quarta-feira, 1 de agosto de 2018

DEPÓSITO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E CASA SÃO DESTRUÍDOS POR INCÊNDIO EM ITABUNA; IRMÃS SÃO RESGATADAS POR VIZINHOS


Uma casa e um depósito de materiais recicláveis foram destruídos por um incêndio na tarde desta segunda-feira (30), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, duas irmãs, uma de 11 e outra de 12 anos, estavam no imóvel. As garotas foram socorridas por vizinhos após as chamas começarem.

Depois que foram retiradas da casa, as meninas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, em seguida, foram levadas para o Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.


Conforme os bombeiros, os dois imóveis pertenciam ao pai das garotas. O homem, que não teve a identidade divulgada, teria saído para comprar ração para o cachorro da família e lanches para as filhas, quando o incêndio começou. Quando ele chegou em casa, o fogo já havia destruído os imóveis.


O depósito era construído com madeira e armazenava muito papelão. Os dois materiais ajudaram na propagação das chamas. O incêndio foi controlado pelos bombeiros. Ainda não há detalhes sobre o que provocou o fogo e nem de onde a família irá morar. O caso será investigado pela Polícia Civil.

SENAI OFERECE 950 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA NA BAHIA


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece 950 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica na Bahia. As incrições devem ser feitas até o dia 26 de agosto, no site da instituição. Confira o edital

Há oportunidades nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Valença e Vitória da Conquista.

Os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo; Assistente de Produção; Auxiliar de Operações Logísticas; Costureiro Industrial do Vestuário; Eletricista Industrial; Inspetor de Análise da Qualidade; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Mecânico de Usinagem Convencional; Montador e Reparador de Microcomputador; Operador de Suporte Técnico em TI.

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos para participar, a depender do curso escolhido. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As aulas terão início entre os meses de outubro de 2018 a janeiro de 2019.

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual ou maior que a fase escolar do SENAI.

“NEGUINHO” MORRE EM TIROTEIO COM A POLÍCIA MILITAR


Na tarde desta terça-feira, 31, de julho, policiais militares foram deslocados para o bairro Japira, em Alcobaça, após receberem uma denúncia anônima de que um criminoso identificado como Rodrigo Sasha estaria escondido em uma residência.

Ao se aproximarem, os policiais avistaram vários suspeitos em fuga. Entre eles, estava Carlos Magno Costa de Oliveira, conhecido como “Neguinho”, de 26 anos, que armado com um revólver calibre 38, efetuou dois disparos contra a guarnição da PM.

Em legítima defesa, os policiais revidaram, e no cumprimento de seu dever, balearam Carlos. Os militares o socorreu, levando-o para o hospital de Alcobaça. Carlos não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

PM QUE PASSOU MAL EM CURSO DO BOPE NA BAHIA TEM SUSPEITA DE MORTE CEREBRAL


Um protocolo médico foi aberto para atestar a morte cerebral do soldado Rafael Tourinho de Aragão, 32 anos, que passou mal durante um curso de formação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na Bahia.

A informação foi divulgada pela Polícia Militar nesta terça-feira (31). Testes serão realizados para avaliar se a vítima ainda tem atividade cerebral. O resultado dos exames deve sair em 48h, conforme a PM.

O soldado está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio, em Salvador, desde a sexta (27). Segundo nota divulgada nesta terça pela PM, o último boletim médico diz que o quadro de saúde do militar se agravou muito nos últimos dois dias.

Rafael Tourinho passou mal durante um treinamento aquático, na cidade de Simões Filho, região metropolitana. De acordo com a corporação, após a situação ele foi atendido por uma equipe médica e transportado por uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) até o hospital na capital baiana.

Em nota, a Polícia Militar informou que lamenta profundamente o ocorrido e diz que, neste momento de dor, tem prestado todo o suporte necessário e se solidarizado com os familiares do militar.

De acordo com o comunicado, além dos médicos do Departamento de Saúde da corporação, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) têm acompanhado diariamente a emissão dos boletins de saúde e levam os familiares do soldado Rafael, mãe e namorada, para se atualizar do quadro de saúde.

Caso


Conforme a PM, o soldado Rafael desmaiou e teve uma parada cardíaca enquanto desempenhava uma atividade que integra o módulo de Operações Aquáticas do VII Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), do curso do Bope.

O módulo é composto por diversas atividades e provas para que o aluno consiga demonstrar domínio na flutuação, apneia estática e dinâmica, natação utilitária, salvamento aquático, entre outros, que, segundo a PM, são acompanhadas de forma permanente por equipe médica.

Na atividade de mergulho, de acordo com a corporação, os alunos utilizam a máscara e são preparados, inclusive, para agir caso entre água no equipamento. A instrução faz o treinamento em ambiente controlado para que o aluno não entre em pânico caso aconteça esse tipo de situação, conforme a PM.

