sábado, 7 de outubro de 2017

Instalador de antena é assassinado em Ilhéus



O instalador de antena identificado como Márcio Avelar, foi assassinado na noite deste sábado (7), por volta das 19:30, na Rua Beira Rio, bairro do Iguape, zona norte de Ilhéus.

Segundo informações, a vitima foi surpreendida por um indivíduo identificado por Renato Fernandes da Hora, que efetuou vários golpes de faca e em seguida fugiu, tomando rumo ignorado.

O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus foi acionado para remover o corpo.

O crime será investigado pela delegada Andréa Oliveira, titular da delegacia de homicídios de Ilhéus.

Maré avança sobre a orla de Ilhéus e donos de barracas acumulam prejuízos


Estragos ocorreram durante a madrugada, mas a tarde deste sábado (7) também foi marcada pelas ondas assustando banhistas.

A maré subiu 2,30m na madrugada deste sábado (7), na orla de Ilhéus, região sul da Bahia, e com a força da água, cabanas de praia foram atingidas e ficaram parcialmente destruídas.

O dono de uma das cabanas, na Praia do Sul, recebeu ajuda de amigos pra fazer uma contenção de areia e evitar mais estragos. “Na realidade, isso aqui é uma contenção provisória. Só para aguentar a pancada de uma hora agora dessa maré”, contou o empresário Àthila Eiras.

Em outra cabana, a maré derrubou a área onde ficava o deck. As mesas de concreto ficaram destruídas e a Defesa Civil isolou a área. "Às 4h10 da manhã, que eu estava aqui presente, ela [maré] levou um deck que eu tinha aqui, junto com uma parte de alvenaria, e uma estrutura de piaçava", relata Thiago Sena, dono da cabana, sobre os prejuízos.



Durante a tarde, a maré ainda estava forte, e empresários tentavam dar um jeito para evitar mais prejuízos. Às 16h, as ondas já batiam forte na contenção de areia improvisada. Alguns banhistas que estavam nas mesas tiveram que sair às pressas porque a maré chegou arrastando cadeiras.

O Centro de Hidrografia da Marinha de Ilhéus informou que não há aviso de ressaca para este fim de semana. No entanto, de acordo com o site da Marinha do Brasil, há previsão da maré subir 2,20 às 4h56 da madrugada de domingo (8). É quase a mesma altura registrada na mdarugada deste sábado e que provocou todo o estrago.

Outras cabanas da Praia do Sul também foram invadidas pela maré, na madrugada deste sábado. Em uma delas, a força da água arrastou mesas de concretou e cavou tanto que dava pra ver a base de cimento dos quiosques.

A maré também provocou estragos na Praia do Norte de Ilhéus. Parte do muro de uma casa que fica no Condomínio Joia do Atlântico desabou durante a madrugada. Ninguém se feriu.





Conheça nosso canal no 
Se preferi se inscreva e não perca tempo

Corpo de Arlette Magalhães é enterrado em Salvador


























Ex-primeira dama do estado da Bahia era viúva de ACM. Cerimônia de despedida reuniu, neste sábado (7), familiares e amigos no Cemitério Campo Santo, na capital baiana.

Foi enterrado no fim da tarde deste sábado (7), no Cemitério Campo Santo, em Salvador, o corpo de Arlette Maron de Magalhães, viúva do ex-senador e governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães (ACM). Dona Arlette sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e morreu na manhã deste sábado. Ela esteve internada no Hospital Cárdio Pulmonar, no bairro da Federação, desde a quarta-feira (4).

Durante toda a tarde, familiares e amigos se reuniram em velório na capela do Campo Santo e participaram de uma missa celebrada pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A cerimônia de sepultamento ocorreu às 17h. Dona Arlette deixa dois filhos, oito netos e13 bisnetos.



Os primeiros a chegar, logo no início da tarde, foram os parentes mais próximos, o filho ACM Júnior com a mulher Rosário Magalhães, e os netos Renata Magalhães e o prefeito de Salvador, ACM Neto, além do irmão de Dona Arlette, Wilson Maron.

Ao lado do caixão estava também a filha Tereza Mata Pires, que estava com os filhos Caio, Fernanda e César Filho. Eles moram em São Paulo e chegaram a Salvador logo depois que a avó foi hospitalizada. Os outros netos Luís Eduardo Magalhães Filho, Paula Magalhães e Carolina Magalhães, filhos do deputado Luís Eduardo Magalhães, que morreu em 1998, também foram se despedir da avó.

