundo de Sousa, que trabalhava no Banco do Empreendedor do Tocantins. Em nota, a instituição lamentou a perda. "Tivemos o privilégio de ter grande parte de sua vida compartilhada conosco, nestes cerca de 20 anos de convivência. Anos estes, marcados pela alegria e um sorriso sempre presente."

Outra vítima é Nayara Gomes Santos, que tinha 33 anos e era professora de matemática da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2015. Ela trabalhava na Escola Municipal do Tucunzinho, na zona rural do município. A prefeitura também lamento a morte em nota. "Durante três anos foi uma profissional que se destacava com muita dedicação, profissionalismo e ética à rede municipal de ensino."


A Real Maia informou que após ficar sabendo do acidente, enviou um representante ao local para auxiliar as vítimas. Disse que está à disposição para prestar depoimento e colaborar com as investigações. Esclareceu ainda que todo o custo com transporte das vítimas está sendo arcado pela empresa.

Trinta pessoas são detidas e encaminhadas a delegacia, durante 'festa do pó' na Bahia

Trinta pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia de Ribeira do Pombal, a cerca de 285 quilômetros de Salvador, no último sábado (27), durante uma "festa do pó" que era realizada em um imóvel da cidade. Entre os participantes da festa estavam quatro menores, com idades entre 16 e 17 anos. Dois homens foram presos na ação.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após denúncia anônima, policiais foram até o local e encontraram cerca de 30 pessoas, entre elas os adolescentes, em posse de drogas e armas.

Na ação, foram presos Alexsandro Castro dos Santos - que já possui passagem pela polícia por associação criminosa e porte ilegal de armas -, e José Marcos Silva Cintra, conhecido como "Marquinhos do Pombalzinho". Com ele e José Marcos foram encontrados uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, munições e cocaína. Segundo a SSP, Alexandro já havia sido preso em outubro de 2017, após ser flagrado com armas e drogas.

Investigador da Polícia Civil é morto a tiros em Salvador; esposa estava com ele no momento do crime, mas não se feriu

Um investigador da Polícia Civil foi morto a tiros na tarde deste domingo (28), na Rua Apolinário Santana, Engenho Velho da Federação, em Salvador. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Luis Claudio Batista Lopes foi surpreendido por um grupo de homens quando saía de casa. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

De acordo com o coordenador da força tarefa que investiga o caso, o delegado Odair Carneiro, a esposa do investigador estava com ele no momento do crime e poderá prestar mais informações sobre os autores do atentado. "Hoje mesmo iniciamos a ouvida de testemunhas, para dar a maior celeridade não só a investigação, mas uma resposta de toda a polícia a este ato covarde contra o colega", afirmou.

Luis Claudio era coordenador do Serviço de Inteligência da Delegacia Para o Adolescente Infrator (DAI). "Uma pessoa muito querida pelos colegas e um profissional exemplar. Estamos todos mobilizados na buscas pelos criminosos envolvidos e, sem dúvidas, a resposta será dada", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, que determinou prioridade nas investigações do caso.

Em nota, a SSP pediu que qualquer informação sobre a autoria do crime deve ser informada de maneira anônima, através do Disque-Denúncia (71) 3235-0000.

Menina de dois anos morre após se afogar em União dos Palmares, AL


Uma menina de dois anos faleceu neste domingo (28) após se afogar em uma chácara localizada em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas.

Segundo informações do Hospital São Vicente de Paulo, para onde ela foi socorrida, a família é da Bahia e passava férias no interior alagoano.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate da menina, e já a encontrou desacordada. Não há informação se o afogamento aconteceu em uma pisicina ou no rio que corta a região.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi encaminhada ao local. Segundo o Samu, a menina foi levada com parada cardíaca para o hospital, no mesmo município.

De acordo com informações de um funcionário do hospital, a menina ainda chegou com vida à unidade de saúde. Os médicos tentaram reanimá-la, mas não conseguiram.

A polícia disse que não recebeu nenhum chamado para a ocorrência e que, nesses casos de acidente, cabe aos familiares da vítima decidirem se registram ocorrência para que seja aberta uma investigação.

Policial civil é baleado após reagir a assalto na Avenida San Martin, em Salvador

Um policial civil foi baleado na mão esquerda, após reagir a uma tentativa de assalto nas proximidades de um supermercado, na Avenida San Martin, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, a ação aconteceu na tarde de sábado (27).

O policial, que não teve identidade revelada, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da San Martin e transferido para o Hospital Geral Estado (HGE), conforme a PM. O hospital não informa o estado de saúde de pacientes.

