segunda-feira, 15 de outubro de 2018

412 CIDADES QUE ERAM PRÓ-PT MIGRAM PARA BOLSONARO


Jair Bolsonaro (PSL) impôs a Fernando Haddad (PT) uma derrota no primeiro turno em 412 cidades consideradas redutos petistas pelo país, segundo levantamento da Folha de S.Paulo. Nesses locais, o capitão reformado reverteu a tradição de vitória do PT, vista nas três últimas eleições presidenciais.

Em todas as cidades analisadas, Bolsonaro obteve ao menos 34% dos votos válidos. A força eleitoral do candidato do PSL e o avanço do antipetismo o fizeram alcançar mais de 50% dos votos válidos em 138 desses municípios. 

Houve locais em que Bolsonaro venceu por muito pouco. A menor diferença foi vista em Romelândia (SC), onde o PSL teve 40,98% dos votos contra 40,95% do PT. Na outra ponta, em Saquarema (RJ), a virada de perfil foi mais radical: 68,46% para Bolsonaro e 11,7% para Haddad. 

No Rio, 45 municípios antes petistas deram vitória a Bolsonaro. Boa parte está na Baixada Fluminense, a região mais violenta do estado, e nas regiões metropolitana e norte fluminense, onde estão cidades petroleiras que prosperaram nos tempos de bonança do setor.

São regiões que, se por um lado se beneficiaram com os investimentos de governos petistas, foram também das que mais sentiram os efeitos da sua derrocada. 


Na Baixada, o legado petista da criação de institutos federais em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e Magé não foi suficiente para impedir a "onda Bolsonaro". Haddad chegou a dizer, em campanha na região, que Bolsonaro não havia feito, durante sua vida parlamentar, nem 10% do que ele fizera pelo Rio como ministro da Educação de Lula (PT). 

Em Nova Iguaçu, município que já foi administrado por Lindbergh Farias (PT) por dois mandatos, Bolsonaro recebeu 65% dos votos válidos. 

Segundo o sociólogo, professor Universidade Federal Rural do Rio e estudioso da Baixada, José Cláudio Souza Alves, de fato os governos petistas levaram à região investimentos inéditos em educação e programas sociais.

Essas intervenções, contudo, não teriam sido, na avaliação do professor, profundas a ponto de mudar a realidade histórica da política local, marcada pelo clientelismo e fisiologismo e dominada por grupos de extermínio e milicianos que utilizam sua força para eleger vereadores locais. As igrejas evangélicas completam o grupo que dá as cartas na política da região.  

"Digamos que a Baixada não foi como no Nordeste, em que o PT se estabeleceu desbancando vários líderes históricos locais, como na Bahia, e ali criou uma base fiel de eleitores", disse.

Nesta eleição, os grupos tradicionais da política local, aliados do PT e do governo do MDB do Rio na última década, migraram para Bolsonaro, cujo discurso antipetista lhes caiu como uma luva. 

Primeiro porque, ao responsabilizar unicamente o PT pelo fracasso do país, retira os políticos tradicionais locais do rol de responsáveis pelas más condições das cidades e segundo porque as ideias de Bolsonaro convergem com seus interesses. 

As duas principais correntes evangélicas da Baixada, Assembleia de Deus, cujo braço político é o PSC, e a Igreja Universal, que detém a TV Record, declararam apoio a Bolsonaro e ajudaram a turbinar sua votação em cidades como Duque de Caxias que chegam a ter 40% de sua população formada por cristãos.

Já os grupos milicianos e de extermínio, formados basicamente por policiais e ex-policiais, se aproximam das propostas de Bolsonaro na segurança. "Se a lei que exclui o policial de responder a crime por atos durante o serviço existisse antes, os grupos de extermínio não precisariam usar máscaras para cobrir o rosto em suas ações", diz Alves.

No estado, Bolsonaro tenta emplacar o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) no governo. O político que ultrapassou os votos de Eduardo Paes no primeiro turno, foi muito bem votado entre os policiais, por exemplo.

Todo esse cenário se somou ao fato de que a população da Baixada já guardava certa mágoa com o PT por conta de promessas eleitorais não cumpridas durante a parceria de mais de uma década com os governos do MDB no Rio.