Filha de imigrantes libaneses que desembarcaram no sul da Bahia, Arlette nasceu em Itabuna no dia 15 de novembro de 1930. Para aprofundar os estudos, veio morar em Salvador, onde conheceu o marido, ainda estudante da Faculdade de Medicina da Ufba. O casal teve quatro filhos: Antonio Carlos Júnior, Teresa, Ana Lúcia e Luís Eduardo.

Primeira dama do estado por três vezes, dona Arlette Magalhães já atuou como presidente das Voluntárias Sociais da Bahia e durante toda a vida participou de diversas ações sociais. Em Salvador, ela foi presidente do Instituto Antônio Carlos Magalhães (ACM) desde a inauguração, em 2010.

Por meio das redes sociais, o governador da Bahia Rui Costa prestou solidariedade. "Meus sentimentos aos familiares e amigos da ex-primeira-dama do Estado. Que Deus conforte todos nesse momento de dor".

Por meio de nota oficial, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), lamentou o falecimento da ex-primeira dama do estado. "Com uma personalidade serena e doce, Dona Arlette era cativante. Tinha uma generosidade sem tamanho e uma total discrição nos seus atos de bondade. É mais uma estrela que passa a iluminar o céu da Bahia", afirmou Prates no comunicado.


Polícia cumpre mandado de prisão no Teotônio Vilela



A polícia militar, através do 2° pelotão da 70 CIPM, realizou o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 1a Vara do Júri da comarca de Ilhéus. Wallas de Jesus Conceição, vulgo Chico, foi preso por volta das 18hs desta sexta-feira (06) na Rua José Petrucio, no bairro Teotônio Vilela, zona Leste de Ilhéus.

O indivíduo foi conduzido na viatura até à sede da 7a Coorpin, onde passou por exames no departamento de polícia técnica, sendo encaminhado em seguida, para o presídio Ariston Cardoso.

Polícia dinamarquesa encontra cabeça e pernas de jornalista sueca desaparecida



A polícia da Dinamarca informou, neste sábado (7), que encontrou na baía de Koge, ao sul de Copenhague, a cabeça e pernas da jornalista sueca Kim Wall, que desapareceu há dois meses, quando entrevistava inventor dinamarquês Peter Madsen, em seu submarino.

As partes do corpo de Kim, assim como suas roupas, estavam distribuídas em sacos plásticos, segundo investigadores citados pela Associated Press. Também foram encontrados "pesadas peças de metal", que possivelmente tinham o intuito de fazer os sacos afundarem e uma faca.

"Na noite passada, nosso dentista legista confirmou que se trata da cabeça de Kim Wall", declarou inspetor da polícia de Copenhague, Jens Moller Jensen.

O tronco de Kim Wall apareceu flutuando no Báltico, no final de agosto, quase duas semanas após ter sido vista pela última vez a bordo do Nautilus, o submarino de fabricação caseira onde entrevistaria Madsen.

'Nenhum sinal de fratura'

O inspetor Jensen ressaltou que não foram encontrados "qualquer sinal de fratura no crânio nem qualquer outro sinal de violência brutal no crânio".

Detido desde 11 de agosto e indiciado por assassinato e atentado à integridade de um cadáver, Peter Madsen, de 46 anos e casado, se diz inocente apesar de todas as evidências.

Kim Wall era uma jornalista freelancer que trabalhava entre Nova York e a China. Ela embarcou em 10 de agosto no submarino "Nautilus", ao lado do próprio inventor Peter Madsen, para fazer uma reportagem.

Seu namorado denunciou o desaparecimento em 11 de agosto. No mesmo dia, Madsen foi resgatado pelas autoridades dinamarquesas em Öresund, entre a costa da Dinamarca e da Suécia, antes do naufrágio do submarino.

A polícia acredita que o inventor provocou o naufrágio do "Nautilus" de modo deliberado. A embarcação foi erguida à superfície e examinada pela perícia.

Em um primeiro momento, Madsen afirmou que a jornalista havia desembarcado na ilha de Refshaleoen, em Copenhague, na noite de 10 de agosto.

Depois de ser detido, ele mudou sua versão e afirmou que Wall havia falecido em um "acidente" e que ele jogou o corpo no mar, na baía de Køge.

Segundo esta versão, ele subiu na ponte, segurando a porta da escotilha de acesso à torre em que Kim Wall estava de pé. Ao escorregar de repente, ele soltou a escotilha de 70 kg que caiu na cabeça da jovem.

De acordo com seu relato, o corpo do jornalista estava intacto quando o jogou no mar.

