sábado, 29 de dezembro de 2018

APÓS IMPASSE, JUSTIÇA DETERMINA QUE CORPO DE MÃE STELLA DE OXÓSSI SEJA ENTERRADO EM SALVADOR

A Justiça determinou, no início da tarde desta sexta-feira (28), que o corpo da Mãe Stella de Oxóssi, que morreu na quinta-feira (27), aos 93 anos, seja enterrado em Salvador, cidade onde funciona o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, fundado pela ialorixá. 

O corpo de Mãe de Stella começou a ser velado na Câmara de Vereadores de Nazaré, no recôncavo da Bahia, na manhã desta sexta (28). Mas, por volta de 13h30, após a decisão da Justiça, familiares e amigos encerram o velório e encaminharam o corpo da ialorixá para capital baiana.

A decisão da justiça de trazer o corpo para a capital baiana foi divulgada por Maíra Vida, presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB, e decidida pela Juíza de Direito da Comarca de Nazaré, Caroline Rosa de Almeida Velame Vieria.


O sepultamento de Mãe Stella de Oxóssi gerou um impasse entre familiares da ialorixá e a companheira dela, Graziela Dhomini, desde a manhã desta sexta, quando, segundo Ribamar Daniel, presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá, responsável pela manutenção do terreiro Ilê Axé Opô Afonjáa, a irmã e o sobrinho de Mãe Stella, entraram com uma ação judicial para pedir que o corpo da ialorixá fosse trazido para Salvador. 

Os filhos de Mãe Stella e integrantes do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que era comandado por ela, pediam que o corpo da ialorixá fosse trazido para Salvador, cidade onde funciona o terreiro.

O enterro de Mãe Stella chegou a ser anunciado pela companheira dela, Graziela Dhomini, para as 16h desta sexta, em Nazaré, onde ela morava com Mãe Stella.

Segundo Ribamar Daniel, presidente da Sociedade Cruz Santa do Afonjá, responsável pela manutenção do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, o corpo de Mãe Stella deve passar por rituais do camdomblé, antes de ser sepultada.

"A família quer que o corpo venha [para Salvador] para fazer as obrigações, rituais internos, preceitos que ninguém conhece. Queremos que ela tenha um enterro digno", disse.

Ao G1, Graziela disse que era da vontade de Mãe Stella ser enterrada em Nazaré. Ela ainda afirmou que não recebeu qualquer determinação judicial. "É apenas o corpo. Ela está dentro de mim. Uma pessoa do terreiro se aproximou e perguntou se poderia cantar para ela, e é claro que eu não iria negar, mas sobre o enterro eu estou respeitando um desejo dela", disse.

Após a decisão da justiça sobre a transferência do corpo, O G1 entrou em contato com o advogado de Graziela, que informou que não teve acesso a decisão. O advogado ainda falou que "relações religiosas não podem ultrapassar as relações individuais de cada pessoa. [Mãe Stella] externou essa vontade [de ser enterrada em Nazaré]", e que vai entrar com recurso para embargar a decisão.

Desde 2017, Mãe Stella estava morando na cidade de Nazaré, a cerca de 210km de Salvador. Ela se mudou de Salvador para lá depois de um desentendimento entre filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, na capital, e a companheira dela, Graziela. 

Estudiosa e divulgadora da crença religiosa africana, Mãe Stella foi a primeira ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé. Em 2013, foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33 cujo patrono é o poeta Castro Alves.

A líder religiosa, cultural e social do seu povo sempre condenou o sincretismo religioso. Para a mãe de santo Stella de Oxóssi, candomblé é candomblé, e catolicismo é catolicismo. Não concordava com a fusão entre santos e orixás.

Sempre preocupada em garantir a preservação da cultura negra, Mãe Stella participava de conferências e dava palestras. No Ilê Axé Opô Afonjá, montou o primeiro museu aberto em uma casa de candomblé, onde podem ser vistas as roupas e os objetos usados pelas mães de santo da casa e pelos orixás.