O Arco Metropolitano, via expressa que liga os principais municípios da Baixada, feita com recursos federais e estaduais e inaugurada, com atraso, um mês antes da campanha de 2014, é hoje exemplo do que se tornou o estado do Rio: mal acabada, sem iluminação e insegura, é palco de assaltos diários. 

As cidades de São Gonçalo e Itaboraí, na região Metropolitana, e Campos dos Goytacazes, região norte fluminense, deram votos em Bolsonaro na esteira do fracasso da política energética no país e da paralisação da Petrobras com a Lava Jato. 

PELO PAÍS

Entre as cidades que abandonaram o costume de eleger o PT, estão seis capitais, a maioria no Norte - Manaus, Belém, Natal, João Pessoa, Porto Velho e Macapá.

Na avaliação do cientista político Edir Veiga, da Universidade Federal do Pará, o voto nas capitais do Norte do país, assim como em outros grandes centros urbanos, representou uma rejeição à política tradicional após sucessivos escândalos de corrupção. 

"Capitais que notoriamente votavam na esquerda para presidente abandonaram a classe política tradicional e deram um voto de protesto para Bolsonaro. No interior, onde se depende do Bolsa Família e do seguro defeso, se tem saudades das políticas públicas do Lula. Nas capitais isso não ocorre", afirma. 

Na região, a campanha de Bolsonaro terá reforço ao menos no Amazonas e em Rondônia, onde o capitão reformado terá palanques duplos, sendo apoiado pelos dois candidatos a governador no segundo turno. 

Em Minas Gerais, estado com 853 municípios, Bolsonaro interrompeu a sequência de vitórias petistas no primeiro turno em 141 cidades. Embora não tenha vencido na capital, Belo Horizonte, ele conquistou cidades de destaque em diversas regiões, como Uberlândia (Triângulo), Ipatinga (Vale do Aço), Montes Claros (Norte), Juiz de Fora (Zona da Mata), Teófilo Otoni (Mucuri), Betim e Ribeirão das Neves (Região Metropolitana). 

Em Juiz de Fora, cidade palco do atentado a faca contra Bolsonaro, o capitão reformado quebrou uma tradição de vitórias petistas em eleições nacionais que vinha desde 1998. Em 2002, foram 83% de votos para Lula contra José Serra (PSDB). 

Ao mesmo tempo em que a cidade mantém um perfil universitário, com movimento estudantil e comunidade LGBT organizados, também tem a presença de um contingente militar expressivo, com dois batalhões do Exército e três da Polícia Militar. 

Segundo Carlos Ranulfo, cientista político da Universidade Federal de Minas Gerais, a vitória de Bolsonaro em grandes cidades mineiras não é um fenômeno específico do estado, ao contrário, faz parte de uma tendência nacional. 

Ranulfo vê dificuldade para Haddad entre cidades maiores e entre a classe média. Por isso, perdeu em Montes Claros, por exemplo, que apesar de estar no norte mineiro, onde o petismo é expressivo, é uma das mais populosas de Minas. 

"Minas reflete o que aconteceu no Brasil. Os únicos lugares em que o PT venceu foram em algumas regiões mais pobres do norte, que são basicamente muito parecidas com o Nordeste. No Sul e Triângulo, o PT venceu quando estava na maré a montante, ganhando em todo lugar", disse. 

Ranulfo lembra que o recuo do PT em Minas estava anunciado desde 2016, quando passou de 114 prefeituras para 37. Bolsonaro, por sua vez, pode ter sido impulsionado por candidatos a deputado e senador que, mesmo em outros partidos, aderiram a ele. 

Políticos da chapa de Antonio Anastasia, candidato a governador do PSDB, passaram a pedir votos a Bolsonaro ainda no primeiro turno. O tucano não declarou apoio, mas se disse contrário ao PT no segundo turno. Já seu adversário Romeu Zema (Novo) foi mais explícito e dará palanque ao capitão reformado. Surpresa da eleição, o empresário terminou em primeiro no domingo (7) pegando carona no PSL. Com informações da Folhapress.