A acusação alega que Madsen matou Kim Wall para satisfazer uma fantasia sexual, depois desmembrou e mutilou seu corpo.

A necrópsia do torso não estabeleceu as causas da morte. Por outro lado, revelou mutilações múltiplas infligidas na genitália da vítima.

Filmes de mulheres decapitadas

Filmes em que mulheres eram torturadas, decapitadas e queimadas foram encontrados em um disco rígido em seu estúdio, segundo anunciou na terça-feira a Procuradoria dinamarquesa.

"Este disco rígido não me pertence", reagiu Peter Madsen, sugerindo que muitas pessoas tinham acesso ao estúdio.

Ele assegurou que não houve relações sexuais entre eles e que seus contatos foram puramente profissionais.

Madsen foi acusado em um primeiro momento de "homicídio por negligência", antes de ter a acusação reclassificada no dia 5 de setembro para assassinato e ataque à integridade de um cadáver.


A jornalista colaborou com The Guardian e New York Times e era graduada pela Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia.

O Nautilus foi inaugurado em 2008. Com 18 metros de extensão, era naquele momento o maior submarino privado do mundo.



Conheça nosso canal no 
Se preferi se inscreva e não perca tempo

MG: 18 crianças vítimas de tragédia em creche recebem alta



Todas as 18 crianças vítimas da tragédia na creche Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente que estavam no Hospital Fundajan, em Janaúba, receberam alta hoje (7). Dezesseis estavam internadas e duas em observação. Outras duas pessoas, um adulto e uma criança, seguem internadas em estado estável no Hospital Regional de Janaúba. Os demais feridos estão internados em Montes Claros e Belo Horizonte.

 Na manhã da última quinta-feira (5), o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, entrou na creche, onde trabalhava, e ateou fogo em crianças e nele mesmo. Oito crianças morreram. O vigia também morreu, assim como a professora Heley Abreu Batista, de 43 anos, que tentou impedi-lo fisicamente e ajudou no resgate de vítimas. Quarenta pessoas ficaram feridas.
Condolências

Pelo Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a tragédia e exaltou a coragem da professora. "Meus sentimentos pelo falecimento da professora Heley de Abreu, que pôs sua própria vida em risco para ajudar as crianças em Janaúba", escreveu hoje (7) o presidente. "Sua coragem impediu que a tragédia fosse ainda maior. Um ato que não será esquecido pelos brasileiros. Meus pêsames à família de Heley".

Na quinta-feira, Temar já havia se manifestado sobre o assunto na mesma rede social, expressando sua solidariedade às famílias. "Eu que sou pai imagino que esta deve ser uma perda muitíssimo dolorosa. Esperamos que essas coisas não se repitam no Brasil", disse.

RUI COSTA ASSINA DUPLICAÇÃO DA BR-415



Nessa segunda-feira (9), o governador Rui Costa (PT) vai assinar a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da BR-415, que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna (Rodovia Jorge Amado). 

O ato ocorre em Itabuna, na área do antigo Posto Cachoeira, localizado no final da Avenida Juracy Magalhães. O ato está marcado para as 9h.

O governador em suas redes sociais convidou a população a participar do ato e garantiu que a duplicação vai ser feita. “A região do cacau vai demonstrar a sua força, a sua autoestima, e dizer bem alto que a Bahia e a região do cacau não ficam de joelhos. Essa duplicação será feita, com ou sem apoio do governo federal porque a Bahia de Jorge Amado, de Castro Alves, de Rui Barbosa, a Bahia de muitos e muitos que escreveram o nome na história como grandes homens, homens que construíram nosso estado, continuará a escrever novas páginas”.

A rodovia é um corredor de exportação e de turismo. Segundo dados do governo estadual, circulam nos dois sentidos da rodovia, 10.270 veículos. A obra vai beneficiar 511 mil habitantes, incluindo a população dos municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.

Detento é encontrado morto em cela de presídio de Itabuna; colega confessou crime, diz polícia



Morto era de Belo Horizonte e estava preso desde 2013 por roubo.

Um detento do Conjunto Penal de Itabuna, no sul da Bahia, foi encontrado morto dentro da cela no final da manhã de terça-feira (3). Até a manhã desta quarta-feira (4), o corpo de Everton Luís Alves Esteves, de 44 anos, estava no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Ele era natural de Belo Horizonte (MG) e estava preso desde 2013 por roubo. Segundo a direção do presídio, um outro detento se apresentou aos policiais e assumiu ter matado o colega de cela.

