sábado, 8 de dezembro de 2018

TEMPORAL DESTRÓI COBERTURA DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS, ALAGA RUAS E DERRUBA AO MENOS 20 ÁRVORES EM JEQUIÉ, NA BA

Um temporal com fortes ventos atingiu a cidade de Jequié, na região sudoeste da Bahia, e destruiu a estrutura de um posto de combustíveis, inundou ruas e derrubou ao menos 20 árvores, neste sábado (8). Não houve registro de feridos.

O posto que teve a cobertura destruída fica localziado na Avenida César Borges. Segundo a prefeitura, um comitê emergencial foi montado para fazer o levantamento de todos os estragos e prestar as devidas assistências às pessoas afetadas.

O executivo municipal não soube informar a quantidade de chuva e a velocidade dos ventos que atingiram a cidade.

Por conta do temporal, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, informou que a 3ª Corrida Kids, evento esportivo que aconteceria às 16h, na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, foi adiada. O evento foi transferido para o próximo sábado, mantendo-se o mesmo horário e percurso.

Previsão

A previsão é que o tempo fique nublado com risco de pancadas de chuva na cidade durante todo o dia e a noite, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As condições climáticas devem permanecer as mesmas também no domingo (9).


G1

NHT ELUCIDA HOMICÍDIO TENTADO EM TEIXEIRA E PEDE PRISÃO E INTERNAÇÃO DE ACUSADOS

Teixeira de Freitas: A Polícia Civil, liderada pelos delegados do NHT da 8ª COORPIN, Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, concluiu as investigações de mais um homicídio tentado em Teixeira de Freitas. O crime aconteceu no dia 07 de novembro deste ano, na Rua Andaraí, no Bairro Liberdade II, e a motivação está ligada ao tráfico de drogas, desinteligência. A vítima foi um adolescente de 17 anos, que foi alvejada por cinco disparos que atingiram em diversas partes do corpo, e segundo a polícia, a vítima não teve qualquer chance de defesa e somente escapou da morte por pura sorte.

A vítima foi socorrida junto ao HMTF por populares que passavam pelo local, e acabou se recuperando das lesões sofridas. Com o desenvolvimento das investigações, descobriu-se que a vítima é sobrinho do interno do CPTF, Marivaldo Constância de Jesus, o “Manau”, um dos principais integrantes do Grupo de Flavão”, liderado por Flávio Oliveira Santana, o “Flavão”, preso atualmente no Presídio de Segurança Máxima de Serrinha/BA. O crime foi executado por dois adolescentes de 16 anos, a mando do braço direito do Grupo de Flavão, a pessoa de Valdo Bentinho da Silva, o “Bujão”, interno do CPTF.

Segundo o delegado Andreetta, o crime causou grande surpresa entre os investigadores do NHT, posto ser de conhecimento notório a proximidade entre os traficantes “Flávão”, “Manau”, e Valdo, contudo, com o aprofundamento das investigações, que contou com a colaboração da Diretoria do CPTF, na pessoa do Ten/Cel. Osiris Cardoso, passou-se a saber que o Grupo de Flavão havia “rachado” por conta da intenção de Flavão em trazer para atuar em Teixeira de Freitas e região, os membros da facção criminosa denominada CP (Comando da Paz ou TD2) sediada em Salvador/BA, situação repudiada e rechaçada com violência pelo Grupo de Valdo (Bujão).

Ainda segundo o delegado, a situação foi agravada por uma ordem dada por Flavão, vinda do Presídio de Serrinha, que determinava que o comando do tráfico de Teixeira de Freitas, no Bairro Liberdade, fosse repassado do antigo chefe Valdo “Bujão”, para Marinaldo, o “Manau”, seu novo “braço direito”. Com efeito, a ordem gerou um conflito interno no CPTF que terminou com a expulsão do “Manau”, e dos apoiadores de Flavão, das celas situadas no pátio “A”, feitas pelos apoiadores de Valdo “Bujão”, conflito este que se estendeu para o lado de fora do Presídio, quando Valdo deu a ordem para que seus “meninos de pista”, executassem o sobrinho de Manau.

