domingo, 22 de abril de 2018

Prefeito de Bariri é preso e confessa ter estuprado menina de 8 anos, diz polícia


O prefeito interino de Bariri, Paulo Henrique Barros de Araújo (PSDB), de 34 anos, foi preso por suspeita de raptar e abusar de uma menina de 8 anos, na manhã deste sábado (21), no Vale do Igapó, em Bauru (SP).

De acordo com o delegado Fábio Mariotto, que fez o flagrante, ele teria confessado ter estuprado a criança. O advogado Humberto Pastrello, que se apresentou como defensor do prefeito, não quis comentar o caso. Após o registro do boletim de ocorrência por flagrante de estupro, Araújo foi levado à cadeia de Barra Bonita, às 19h50.


Araújo deve passar por audiência de custódia neste domingo (22), às 9h, em Bauru. A TV TEM procurou a assessoria da Prefeitura de Bariri e do PSDB na cidade, mas ninguém se manifestou sobre o assunto. 


De acordo com informações da Polícia Militar, o político pegou a criança no Núcleo Habitacional José Regino e se dirigiu até um matagal, onde o carro acabou caindo em um buraco.

Conforme informações do boletim de ocorrência, nesse momento a menina conseguiu se desvencilhar do prefeito, saiu correndo e pediu ajuda a um casal que passava pelo local, dizendo que havia sido abusada por um homem de barba.


A polícia foi acionada e encontrou o suspeito caminhando entre as árvores. Ao ser abordado, segundo a PM, o político tentou fugir e entrou em luta corporal com os policiais, mas acabou sendo controlado. Em seguida, apontou o local onde havia escondido o carro.

Ainda conforme o registro policial, Araújo aparentava estar sob efeito de drogas. Uma perícia vai verificar se houve relação sexual.

O prefeito em exercício e a criança foram encaminhados para a UPA do Bela Vista e, em seguida, para a delegacia.


Pedido de afastamento

Araújo é presidente da Câmara de Vereadores de Bariri e está no cargo de prefeito desde o início de 2017. À TV TEM, o Legislativo informou que os vereadores se reuniram neste sábado para tratar o assunto, mas que na segunda-feira (23), assim que tiveram acesso ao BO, vão entrar com pedido de quebra de decoro e afastamento do prefeito.

A reunião de segunda-feira também deve definir quem assume o cargo de prefeito até a nova eleição marcada para junho. (Entenda a situação política na cidade abaixo)


Novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para 3 de junho as novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Bariri. Após o pleito de 2016, os candidatos a prefeito e vice da chapa mais votada – Francisco Leoni Neto e Benedito Mazotti, ambos do PSDB – tiveram o registro indeferido com base na Lei da Ficha Limpa.

Em junho do ano passado, os políticos barrados tentaram voltar ao cargo, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso proposto por Francisco Leoni Neto.




Doença que afastou Simaria dos palcos é o tipo de tuberculose extrapulmonar mais comum

A cantora Simaria, que faz dupla sertaneja com a irmã Simone, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar. A doença é uma das formas de apresentação da tuberculose, mas com o bacilo de Koch se instalando nos gânglios linfáticos.

"A pessoa se contamina por via aérea respiratória. O bacilo passa pelo pulmão e pode se alojar em qualquer órgão, como cérebro, rim e gânglios, sendo essa última a forma mais comum de tuberculose que ocorre fora do pulmão", explica o pneumologista e membro da Comissão Científica de Infecções da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Alexandre Pinto.

A contaminação, de acordo com o médico Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina & Diagnóstico e membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, pode acontecer, mas a doença não progride de imediato:

"O organismo acaba se protegendo, e o bacilo não entra em multiplicação. Mas se a imunidade do paciente fica debilitada, mesmo anos depois, o bacilo se prolifera. E isso pode acontecer por causa de um alteração na rotina do sono ou de uma alimentação desequilibrada", afirma ele.

A tuberculose ganglionar, no entanto, não é contagiosa. A vacina BCG é a principal forma de preveni-la, assim como a pulmonar.

Tratamento demorado, mas gratuito
Simaria ficará longe dos palcos por um mês, mas, segundo Helio Magarinos, o tratamento para a doença dura cerca de seis meses. Os remédios são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

"É importante que o diagnóstico seja rápido porque isso aumenta as chances de cura do paciente. Por outro lado, muitas pessoas param de tomar os antibióticos dias depois, porque os sintomas ficam amenizados. Isso pode fazer com que bactérias mais resistentes continuem vivas e atuando ali, sem acabar com a doença", finaliza.

Sintomas

Suor excessivo
Mesmo quando não está com febre, a pessoa sua demais.

Perda de apetite
O doente não sente vontade de comer e perde peso.

Cansaço
A falta de comida pode gerar um cansaço além do comum .

Febre baixa
O paciente apresenta febre baixa no fim do dia.

Gânglios inchados
Os gânglios (abaixo da orelha) podem inflamar e doer.

Atirador abre fogo em lanchonete nos EUA e deixa 4 mortos


São Paulo – Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um tiroteio em massa em uma lanchonete em Nashville, capital do estado norte-americano do Tennessee.