De acordo com o diretor do unidade, Adriano Jácome, os outros presos pediram atendimento para Everton, mas o detento já chegou à enfermaria sem vida.

Jácome informou também que medidas de segurança serão tomadas, mas estas não podem divulgadas para não atrapalhar as investigações. O nome preso que confessou o crime não foi revelado.

Ressaca com ondas de até 3m derruba muro de casa e parte de barraca em Ilhéus, no sul da Bahia



Situação ocorreu na madrugada deste sábado (7). Ninguém ficou ferido. 

Com ondas de até três metros de altura, uma ressaca no mar de Ilhéus, no sul da Bahia, derrubou o muro de uma casa de praia e parte de uma barraca na madrugada deste sábado (7). A situação não deixou feridos.



Segundo a Defesa Civil, o longo histórico de queimadas e poluição tem contribuído com o aquecimento global e elevado o nível do mar. Diante de ventos mais fortes, a maré acaba atingindo as cabanas e imóveis que ficam mais próximos da praia.

O problema tem acontecido em todo o litoral sul da Bahia, a exemplo dos municípios de Mucuri, Porto Seguro, Caravelas e Belmonte.


ACIDENTE COM MOTO E AMBULÂNCIA DO SAMU NA PONTE ILHÉUS-PONTAL DEIXA 2 FERIDOS



Na noite desta sexta-feira, 6, uma moto bateu de frente com a Ambulância do Samu na Ponte IlheusxPontal, sendo que 2 Pessoas estavam sobre a moto, uma Mulher e um Homem de nome até o momento desconhecido. O socorro foi prestado e as duas vítimas foram levadas com vida e com várias escoriações sobre o corpo.

Brasil avalia pedido de extradição de Battisti feito pela Itália


O Brasil analisa a possível extradição de Cesare Battisti, solicitada pela Itália, informou nesta sexta-feira (6) uma fonte do governo, 48 horas depois de o ex-militante de extrema esquerda ser preso ao tentar ir para a Bolívia com uma quantia de dinheiro em espécie.

Condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970, Battisti foi detido no Mato Grosso do Sul e um juiz federal decretou a sua prisão preventiva por suspeitar que tentava fugir para evitar ser entregue ao seu país.

O Tribunal Regional da 3ª Região concedeu habeas corpus e Battisti foi solto na noite desta sexta-feira, em Corumbá.

Uma fonte do Palácio do Planalto, que pediu para não ser identificada, revelou que "o presidente aguarda a manifestação do Ministério da Justiça e do Ministério das Relações Exteriores para tomar uma decisão" sobre a extradição de Battisti.

Este novo capítulo de uma longa saga com questões diplomáticas e judiciais começou na quarta-feira durante uma inspeção de rotina na cidade de Corumbá, fronteiriça com a Bolívia, quando a polícia prendeu Battisti e outros dois homens levando 6.000 dólares e 1.300 euros sem declarar.

"O contexto geral da ocorrência faz concluir, ao menos em caráter provisório, que Cesare Battisti procurava se evadir do território nacional, temendo ser efetivamente extraditado", disse o juiz federal Odilon de Oliveira na sentença de prisão preventiva emitida na quinta-feira e à qual a AFP teve acesso.

"O fato de o custodiado estar se dirigindo a território estrangeiro, sem autorização do governo brasileiro (...) deve ser levado em consideração", acrescentou, fazendo alusão à condição de refugiado de Battisti, enquanto investiga um possível crime de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Desde quarta-feira o ex-militante de 62 anos convertido em escritor passa suas horas em uma delegacia sem condições para o cumprimento de longas condenações.

"Estamos esperando que o transfiram para um presídio logo. Aqui não há estrutura para ele ficar", disse à AFP um assessor da polícia desse distrito.

- Pesca, jaqueta e vinho -

Vestido com uma camiseta polo verde e com evidentes sinais de cansaço, Battisti declarou ao juiz que o dinheiro que levava era produto de seus direitos autorais obtidos na França e no Brasil, e que sua intenção era comprar artigos de pesca, uma jaqueta de couro e vinho no Shopping China, que acreditava ficar em uma "zona internacional" que não pertencia à Bolívia.

"Nunca tive intenção de sair do Brasil", disse por videoconferência, segundo o material disponibilizado pelo tribunal.

Battisti, que falou em português com um forte sotaque italiano, disse ter rendimentos mensais entre 8.000 e 10.000 reais e que se divorciou da mãe de seu filho mais novo, ambos de nacionalidade brasileira.