Segundo as investigações, um dos adolescentes é contumaz na prática de crimes desta natureza, pesando contra o mesmo a prática do homicídio consumado envolvendo a vítima Maicon Pires Ferreira, ocorrido através de disparos de arma de fogo, nas mesmas circunstâncias do presente crime, quando a vítima encontrava-se sentada em frente à sua residência, na Rua Santa Luzia, no Bairro Irmã Dulce, em Teixeira de Freitas. "A situação vem sendo tratada com 'extrema atenção' pelas autoridades aplicadoras da Lei, que vêm se esforçando ao máximo para manter a ordem no Município de Teixeira de Freitas", explicou Andreetta.

Com efeito, vários internos foram ouvidos na Delegacia e no CPTF no sentido de esclarecer a autoria, assim como das circunstâncias do crime e de se identificar e neutralizar a “causa” do problema, sendo certo que o Inquérito Policial foi devidamente saneado, relatado e concluído pela Equipe do NHT, já remetido à Justiça para a apreciação e para a adoção das medidas jurídicas e administrativas cabíveis. Foi feita representação pela prisão preventiva do autor maior (Valdo Bujão), assim como pela internação provisória dos adolescentes infratores,  visando garantira ordem pública e a aplicação da Lei Penal.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

MOTORISTA PERDE O CONTROLE E TOMBA VEÍCULO PRÓXIMO À UNEB EM TEIXEIRA

Teixeira de Freitas: Na manhã deste sábado, 08 de dezembro, por volta das 09h00 da manhã, a Polícia Militar foi informada de um acidente de trânsito, tipo capotamento, na Avenida Kaikan, nas imediações da UNEB. Uma guarnição foi deslocada ao local para averiguar e confirmou os fatos.

Segundo informações, o motorista de um veículo GM/Classic, de cor preta, placa policial HAI-9490, licenciado em Teixeira de Freitas, perdeu o controle do veículo em um quebra-molas e tombou. O SAMU não precisou ser acionado, pois, o motorista, apesar da gravidade do acidente, não se feriu.

O veículo foi retirado do local da ocorrência por um guincho e o acidente foi registrado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas.

Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

VENTOS FORTES CAUSAM DANOS EM VÁRIAS CIDADES DA REGIÃO

Ventos fortes causaram alguns danos em várias cidades baianas na tarde desse sábado, 08. Em Ipiaú, parte do muro da Fundação Antônio Carlos Magalhães, antiga Casa do Menor, localizada na Avenida Getúlio Vargas caiu. 

Há relatos de danos árvores e em telhados de alguns imóveis na cidade. Até às 18h não havia informações de ocorrências com maiores gravidades.

Em Jequié, os prejuízos foram maiores. O teto de um posto de combustíveis, na Avenida César Borges, em frente ao Assaí, foi arrancado pela ventania. Cerca de vinte árvores foram derrubadas pelos ventos. Ninguém ficou ferido. Alguns bairros ficaram sem energia.

Já em Ubatã, uma árvore caiu em um trecho da BR-330, saída da cidade sentido Barra do Rocha. Em Itagibá também houve registro de queda de árvores. Ilhéus é outra cidade do sul baiano que tem ocorrências devido aos ventos e chuvas.

GIRO IPIAÚ

MOTOCICLISTA FICA FERIDO APÓS ACIDENTE COM CARRO E ÔNIBUS

Um motociclista, que não teve a identidade revelada, ficou ferido após se envolver em uma colisão com um ônibus e um carro na manhã deste sábado, 8, no bairro de Pernambués, em Salvador.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), o acidente aconteceu entre a concessionária Grande Bahia e a Madeireira Brotas, sentido da rodoviária. Não há informações sobre o estado de saúde do motociclista.

Os três veículos foram removidos da pista, mas o fluxo de veículos no local seguia intenso nesta manhã, informou a Transalvador.

