domingo, 7 de outubro de 2018

ROSA WEBER DIZ QUE TSE SUBSTITUIU 310 URNAS NA MANHÃ DESTE DOMINGO


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, afirmou neste domingo (7) que até o fim da manhã 310 urnas foram substituídas.

Rosa Weber apresentou balanço do andamento das eleições na sede do TSE em Brasília. A procuradora-geral da União, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, acompanharam a ministra na apresentação.

"Até este momento só tivemos substituídas 310 urnas, que correspoden a percentural de 0,06%, considerado um exito total", disse a ministra.

Voto livre

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou que houve um 'preparo intenso' das eleições e que 'não há qualquer improviso'. Ela destacou que a livre expressão e o voto livre estão assegurados aos eleitores.

"Em primeiro lugar quero assinalar que não há qualquer improviso no curso do processo eleitoral. Houve um preparo intenso", disse Dodge.

Fake news

Em entrevista à imprensa, Rosa Weber disse que a Corte ainda está apreendendo a lidar com as chamadas "fake news", ao ser questionada sobre o trabalho que vem sendo feito no combate às notícias falsas.

“De fato, 'fake news' é o assunto do momento. O que a Justiça Eleitoral está fazendo? No primeiro momento, aprendendo a lidar com ‘fake news’. Neste primeiro momento, foi compreender o que é uma 'fake news'", afirmou a ministra.

Em entrevista à imprensa, ela listou iniciativas tomadas desde o ano passado pelo TSE para entender o fenômeno, que disse, não é exclusivamente brasileiro. Lembrou de um seminário internacional realizado no início do ano com especialistas estrangeiros e brasileiros.

"O que o TSE está fazendo? O TSE está não está fazendo nada? Não, ele está fazendo. Primeiro, ele está entendendo o fenômeno, porque o fenômeno não é de fácil compreensão, não é de fácil prevenção, e não é problema brasileiro. Mas o TSE está atento", disse.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




ELEITORA COM MOBILIDADE REDUZIDA É CARREGADA POR MESÁRIOS PARA CONSEGUIR SUBIR ESCADA E VOTAR EM SALVADOR

Uma idosa com mobilidade reduzida precisou ser carregada por dois mesários para chegar à seção eleitoral onde vota, na manhã deste domingo (7), no bairro de Nazaré, em Salvador. Com escadas no caminho até a sala, Lucia Maria, de 66 anos, não conseguiu chegar ao local sozinha.

O caso ocorreu no Colégio Estadual Severino Vieira. Antes de receber a ajuda, a eleitora ainda chegou a caminhar, com dificuldade, por cerca de 30 minutos. Lucia reclamou da distância entre a entrada da escola e a sala onde vota.

“Ainda encontramos gente boa nesse mundo, mas deveria ter mais acessibilidade nas escolas”, disse Lucia.

Lucia contou ao G1 que não é a primeira vez que vota no local e que já enfrentou o mesmo problema nas outras vezes. Contudo, a dificuldade não a impede de ir votar.

"Exercer o direito do voto faz parte da nossa cidadania, e do nosso dever de cidadão”, contou.

Uma amiga que a acompanhava também reclamou da distância entre a entrada e a sala de votação “Deveria ter uma sala especial mais perto da entrada, não tem condições de pessoas com essa dificuldade descer escadas”.

Lucia está entre os 42.090 mil eleitores com deficiência aptos para as eleições de 2018. O número é três vezes maior que o registrado em 2014, quando apenas 13.740 mil eleitores eram portadores de deficiência.

Apesar da dificuldade enfrentada pela aposentada, o presidente do tribunal, desembargador José Rotondano, afirmou, antes das eleições, que o acesso dos deficientes está garantido em todos os locais de votação neste ano.



__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




HOMEM DE 29 ANOS É MORTO A TIROS EM IBIRATAIA


Um homem de 29 anos identificado como Rogério Batista Santana, conhecido como "Ró", foi assassinado com pelo menos três tiros na localidade conhecida como "Beco da Baiúca", bairro Mirassol. O crime ocorreu por volta das 23h deste sábado (06). 

Os policiais militares foram acionados e realizaram o isolamento do local até a chegada do DPT. Duas mulheres que estavam com a vítima momentos antes dos tiros foram detidas pelos Policiais Militares e levadas até a Delegacia de Polícia. A Polícia Civil investigará o caso.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL É DETIDO FAZENDO BOCA DE URNA EM CANAVIEIRA


O candidato a deputado estadual pelo PHS, Justino Santana de Melo, foi detido na manhã deste domingo, 7, após ser flagrado realizando boca de urna. O flagrante aconteceu em frente ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município Canavieiras (a 430 quilômetros de Salvador).

Ele foi conduzido à Delegacia Territorial do município, onde presta esclarecimentos por crime eleitoral.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o ex-prefeito de Coronel João Sá (a 415 quilômetros de Salvador), José Romoaldo Costa, e outras 12 pessoas também foram flagrados cometendo crime eleitoral.

Informações iniciais apontam que a casa do ex-prefeito funcionava como comitê eleitoral de onde materiais de campanha saiam.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




PC PRENDE ESTELIONATÁRIA APÓS MANTER IDOSA EM CÁRCERE PRIVADO

A Polícia Civil de Canavieiras prendeu, neste sábado (06), no bairro da Capelinha, Laytyane Laytynher Costa, 35 anos, por estelionato. Segundo informações da Civil, a acusada vinha mantendo em sua residencia e em segredo, a idosa Maria Luzia de Jesus de apenas 82 anos, moradora da cidade de Santa Luzia. A senhora havia desaparecido há uma semana e os familiares, que prestaram queixa na Delegacia Territorial local, estavam desesperados.

Ainda segundo informações policiais, Laytyane convenceu a idosa a se estabelecer em sua residência e a passar-lhe os cartões bancários sob a promessa de conseguir recursos financeiros para a vítima. Contudo, os valores referentes à pensão da aposentadora da idosa eram desviados em favor próprio, sem que a vítima soubesse. Além de responder por estelionato, Laytyane também responderá por crimes que ferem o Estatuto do Idoso.

Foram apreendidos na casa da acusada os documentos da vítima, outros 17 cartões de benefícios de diversos aposentados, além de procurações, contratos de empréstimos e documentos pessoais de idosos. A prisão ocorreu em flagrante. A vítima foi encaminhada à sua cidade de origem e passa bem. A polícia investiga ainda a participação de outras pessoas nos crimes.




__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




HOMEM MORRE DURANTE TIROTEIO NO BAIRRO DE SÃO CRISTÓVÃO


Um homem foi baleado e morreu na tarde deste sábado (6), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), houve uma toca de tiros entre policiais e suspeitos, na localidade Planeta dos Macacos. Um dos homens foi atingido e não resistiu.

Moradores da localidade gravaram um vídeo quando a PM estava no bairro e disseram que os policiais entraram no local atirando. Segundo as testemunhas, ninguém morreu, mas dois moradores, um homem e uma mulher, foram atingidos pelos disparos. Os dois, conforme relataram as testemunhas, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Menandro de Farias em Lauro de Freitas. Não há detalhes do estado de saúde deles.

__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)