"Sinceramente, Excelência, eu nunca tive conhecimento que uma quantidade assim modesta de dinheiro... [que] com essa quantidade eu estava cometendo um delito", apontou.

Ex-integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo, Battisti foi preso em junho de 1979, mas fugiu da prisão e foi para a França em 1981 e depois para o México, antes de voltar à França.

Após 15 anos beneficiado pela política do presidente socialista François Mitterrand de não extraditar nenhum militante de extrema esquerda que tivesse renunciado à luta armada, Battisti fugiu para o Brasil em 2004, durante o governo do conservador Jacques Chirac.

Em 2007, foi capturado no Rio e ficou quatro anos na cadeia, antes de ser libertado em 2011.

Em 2009, a pedido de Roma, o Supremo Tribunal Federal autorizou a sua extradição, mas esta foi negada em 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia de seu segundo mandato.


Conheça nosso canal no 
Se preferi se inscreva e não perca tempo

'Não me classifico de direita', diz Doria em Belém



O tucano chegou na capital paraense por volta do meio-dia e participou de um almoço com empresários

Depois do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ter cumprido na quinta-feira, 5, uma agenda de pré-candidato em Belém, nesta sexta-feira, 6, foi a fez do prefeito de São Paulo, João Doria, desembarcar na cidade. O tucano chegou na capital paraense por volta do meio-dia e participou de um almoço com empresários, no qual recebeu os títulos de cidadão paraense e belenense.

Em entrevista coletiva após o encontro, Doria foi questionado sobre o motivo de suas viagens pelo Brasil. "Ainda não me apresento como pré-candidato, não é bom precipitar o debate", afirmou. Doria reiterou que viaja em seu avião particular e paga os custos de seus deslocamentos com recursos próprios. "Viajo no meu avião. Nem salário eu recebo", disse o prefeito, que concedeu entrevista ao lado do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB).

Os jornalistas perguntaram, então, por que visitar a capital durante o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, se ele não é pré-candidato. Doria respondeu que é a terceira vez que ele participa das festividades e que a viagem foi uma "coincidência" com a festa religiosa.

Sobre as declarações ao jornal O Estado de S. Paulo do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), que cobrou de Doria que viajasse apenas depois do expediente na Prefeitura e nos finais de semana, Doria respondeu: "Não emito opinião sobre a gestão dele na prefeitura de Manaus. Dispenso as recomendações do Arthur Virgílio sobre meu papel na Prefeitura".

Virgílio se apresentou na semana passada como pré-candidato à Presidência e disse que pretende disputar as prévias com Doria e o governador Geraldo Alckmin.

Em outro trecho da entrevista, o prefeito falou sobre como se posiciona no espectro político. "Não me classifico de direita. Sou e sempre fui em minha trajetória uma pessoa de centro". O prefeito defendeu, porém, a privatização de estatais, entre elas a Petrobras, mas de forma gradual.

Outra questão levantada durante a coletiva foi sobre o discurso de Bolsonaro, na capital paraense, no qual o deputado defendeu a flexibilização do porte de arma e que proprietários rurais tenham direito de ter fuzis para enfrentar o MST.

"Não defendo que todo brasileiro tenha arma de fogo. Esse não é o caminho para pacificar o Brasil. Quem desejar ter uma arma deve seguir a regra e a legislação". O prefeito, então, se solidarizou com as vítimas do atentado em Las Vegas.

Doria permanece em Belém até domingo. Nesta sexta-feira, ele ainda estará em mais um evento com empresários e depois vai a um coquetel a convite da cantora Fafá de Belém.

No sábado, 7, o prefeito participa da procissão de barco no Círio de Nazaré, também ao lado da cantora e de outras celebridades. O tucano também pretende participar da procissão de carro e finalizar o dia assistindo aos festejos na varanda da cantora, um dos locais mais concorridos do Círio.

ILHÉUS: MORADOR DENUNCIA PONTO DE ÔNIBUS CAINDO



Moradores do ponto final do bairro Hernane Sá estão sofrendo diariamente com o estado de um ponto de ônibus que está caindo e colocando em perigo os que ousam sentar para esperar um coletivo.

Um morador enviou para o Ilhéus em Resumo uma foto que mostra como está o ponto de ónibus. Os moradores pedem atenção e uma reforma assim que possível. A Prefeitura só não pode resolver o problema colocando mais abrigos provisórios como os que mostramos aqui.

