sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Governo autoriza consórcios de saúde e ampliação de escolas em Itabuna


Em viagem ao sul da Bahia, o governador Rui Costa participou, na tarde desta sexta-feira (19), de reunião no auditório do Cetep Litoral Sul II, em Itabuna, onde assinou protocolos de intenções dos Consórcios Públicos de Saúde das regiões de Itabuna e Ilhéus. “Eu acabei de olhar dois terrenos para construir a policlínica aqui em Itabuna. 

Nós queremos iniciar o mais rápido possível a construção”, afirmou. Rui também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação de unidades estaduais de ensino, que vão compor o Campus Integrado de Educação Básica (CIEB). 

”É o ensino em tempo integral, garantindo a educação completa dos nossos jovens”, acrescentou. Na ocasião, o governador ainda entregou três tratores para associações de agricultores familiares de Nova Canaã, Itacaré e Medeiros Neto e uma ambulância para o município de Gongogi. 

O evento teve as presenças do vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, além do presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Ângelo Coronel, e dos secretários estaduais da Saúde, de Relações Institucionais, de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Rural, Fábio Vilas-Boas, Josias Gomes, Jaques Wagner e Jerônimo Rodrigues, respectivamente. Ainda em Itabuna, na noite desta sexta (19), o governador inaugura a Passarela da Ilha do Jegue. Finalizando a agenda, participa da abertura do Itabuna Folia, que tem apoio do Governo do Estado.

Assessoria de Claudia Leitte nega que haja contrato para show em Itabuna neste domingo

Divulgada pela prefeitura de Itabuna como uma das principais atrações do Carnaval Antecipado (veja aqui), a cantora Claudia Leitte pode não se apresentar no evento. 

Na programação anunciada pelo município, ela faria o show neste domingo (21), porém a assessoria da cantora informou ao Bahia Notícias que não há nenhum contrato assinado para a festa e que, sem um acordo assinado, não há como ter a performance. 

Os boatos de que ela estaria negociando o valor de R$ 60 mil para fretar um voo de São Paulo para Ilhéus também foram negados pela assessoria. De acordo com os representantes da cantora, eles não tem conhecimento de show previsto em solo paulista neste domingo. 

Segundo o blog Pimenta, um dos coordenadores do Carnaval Antecipado, Jorge Vasconcelos, teria informado que “não há nada confirmado pela Governadoria”. 

Ele também teria insinuado que a equipe de Cláudia estava pedindo demais. “Estão querendo tudo que é possível e impossível. Estamos trabalhando para manter a atração”, revelou. Ainda conforme Jorge, caso a cantora não possa vir, uma "atração de peso" será sua substituta.

Suspeitos de tráfico de drogas são presos em Salvador após tentarem receber caixas com haxixe em agência dos Correios


Três homens suspeitos de tráfico de drogas foram presos em flagrante na quinta-feira (18), ao tentarem receber duas caixas contendo haxixe, em uma agência dos Correios, no bairro da Pituba, região de classe média de Salvador. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (19).

De acordo com a polícia, o entorpecente, dividido em duas porções de 50 gramas, foi enviado do Rio de Janeiro, por um outro homem ainda não identificado. A suspeita é de que a droga fosse comercializada durante o carnaval. O caso está sob investigação.

Conforme a polícia, após a prisão, os três suspeitos da capital baiana, identificados como Mauro Bruno Silva Junior, Mateus da Silva Castro e Daniel Pallos Barreto, foram levados para o Núcleo de Prisão em Flagrante, para passar por audiência de custódia. Não há detalhes sobre o resultado da audiência.

Já a droga apreendida pela polícia será encaminhada para o Departamento de Policia Técnica (DPT), para ser periciada.

Homem é morto a tiros no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador

Um homem de identidade ainda desconhecida foi morto a tiros, na tarde desta sexta-feira (19), no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador.

Conforme o Centro Integrado de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (Cicom/ SSP-BA), o crime ocorreu por volta das 14h40, na Rua das Maragaridas, localidade conhecida como Baixa do Areal.

Não há informações sobre autoria e motivação do crime. O corpo da vítima foi removido por uma equipe do Departamento de Polícai Técnica (DPT) de Salvador, e vai ser submetido a uma perícia. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

homem nao identificado morto no nordeste de amaralina, 14h40. rua das margaridas, comhecida como baixa aereal.

Garota fica ferida após ser agredida com machado pelo pai; vítima teria reagido a tentativa de estupro, diz delegado na BA


Uma adolescente de 16 anos ficou gravemente ferida após ser agredida pelo pai com golpes de machado, na noite da quinta-feira (18), na zona rural da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. A informação foi divulgada pelas Polícias Civil e Militar nesta sexta-feira (19).

De acordo com o delegado José Romero, titular da cidade, a mãe da vítima contou que a garota teria sido ferida após reagir a uma tentativa de estupro cometida pelo pai. Após a ação, o homem fugiu. O suspeito, identificado como Francisco Pereira Alves, é procurado pela polícia.

Conforme a polícia, depois da agressão, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há detalhes sobre o estado de saúde da adolescente.

Ainda segundo o delegado José Romero, com base nos relatos da mãe da garota, uma irmã dela também já teria sido atacada pelo suspeito. A situação, no entanto, não foi detalhada. O caso está sob investigação da Polícia Civil.

Carro invade praia, mata bebê e fere ao menos 16


Um bebê morreu e pelo menos outras 16 pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira, 18, ao serem atropeladas no calçadão da Avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul do Rio, depois que um motorista perdeu o controle de seu carro, por volta das 20h30, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães. O automóvel invadiu a calçada e a areia.