O carro da vítima ficou no local, após o crime. Os dois suspeitos conseguiram fugir. A PM não informou se eles conseguiram levar pertences do policial.

Um homem morre e duas pessoas ficam feridas após colisão frontal entre veículos na região da Praia do Forte

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros de passeio, no início da manhã deste domingo (28), na BA-099, nas proximidades da Praia do Forte, que fica no município de Mata de São João, região metropolitana de Salvador. As informações foram confirmaradas ao G1 pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Segundo a PRE, a vítima fatal dirigia um dos veículos, enquanto os dois feridos estavam no outro. Não há informações sobre a gravidade dos ferimentos dos sobreviventes e nem para qual hospital eles foram levados.

A polícia também não soube informar o que pode ter causado a colisão. O acidente aconteceu nas proximidades de um resort.

Detentos abrem buraco em laje e fogem de carceragem de delegacia do sudoeste da Bahia


Nove presos fugiram da carceragem da delegacia de Carinhanha, cidade do sudoeste da Bahia, na madrugada deste domingo (28). Um deles foi recapturado ainda pela manhã.

Segundo informações da Polícia Civil, os presos utilizaram pedaços de ferro para abrir um buraco na laje da cela.

De acordo com o delegado Clécio Magalhães, os detentos que fugiram foram identificados como João Paulo Leite, Amadeus Jesus Gomes, Matheus Felipe de Oliveira, Mateus Lima Almeida, André de Souza dos Santos, Derick Patrick Sales da Silva, Reinaldo Rodrigues da Silva, Edson Pereira da Silva e Leonardo Silva Viana. O preso recapturado foi Mateus Lima Almeida.

A fuga foi descoberta na manhã deste domingo, quando um agente passava pelo local. A carceragem estava com 23 presos no momento da fuga e, segundo o delegado, ela comporta por volta de 16 pessoas.


O delegado Clécio Magalhães informou também que uma perícia já foi feita na cela onde ocorreu a fuga, e que um inquérito será instaurado para apurar como os pedaços de ferro usados para abrir o buraco na laje entraram na carceragem.

Menina de 3 anos é baleada durante tiroteio em Salvador; é o terceiro caso em uma semana


Uma menina de três anos foi baleada na noite de sexta-feira (26) durante um tiroteio que aconteceu na Praça do Sol em Periperi, no Subúrbio de Salvador. Além dela também ficou ferido na situação Bruno Gonçalves da Silva, 23 anos. Ele foi baleado duas vezes. Não há informações sobre o estado de saúde da menina e de Bruno. 

Essa é a terceira criança baleada essa semana em Salvador. Na quarta-feira (24) Geovanna Nogueira da Paixão, 11 anos, no Jardim Santo Inácio, em Salvador, durante confronto entre a PM e bandidos. Na quinta, um menino de sete anos foi ferido em Castelo Branco. Ele segue internado no Hospital do Subúrbio.

 De acordo com a Polícia Militar não há informações sobre o que teria motivado o confronto no local deixando as duas pessoas feridas. "Policiais militares da 18ªCIPM (Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados logo após informações de transeuntes de disparos de arma de fogo com duas vítimas na Praça do Sol, em Periperi. Quando chegou ao local, a guarnição realizou rondas e buscas a procura das vítimas e dos suspeitos, mas ninguém foi encontrado", afirmou a PM. 

A menina e Bruno foram socorridos para o Hospital do Subúrbio por populares. A motivação e autoria serão investigadas pela 5ª Delegacia (Periperi). *Informações do CORREIO

OAB pede que prazo para recadastramento biométrico seja prorrogado pelo TRE-BA


A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) informou, neste sábado (27), que enviou pedido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para prorrogar o prazo para a realização do recadastramento biométrico, que está previso para terminar na quarta-feira (31).
    
A OAB disse que fez o pedido por causa da possibilidade de milhares de eleitores terem o título cancelado por não conseguirem realizar o procedimento. Em Salvador, cerca de 600 mil ainda não fizeram a biometria. Na capital e em outras 51 cidades, o procedimento começou no dia 1º de fevereiro de 2017.

    Confira lista de municípios onde o recadastramento é obrigatório

"Fizemos o pedido visando a possibilidade de prorrogação do prazo, assim como foi feito, por exemplo, com o TRE do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, que estederam até o mês de março", disse o conselheiro da Ordem Eduardo Rodrigues.