ACUSADO DE MATAR JORNALISTA EM SALVADOR VAI A JÚRI POPULAR


Acusado de matar a pedradas a jornalista Daniela Bispo dos Santos, no Caminho das Árvores, no ano passado, Mateus Viliam Oliveira Alecrim Dourado Araújo vai a júri popular, na próxima sexta-feira (19), no Fórum Ruy Barbosa, no 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Salvador. O crime aconteceu na noite do dia 13 de novembro de 2017, no Edifício Catabas Empresarial, na Avenida Tancredo Neves, no Caminho das Árvores, na capital baiana.

O advogado criminalista e assistente de acusação, Osmar Palma, afirmou que o julgamento pode ser demorado. “Deve durar o dia todo e talvez até dois dias. Tudo irá depender dos debates, das testemunhas. Vamos sustentar a tese de homicídio qualificado, com hipóteses de aumento de pena. Espero justiça. Somente a justiça. Que mulheres parem de morrer e de sofrer violência pelo fato de serem mulheres”, afirma.

 A expectativa do criminalista é que os jurados decidam pela pena máxima. “O homicídio qualificado tem pena que pode variar de 12 a 30 anos de prisão. Vamos buscar uma condenação máxima, e que o acusado aguarde recurso preso”. Detalhes do caso foram revelados por Mateus em audiência de custódia. Ele disse que era pressionado pela vítima para terminar o relacionamento que tinha com outra mulher. Os dois se conheceram há quatro anos, em uma empresa de call center. Mesmo depois de deixarem de trabalhar juntos, eles mantiveram a relação amorosa. 


Aos colegas, antes de deixar o trabalho, no 1º andar, Daniela disse que compraria um remédio, mas nunca retornou. O corpo dela foi encontrado no dia seguinte, pela manhã, por uma equipe da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Daniela caiu um lance de escadas, do 6º para o 5º andar. A jornalista tinha marcas de espancamento e perfurações causadas por uma faca. 

 Durante apresentação de Mateus para imprensa, a polícia disse que os dois marcaram um encontro no mesmo prédio em que a vítma trabalhava. Em seu relato, o acusado contou que no caminho pegou um paralelepípedo e partiu em dois. Um dos pedaços ele deixou no local, e o outro colocou na mochila. Na oportunidade, a delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Milena Calmon, contou que Mateus conhecia os funcionários que trabalham na portaria, assim conseguiu entrar no edifício sem dificuldade.

A conversa do casal acabou em briga. Para polícia, o homem disse que inicialmente agrediu a mulher com socos, e depois deu várias pedradas. Para tentar se livrar de sinais do delito, Mateus trocou de camisa três vezes, no local do crime, no táxi, e fez uma terceira troca no ônibus. Na apresentação, Mateus contou estar arrependido. 

“Ela me ameaçou, estava me chantageando. Ela queria que eu terminasse o meu noivado. Disse que iria procurar minha noiva para contar tudo. Eu não estava aguentando mais”, afirmou. Toda movimentação dele foi registrada por meio de câmeras de segurança. Amigos também confirmaram para polícia que os dois tinham um relacionamento. Horas após o crime, enquanto as pessoas procuravam a jornalista, Mateus seguia para uma entrevista de emprego, quando foi preso.


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




DETENTO É ESPANCADO POR 30 COMPANHEIROS DE CELA EM PRESÍDIO


É grave o estado do detento que foi espancado por mais de 30 companheiros de cela, por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (15), no presídio de Eunápolis.
José Roberto Dias dos Santos, 38 anos, que cumpria pena por suspeita de assassinatos, foi socorrido por uma equipe do Samu e está internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.
Mais conhecido como Bafafá, José Roberto foi surpreendido durante o banho de sol dos detentos do seguro, uma ala do conjunto penal destinada àqueles que são ameaçados de morte.
Segundo a polícia, José Roberto já assassinou uma pessoa na cidade de Canavieiras. Em Teixeira de Freitas, ele também é acusado de matar dois detentos na delegacia e outro no presídio do município. Na unidade prisional de Eunápolis, conforme a polícia, Bafafá também já havia matado um companheiro de cela e causado lesão grave em outro. Os crimes ocorreram no ano de 2014, em um espaço de oito meses.

