terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Três pessoas morrem em acidente na BR-324, após carro bater de frente com ônibus


Três homens morreram e um ficou gravemente ferida em um acidente na BR-324, na altura de Candeias, na região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (26).

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma caminhonete Hilux, que seguia no sentido Feira de Santana, invadiu a contramão, na altura do Km 588, e bateu de frente com um ônibus intermunicipal, que estava no sentido Salvador. Outros três carros de passeio que estavam atrás acabaram batendo no ônibus.


  Segundo a PRF, os três mortos e o ferido estavam na Hilux. Uma quinta pessoa que estava no veículo, uma mulher, não teve ferimentos e não precisou de atendimento médico. O ferido, também um homem, foi socorrido por uma equipe da ViaBahia, concessionária que adminstra um trecho da rodovia.

Por conta do acidente, houve lentidão no trânsito na BR-324, sentido Salvador. Conforme a PRF, o congestionamento alcançou 20 km.

Por volta das 13h, os corpos das vítimas e os veículos envolvidos no acidente foram removidos do local. Após a remoção, o trânsito passou a fluir normalmente. O acidente será investigado pela Polícia Civil.


Servidora do Detran é morta a facadas pelo ex-marido enquanto chegava para trabalhar, em Salvador


Uma servidora do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi morta a facadas pelo ex-marido, na manhã desta terça-feira (26), na escadaria que dá acesso à sede do órgão, na região do Iguatemi, em Salvador.

A Polícia Civil vai investigar o caso. Em nota, o Detran lamentou a morte da servidora e disse que a vítima, identificada como Maridalva da Silva Gonçalves, 46 anos, foi atacada no momento em subia as escadas para trabalhar.

Conforme a polícia, após o crime, o suspeito tentou se matar com veneno para rato, mas foi impedido por seguranças do Detran e levado o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há detalhes sobre o estado de saúde do homem.

A vítima trabalhava no setor de defesa prévia. O Detran informou, ainda em nota, que está prestando solidariedade à família de Maridalva. Ainda de acordo com o comunicado, os serviços oferecidos à população pelo órgão não foram suspensos.

Feminicídios

Este é o terceiro caso de feminicídio registrado na Bahia em menos de uma semana. O primeiro deles ocorreu no dia 21 de dezembro, na cidade de Valença, no baixo sul do estado. Uma mulher foi morta a tiros pelo ex-marido, na frente do filho do casal, de 8 anos, no centro do município. Depois do crime, o homem cometeu suicídio.

Carro capota após batida e fica parcialmente destruído em Feira de Santana


Uma batida entre dois carros terminou com o capotamento de um dos veículos, em um trecho da Avenida Presidente Dutra, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A informação foi confirmada ao G1, nesta terça-feira (26), pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

O acidente ocorreu na noite de domingo (24), na altura da Praça Jackson Amauri, centro do município. O motorista do carro que capotou teve ferimentos leves. Já o condutor do outro carro fugiu do local do acidente.

Uma pessoa que passava pela avenida filmou a situação dos carros após a batida. No vídeo, é possível ver um dos carros virado na pista, com algumas pessoas ao redor, e o outro em cima da calçada, na praça. Após a situação, os veículos foram removidos do local. [assista ao vídeo no início da matéria]

Jovem é morto em Campinas de Pirajá, em Salvador


Um jovem de 20 anos foi morto no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, na noite de segunda-feira (25).

De acordo com informações do Centro Integrado de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública (Cicom/ SSP-BA), o caso aconteceu por volta das 19h15, na Rua Santa Bárbara. Não há informações sobre as circunstâncias do ocorrido, motivação e autoria do crime.

O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.

Após três meses, fazenda da família de Geddel é novamente ocupada por indígenas no sudoeste da Bahia


Uma fazenda que pertence à família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, na cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia, foi ocupada por indígenas, no fim da tarde da última segunda-feira (25). A propriedade é a mesma que já havia sido ocupado em setembro deste ano.