O livro “Mãe Stella de Oxóssi – Estrela nossa, a mais singela!”, obra organizada pelo escritor Marcos Santana, conta a história de vida da ialorixá com poesias, depoimentos, resenhas e análises de algumas de suas produções intelectuais. A obra foi lançada em 2014, no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá.

O livro é uma coletânea que reúne resgate histórico e cultural, com textos de diversos autores, como: Edivaldo Boaventura, Muniz Sodré, Antonio Olinto, Jorge Amado, Fernando Coelho, Padre Arnaldo Lima, Dorival Caymmi, Jorge Portugal, Menininha dos Gantois, Detinha de Xangô, Marcos Santana e da própria Mãe Stella.

Em 2014, ela também foi homenageada da Flica, festa literária que é realizada todos os anos na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Na mesma época, criou a biblioteca itinerante adaptando um ônibus para levar a qualquer lugar livros que abordam curiosidades sobre todas as religiões. Pregava um respeito mútuo e uma convivência pacífica entre todas as crenças para que as pessoas se aproximassem pela fé.

Mais do que uma sacerdotisa de um dos mais importantes terreiros de candomblé do país, Mãe Stella de Oxóssi foi uma militante do resgate cultural de um povo.

G1

BOLSONARO AVALIA ESTENDER VALIDADE DE CNH PARA 10 ANOS

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou nesta sexta-feira, 28, por meio do Twitter, que pretende ampliar o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos. 

"Parabenizo o governo do RJ por extinguir a vistoria anual de veículos. Outrossim, informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação (hoje, seu prazo é de 5 anos)", escreveu Bolsonaro. Atualmente, o documento tem validade de cinco anos para pessoas até 65 anos e de três anos acima desta idade. Para renová-la, é preciso realizar exames médicos. 

No início do ano, o governo de Michel Temer foi alvo de polêmica após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar que também seria preciso  realização e aprovação em curso de aperfeiçoamento para renovação da carteira nacional de habilitação. A medida, porém, foi revogada poucos dias depois. *Com informações do Estadão

HOMEM FORAGIDO DO RIO DE JANEIRO É LOCALIZADO NA BAHIA

Um suspeito que possuía mandado de prisão em aberto por um homicídio praticado na praia de Copacabana (RJ) em 2017, foi detido na manhã desta sexta-feira, no bairro Açude, em Capela do Alto Alegre (a 254 quilômetros de Salvador).

Segundo informações da Polícia Civil, Irisvaldo de Souza Santana foi encontrado na casa da companheira. Ele ainda teria tentado escapar após perceber a chegada da polícia no local, porém acabou sendo alcançado e preso nas proximidades do imóvel.

Ele permanece sob custódia na Delegacia Territorial do município e deverá ser transferido para o estado do Rio de Janeiro, onde o crime foi cometido.

A TARDE

SUSPEITO É DETIDO COM GRANDE QUANTIDADE DE COCAÍNA E DINHEIRO EM CONQUISTA

Um homem foi detido na noite desta quinta-feira, 27, após ser flagrado com uma grande quantidade de cocaína em Vitória da Conquista (a 517 quilômetros de Salvador).

Conforme a Polícia Civil, Marcos Sousa Freitas, 36 anos, teria confessado durante o interrogatório que traficava a droga para caminhoneiros. Além disso na casa onde ele morava foram encontradas uma quantia de dinheiro. Foram apreendidos centenas de petecas de cocaína, embalagens para a comercialização do entorpecente, uma balança de precisão e celulares.

O homem deverá responder pelo crime de tráfico de drogas. O material apreendido será periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT).