POLÍCIA PRENDE ACUSADOS DE ASSASSINATOS E TRÁFICO DE DROGAS EM ITABUNA



Uma operação deflagrada, nesta sexta-feira (6), pela Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna, para cumprimento de mandados de prisão, prendeu três acusados de fazer parte de uma quadrilha de traficantes e assassinos que atuava no município. José Roberto Santos Neves, o ‘Nego Beto’, Diovane Prado Conceição e Carlos Alberto Pereira da Silva, o ‘Beto Pintor’, foram localizados nos bairros de Califórnia, Fátima e Novo Jaçanã, respectivamente.

Segundo a delegada Magda Suely, titular da DH/Itabuna, ‘Nego Beto’ é o líder de uma quadrilha de traficantes que pratica vários homicídios nas localidades de Alto do Cuscuz e 2ª Travessa São José, no bairro Califórnia. “Os crime praticados por ele e por seu comparsa, Diovane, foram motivados pela disputa por pontos de venda de drogas na região”, explicou a delegada.

Os mandados cumpridos nesta sexta contra ‘Nego Beto’ e Diovane são relativos ao assassinato de Deoadato dos Santos e a tentativa de homicídio contra Jonathan Santos de Souza, ambos ocorridos em setembro deste ano. A dupla já possuía passagens por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

‘Beto Pintor’, que integra a mesma quadrilha, tem passagem por roubo à mão armada e é apontado como o responsável pelo homicídio de Railton Dutra dos Santos Neto, ocorrido em 24 de junho, também neste ano, no bairro Sarinha Alcântara.

Ainda de acordo com a titular da DH/Itabuna, dois homicidas que não foram localizados, devem ter seus mandados cumpridos nos próximos dias. ‘Nego Beto’, Diovane e ‘Beto Pintor’ estão custodiados na carceragem da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna), de onde seguirão para o Conjunto Penal.

Polícia Civil de Ibicaraí prende Taxista Itabunense

Foi preso por força do mandado de prisão preventiva, expedida pelo MM Juiz de Direto Dr. Alysson Camilo Floriano da Silva da comarca de Ibicaraí – Bahia, o taxista Itabunense ARQUIBALDO PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR conhecido popularmente por “JÚNIOR”, o mesmo já estava sendo investigado pela Polícia Civil de Ibicaraí há cerca de 05 (cinco) meses, por furto e estelionato; No último dia 03/10/2017 o taxista retornou a cidade de Ibicaraí – Bahia e praticou novamente o crime de estelionato contra 02 (dois) idosos, sendo um com 70 anos de idade e outro de 74 anos de idade, o mesmo foi localizado através de seu veículo de marca Chevrolet / Cruze LTZ, placa categoria de Aluguel, sendo identificado como o autor de diversos crimes realizados no município de Ibicaraí – Bahia, crime este conhecido como Conto do Paco; Segundo informações da Delegada de Policia Civil a Bela. Drª. Ana Paula de Oliveira Gomes, o mandado de prisão foi cumprido na manhã desta sexta-feira, dia 06/10/2017 e mesmo já se encontra preso e a disposição da justiça na Sede da 6ª Coordenadoria de Polícia em Itabuna, por medida de segurança.

Salienta a delegada que qualquer outra vítima que foi lesada pelo o mesmo, deverá comparecer na Delegacia Territorial de Ibicaraí - Bahia para procedimento de praxe, qualquer dúvida poderá entrar em contato com o disque denúncia através do número (73) 3242-1599.

Jovem morre após passar mal em academia




Uma jovem morreu nesta quinta-feira (5), em Jequié, no Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, depois de ter dado entrada na unidade hospitalar após passar mal durante a realização de exercícios físicos em uma academia da cidade.

As informações dão conta de que Girlene Silva estava internada havia cerca de 15 dias, e que na ocasião teria sido socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Sal 192 e que o quadro se agravou, sendo levada a UTI, onde Girlene faleceu.

Ainda de acordo com informações, a jovem teria sofrido hemorragia provocada pelo rompimento de um vaso sanguíneo do cérebro. Passou pelo setor de neurocirurgia do Prado, mas não resistiu. Ela era moradora da Rua 26 de julho, no bairro KM 4 e estudante do Centro Estadual de Educação Profissional  Régis Pacheco (CEEP), onde professores e estudantes lamentaram a sua morte precoce.

URUÇUCA DESENVOLVE PROJETO PARA AVANÇO NA APRENDIZAGEM E COMBATE À EVASÃO ESCOLAR



A rede municipal de ensino de Uruçuca lançou projeto de avanço na aprendizagem e combate à evasão escolar. O Projeto de Promoção Educacional e Proteção Social da Infância e Adolescência de Uruçuca (Proeps) será desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação, da Assistência Social e da Saúde. O Proeps terá, ainda, participação ativa do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), do Conselho Tutelar e do
Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Uruçuca.