UM DIA APÓS FUGA, PRESOS FAZEM MOTIM POR CAUSA DA SUSPENSÃO DE VISITAS NA DELEGACIA DE ALAGOINHAS, NA BAHIA


Os presos da Delegacia de Alagoinhas, cidade a cerca de 120 km de Alagoinhas, iniciaram um motim nesta terça-feira (31), após as visitas serem suspensas no local por conta da fuga de dois detentos, ocorrida na segunda-feira (30).

De acordo com a Polícia Civil, os presos quebraram os cadeados e algumas grades das celas, mas a situação foi controlada logo após ser iniciada. Atualmente, 60 presos estão custodiados na delegacia, que tem capacidade máxima para 38. O caso ocorreu durante a manhã.

Segundo a Polícia Ciivil, após o motim ser controlado, os agentes fizeram uma revista nos presos e nas celas e foram apreendidas armas brancas, celulares, carregadores e pen drives. Ainda não há informações de como esses objetos entraram na cela.

A Polícia Civil informou que os reparos necessários nas celas começaram a ser feitos ainda nesta terça e que não houve a necessidade de remanejamento de nenhum preso.

Fuga


Dois presos fugiram da Delegacia de Alagoinhas por um buraco feito no teto de uma das celas da unidade, no domingo (29). Eles ainda não foram recaturados. Conforme a Polícia Civil, Thiago Sousa Almeida, preso por tráfico de drogas, e Iranilson Vidal Soares, preso por roubo, ainda não foram recapturados. 

De acordo com a Polícia Civil, desde novembro do ano passado, oito homens fugiram da delegacia da cidade, o que significa que a unidade tem uma média de oito fugas por mês.

Superlotação

A Justiça da Bahia determinou, no dia 21 de julho, que alguns presos custodiados na carceragem da Polícia Civil em Alagoinhas sejam transferidos para outras unidades prisionais, para evitar superlotação no local.

A carceragem de Alagoinhas possui capacidade para 38 presos, mas, conforme o Ministério Público, costuma abrigar cerca de 100 detentos. O número equivale a uma superlotação de 62 presos. Nesta segunda, de acordo com a Coorpin, havia 62 presos no local. Com a fuga, ficaram 60.

A Polícia Civil infomrou que já iniciou o processo para a transferência de, ao menos, 30 presos.

Além disso, segundo o órgão, a unidade também possui “péssimas” condições estruturais e sanitárias. Por conta disso, a decisão determina, ainda, que a carceragem seja reformada.






Em nota, a Polícia Civil informou que já existe programação para reforma da unidade policial. No entanto, o período em que as obras serão feitas não foi divulgado.

CASAL SUSPEITO DE ESPANCAR GAROTO DE 3 ANOS NA BA TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA; MORTE CEREBRAL É INVESTIGADA


O casal suspeito de espancar um garoto de 3 anos, na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, teve prisão preventiva decretada pela Justiça nesta terça-feira (31), segundo informações da Polícia Civil.

O crime ocorreu no domingo (29). Os suspeitos, identificados como Jamile Jesus dos Santos e Anderson Avelino dos Santos, são mãe e padrasto da criança.

Segundo o delegado Marcelo Paiva, que investiga o caso, há suspeita de que o menino tenha tido morte cerebral por conta das agressões. Um protocolo médico foi aberto na segunda-feira (30) para averiguar o caso.

O menino está internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Testes devem ser realizados para atestar a morte dele. O resultado dos exames deve ficar pronto em 48h após o início dos procedimentos.

Os suspeitos, que já tinham sido presos em flagrante, após o crime, tiveram a prisão convertida em preventiva. A decisão da Justiça foi deferida durante audiência de custódia.

O casal está na carceragem da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro. Conforme o delegado Marcelo Paiva, a mulher e o homem estão em celas separadas dos demais detentos, cada um em uma ala diferente.

Ainda não há informações sobre o que teria provocado as agressões. Os dois devem ser ouvidos pelo delegado na quarta-feira (1º). O caso está sob investigação.

Caso

O garoto foi espancado no bairro Mercado do Povo, onde morava com a mãe e o padrasto. Após a agressão, ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo casal, que foi preso logo em seguida.

De acordo com a polícia, a médica que atendeu a criança na UPA disse que o garoto chegou à unidade com marcas de espancamento, queimaduras nas mãos e múltiplas escoriações no corpo. No local, o menino foi diagnosticado com traumatismo craniano. Em seguida, ele foi levado para o hospital.

Em depoimento inicial, segundo a polícia, o casal entrou em contradição, mas acabou confessando as agressões. Conforme a polícia, os suspeitos teriam alegado que a surra seria para educar o menino.

INTERNO É TORTURADO E MORTO NO CONJUNTO PENAL DE ITABUNA


Wedson Correia Soares, 37 anos, natural de Pau Brasil, foi morto no Conjunto Penal de Itabuna, nesta segunda-feira (30). O preso foi encontrado caído em uma das celas, após ser socorrido pelo médico de plantão da enfermaria prisional onde foi constatado o óbito. 

O médico ainda confirmou hematomas extensos na região do tórax onde foi atingida a vítima de espancamento. Um detento já assumiu o homicídio, após ser ouvido no Complexo Policial.