sábado, 16 de setembro de 2017

Acusado de matar uma pessoa em Ilhéus é preso em Arraial d’Ajuda

PORTO SEGURO - Policiais civis da 2ª Delegacia Territorial do distrito de Arraial d'Ajuda, no municipio de Porto seguro, cumpriram na manhã de quinta-feira (14) um mandado de prisão, expedido pelo juiz Gustavo de Henrique Almeida Lyra, da comarca de Ilhéus, contra Silmar Menezes Silva, de 29 anos.

De acordo com a polícia, Silmar é apontado como autor de um homicídio ocorrido no ano de 2012, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo o delegado Sinezio Vieira, o acusado foi preso em sua casa, na Rua Travessa Pedra da Lua, no bairro Quintas do Arraial, em Arraial. Ele foi encaminhado para exame de corpo de delito e logo depois para a audiência de custódia no forum de Porto Seguro.

Campanha de Multivacinação tem movimento tranquilo neste sábado na Bahia

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde, acontece com tranquilidade na manhã deste sábado (16) na Bahia.

O objetivo da estratégia é ampliar a cobertura vacinal da população, bem como proteger crianças e adolescentes que possam estar com alguma dose atrasada. São 14 tipos de vacinas disponíveis para a população.

Em Salvador, são cerca de 110 pontos de imunização. São postos de saúde e locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações e igrejas abertos para vacinação, 8h às 17h. Mais de 450 mil jovens fazem parte do público alvo da intensificação na capital baiana.

Este ano a campanha que segue até a sexta-feira (22), e contempla menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos incompletos. Eles deverão comparecer ao posto de saúde com a caderneta de vacina que será avaliada pelo profissional responsável. Se for necessário, receberão as doses pendentes.

Em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, são 120 postos abertos neste sábado. Estão disponíveis 10 mil doses.

Na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, são 23 postos de saúde disponíveis. Em uma unidade do centro do município, crianças acompanhadas dos pais compareceram no local, que recebeu 1,3 mil doses das vacinas.

Já em Itabuna, sul da Bahia, por conta das chuva, o movimento foi fraco nos postos de vacinação. A quantidade de pessoas que buscam imunização pode aumentar durante a tarde. A expectativa é de vacinar cerca de 80% dos adolescentes e 95% das crianças que fazem parte do público alvo.

Mulher é baleada em tentativa de assalto no São Caetano

Uma mulher foi baleada em uma tentativa de assalto no início da tarde deste sábado (16) no bairro São Caetano, em Itabuna. Trata-se de Vanice de Brito Correia, de 35 anos, moradora do mesmo bairro.

Segundo informações, a mulher foi abordada por um homem que tentou roubar a sua bolsa. Ela reagiu e acabou sendo baleada.

A vítima  foi atingida com um tiro no pescoço e socorrida para o Hospital de Base. Não há informações sobre o seu estado de saúde.

Russos roubaram perfil de brasileiro

Site ‘fake’ foi criado para divulgar materiais contra Hillary Clinton

São Paulo. Em meio à campanha eleitoral americana de 2016, uma foto de Melvin Redick, de Harrisburg, Pensilvânia, surgiu no Facebook com um link para um novo site. “Esses caras mostram a verdade sobre Hillary Clinton, George Soros e outros líderes americanos”, escreveu ele no dia 8 de junho daquele ano.

Na verdade, a imagem atribuída a Redick era do brasileiro Charles David Costacurta, 36, de Jundiaí, São Paulo, que teve fotos pessoais roubadas por hackers russos, que criaram um perfil falso para divulgação de materiais contra a então candidata democrata Hillary Clinton. A publicação estava entre os primeiros sinais de uma intervenção estrangeira sem precedentes da Rússia na democracia americana, que está sob investigação nos EUA.

Várias das mensagens da página falavam sobre os e-mails da ex-secretária de Estado e então candidata à Presidência que haviam sido obtidos e vazados por hackers russos, além de visões políticas compartilhadas pelo Kremlin.

Os supostos donos do site faziam parte de uma espécie de “ciberexército” de contas falsas de Facebook e Twitter, um grupo de impostores liderados por russos cujas operações ainda estão sendo investigadas.

Apesar disso, nenhum Melvin Redick foi encontrado na base de dados da Pensilvânia. Quando os repórteres do “New York Times” questionaram o Facebook sobre o usuário e outras contas suspeitas de pertencerem a impostores, a empresa realizou seus procedimentos padrões e pediu aos donos dos perfis que usassem a boa-fé. Todas as contas suspeitas acabaram sendo removidas da rede social.

Os jornalistas suspeitavam que Redick era brasileiro, pois uma das fotos publicadas mostrava ele sentado em um bar localizado no Brasil. Em outra, aparecia um quarto com o padrão de tomada do país.

Toda a história foi publicada no “New York Times” em 7 de setembro. No dia seguinte, o site brasileiro G1 publicou uma matéria na qual pediam a ajuda dos leitores para tentar identificar o personagem em questão.

Segundo o jornal americano, um dos internautas viu as fotos e reconheceu seu genro, Charles David Costacurta, 36, oriundo de Jundiaí, São Paulo.

Ele disse ao G1 que as fotos foram tiradas em 2014 e relatou que ficou muito confuso com a situação, já que ajustou as configurações de privacidade do Facebook para limitar o acesso ao seu perfil.

“Eu fiquei assustado e avisei minha namorada para dar uma olhada, porque não entendo muito de redes sociais e internet. Eu fui vítima. Só tenho rede social pela minha filha, familiares e amigos”, disse Charles ao G1. Charles conta ainda ao portal que as fotos são todas de 2014 e que não pretende processar. Ele não faz ideia de como chegaram até ele entre os 2 bilhões de usuários.


Vereador 'erra' grupo e confessa pelo WhatsApp que faz sexo com funcionárias.

"Errei de grupo", disse vereador


“Eu fodo com empregadas que ponho e conecto na Câmara e depois faço campanha com nerds”. Essa foi a mensagem enviada em um grupo do Whatsapp pelo vereador Zebenzuí González, da Câmara Municipal de La Laguna, município da ilha de Tenerife, Espanha, que está causando revolta entre militantes de seu partido e na população espanhola.

O vereador foi suspenso da militância do Partido Socialista Espanhol (PSOE), nesta quinta-feira (14). Nas mensagens, González se gaba de colocar mulheres na Câmara de La Laguna como pessoas de confiança, após ter relações sexuais com as empregadas.

Após ser confrontado pelo grupo do Whatsapp, González respondeu apenas dizendo “perdão, errei de grupo”. Depois, o vereador pediu desculpas em um comunicado que reitera que as mensagens foram enviadas erroneamente em um grupo de conversa do PSOE, e que são uma “piada de mal gosto”.
“As frases estão absolutamente tiradas de contexto e não se ajustam ao sentido literal que transmitem, e nem deve ser interpretadas como certas. Quem me conhece sabe que esse tipo de comportamento e ação vão contra minha forma de ser”, disse o parlamentar.

O vereador seguiu dizendo que as mensagens deveriam ter sido enviadas a um amigo com quem tem “bastante confiança” e, em clima de humor, conversaria com “expressões vulgares”, que só seriam emitidas no contexto privado, e não teriam relação com sua função pública.

Até o momento, a direção do PSOE não se posicionou sobre o assunto. Políticos de partidos opositores e aliados, como o IUC, pediram a exoneração de González do cargo de vereador.