quarta-feira, 25 de julho de 2018

ONG realiza oficinas gratuitas durante todo o mês de agosto na cidade de Ilhéus; inscrições estão abertas


A Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, em Ilhéus, no sul da Bahia, abre inscrições para as oficinas gratuitas de Fotografia, Dança, Percussão, Turbantes e Penteados Afro, Encadernações e Projetos Editoriais Artesanais.

Para participar, é preciso acessar: matambatombencineto.blogspot.com e escolher a oficina que deseja. O objetivo é promover a cultura afro-brasileira e incentivar a independência de mulheres negras.

As atividades fazem parte da terceira edição do projeto Mãe Ilza Mukalê (MIM III), que acontecerão durante todo o mês de agosto, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, localizado na Avenida Brasil, Alto da Conquista.

Confira abaixo a programação:

No dia 4 de agosto, às 15 horas, a fotógrafa Marcela Bonfim irá ensinar técnicas de fotografia profissional utilizando smartphones. A profissional é nacionalmente reconhecida pelo seu trabalho (Re)conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta em que registra o legado da população negra amazônica.

De 6 a 9, será realizada, pela primeira vez, uma oficina de Percussão exclusiva para mulheres, que será lecionada pela percussionista soteropolitana Sanara Rocha, multiartista, produtora cultural e mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela propõe, através de exercícios rítmicos práticos, iniciar mulheres no universo da percussão como estratégia de empoderamento.

As oficinas de Encadernações e Projetos Editoriais Artesanais acontecerão de 13 a 31 e serão ministradas respectivamente por Cynthia de Cássia Barra, doutora em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMA) e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Juliane Matarelli, bacharel em linguística pela UFMG, que atua como editora, revisora de textos e trabalhará a escrita autobiográfica e o desenvolvimento de um trabalho editorial a partir disto.

No dia 25, às 15 horas, será realizado mais um Zendembás, com roda de conversa sobre autoestima de jovens negros e negras e oficinas de turbantes e penteados afro, com a participação de Dani Jêje e Preta Ashanti, membros da Casa do Boneco, em Itacaré.

Encerrando as atividades do projeto, de 3 a 6 de setembro, acontecerá a oficina de Dança Afro, ministrada por Neide Rodrigues, Makota do terreiro, dançarina e coreógrafa, atual Rainha do Maracatu de Serra Grande, além de já ter participado dos espetáculos Kianga e Malunda.

O projeto também contará com os Encontros da Oralidade, onde Mãe Ilza Mukalê, matriarca do terreiro, receberá convidadas para discutir temas que estão em evidência na sociedade.

O primeiro encontro acontecerá no dia 3 (sexta-feira), às 19 horas, com a fotógrafa Marcela Bonfim para discutir sobre "Arte e Ativismo de Mulheres Negras: Empoderamento e Resistência" e contará com uma apresentação da artista Eloah Monteiro, com um show intimista. As oficinas são gratuitas.

Vídeo mostra execução de homem em carro blindado com mais de 100 tiros de fuzil em SP


Um novo vídeo divulgado nesta terça-feira (24) mostra imagens que podem ajudar a polícia a esclarecer a execução do foragido da Justiça Claudio Roberto Ferreira, conhecido como Galo, que foi fuzilado na noite desta segunda-feira (23) no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. O carro onde ele estava foi atingido por mais de 100 tiros de fuzil.

O vídeo o carro prata usado pelos criminosos chegando. A ação dura 50 segundos. Dois dos criminosos descem do carro com armas na mão e voltam para o carro para recarregar os fuzis. A polícia acredita que quatro homens estavam dentro do carro.

A polícia também descobriu que o carro onde estava Claudio Roberto Ferreira, o homem que foi morto, está em nome de uma loja. Esse carro teria sido comprado há pouco tempo.

Todas essas informações foram recebidas nesta terça-feira pelo 30ºDP. O caso, no entanto, será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). "Os indicativos são de que é uma execução por conta de uma briga interna do partido que ele fazia parte", disse a delegada Ana Lúcia de Souza.