quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Homem é morto ao deixar presídio e corpo é achado decapitado em estrada na Bahia


Um jovem de 18 anos foi morto a tiros e decapitado após deixar o Conjunto Penal de Barreiras, na região oeste da Bahia. Segundo a polícia, Douglas Bezerra da Silva saiu da unidade prisional na terça-feira (16), em um veículo com dois ocupantes, quando foi abordado por homens encapuzados, em outros dois veículos, que atiraram contra ele.

O crime ocorreu no inicío da tarde de terça-feira. A polícia não detalhou o horário em que Douglas deixou a prisão, nem o momento em que o corpo dele foi achado. Relatou apenas que a soltura e o crime ocorreram no mesmo dia. Também não informou sobre o paradeiro das duas pessoas que estavam no carro com Douglas. Entretanto, a polícia disse que ele estava preso desde agosto de 2017 por conta de uma tentativa de latrocínio contra um policial militar.

A polícia ainda não tem informações sobre os homens que atiraram e mataram Douglas. A Polícia Civil investiga o caso.

Homem morre e mulher grávida fica ferida em acidente na BA; carro tinha placa de MG e teve teto arrancado


Um homem morreu e a mulher dele, grávida de três meses, ficou ferida após a batida entre o carro em que estavam e um caminhão, na manhã desta quarta-feira (17), na BA-001. O acidente aconteceu na altura do povoado de Guarani, em Prado, no extremo sul da Bahia. As informações são da Polícia Militar. Os nomes e idade das vítima não foram divulgados.

Segundo a PM, informações iniciais apontam que o carro bateu de frente com o caminhão que seguia no sentido oposto. Até o teto do veículo e algumas portas foram arrancadas por conta da força da batida. Inclusive, destroços do veículo foram encontrados a alguns metros do carro.

A polícia disse, ainda, que o carro envolvido no acidente tem placa da cidade de Betim, em Minas Gerais. Entretanto, não há detalhes se o casal é turista ou se estava morando em alguma cidade do sul da Bahia.

De acordo com a polícia, a mulher grávida foi encaminhada para uma unidade de saúde da região, mas o local não foi especificado. Não há informações do estado de saúde dela. A Polícia Civil também está investigando o caso. O motorista do caminhão não teve ferimentos e foi encaminhado para a unidade de polícia para ser ouvido.







Comerciante é morto a tiros em quiosque de pastel na região sudoeste da Bahia

Um comerciante da cidade de Ibicuí, região sudoeste da Bahia, foi morto a tiros enquanto trabalhava no quisque de pastel dele, na manhã de terça-feira (16). Dailton Santos Silva tinha 34 anos e será enterrado nesta quarta (17) no cemitério municipal do município.

A vítima era conhecida como "Careca". De acordo com a polícia, ele foi socorrido para o Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo de Dailton foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga na terça-feira e liberado no mesmo dia. A polícia ainda não tem pistas sobre a motivação e autoria do crime.

Homem morre após cair de andaime no bairro do Stiep, em Salvador


Um homem morreu após cair de um andaime enqunato trabalhava em um prédio, no bairro de Stiep, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (17). A informação foi divulgada ao G1 pela Polícia Militar.

A situação ocorreu no Conjunto dos Bancários, na Rua Manoel Joaquim. De acordo com a PM, a vítima despencou do andaime e caiu em uma laje mais baixa do prédio. Ainda conforme informações iniciais da polícia, o homem era funcionário de uma empresa que prestava serviços ao condomínio onde o acidente ocorreu.

Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e estiveram no local, mas a vítima já estava morta. Conforme o Samu, o homem estava sem documentos.


O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para fazer a remoção do corpo da vítima. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Jovem de 22 anos morre e mãe é internada em estado grave após serem retiradas à força de casa em Salvador

Uma jovem de 22 anos morreu e a mãe dela, uma mulher de 48 anos, foi internada em estado grave, na madrugada desta quarta-feira (17), após criminosos retirarem as duas, à força, da casa onde moravam, no bairro do Lobato, no subúrbio ferroviário de Salvador.