A secretária da Educação de Uruçuca, Célia Calmon, explica que, por meio de ações concretas, o objetivo é envolver familiares de crianças e adolescentes em situação de risco social e vulnerabilidade para que se mantenham na escola. Dados apontam uma grande evasão escolar na faixa etária dos 15 a 19 anos no Brasil.

O projeto tem como pilares identificar situações de riscos, construção de uma rede de atendimento de atenção envolvendo crianças e adolescentes, implementação de ações envolvendo as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde. As ações terão o acompanhamento e monitoramento do Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA).

“Sabemos que a violência é um problema social que atinge a toda a população. Queremos, por meio da escola, combater esse mal”, disse a secretária. Ela destaca o papel que o município vem desenvolvendo a exemplo de assegurar transporte escolar de qualidade em todos os cantos do município e melhoria e qualificação dos profissionais da educação.

“Nossa cidade tem uma vocação pela educação. Daqui do Cemur- Centro Educacional do município de Uruçuca e da antiga Emarc, atual IFBaiano, saíram grandes talentos para o mundo. Queremos fortalecer a educação investindo em quem mais precisa”, pontuou o prefeito Moacyr Leite Júnior.

RONDESP SUL PRENDE HOMENS POR POSSE DE ARMA E TRÁFICO DE DROGAS EM ITABUNA



Guarnições da Rondesp Sul durante patrulhamento tático no bairro Daniel Gomes, nesta sexta-feira, 6, avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao ser realizada a busca pessoal, foi constatado que se tratava de E.J.S.R.S, menor de idade, sendo encontrado com ele uma certa quantidade de drogas.

Em diligências continuadas, o menor infrator conduziu a guarnição ao local onde estaria guardado o restante do material ilícito. No local, um indivíduo tentou fugir, mas foi interceptado pelo cerco realizado. O homem, identificado como Josival Santos Aguiar, vulgo Clone, tem diversas passagens pela polícia por tráfico de drogas, tendo como área de atuação o bairro Daniel Gomes e adjacências.

Foram apreendidos uma pistola PT 938 cal.380 com um carregador, 10 munições cal.380, seis buchas de maconha (4g), cinco pedras de crack (2g), duas trouxas de cocaína, oito aparelhos celulares e uma câmera fotográfica.

Lula e as más companhias



Fotografia em poder de investigadores reforça a acusação de que ex-presidente tentou omitir suas relações com diretores da Petrobras envolvidos em corrupção

A fotografia acima foi tirada quando o maior esquema de corrupção da história já funcionava a pleno vapor. Lula era o presidente da República. À sua esquerda, está o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. À direita, o diretor de Serviços, Renato Duque. As investigações da Lava-Jato revelaram que Paulo Roberto recolhia 3% de propina das empreiteiras que detinham contratos em sua área. Ele repassava uma parte do dinheiro para o PMDB e o PP e enviava um naco para contas na Suíça. Renato Duque fazia a mesma coisa, mas tinha apenas um cliente, o PT. Os dois estão presos. Paulo Roberto assinou o primeiro acordo de delação premiada da operação, confessou os crimes, revelou o nome de dezenas de políticos que se locupletavam com o dinheiro roubado e, hoje, cumpre pena em casa. Renato Duque está preso em Curitiba e tenta fechar um acordo de delação. Condenado a 67 anos de prisão, ele também já confessou que operava seguindo ordens do PT, especialmente do ex-presidente Lula, com quem, segundo afirma, teria tratado diretamente sobre recolhimento e pagamentos de propina. Lula nega. A imagem acima vai ser usada para reforçar a acusação.

Em depoimento ao juiz Sergio Moro, em maio, o ex-presidente refutou a afirmação de que pudesse influenciar as ações de qualquer um dos diretores da estatal. Questionado especificamente sobre eventuais contatos com Renato Duque e com Paulo Roberto Costa, Lula foi ainda mais taxativo. “Nos oito anos que fiquei na presidência, a gente não teve uma reunião com a diretoria da Petrobras”, disse. Na foto, além de Paulo Roberto e Duque, Lula, usando uma jaqueta de petroleiro, aparece ladeado pelo então presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, o então ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o então diretor de Gás e Energia Ildo Sauer. Com a exceção de Sauer, que deixou a estatal em 2007 e não é acusado de irregularidades, todos os outros presentes no encontro tornaram-se personagens do escândalo de corrupção. Para o Ministério Público, Lula chefiava a quadrilha, o que ele também nega.