ADVOGADA ENTRA COM AÇÃO POPULAR CONTRA AUMENTO DA PASSAGEM EM ILHÉUS

A advogada Lucinéa Souza Cerqueira, mais conhecida como Lú Cerqueira, ingressou no Plantão Judiciário de Ilhéus com uma ação popular, com pedido de liminar, oriunda do Movimento Mobiliza Ilhéus, contra o Município, suspendendo o aumento da tarifa do transporte coletivo, por meio do Decreto 133, do prefeito Mário Alexandre (PSD). A passagem de ônibus, segundo o Decreto publicado no Diário Oficial do dia 24 de dezembro, passará, no dia 30 de dezembro, domingo, de R$ 3,50 para 3,80. 

De acordo com advogada Lú Cerqueira, o pedido de suspensão do aumento da passagem pleiteado no judiciário se deu em virtude da matéria não ter sido discutida na Câmara de Vereadores, e por sua vez, é considerada abusiva e descabida, diante da prestação do serviço deficitário, que os usuários tornam-se reféns das empresas que exploram o transporte coletivo há quase duas décadas.       

No despacho, a juíza plantonista Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e Juventude, da Comarca de Ilhéus, determinou a intimação do prefeito Mário Alexandre, os representantes das empresas Viametro e São Miguel, como também a direção da ATRANSPI (Associação Profissional dos Transportes Passageiros de Ilhéus), para se manifestarem no prazo de três dias sobre o pedido liminar. A juíza também intimou o Ministério Público para que se pronuncie a respeito da Ação Popular em caráter de urgência. 

FABIO ROBERTO NOTÍCIAS

EM AÇÃO CONJUNTA, PM E PRE PRENDEM SEIS E APREENDEM 120 CIGARROS DE MACONHA

Na manhã desta sexta-feira (28) uma guarnição da 8ª CIPM de Firmino Alves, no centro-sul da Bahia,  recebeu a informação que algumas pessoas estariam saindo de Vitória da Conquista em um ônibus e que estavam levando entorpecentes para Itacaré, no litoral sul. 

Em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Estadual, os agentes realizaram abordagem em um ônibus no distrito de Ponto de Astério, na BA-262,  e encontraram 120 cigarros fechados de maconha e um tablete da mesma droga. Seis pessoas foram presas e conduzidas á delegacia da cidade. 

POLÍCIA APREENDE DROGAS QUE SERIAM COMERCIALIZADAS NO RÉVEILLON DE SALVADOR

Mais de mil pinos de cocaína e outras drogas, prontas para a comercialização durante as festas de Réveillon, foram apreendidas por guarnições da Rondesp/Central na noite desta quinta-feira (27). O material estava em um laboratório clandestino que funcionava na Rua das Mangueiras, no bairro de Sussuarana Nova, em Salvador. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública, ao perceberem a chegada da polícia, os traficantes tentaram fugir e invadiram uma casa. Os gritos dos moradores chamaram a atenção dos militares, que entraram no imóvel e foram confrontados pelos suspeitos.   

Na ação, o traficante Bruno Nascimento Lima, 32 anos, foi baleado, socorrido para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. O comandante em exercício da Rondesp/Central, capitão PM Éder Silveira Rosário, revelou que ainda foram apreendidos um revólver calibre 38 e munição. O caso foi registrado na Corregedoria da Polícia Militar. Também foram recolhidas milhares de embalagens, balança, celular, um liquidificador e outros materiais usados na mistura dos entorpecentes.

NEYMAR ATACA DE DANÇARINO EM SHOW DE LÉO SANTANA EM BARRA GRANDE

Neymar está livre, leve, solto e bastante animado durante as férias na Bahia. O jogador esteve em Barra Grande, Maraú, na noite desta quinta-feira (27) para curtir um show de Léo Santana, “invadiu” o palco e ainda mostrou seu rebolado para o público.
Sem timidez, o craque arriscou imitar as dançarinas durante a coreografia e levou o público ao delírio. De visual novo, com dreads loiros no cabelo, o atleta do time francês Paris Saint Germain passou o Natal no Guarujá, no litoral de São Paulo, com familiares, e agora vai curtir a virada do ano com seus parças, como carinhosamente chama os amigos, em Maraú.

