sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

INDÍGENAS FECHAM RODOVIA NA BAHIA PARA PROTESTAR CONTRA TRANSFERÊNCIA DA FUNAI PARA MINISTÉRIO DA MULHER E FAMÍLIA

Indígenas da tribo Tupinambá, do distrito de Olivença, em Ilhéus, no sul da Bahia, fecharam um trecho da BA-001, na mesma região, para protestar contra a transferência da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A manifestação começou, por volta das 5h, na altura do km 28, e faz parte de uma mobilização nacional. A via foi liberada após as 11h. Os indígenas protestaram também contra a transmissão para o Ministério da Agricultura dos serviços de demarcação das terras indígenas.

Os manifestantes impediram a passagem de veículos na rodovia com galhos de árvores. Os índios exigem também da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) a instalação de faixas de pedestres, placas e quebra-molas na pista da BA-001, além de redutores de velocidade. Eles reclamam que, em menos de um mês, dois moradores do distrito de Olivença morreram atropelados no local.

Em nota, a Seinfra informou que um engenheiro vai ao local nos próximos dias fazer uma inspeção para verificar a viabilidade técnica de instalação de outros redutores de velocidade no trecho da BA-001.

Conforme a secretaria, na região citada pelos índios já existe um redutor instalado. A Seinfra informou, também, que vai fazer o reforço da sinalização, que envolve pintura de faixa de pedestres no mês de fevereiro.


G1

JOVEM DE 18 ANOS É MORTO A TIROS EM FEIRA DE SANTANA

Um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros enquanto dormia na madrugada desta sexta-feira, 1º, em Feira de Santana (a 109 km de Salvador). O crime acotneceu por volta das 4h20, na rua Salmo 28, no Conjunto Fraternidade.

Jadson Nilton Santos de Santana foi atingido por quatro tiros, que atingiram a nuca, o ombro e as costas. Os disparos foram feitos por homens armados que invadiram a casa, segundo informações do site Acorda Cidade. No momento do crime, o avô de Jadson também estava na casa.

O delegado Fabrício Linard efetuou o levantamento cadavérico, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para onde o corpo foi encaminhado.

A TARDE

HOMEM DE 45 ANOS É ASSASSINADO DENTRO DE VEICULO EM POSTO DE COMBUSTÍVEIS

Arnaldo Silva Meireles Neto, de 45 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira, 31, quando estava no banco do carona de um veiculo estacionado em um posto de combustíveis, nas proximidades da Caixa D'Água, no bairro do Tomba, em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).

A vítima, que era revendedor de carros, conversava com um conhecido, que estava do lado de fora do veiculo, quando foi surpreendido por dois homens, que chegaram em uma motocicleta já atirando. Ele morreu na hora.

O condutor do automóvel, que não teve a identidade divulgada, relatou ao site Acorda Cidade que a ação foi rápida. “Estávamos com o carro parado, dentro do carro. Havia um rapaz no lado de fora conversando com ele. Foi muito rápido, questão de minutos. Eles já vieram atirando. Neto era comerciante, comprava e vendia carros. Ele não me falou que estava sendo ameaçado e morava aqui recentemente”, declarou a testemunha. O caso será investigado pela polícia.

A TARDE

INDÍCIOS LIGAM DEPUTADO BAIANO A ESQUEMA DE CORRUPÇÃO INVESTIGADO PELA PF

Indícios coletados pela Polícia Federal (PF) ligam o deputado federal João Bacelar (PR) ao esquema de corrupção na Agência Nacional de Mineração (ANM) na Bahia, desbaratado pela Operação Terra de Ninguém. Um dos principais alvos da nova ação da PF, Cláudio da Cruz Lima, assumiu o cargo de gerente da ANM no estado por indicação de Bacelar, feita ainda no governo Michel Temer (MDB).

De acordo com investigadores da Terra de Ninguém, Lima e outros três servidores do órgão recebiam propina para beneficiar empresários próximos ao grupo político responsável pela nomeação de dirigentes da ANM. Deflagrada anteontem, a operação cumpriu 22 mandados de busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas.

Como João Bacelar possui foro privilegiado, o deputado baiano só pode ser investigado com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

ILHÉUS: HOMEM É FLAGRADO DESCARTANDO LIXO NO PASSEIO DO BATACLAN

Um homem foi flagrado descartando lixo e entulho ao lado do Bataclan, um dos pontos turísticos, situado no centro histórico de Ilhéus. 

A cena horripilante ocorreu na tarde desta quinta-feira, 31, e foi presenciada por um taxista, que estava em companhia de um casal de turistas durante a passagem de mais um transatlântico na cidade. 

Mesmo sabendo que estava sendo fotografado, o homem insistia em despejar o lixo na via pública, no momento em que o Bataclan estava recebendo grande número de turistas de várias partes do país. 


FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

BOLSONARO MANTÉM BOA EVOLUÇÃO CLÍNICA, DIZ BOLETIM MÉDICO

Um dia após deixar a UTI do Hospital Albert Einstein, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) mantém boa evolução clínica, segundo boletim médico divulgado ontem (31). Em coletiva, o porta-voz Otávio do Rêgo Barros disse que o presidente está tentando se manter sem falar, mas a recomendação médica é difícil de ser acolhida por Bolsonaro. “O presidente é difícil, ele está falando já. A despeito do médico dizer para ele ficar calado, ele já está falando.”

Sobre a melhora do quadro clínico de Bolsonaro e a possibilidade de ele já ter conversado com algum ministro, Barros disse que o presidente “não fez videoconferência e ao menos que eu saiba ele não conversou com ministros hoje. Mas no próprio quarto já conversa com a esposa, com os filhos e assessores.” O presidente passou por cirurgia para a retirada de uma bolsa de colostomia e a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso na última segunda-feira (28).

JUSTIÇA SUSPENDE FECHAMENTO DE FÁBRICA DA FAFEN EM CAMAÇARI

A Justiça Federal concedeu uma liminar que suspende o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), que teria seu último dia de atividades nesta quinta-feira (31), antes da hibernação. Quem entrou com o pedido de suspensão foi o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e de Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D'ávila (Sinpeq), - entidade patronal que atua no Polo Industrial de Camaçari. 

O  jornal Correio da Bahia teve acesso à decisão do juiz federal Fábio Roque da Silva Araújo, da 13ª Vara Cível da Seção Judiciária da Bahia. Nela, é determinado que a Petrobras “se abstenha de praticar quaisquer atos de hibernação ou paralisação da Fafen-BA que interrompam ou limitem o fornecimento de insumos ao Polo de Camaçari-BA. Se tais ações já tiverem sido iniciadas, deve a Petrobras restabelecer, imediatamente, as atividades das referidas Fábricas de Fertilizantes, até nova deliberação deste Juízo”. 

A mesma decisão ainda ordena que a Petrobras seja intimada com urgência, no prazo máximo de 48 horas, para que cumpra a decisão imediatamente. A liminar é dessa quarta-feira (30). Caso não obedeça a ordem judicial, a multinacional pagará multa fixada em R$ 10 mil por dia de descumprimento. A reportagem procurou a Petrobras para se manifestar sobre a decisão e até o momento não teve retorno. Na manhã de quarta-feira (30), centenas de trabalhadores fizeram uma manifestação em frente à sede da Fafen, no Polo, contra a paralisação da unidade baiana.

SOBE PARA 110 NÚMERO DE MORTOS EM BRUMADINHO; 238 SEGUEM DESAPARECIDOS

A Defesa Civil de Minas Gerais informou hoje (31) que aumentou o número de mortos no desastre da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte. Pelo último balanço, são 110 mortos, 238 desaparecidos e 394 identificados. 

Dos mortos, 71 foram identificados por exames realizados pela Polícia Civil. Também há 108 desabrigados e seis pessoas hospitalizadas. A Polícia Civil toma depoimentos de sobreviventes e coleta amostras de DNA. Segundo a Polícia Civil, foi coletado material de 210 pessoas que representam 108 famílias. 

Os trabalhos vão prosseguir. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 360 militares atuam na párea com apoio de 15 aeronaves e 21 cães farejadores. Ontem (30), chegou uma equipe de Santa Catarina e uma aeronave do Espírito Santo. Há, ainda, 66 voluntários, que atuam entre área seca e a inundada. Estes voluntários são pessoas com qualificação técnica.

DOIS SUSPEITOS DE EXPLODIR CAIXA DO BRADESCO EM ALMADINA TOMBAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado, a Cipe Cacaueira, da Polícia Militar, localizou dois suspeitos de participação numa explosão de caixas eletrônicos em uma agência do banco Bradesco, na madrugada desta sexta-feira (01), em Almadina. Os bandidos, que não possuíam identificação, trocaram tiros com a Polícia Militar, em Itapitanga, foram alvejados e, apesar de encaminhados ao Hospital da cidade, não resistiram aos ferimentos.

Populares revelaram que indivíduos suspeitos estavam, no dia anterior ao crime, alojadas em três casas na rua do Cemitério. Ao chegar em uma das residências, a guarnição foi recebida a tiros e revidou. Outros bandidos conseguiram fugir. 

Na ação policial, foram apreendidos dois revólveres, de calibres .32 e .38, nove munições, 30 trouxinhas de maconha, uma balança de precisão, cinco relógios, dois rádios-comunicadores, dois aparelhos celulares, um caderno de anotações, um recipiente com cocaína e R$ 600.00 em espécie. O material apreendido foi apresentado na delegacia da cidade.

A ação criminosa ocorreu por voltas das 03h30, na agência do Bradesco, localizada no prédio da prefeitura da cidade. Eles explodiram e para dificultar a perseguição chegaram a incendiar um veículo, atravessado na pista. Ainda não foi divulgado o valor levado pelos criminosos.