O TRE-BA informou, por meio de nota, que a Assessoria Especial da Presidência ainda não recebeu, oficialmente, nenhum pedido da OAB-BA para que o prazo final da revisão biométrica em Salvador seja ampliado. 


O órgão disse que, na capital, o cadastramento de eleitores, com a coleta de dados biométricos (assinatura, foto e digitais), teve início no ano de 2014 e que a convocação para a revisão teve início em novembro de 2016.

O TRE disse, ainda, que desde março de 2017, quando passou a ser presidido pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, foram seladas parcerias com gestões municipais, empresas, agremiações e instituições (inclusive a OAB-BA) que possibilitaram a ampliação da divulgação do recadastramento biométrico, além da estruturação de um número maior de postos de atendimento para a realização do procedimento. Em Salvador, chegaram a ser instalados 34 postos, espalhados pela cidade.

Há duas semanas, o órgao divulgou que o prazo não seria prorrogado. Somente três perfis de eleitores não precisam, obrigatoriamente, fazer o recadastramento biométrico até o dia 31 de janeiro. Poderão fazer o recadatramento até o dia 9 de maio:
  • Eleitores que não votaram nas três últimas eleições
  • Eleitores que vão fazer o primeiro título
  • Eleitores que vão fazer transferência de título
O dia 9 de maio é quando vai ocorrer o fechamento do cadastro eleitoral. As pessoas que têm pendências com Justiça Eleitoral têm até lá para fazer a regularização.


O serviço de recadastramento biométrico na sede do TRE vai funcionar neste domingo (28), das 8h às 18h. O atendimento é feito por ordem de chegada. Conforme o TRE, a medida foi tomada como forma de atender a alta demanda de eleitores da capital baiana que ainda não fizeram a biometria.

Documentos necessários

Para fazer o recadastramento biométrico, são necessários os seguintes documentos:

  •     Carteira de Identidade (original);
  •     Comprovante de Alistamento Militar para os que têm 17 anos e completam 18 no ano corrente ou carteira de reservista para os maiores de 18 até 45 anos;
  •     Apresentar Comprovante de Residência do município onde vota, emitido até três meses anterior ao mês corrente e em nome do solicitante do serviço ou de seus pais (original); ou apresentar Comprovante de Residência de parente acompanhado de cópia da Carteira de Identidade e da Certidão de Nascimento do titular do documento (original).


Casal suspeito de matar três irmãos durante ataque a bar é preso na BA; disputa entre facções motivou crime


Um casal suspeito de envolvimento na morte de três irmãos durante um ataque a um bar em Ribeira do Pombal, cidade a cerca de 300 quilômetros de Salvador, foi preso neste sábado (27). A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Lucas Freitas Santos da Silva, mais conhecido como 'Lukinhas, e Gelma Fernandes de Morais foram localizados por equipes da 25ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Euclides da Cunha). Segundo a polícia, a dupla pertencente a uma fação criminosa e atacou os irmãos porque eles integravam uma quadrilha rival.

Lukinhas e Gelma estavam com mandados de prisões expedidos por conta do envolvimento direto no triplo homicídio, ocorrido no dia 21 de janeiro, no povoado de Barro Vermelho, zona rural de Ribeira do Pombal.

Os irmãos mortos, além de integrarem outra quadrilha, eram investigados pelo homicídio de um traficante, no dia 17 de janeiro, em uma pizzaria, também na cidade de Ribeira do Pombal, segundo a SSP-BA.

Caso


Os três irmãos foram mortos quando estavam em um bar. De acordo com a Polícia Civil, um deles ainda foi decapitado e a cabeça não foi encontrada.

Uma quarta vítima foi baleada na virilha quando saía do banheiro do bar no momento do ataque, mas não morreu. Ela foi identificada como Alaelson Santos, de 27 anos. Segundo a polícia, o rapaz não era alvo dos atiradores. Não há detalhes do estado de saúde dele. A polícia não especificou se há grau de parentesco entre o quarto baleado e os irmãos mortos.

Os autores dos disparos chegaram armados em um carro e ordenaram que as pessoas que estavam no bar se afastassem. Em seguida, os suspeitos começaram a disparar contra os irmãos.

As vítimas foram identificadas como Reures dos Santos Matos, de 29 anos; Cláudio José dos Santos Matos, de 27 anos, e Bruno José dos Santos Matos, de 27 anos.

A polícia detalhou que Claúdio morreu no bar, Reures morreu próximo ao local e Bruno conseguiu fugir. Entretanto, ao ser perseguido, ele foi atingido e depois decapitado.