No Instagram, ele compartilhou cliques ao lado do também jogador de futebol Lucas Lima e do cantor Alexandre Pires. Informações do Correio24h.

IBICARAÍ: HOMEM É ASSASSINADO APÓS BANDIDOS ENCAPUZADOS INVADIR SUA CASA

Jaques Sousa dos Santos, 26 anos, foi executado dentro de sua casa, em Cajueiro Novo, distrito de Ibicaraí. O homicídio ocorreu na madrugada desta sexta feira (28). 

Homens encapuzados e armados com espingarda calibre 12 e pistola .380, arrombaram a porta da casa, invadiram o local e retiraram a vítima da cama, ordenando que ele fosse para à sala. Lá deflagraram diversos tiros. Antes de atirar, segundo a esposa da vítima, os bandidos perguntaram onde estava a droga. 

De acordo com a polícia, Jaques já tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e o corpo foi removido para Itabuna. Segundo informações da polícia, na casa estaria morando um indivíduo conhecido como Rafinha de Ferradas, que é assaltante e traficante. Ele não foi localizado.

ADUTORA QUEBRA E FORNECIMENTO DE ÁGUA É INTERROMPIDO EM 10 BAIRROS DE ITABUNA

Devido ao quebramento de 300 milímetros na adutora, área do Loteamento Monte Líbano, o abastecimento de água foi interrompido para 10 bairros de Itabuna, sendo eles: Santo Antônio, Novo Horizonte, Monte Líbano, Loteamento Parque São João, Pontalzinho, Castália, Alto Maron, Alto Mirante, São Roque e Santa Inês. 

A Emasa - Empresa Municipal de Água e Saneamento, solicita que a população destas localidades economize água, para evitar o desabastecimento. Equipes trabalham para solucionar o problema em até 72 horas. 

DUAS CRIANÇAS MORREM EM ACIDENTE NA BA-250 EM GANDU

Duas crianças, sendo uma de 1 ano e 8 meses e a outra de 4 anos, morreram na tarde desta quarta-feira (25), após grave acidente registrado na BA-250, em uma zona rural que liga as cidades de Gandu e Piraí do Norte. 

A família retornava de um sítio, quando o motorista perdeu o controle do veículo, que caiu em uma ribanceira. As crianças, identificadas como Julia e Artur, não resistiram aos ferimentos. Elas foram encaminhadas para Instituto Médico Legal de Valença. 

PORTO SEGURO: CASAL LEVA RAJADA DE TIROS AO PASSAR PERTO DE ACAMPAMENTO CIGANO

Um empresário e a mulher dele quase foram mortos, na tarde de quinta-feira (27), ao passar em frente a um acampamento de ciganos, no bairro Cambolo, em Porto Seguro. O homem, que tem 51 anos, afirmou que estava indo comprar material de limpeza e, para desviar de uma grande poça de lama na Rua 9, deu ré no veículo.

Quando se preparava para mudar de direção, ele contou que foi surpreendido por três ciganos. Os homens portavam pistolas e começaram a atirar no veículo, que ficou todo furado de bala. O motorista foi atingido no braço esquerdo. A mulher, de 21 anos, não ficou ferida segundo o radar64.

A perícia encontrou, no interior do carro, um projétil de arma de fogo deflagrado. O casal já prestou depoimento e passou por exame de corpo de delito. Segundo a comunidade, os ciganos, que vivem em pé de guerra, podem tem confundido o casal com algum grupo rival e, mesmo sem ter certeza de quem se tratava, começaram a atirar.

As vítimas pediram que a polícia tomasse as devidas providências. "Isso é um risco para todos nós. Não pode haver um poder paralelo na cidade. Estamos perdendo o direto de ir e vir", afirmou um morador , que pediu anonimato. A Polícia Civil ainda não informou que providências vão ser tomadas.