De acordo com a Polícia Civil, cerca de 30 indígenas invadiram a Fazenda Esmeralda, localizada na zona rural de Itapetinga, e ordenou que os funciuonários saíssem. Os índios afirmam que a terra é sagrada e pedem a demarcação da área.

Ainda segundo a polícia, agentes foram encaminhados ao local para manter a segurança, enquanto os proprietários do imóvel entram com o pedido de reintegração de posse junto à Justiça. Ninguém ficou ferido na ocupação.

Ocupações

No fim de setembro deste ano, duas fazendas da família de Geddel, uma em Itapetinga e outra em Potiraguá, foram ocupadas por indígenas e integrantes do Movimento Livre da Terra.

As fazendas foram desocupadas em 6 de outubro. Oficiais da Justiça cumpriram mandado de reintegração de posse, acompanhados de forças militares. A reintegração, contudo, ocorreu de forma pacífica. Já a Fazenda Tabajara, na cidade de Potiraguá, foi desocupada voluntariamente, sem registro de conflitos.

Piloto de lancha envolvida em acidente que matou condutor de moto aquática na BA se apresenta à polícia; vítima é enterrada


O condutor da lancha envolvida no acidente que matou o piloto de uma moto aquática, em Barra do Jacuípe, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, se apresentou à polícia nesta terça-feira (26), e contou que tentou evitar a colisão entre as duas embarcações quando percebeu a aproximação entre elas.

Segundo o delegado Jacinto Arnaldo, titular da Delegacia de Monte Gordo, que investiga o caso, o homem identificado como Antônio de Souza Borges contou também que, no momento do acidente, a vítima, João Paulo Dores Lopes, de 31 anos, fazia uma manobra com o jet ski e parecia não ter visto a lancha.

A situação ocorreu no final da tarde da segunda-feira (25), no Rio Jacuípe. O condutor da lancha foi embora do local após a batida. Segundo o delegado, Antônio Borges contou que fugiu por medo da reação dos familiares da vítima que estavam no local. Após ser ouvido na delegacia, o homem foi liberado.

Além da polícia, a Marinha do Brasil também investiga o caso. Conforme o delegado, familiares da vítima e outras testemunhas serão ouvidas. Uma perícia foi realizada no jet ski nesta terça-feira e a lancha também deve ser periciada, segundo o delegado.

João Paulo foi enterrado na tarde desta terça-feira, no Cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília, em Salvador. Dezenas de familiares e amigos compareceram ao sepultamento dele.

Acidente


De acordo com o delegado Jacinto Arnaldo, a vítima pilotava jet ski com outros três amigos quando ocorreu a batida. A lancha seguia no sentido contrário ao do jet ski. João Paulo passava o feriado com a família em Barra do Jacuípe, e tinha carteira para pilotar a embarcação.

João Paulo chegou a ser socorrido e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, na região, mas não resistiu.

No momento do acidente, conforme o delegado, havia outras pessoas na lancha com o condutor, mas ninguém ficou ferido. Após a batida, o homem levou a embarcação para a casa dele, na região. A lancha ficou danificada após a colisão. O jet ski também foi danificado.

Conforme o delegado, a vítima era de Lauro de Freitas, também na região metropolitana. João Paulo era dono de um lava jato, no bairro de Itinga.

Homens suspeitos de envolvimento na morte de PM na Bahia são presos no Pará com armas e R$ 28 mil


Os homens suspeitos de envolvimento na morte do policial militar José Bonfim Lima, ocorrida em novembro deste ano, foram presos nesta terça-feira (26) na cidade de Castanhal, no estado do Pará. A informação é da Polícia Civil da Bahia que atuou em conjunto com a polícia paraense para prender os suspeitos.

O crime ocorreu no dia 2 de novembro, na cidade de Jeremoabo, no norte da Bahia, após uma briga em um bar da cidade. Na ocasião, outros dois homens morreram.

Os suspeitos no Pará presos foram achados em um imóvel do bairro Saudade II, em Castanhal. Com eles, os policiais encontraram duas armas de fogo e cerca de R$ 28 mil em espécie.