A informação foi divulgada pela Polícia Civil. A jovem foi identificada como Paloma Silva Lima, e a mãe dela como Maria de Fátima Silva.

De acordo com a polícia, as vítimas foram encontradas feridas, às margens da BR-324, na altura do bairro de Pirajá. Em seguida, mãe e filha foram levadas para o Hospital do Subúrbio, por alguém ainda não identificado pela polícia. Ao chegar na unidade de saúde, a jovem não resistiu.

Não se sabe ainda o que provocou os ferimentos nas vítimas, nem a autoria e motivação do crime. Conforme a polícia, o caso está sob investigação da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), que aguarda melhora no estado de saúde da mulher para que ela seja ouvida.

Rodrigo Maia diz que Bolsa Família escraviza beneficiários

O Bolsa Família não é um "bom programa social", por não ter mecanismos que permitam a independência de seus beneficiários, afirmou nesta quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

"Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego", disse o parlamentar durante discurso no Brazil Institute do Wilson Center, em Washington.

Em entrevista depois do evento, Maia disse que o Bolsa Família gera "dependência", por não criar uma "porta de saída" para os participantes. "Essa dependência atrela as pessoas ao Estado."

O deputado defendeu mudanças que criem obrigações em relação à saúde, educação e saneamento, que levaria as pessoas as serem "estimuladas a sair do programa".

Em sua opinião, a ausência de obrigações para os beneficiários os transforma em "dependentes". Maia afirmou que o Bolsa Família é um programa "liberal" e não de esquerda, mas criticou a maneira como ele foi implementado pelo PT.
Continua depois da publicidade

"É engraçado que o Brasil cresceu tanto no governo do PT e o número de pessoas dependentes do Bolsa Família aumentou. Tem alguma coisa errada. Se o Brasil está ficando mais rico, por que há mais pessoas pobres dependentes do Bolsa Família? Essa era uma distorção grande."

Para ele, a principal questão em relação ao programa é a porta de saída para seus beneficiários. "Como é que você dá condições para o cidadão pobre brasileiro, que depende do Bolsa Família, que o filho dele tenha uma condição de escolaridade, uma condição de saúde, cursos profissionalizantes para que ele possa sair da dependência e possa gerar sua própria renda."

Maia admitiu que poderá disputar a sucessão de Michel Temer caso obtenha números mais elevados nos levantamentos sobre intenção de voto. 

"Hoje não, eu tenho 1% nas pesquisas. No dia em que eu tiver 7%, as coisas melhoram muito", declarou, em resposta a pergunta sobre sua eventual candidatura.

Juiz nega pedido de Paulo Maluf para cumprir pena em casa; deputado segue preso na Papuda

O juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, negou nesta quarta-feira (17) um pedido do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) para cumprir pena de prisão em casa.

Trata-se da decisão definitiva sobre um pedido de “prisão domiciliar humanitária”, apresentado pela defesa do deputado no ano passado, logo depois que ele se entregou à Polícia Federal em São Paulo e foi levado ao presídio da Papuda, em Brasília.

Os advogados alegavam que, na cadeia, há risco de vida para o deputado, de 86 anos, em razão de “graves problemas de saúde”: um câncer de próstata, hérnia de disco, problemas cardíacos e movimentos limitados.

Ainda em dezembro, Macacari negou um primeiro pedido preliminar da defesa, mais urgente, levando em conta informações básicas prestadas pela Papuda sobre a estrutura oferecida no presídio.

A nova decisão do juiz foi baseada em laudos mais completos do Instituto Médico Legal (IML) sobre o estado de saúde do deputado; em dados detalhados sobre o atendimento médico prestado na Papuda; e ainda em parecer do Ministério Público – todos os órgãos se pronunciaram a favor da manutenção do deputado na cadeia.

Após analisar todas as manifestações, Macacari concluiu pela permanência de Maluf na Papuda. “A prisão domiciliar humanitária só tem lugar nas estritas hipóteses em que o apenado não possa receber tratamento no interior do presídio [...]. Há prova mais que suficiente que esta não é o caso destes autos”, escreveu na decisão.

Maluf foi condenado no ano passado a 7 anos e 9 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por lavagem de dinheiro.