A polícia acredita que o crime desta segunda-feira tenha sido uma vingança. Um inquérito vai ser aberto para apurar o caso. Ao mesmo tempo, a direção do presídio também vai instaurar procedimento administrativo para tentar identificar os agressores.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




HOMEM DE 57 ANOS, MORADOR DO BAIRRO DE FÁTIMA, ESTÁ DESAPARECIDO


Júlio Rodrigues da Silva, de 57 anos, está desaparecido desde a noite de sábado (29 de setembro). Ele é morador do bairro de Fátima e na última vez que foi visto, Julio saiu de residência, na rua São João, por volta das 19h, e não mais retornou. 

A companheira de Júlio, Maridalva Sousa, registrou um boletim de ocorrência na delegacia local e autorizou a veiculação da imagem de Júlio em mídias diversas. 

Quem souber de informações que levem ao paradeiro de Júlio, deve entrar em contato com a polícia, através dos números 190 ou 197. 
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




PREFEITO FERNANDO GOMES EXONERA MAIS DOIS DE SEU QUADRO POLÍTICO


Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), efetivou a exoneração de dois diretores de seu quadro. Tarciso Soares, da diretoria do departamento da indústria e comercio foi o primeiro nome a ser publicado no Diário Oficial do Município. 

Em seguida, ocorreu a exoneração do advogado e comentarista político Rui Correa, da direção do departamento institucional da secretaria da fazenda. Há especulações no cenário político local de que Fernando fará, ainda esta semana, mais subtrações do quadro que compõe seu governo. Vale ressaltar que as mudanças constantes ocorrem em setores diversos, inclusive nas principais secretarias, como as de Saúde, Educação, Segurança, Transporte e Trânsito, dentre outras. 

Os salários atrasados, as greves e paralisações, as fragilidades em áreas cruciais do governo têm sido as marcas da atual gestão de Fernando Gomes. Eleito em 2016 com mais de 34 mil votos, o líder do executivo itabunense parece ter perdido o controle e demonstra, em seu pífio governo, muita insegurança em cada decisão a tomar. Nas ruas, nota-se que perdeu muito de sua popularidade, e não conseguiu "transferir" seus votos para o filho, Sérgio Gomes (PR), candidato a deputado estadual no último pleito. No total, Sérgio acumulou 9.778 votos, mas apenas 3.337, pouco mais de 1/3 desses votos saíram de Itabuna, o que ratifica o desprestígio de Fernando. 

Nas entrevistas concedidas, o prefeito sempre alega as dificuldades financeiras vividas pelos municípios em todo o país, para justificar os salários que oscilam entre dois e três meses de atrasos. Entretanto, pode-se notar que cidades como Ilhéus, Itajuípe, Itaju do Colônia, Vitória da Conquista e a maioria absoluta dos 417 municípios baianos está com os salários em dia. Por aqui, os salários são pagos aos poucos, em chamados "lotes" que, muitas vezes, favorecem uns em detrimento de outros. E os absurdos acumulam-se ao longo de quase dois anos de sofrimento da comunidade itabunense.  
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




ITABUNA: DIRETOR DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO PEDE EXONERAÇÃO

O Diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Tarcísio Oliveira Soares, pediu exoneração do cargo. Na última quinta-feira, 11, foi publicado no Diário Oficial do Município o seu pedido de desligamento.

O desgaste pessoal, pois esteve a frente das ações da prefeitura que retiraram as barracas da praça Simão Fitterman no São Caetano e do Centro Comercial, e dos camelôs da Praça Adami, somado aos constantes atrasos de salários, fizeram o ex-diretor tomar a decisão.

Segundo apurou o Blog Ipolítica, Tarcísio já vinha insatisfeito a meses, tendo inclusive apresentado ao prefeito Fernando Gomes um viável projeto para os camelôs do município, negado e expurgado com veemência. A relação entre os dois também não estava boa.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




PEDREIRO MORRE AO CAIR DE UMA ALTURA DE QUASE 20 METROS NO CENTRO DE TEIXEIRA


Teixeira de Freitas: Na tarde desta segunda-feira (15), um pedreiro que estava trabalhando em uma obra de ampliação do Hotel e Restaurante “Quality”, acabou se acidentado, vindo a óbito no hospital. O Hotel fica na área Central da cidade de Teixeira de Freitas, e sua área de extensão vai de uma rua a outra, sendo que a área dos fundos do estabelecimento, fica situada na Rua Teixeira de Freitas.