O incidente teria ocorrido às 3h25 da madrugada de domingo na lanchonete Waffle House, onde um atirador nu teria aberto fogo contra os clientes que estavam no local e fugido na sequência. 

O Departamento de Polícia da Área Metropolitana de Nashville (MNPD, por sua sigla em inglês) afirmou através de sua conta oficial do Twitter que o atirador abriu fogo por volta das 3h25 hora local (5h25, em Brasília) em um estabelecimento da rede Waffle House.

“Quatro pessoas perderam a vida neste tiroteio, que poderia ter sido muito pior se um herói não tivesse conseguido tirar a arma do atirador”, detalhou Sr Aaron, porta-voz do Departamento de Polícia da Área Metropolitana de Nashville (MNPD), segundo veículos de imprensa locais.


O procurado é Travis Reinking, de 29 anos, nascido em Morton (Illinois, EUA). Ele teria chegado ao local do crime em um veículo registrado em seu nome e usando apenas um moletom, sem calças nem roupa íntima. 

As autoridades policiais estão alertando os moradores da área para que mantenham suas portas trancadas e permaneçam vigilantes.

Segundo os policiais, um dos clientes do restaurante conseguiu tirar a arma das mãos do agressor, que posteriormente fugiu.


O MNPD não deu mais detalhes sobre a condição dos feridos e nem a identidade das vítimas mortas.

A rotina de abandono dos venezuelanos em Roraima


Na entrada da Praça Simon Bolívar, uma placa traz, em espanhol, a mensagem aos visitantes: “Bienvenidos a Boa Vista“. Para os mais de mil venezuelanos alojados no local, porém, a sensação não é de acolhimento.

Na entrada da Praça Simon Bolívar, uma placa traz, em espanhol, a mensagem aos visitantes: “Bienvenidos a Boa Vista“. Para os mais de mil venezuelanos alojados no local, porém, a sensação não é de acolhimento.

Com os cinco abrigos da cidade superlotados, os imigrantes foram montando, nos últimos meses, barracas improvisadas nas praças, mas não contaram com a ajuda do poder público.

Com o crescimento da ocupação nas últimas semanas, a Prefeitura de Boa Vista decidiu, no início de abril, instalar tapumes ao redor da praça para separar os venezuelanos dos que passam nas avenidas vizinhas.

Não viu necessidade, no entanto, de instalar banheiros químicos ou oferecer água aos refugiados.

Ao mesmo tempo, os comércios vizinhos à praça passaram a impedir o uso do vaso sanitário aos imigrantes ou cobrar até R$ 3 para cada utilização. Também fecharam o registro das torneiras para que os venezuelanos não peguem água para tomar banho ou lavar roupas.

“Se a gente não tem dinheiro nem para comer, imagina pagar R$ 3 cada vez que precisarmos ir ao banheiro”, diz a cabeleireira Luiziana Milagros Medina, de 31 anos, que vive com o marido e o filho de 4 anos no local.

Diante da situação, os venezuelanos procuram matagais próximos para urinar ou defecar e andam mais de dois quilômetros até o Rio Branco para tomar banho ou lavar roupas.

“A gente vem (ao rio) porque não tem outra opção, mas aqui é sujo. Estamos tomando banho ao lado até de animais mortos”, conta o mecânico Luiz Henrique Marques, de 29 anos, apontando para o esqueleto de um cachorro na margem do rio, a poucos metros de onde um grupo de venezuelanos tomava banho e enchia garrafas para levar para a praça onde vivem.

O medo dos imigrantes agora é que a situação de moradia se agrave ainda mais com a chegada das chuvas. No inverno de Roraima, os temporais são severos. Na segunda-feira, 16, uma chuva forte deixou a praça e as barracas alagadas.

“Na Venezuela estávamos morrendo de fome. Mas também não dá para morar desse jeito aqui. Com a chuva e a sujeira em que vivemos, eu, meu marido e meus filhos estamos com gripe, diarreia, vômitos. Estamos até pensando em voltar para nosso país”, diz Eudinelis Guzman, de 32 anos.

De acordo com a prefeitura de Boa Vista, a presença de imigrantes nas praças é “uma situação provisória até que eles sejam deslocados para abrigos”. Destacou que vistoria diariamente os locais e, por serem espaços abertos e públicos, não é possível fazer “qualquer intervenção no momento”.
Exército

Nos cinco abrigos da cidade, todos sob coordenação do Exército, a oferta de barracas, refeições e banheiros torna a situação dos imigrantes um pouco melhor, mas isso não significa comodidade. Os locais também têm problemas. A pior situação é a do abrigo do bairro Pintolândia, que acolhe apenas venezuelanos indígenas.

O local tem capacidade para 370 pessoas, mas recebe atualmente 715 indígenas. No local, onde centenas de redes e barracas disputam espaço, crianças brincam em um terreno de terra com sujeira e restos de alimentos. Muitos chegam da Venezuela doentes.

Na última semana, oito crianças moradoras do abrigo estavam internadas em Boa Vista com quadros de desnutrição ou problemas respiratórios. “Aqui pelo menos a gente vive um pouco melhor do que na Venezuela. Lá não tem comida, remédios, fraldas”, diz a indígena Glady Moreno, de 29 anos. O Exército informou que abrirá outros quatro abrigos na cidade.