O carro - um Hyundai HB20 preto - era dirigido por Antônio de Almeida Anaquim, de 41 anos. Ele afirmou à Polícia Civil ser epilético e ter sofrido um desmaio. Até a 0h30 de hoje não havia detalhes sobre o estado de saúde das vítimas nem o número exato delas.

Segundo testemunhas, o veículo desgovernado atravessou tanto a ciclovia como a calçada e só parou quando já estava com as quatro rodas sobre a areia. Antes da chegada da polícia, pedestres que estavam nas imediações chegaram a agredir o motorista, que tentou fugir para se proteger. Quando os policiais militares intervieram, Anaquim foi detido e conduzido para prestar depoimento na 12.ª DP (Copacabana).

Conforme os PMs, dentro do carro de Anaquim havia medicamentos para epilepsia. Após prestar depoimento, ele seria levado ao Instituto Médico-Legal (IML) para realizar exames de saúde que poderiam comprovar problema médico. Pessoas epiléticas podem dirigir automóveis, desde que comprovem não sofrer crises frequentes.

O coronel Murilo Angelotti, comandante do 17.º Batalhão da PM, em Copacabana, informou que Anaquim relatou ter sofrido um "apagão". Testemunhas também contaram que, ao descer do veículo, Anaquim estava "meio parado" e "não esboçava reação".

Bebê

No fim da noite, foi confirmada a morte de um bebê, Maria, de 8 meses. Ela foi levada à Unidade de Pronto Atendimento de Copacabana, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo o pai de Maria, o motorista de Uber Darlan Rocha de Azevedo, de 27 anos, a mulher dele, Miedes Araújo da Silva, de 23, está internada em estado grave no Hospital Municipal Miguel Couto. O hospital não confirmou o quadro de saúde dessa paciente.

De acordo com Azevedo, Miedes não costumava levar o bebê ao calçadão, mas havia feito isso na noite desta quinta para passear juntamente com a mãe dela (avó de Maria), que tinha chegado do Recife para visitar a neta. "Eu estava trabalhando, minha mulher estava passeando com minha filha no calçadão, com o carrinho de bebê, e a avó", disse. O casal tem outro filho - Maria era a caçula - e mora em Copacabana.

"Nem sei como estou falando com vocês", afirmou aos jornalistas, desolado, na porta da 12.ª DP. "Tem epilepsia e tem carteira de motorista, como pode? Ele (o atropelador) é um assassino, não era para ter carteira de motorista. Minha filha morreu, como vou ficar agora?".

Uma tia do bebê, Solange Maria Marcos, criticou o atropelador. "Na hora ele fugiu e não prestou socorro. Agora vem com um monte de remédios, vem dizer que é doente. Nunca vi uma pessoa doente ter uma habilitação. Agora vai sair daqui, dormir no ar-condicionado, enquanto o pai da Maria vai ficar chorando".

Vítimas

De acordo com os bombeiros, entre os feridos havia mais quatro crianças, duas em estado grave. Todas receberam atendimento de emergência no local e depois foram encaminhadas para hospitais da região pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nove feridos, entre eles sete adultos e duas crianças, foram levados ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, na zona sul. Segundo o hospital, a vítima mais grave internada na unidade teve traumatismo craniano. Outra sofreu fratura exposta e passava por uma cirurgia na madrugada de hoje. Outros feridos foram levados ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade.

Atropelador de Copacabana está com a carteira de habilitação bloqueada, diz site do Detran


Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, o motorista que deixou 16 pessoas feridas, além de um bebê de 8 meses morto no calçadão e Praia de Copacabana, está com a carteira de habilitação bloqueada, segundo o site do Detran. Consulta endereço eletrônico mostra que ele tinha 62 pontos e 14 multas nos últimos 5 anos. Na madrugada desta sexta, o departamento informou que Antonio não devolveu a carteira e que ele cometeu um crime de trânsito ao circular com ela. Agora, o documento será cassado.

De acordo com o site Detran, os últimos cinco anos identificam o tempo que as infrações não estão prescritas, ou seja, podem ser aplicadas.

Os últimos 12 (doze) meses formam o período limite em que, se o condutor somar 20 (vinte) ou mais pontos em sua CNH, terá processo de suspensão do direito de dirigir instaurado. Se em 12 (doze) meses o condutor não tiver 20 (vinte) pontos, essas infrações não são utilizadas para o período seguinte. Se antes de 12 (doze) meses o condutor chegar a 20 (vinte) ou mais pontos, o processo pode ser iniciado. Esse cálculo não tem por base o ano civil, assim, dentro de um mesmo ano pode haver mais de 1 (um) processo de suspensão, mas sempre por infrações diferentes.

Após o acidente desta quinta, Antônio foi levado para a 12ª DP, em Copacabana, e disse que perdeu o controle do carro porque "apagou" após sofrer um ataque epilético.

Anaquim foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e será submetido a exame para detectar a quantidade de álcool no sangue. Segundo o produtor Leslie Leitão, da TV Globo, havia remédios para epilepsia no carro. Imagens mostram embalagens dos remédios Depakote, Lamitor e Tegretol, todos usados contra a doença.

Segundo o Detran, o condutor que for flagrado conduzindo qualquer veículo após haver bloqueio em sua CNH terá processo de cassação instaurado. O bloqueio é uma restrição que ocorre ao final do processo de suspensão, com ou sem a entrega voluntária da CNH.