O pedreiro se acidentou quando, ao subir em um andaime de madeira, onde estava rebocando a parte externa da obra, a tábua em que ele estava pisando, rompeu, e ele caiu de uma altura aproximada de 20 metros, batendo a cabeça na quina da calçada. A vítima do acidente foi identificada como sendo Jaime Bahia, conhecido como "Jaimão do Bar", 58 anos de idade, morador do Bairro Vila Vargas, onde é muito conhecido e tem um bar.

Populares disseram que ele não estava preso no cinto de segurança, e que os andaimes que estavam sendo usados eram inadequados para os serviços. Testemunhas disseram ainda que o filho do dono do imóvel da referida obra é estudante de medicina, e chegou na hora, e ajudou nos primeiros socorros, até a chegada do SAMU. A Polícia Militar também esteve no local, e ajudou a conter os curiosos que passavam na hora.

A nossa reportagem esteve no HMTF, onde tivemos informações que logo após o paciente ter dado entrada na unidade hospitalar, veio a óbito. O corpo deverá ser encaminhado para o IML para realização de necropsia, sendo liberado posteriormente aos familiares para realizarem os procedimento de velório e sepultamento. A Polícia Civil deverá instaurar um inquérito policial para apurar as causas do acidente de trabalho.

Por: Cloves Neto/Liberdadenews


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




DUAS PESSOAS MORREM E TRÊS FICAM FERIDAS EM GRAVE ACIDENTE ENTRE PRADO E ITAMARAJU


Prado: Um grave acidente no final da tarde deste domingo (14), envolvendo veículos de passeio, deixou cinco vítimas na rodovia que liga os municípios de Itamaraju e Prado. No acidente, um Palio, de cor vermelha, e outro veículo ficaram totalmente destruídos (incendiados). Testemunhas relatam ainda que um dos condutores tentou desviar de um buraco na pista.

Segundo informações, duas vítimas fatais foram confirmadas, sendo uma senhora identificada como sendo, Maria da Conceição Isidoro da Silva, de idade não divulgada e uma criança residente do município. A criança foi identificada como sendo Rickelme da Silva Pereira, 11 anos de idade. Ficaram feridos Marcela Cristiane (36), Ianca Silva Martins (22) e Antônio da Silva Santos (41), que foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Prado.

Duas das sobreviventes tiveram fraturas e foram encaminhadas para Teixeira de Freitas. Uma permanece em observação em Prado. As autoridades policiais foram notificadas sobre o acidente. Os corpos foram encaminhados para o IML de Itamaraju. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews


__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




ESTUDANTE DA UESC MORRE APÓS BATER MOTO EM CAVALO NA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA


O estudante de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Jackson Júnior, 21 anos, morreu em um acidente na BR-415, rodovia Ilhéus-Itabuna, na madrugada deste domingo (14). As informações são do site Verdinho Notícias.

Segundo o site local, a vítima pilotava uma motocicleta, quando atingiu um cavalo, perdeu o controle do veículo e caiu, morrendo na hora. O acidente ocorreu na entrada do bairro Teotônio Vilela. O corpo foi removido.

*Conteúdo reproduzido do Bocão News
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)




COLISÃO PROVOCA DUAS MORTES E DEIXA TRÊS FERIDOS NA BA-489


Uma colisão envolvendo dois carros deixou duas pessoas mortas e três feridas no final da tarde de domingo, 14. O acidente ocorreu na BA-489, na ligação entre os municípios de Itamaraju e Prado.

De acordo com as informações do site Teixeira News, os dois veículos se chocaram de frente. Logo depois, eles pegaram fogo. Os automóveis ficaram destruídos. Uma área da marginal da via também foi atingida pelas chamas. 

Ainda conforme o site, entre os mortos, uma mulher que residia no Prado e uma criança de Itamaraju.

As outras vítimas foram duas jovens e um homem identificado Antônio da Silva. Eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Prado.

A polícia esteve no local e realizou o levantamento cadavérico. Os corpos foram encaminhados para o IML de Itamaraju.
__________________________________________

PARTICIPE DE NOSSAS REDE SOCIAIS: 

 NOSSO GRUPO NO WHATSAPP (NOTÍCIAS)