Em dezembro, no último dia antes do recesso do Judiciário, o relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, rejeitou o segundo recurso apresentado contra a sentença e determinou o “imediato início” da pena.

Dias depois, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, negou um pedido da defesa para suspender a prisão, baseado na alegação de que ele ainda teria direito de apresentar outros recursos ao STF.

Como o juiz decidiu

Na decisão, o juiz Bruno Macacari considerou que, apesar de ter 86 anos e estar com “doenças graves e permanentes”, Maluf tem condições de ficar na cadeia, assim como outros 144 presos idosos do Distrito Federal.

O magistrado considerou que o deputado “não se vê no estado de tamanha debilidade que busca ostensivamente demonstrar”. Para provar isso, ele mencionou uma entrevista na TV dada por Maluf em outubro do ano passado ao jornalista Roberto Cabrini.

“Àquela ocasião, o reeducando se movimentou com aparente destreza, apesar da idade avançada, jamais se apoiando, durante a entrevista, na bengala de que passou a se servir desde que emanada a ordem de prisão”, afirmou o juiz.

Na mesma entrevista, destacou Macacari, Maluf disse que andava, no mínimo, três quilômetros todos os dias.

No laudo, o IML aferiu que Maluf tem dificuldades normais de um idoso para se locomover. O juiz ainda verificou que foram colocadas barras laterais e acesso facilitado ao banheiro da cela de Maluf.

Relator da Lava Jato nega pedido para Lula ser ouvido no TRF4


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) não vai ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do julgamento de apelação, marcado para 24 de janeiro. Em primeira instância, o político foi condenado a 9 anos e 6 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo da Lava Jato envolvendo o triplex.

Os advogados de Lula haviam protocolado dois pedidos para que Lula fosse ouvido antes do julgamento do recurso, um em setembro de 2017 e outro no início de janeiro. Na decisão, o relator dos processos da Lava Jato no Tribunal, João Gebran Neto, diz que "o eventual deferimento do reinterrogatório passa, necessariamente, pela apreciação das alegações de invalidade daquele prestado perante o juízo de origem".

Além disso, Gebran cita jurisprudências anteriores que negaram pedidos semelhantes, e ressalta que a faculdade de decidir por um novo depoimento é somente do juízo, e não do réu ou da acusação.

Na apelação, a defesa também pede que ele seja inocentado da acusação de ocultação da propriedade do imóvel, que teria recebido como propina da empreiteira OAS em troca de favores na Petrobras. Para a defesa, Moro não teve interesse em apurar os fatos.

Nesta terça-feira (16), os advogados de Lula protocolaram na apelação novos documentos que, segundo a defesa, reforçariam que a OAS é a proprietária do triplex.

Trata-se de uma decisão, proferida em dezembro de 2017 pelo Juízo da 2ª Vara de Execução e Títulos do Distrito Federal, nos autos de processo, que determinou a penhora do apartamento 164-A do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP) para satisfação de dívida da OAS. A matrícula atualizada do cartório de imóveis do município também foi incluída na petição.

Com estes documentos, a defesa reforça que a propriedade do imóvel pertence à OAS, e não a Lula.

A sentença do juiz Sérgio Moro permite que o ex-presidente recorra em liberdade.

Em 11 de setembro de 2017, os advogados de Lula já haviam ingressado com o pedido ao relator dos processos da Lava Jato no TRF4, desembargador João Gebran Neto. Porém, segundo a assessoria de imprensa da defesa, o pedido não foi apreciado, o que motivou um novo pedido.

    Ex-presidente é réu em mais 4 ações

Julgamento de Lula

O julgamento do recurso apresentado pela defesa de Lula será realizado às 8h30 do dia 24 de janeiro de 2018, quarta-feira, na sede do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

A Justiça Federal no Paraná também determinou o bloqueio de R$ 16 milhões, estabelecido como dano mínimo, e o sequestro do apartamento. Lula também teve bloqueados mais de R$ 600 mil de contas bancárias e cerca de R$ 9 milhões que estavam depositados em dois planos de previdência privada. Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos.