Renato Duque é o personagem da fotografia que mais preocupa o ex-presidente. Principal operador do PT na Petrobras, ele tem a memória dos oito anos de governo Lula e de metade do primeiro mandato de Dilma Rousseff. Sua missão principal, desde o início, era recolher propina – 1% sobre o valor de cada contrato. Parte do dinheiro arrecadado era repassado ao partido, parte enviado para contas no exterior. Em depoimento a Sergio Moro, o ex-diretor fez revelações sobre o envolvimento de Lula no esquema. Afirmou que o ex-presidente sabia da corrupção na Petrobras, operava em favor das empreiteiras e cobrava pessoalmente a liberação de propina.

O ex-diretor ainda revelou ter mantido pelo menos três encontros com o ex-presidente para tratar de interesses espúrios. Num desses encontros, que aconteceu num hangar do Aeroporto de Congonhas – já durante as investigações da Lava-Jato –, Duque teria recebido ordens para fechar as contas secretas que mantinha no exterior. Quando ainda estava no governo, segundo o ex-diretor, Lula acionava o tesoureiro petista João Vaccari para levar recados e pedidos de dinheiro aos diretores da estatal. O ex-presidente certamente tirou fotografias com milhares de pessoas das quais não se lembra. Mas para quem garante que nunca sequer se reuniu com os diretores corruptos, a imagem, embora protocolar, pode ser também comprometedora.

Jair Bolsonaro: a ameaça de 2018



Presidenciável se consolida na vice-liderança das pesquisas, mas suas ideias extremistas, seu discurso agressivo e seu isolamento são um sinal de alerta

O deputado Jair Bolsonaro quer ser presidente do Brasil. O deputado Jair Bolsonaro tem chances reais de vir a ser presidente do Brasil. Há alguns anos, essas duas frases juntas fariam a maior parte dos brasileiros rir às escâncaras. Hoje, provocam reações diversas, que vão da celebração ao pavor, mas não incluem mais as antigas gargalhadas. A mais recente pesquisa do instituto Datafolha mostra que o deputado se consolidou em segundo lugar na corrida eleitoral para a Presidência da República, com 17% das intenções de voto no primeiro turno, atrás apenas do líder de sempre, o ex-­presidente Lula, com 35%. Os números significam que, se o petista desistir ou for impedido de concorrer por motivos penais, hipótese cada vez mais provável, Bolsonaro é hoje o candidato com maior chance de assumir a liderança. É uma novidade e tanto — e talvez a maior ameaça que o Brasil já enfrentou no atual ciclo democrático.

Debulhando-se a pesquisa, constata-se que Bolsonaro tem um desempenho especialmente favorável entre os jovens, na faixa de 24 a 32 anos, do sexo masculino, com renda acima de cinco salários mínimos, que residem em cidades com mais de 50 000 habitantes das regiões Sudeste e Nordeste. Isso mostra que o grosso do seu público não viveu sob a ditadura militar e pertence a um segmento da classe média. Não é o pedaço mais expressivo do eleitorado brasileiro, mas já reúne entre 20 milhões e 30 milhões de pessoas, dependendo dos nomes que aparecem na cédula. Com esse apoio, Bolsonaro colocou definitivamente a direita radical no jogo eleitoral, num país que, há poucos anos, tinha vergonha de expor ideais dessa tendência. “Eu sempre fui de direita, mesmo quando isso era crime”, orgulha-se.

Apesar do entusiasmo em torno de sua candidatura, Bolsonaro vive em isolamento político. Não tem ligação sólida com nenhum partido. Em quase três décadas como deputado, conseguiu aprovar apenas dois projetos e virou um saltimbanco de siglas. Pertenceu ao PDC, PP, PPR, PPB, PTB, PFL, PSC e, agora, está prestes a aderir ao PEN, cujo nome está mudando para Patriotas. No PSC, sua legenda anterior, quem lhe abriu as portas foi o pastor Everaldo Dias Pereira, aquele que a Odebrecht acusou de cobrar 6 milhões de reais para dar apoio ao candidato presidencial Aécio Neves, do PSDB. O pastor, aliás, tornou-se tão íntimo de Bolsonaro que o convenceu a cruzar o Oceano Atlântico pela primeira vez, no ano passado, para visitar Israel e ser batizado no Rio Jordão, junto com seus quatro filhos mais velhos.