Carille não descarta nova arrancada no Brasileiro: 'Aconteceu uma vez'


O Corinthians iniciou o Campeonato Brasileiro a mil por hora. Passadas as duas primeiras rodadas, a equipe do técnico Fábio Carille mantém 100% de aproveitamento e neste domingo passou com facilidade pelo Paraná com goleada de 4 a 0 fora de casa. O resultado deixou o treinador muito satisfeito, a ponto de ele não descartar repetir o início da campanha vitoriosa do ano passado. O Timão terminou o primeiro turno invicto, em uma campanha histórica. 

 O Corinthians iniciou o Campeonato Brasileiro a mil por hora. Passadas as duas primeiras rodadas, a equipe do técnico Fábio Carille mantém 100% de aproveitamento e neste domingo passou com facilidade pelo Paraná com goleada de 4 a 0 fora de casa. O resultado deixou o treinador muito satisfeito, a ponto de ele não descartar repetir o início da campanha vitoriosa do ano passado. O Timão terminou o primeiro turno invicto, em uma campanha histórica.

- É muito difícil, mas aconteceu uma vez (arrancada). Eu passo para o grupo que a gente tem que estar embolado ali entre os primeiros, após dez rodadas, sempre estar próximo. Para na arrancada dos últimos jogos, a gente medir forças mesmo - analisou o treinador.

A partida foi especial para Carille pelo reencontro com o Paraná, clube no qual atuou como jogador. Ele falou sobre isso e outras coisas na entrevista coletiva após o jogo. Confira:

Análise da partida
O resultado foi muito grande. A gente tem uma preocupação de quando ganha jogo grande, de Libertadores, sobre a preparação do jogo seguinte. Muda muito o horário, a preparação. Mas o time teve a tranquilidade de rodar a bola, seguramos a pressão inicial que já esperávamos. E os quatro gols foram de bola trabalhada, lado oposto, tudo que exigimos.

Reagir na pressão
Corinthians sabe jogar no seu campo, sem bola. Isso é de anos. Sabe sofrer, ser pressionado e quando tem a bola, tem muita qualidade, estamos mostrando isso, depois do Paulista mostramos muita maturidade.

Goleada
O time sabe que quando não joga com o 9 tem de estar com a bola nos pés. Temos de encher o campo do adversário, encher com os meias, eles têm esse entendimento.

Rodriguinho na Seleção?
Com essa formação, deixamos ele mais perto do gol. E sabemos da qualidade que ele tem, perna esquerda, perna direita. Com essa formação, ele fica mais perto. De 2016 pra cá, só uma parte do segundo semestre ano passado ele deu uma caída. Em 2016 chamou a responsabilidade, ano passado no Paulista e esse ano muito bem. Se for convocado, será merecido.

Como rodar o elenco sem perder qualidade?
A segurança que eu tenho é o que me mostrou até agora. O Gabriel saiu do time e eu deixei claro que foi a questão da bola aérea. A gente sofreu com isso, contra o Bragantino. Contra o Fluminense, tínhamos essa preocupação. Hoje vimos que o Paraná não era tão alto. Renê Júnior era titular até outro dia, está recuperando a confiança, Mateus já jogou. Vou ter de rodar o elenco agora, ser inteligente para tomar as melhores decisões.

Jogadores marcando gols
Essa está sendo a nossa cobrança, de que jogar sem 9 tem de aparecer dentro da área. Sem o nove, esses caras das pontas, os meias, os volantes são importantes. Sei que não vou contar com o Roger na Copa do Brasil. Pela Libertadores só a gente classificando. Então nossa cobrança é para que os jogadores de trás cheguem para fazer mais gols. Saio feliz porque o resultado fortalece ainda mais.

Sidcley
A gente sabe desse poder ofensivo do Sidcley, e o que marcou contra o Palmeiras o Dudu, e é isso que tem de melhorar. E a vibração, depois que a gente fez o segundo, sei que é muito difícil perder o jogo pela nossa consistência. Passo para eles não relaxarem.


ITAJU DO COLÔNIA: SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A FILHA RECEBIAM BOLSA FAMÍLIA


A secretária de Assistência Social do município de Itaju do Colônia, Eliane Chaves Agra, ou simplesmente Li, como é conhecida, parece que não está muito satisfeita com seu salário. É que ela recebeu até março desse ano o valor de R$ 171,00 do Bolsa Família, programa do governo federal destinado a famílias de baixa renda, de acordo com dados do Portal da Transparência. Eliane foi nomeada para o cargo pelo prefeito Djalma Orrico Duarte em 3 de janeiro de 2018, no entanto, ela recebeu R$ 2.142,00 em 2017, quando ocupava outra função na prefeitura. Após a denúncia, a secretária pediu cancelamento do benefício.

Mas não para por aí, a filha da secretária, Andreza Agro Silvino, também era beneficiada pelo programa federal, de acordo com o Portal da Transparência. Ela recebeu de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, R$ 427,00 cada mês.