O Movimento Sem Terra (MST), que havia anunciado um acampamento para se manifestar em apoio a Lula durante o julgamento, foi proibido pela Justiça de realizar o protesto dessa maneira.

No despacho, publicado em 28 de dezembro, Neto proibiu a instalação de acampamento do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na área do parque e nos terrenos vizinhos, até três dias após o julgamento. Mas os manifestantes poderão acessar a área.

Caso os desembargadores decidam manter a decisão da primeira instância, eles podem determinar a prisão de Lula – que, no caso, seria executada por Moro em Curitiba – ou decidir que o ex-presidente só irá para a prisão após todos os recursos terem sido esgotados.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que um réu condenado em segunda instância já comece a cumprir a pena de prisão mesmo que esteja recorrendo aos tribunais superiores. O assunto, porém, deve voltar a ser discutido pelos ministros, mas ainda não há data para esse julgamento.

A inelegibilidade de Lula, por sua vez, é assunto para a Justiça Eleitoral. A Lei da Ficha Limpa prevê que um condenado em segunda instância – como seria o caso do ex-presidente, caso os desembargadores confirmem a sentença – não pode se candidatar.

Mas uma eventual condenação, por si só, não influenciaria em uma possível candidatura. Neste caso, a decisão ficaria por conta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode ser acionado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ou por algum adversário político, ou ainda decidir por iniciativa própria do magistrado.

Ainda assim, Lula teria duas possibilidades de recurso: ao pleno do TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Tubarão é encontrado morto na praia em Ilhéus; fotos


Um tubarão foi encontrado morto na praia de São Miguel, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (16). Banhistas que passaram pelo local fotografaram o animal.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a suspeita é de que o tubarão tenha morrido no mar e o corpo tenha encalhado na areia. No entanto, não se sabe as causas da morte.

A espécie do tubarão e o tamanho dele não foram definidos pelo Ibama. Conforme o instituto, a remoção do animal da praia deve ser feita pela Prefeitura de Ilhéus. O G1 entrou em contato com a gestão do município, que ficou de se posicionar sobre o assunto.





Carnaval antecipado de Itabuna terá Cláudia Leitte, Saulo, Durval Lélys, Babado Novo, Pablo e Denny Denan


Cláudia Leitte, Saulo, Durval Lélys, Babado Novo e Denny Denan são algumas das atrações confirmadas no carnaval antecipado de Itabuna, no sul da Bahia. A programação da festa, que acontece de quinta-feira (18) até o domingo (21), foi divulgada nesta terça-feira (16) pela prefeitura. 

A festa começa, na quinta, com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, com a participação de blocos e afoxés.

As festividades no circuito oficial da folia (as avenidas Aziz Maron e Mário Padre) têm início na sexta-feira (19) com as apresentações de de Durval Lélys, Babado Novo, Denny Denan, Duas Medidas e Neto LX além de artistas e bandas regionais.

No sábado (20), o público poderá conferir shows de Saulo, Trio da Huanna, Patrulha do Samba e Marcos e Pablo.

Já no domingo (21), com Cláudia Leitte, Danniel Vieira, Vingadora e Samba no Beco, com participação de bandas de Itabuna e do Sul da Bahia.

A prefeitura informou que policiais 15º Batalhão da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, do 4º Grupamento de Bombeiros, das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, bem como da Polícia Civil, farão a segurança da festa.

Trio com mulher grávida a bordo de táxi é flagrado durante assalto no bairro de Itapuã; dois são presos

Dois homens e duas mulheres, entre elas uma grávida, a bordo de um táxi, foram flagrados durantes assalto a um estabelecimento comercial na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador, nesta terça-feira (16).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no momento em que equipes da polícia se aproximaram do grupo, uma das suspeitas atirou contra os PMs e, logo em seguida, conseguiu fugir com a outra comparsa. Os dois homens envolvidos, de 19 e 44 anos, foram presos.

Ainda segundo a SSP-BA, o grupo tinha realizado uma série de assaltos em lojas da avenida até a chegada dos policiais, que faziam ronda na região. Um veículo, os produtos roubados e os dois presos foram apresentados na 12ª Delegacia Territorial de Itapuã, onde foi registrado o flagrante.