Jelson da Silva, o "Gelson Cigano", os filhos dele, Bruno Jordão Matos da Silva e Rogério Matos da Silva, além de Cosme de Jesus Silva e Carlos Daniel dos Santos Lima, estavam com mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça e eram considerados foragidos.

Com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as primeiras informações indicavam que o grupo estaria na cidade de Cascavel, no Ceará. A Polícia Civil do Ceará se integrou às investigações e, quando estavam próximo de localizá-los, o grupo, há cerca de 20 dias, deixou o Ceará em rumo a Castanhal.

Além de cumprir os mandados, a polícia do Pará autuou os cinco em flagrante por associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e uso de documento falso. Eles aguardam transferência para a Bahia.


Caso

De acordo com as investigações, o PM José Bonfim Lima brigou no bar com os filhos de Jelson, mas o pai dos rapazes não estava no estabelecimento. Houve luta corporal e um dos homens tomou a arma do policial, fugindo em seguida. Portando uma segunda arma, José foi à casa de Jelson e dos filhos. No local, houve uma troca de tiros, que resultou na morte do soldado.

O inquérito instaurado para investigar a morte do PM apura também os assassinatos de Lwillys Messias da Silva e Donizete Alves da Silva. Um deles morreu durante confronto com o PM e o outro em confronto com a Polícia Militar, quando a guarnição iniciou as buscas após a morte de José Bonfim.

O PM que foi morto estava na corporação há 14 anos e deixou esposa e um filho. O sepultamento dele ocorreu no dia 4 de novembro, no Cemitério São João Batista, em Jeremoabo. 

Ex-marido que matou servidora do Detran na BA carregava bilhete: 'Veja o que vocês fizeram no Natal'


O homem suspeito de matar a ex-companheira a facadas quando ela chegava para trabalhar na sede do Detran-BA, nesta terça-feira (26), em Salvador, foi encontrado com um bilhete, segundo informações da Polícia Civil. Ele não chegou a deixar o bilhete no local do crime, o recado foi achado com o suspeito, após ele ser custodiado.

Segundo o delegado Guilherme Machado, coordenador da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) e responsável pelo caso, no bilhete escrito pelo comerciante Jailson Santos Mendonça, de 46 anos, tinha: "Veja o que vocês fizerão [sic] no Natal. Mudou tudo. Era diferente. Estava tudo bem eu e Mari. Davi-Antônia-Gegeu-Andreia". A polícia não detalhou quem são as pessoas citadas no bilhete, além da vítima, Maridalva da Silva Gonçalves, e do suspeito.


Após golpear a ex-mulher, Jailson ainda tentou ingerir veneno. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde continua internado e está custodiado. No local, ele já prestou os primeiros esclarecimentos à polícia e confessou o crime.

Segundo testemunhas de pessoas próximas a vítima, Maridalva estava sendo ameaçada nos últimos dias pelo ex-companheiro, mas ela recusou registrar ocorrência em uma unidade policial. Cerca de dez pessoas foram ouvidas no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nesta terça, entre seguranças que fizeram a condução do autor e colegas de trabalho e parentes da vítima.

Diante das evidências do bilhete e do chumbinho que Jailson tomou logo após atacar a ex-mulher, o delegado Guilherme Machado aponta que o crime foi premeditado. Jailson foi autuado por feminicídio e será encaminhado para o sistema prisional assim que receber alta médica do HGE.

O sepultamento de Maridalva será realizado no cemitério do município de Governador Mangabeira, nesta quarta-feira (27), às 11h.

Caso

A servidora do Detran-BA foi morta na escadaria que dá acesso à sede do órgão, na região do Iguatemi, em Salvador. Em nota, o Detran lamentou a morte da servidora.

Conforme a polícia, após o crime, o suspeito tentou se matar com veneno para rato, mas foi impedido por seguranças do Detran e levado o HGE.

A vítima trabalhava no setor de defesa prévia. O Detran informou, ainda em nota, que está prestando solidariedade à família de Maridalva. Ainda de acordo com o comunicado, os serviços oferecidos à população pelo órgão não foram suspensos.