terça-feira, 16 de janeiro de 2018

De seleção: polivalente Mena é apresentado no Bahia


O jogador Mena foi apresentado na tarde dessa segunda-feira, no Fazendão. Lateral-esquerdo de origem, o jogador tem 29 anos e chegou ao Tricolor em definitivo com contrato acertado por dois anos. Mena acumula passagens pela seleção chilena e espera dar boa sequência ao trabalho no Bahia para voltar a pensar em uma vaga na seleção.

- Bahia também vai jogar muita competição, vai ter muito jogo, tenho que aproveitar isso. Pegar ritmo de novo para estar pronto para o novo treinador que chegou na seleção. Tudo vai depender de meu rendimento no Bahia – disse.

Apesar da posição de origem ser a lateral, o jogador também pode atuar como meia esquerda.

- Minha posição é lateral. Se precisar jogar mais na frente, consigo também. Ano passado fiz várias partidas e me sinto bem também – afirmou Mena.

Mena é mais um jogador que chega para reforçar a lateral do Bahia, que foi totalmente reformulada para a essa temporada. Para o lado esquerdo, além dele, o Esquadrão trouxe também Léo. Apesar da experiência com a seleção chilena e grandes clubes da série A no Brasil, Mena destaca que a disputa pela titularidade não será fácil.

- Vai ser difícil. O importante é ajudar o Bahia. Ele é um bom jogador. Tem muita qualidade, muito futuro. Vai ser difícil decidir quem vai jogar na lateral. Uma briga boa – afirmou Mena.

Confira outros trechos da apresentação de Mena

Escolha pelo Bahia
- A troca foi pelo projeto. Além da grandeza do clube, da torcida, que sempre vai no estádio, sempre apoia o time. Foi uma escolha pelo projeto bom para continuar apresentando meu futebol.

Torcida do Bahia
- Lembro daquele jogo (final da Copa do Nordeste). Foi muito difícil. Torcida do Bahia sempre comparece. Já joguei uns três jogos na Arena Fonte Nova. É bom para o jogador para se sentir apoiado. E o time rival vai sentir a pressão dentro do campo.

Pré-temporada
- Começo foi difícil, espero agora manter uma sequência boa. Estou pronto. Trabalhei forte. Já estou treinando normalmente com meus companheiros e pronto para qualquer jogo.

Expectativa
- Gosto muito de trabalhar na dedicação no dia a dia, conseguir ajudar os companheiros. Sempre joguei por causa de meu trabalho do dia a dia, minha dedicação, meu comprometimento. Vou querer sempre melhorar no dia-a-dia, aprender no dia-a-dia, para que o Bahia esteja muito melhor também.

Time titular desenhado: Bahia se prepara para estreia na temporada


O Bahia segue sua preparação para a estreia na Copa do Nordeste, nesta quinta-feira, contra o Botafogo-PB. Na tarde desta segunda-feira, o técnico Guto Ferreira trabalhou intensamente a parte tática da equipe. O comandante dividiu a atividade em duas partes, para aprimorar dois quesitos: posicionamento e posse de bola.

No primeiro instante, o técnico tricolor dividiu o elenco em duas partes, em dois campos reduzidos. Os objetivos foram claros. Toques rápidos e movimentação. Após o primeiro trabalho, Guto Ferreira dividiu os jogadores para o coletivo. A equipe titular foi formada por: Anderson; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Edson, Nilton, Zé Rafael e Régis; Élber e Edigar Junio. O outro time foi formado por Rafael; Nino, Everson, Becão e Mena; Elton, Feijão, Marco Antônio e Vinícius; Junior Brumado e Hernane.

FORMAÇÃO TÁTICA

Na prática, Guto optou pela formação já utilizada por ele em outros momentos: 4-1-4-1. Nas ações ofensivas, Zé Rafael e Élber caem pelas pontas e têm mais liberdade para atacar. Edigar fica mais à frente. Durante a atividade, o comandante tricolor não fez muitas mudanças no time titular.

A todo momento, Guto solicitou que a linha ofensiva da equipe valorizasse a posse de bola, movimentação das linhas armadas no time para uma fluidez maior.

- Toca a bola, valoriza a posse! O jogo é de lado – bradou o técnico.

Edson ficou responsável pela frente de zaga e, não muito distante, também se responsabilizou pela saída de bola da equipe. Nílton, Régis, Zé Rafael e Élber formaram a linha mais avançada.

Poucas mudanças foram realizadas durante o trabalho tático. Uma delas foi a alteração de posicionamento entre Régis e Zé Rafael. Na metade do treino, Régis passou a ocupar a ponta direita, mas em sequência voltou a sua posição. Com as movimentações táticas que foram feitas, Guto deixou em evidência a boa transição ofensiva da equipe. Régis, Élber e Edigar tramaram boas jogadas no ataque.

Já na parte final do treino, Guto colocou os garotos da base no coletivo, porém, sem muitas mudanças no estilo de jogo.

A última atividade da tarde foi a bola aérea. A comissão técnica montou um trabalho de ataque contra defesa para aprimorar as jogadas pelo alto.

SEM PREOCUPAÇÕES

Apesar de fazer um trabalho especifico e não participar dos trabalhos táticos, não há preocupação em relação ao goleiro Douglas. O nome do jogador ainda não foi publicado no BID, porém, segundo a assessoria do clube, o jogador deve estar apto para a partida da próxima quinta-feira, na Arena Fonte Nova. Bom lembrar que, nos treinos anteriores, o goleiro estava como titular na equipe formada por Guto.

NOVIDADE NO FAZENDÃO

O jogador Gregore, de 23 anos, vindo do Santos B, já treina no Fazendão desde sábado. O atleta treinou separadamente. Durante a tarde realizou atividade física e, posteriormente, atividade bom bola.