A TARDE

EX-PRESIDIÁRIO É SUSPEITO DE MATAR A IRMÃ A FACADAS EM BUERAREMA

O ex-presidiário José Raimundo Montes, de 38 anos, conhecido como "Fifiu", é suspeito de matar a golpes de faca a irmã, Maria José Oliveira dos Montes, no município de Buerarema (distante a 450 km de Salvador. O crime ocorreu na manhã do sábado, 8, por volta das 10h30, a rua Ilhéus.

De acordo com informações do site Verdinho Notícias, José Raimundo tinha deixado o Conjunto penal de Itabuna na semana passada, após cumprir 11 dos 20 anos de prisão por homicídio.

Após cometer o crime, José enrolou a arma branca em um pano e saiu caminhando pela rua. Ainda conforme o site, ele já vinha ameaçando a família, pois alegava que não recebia apoio.

A vítima foi morta em casa com cinco facadas, que atingiram o pescoço, abdome, peito e costas. O suspeito continua foragido. A polícia civil investiga o crime.

A TARDE

FORTE VENTANIA DESTRÓI ESTRUTURA DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM JEQUIÉ

A estrutura de um posto de combustíveis foi destruída após um temporal com fortes ventos atingirem a cidade Jequié (distante a 365 km de Salvador), sudoeste do estado, na tarde deste sábado, 8. Não houve registro de feridos.

Segundo informações do site Jequié Urgente, o estabelecimento fica localizado na avenida César Borges. A chuva causou ainda transtornos e alagou diversas ruas, derrubou árvores, além de deixar sinaleiras sem funcionar. o que prejudicou o trânsito.

A TARDE

SUSPEITO DE TRÁFICO É PRESO COM DROGAS EM ÔNIBUS NA BR-407

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio da Polícia Militar (PM) prendeu um passageiro de ônibus transportando crack e cocaína durante fiscalização na noite da sexta-feira, 7, na BR-407, no trecho da cidade de Senhor do Bonfim, região norte do estado.

Segundo informações da PRF, o flagrante ocorreu após abordagem ao coletivo, que havia saído de Salvador (BA) com destino a Juazeiro (BA). Ao fiscalizar o compartimento de bagagens, os policiais encontraram 5,4 kg de crack e aproximadamente 100 g de cocaína.

Um dos passageiros foi identificado como sendo o proprietário das drogas. Ele relatou que embarcou no ônibus na cidade de Feira de Santana e pretendia levar os entorpecentes até o Rio Grande do Norte. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil em Senhor do Bonfim. 

A TARDE

CORPO DE BRASILEIRA DESAPARECIDA NA AUSTRÁLIA É ENCONTRADO EM PRAIA; CAUSA DA MORTE NÃO FOI INFORMADA

O corpo da brasileira Criskeila Veloso Gomes, de 21 anos, que desapareceu na Austrália em 28 de novembro, foi encontrado neste sábado (8) em uma praia de Queensland, próxima a Brisbane, cidade onde a jovem morava. A família confirmou que recebeu a notícia de autoridades australianas. O consulado brasileiro em Brisbane confirmou que policiais encontraram o corpo da jovem. 

Segundo informações da família de Criskeila, que mora em Três Lagoas (MS), o corpo foi encontrado embaixo de uma árvore, em posição sentada. O carro da jovem também foi encontrado e o celular dela estava dentro do veículo. Não há informações sobre a causa da morte.

Segundo o consulado, não havia indícios de crime, mas a família informou que será feita necrópsia na segunda-feira para verificar a causa da morte e confirmar a identidade da jovem através da arcada dentária, mas "Tudo indica que é ela", afirma a irmã, Criskely Gomes.

O caso

Criskeila Gomes, de 21 anos, desapareceu em Brisbane, Austrália, em 28 de novembro. Ela morava na cidade com o namorado, e trabalhava em um frigorífico. A família da jovem, de Três Lagoas (MS), viveu 10 dias de angústia sem pistas sobre seu paradeiro.

A família pedia empenho da polícia australiana nas buscas pela jovem. A mãe, Maria, afirmou ao G1 que ouvia sem parar o último áudio da filha, em que dizia: "Oi mãe, bênção! Tô com saudade, te amo! Fique com Deus".

Criskeilla morava na Áustrália desde os 7 anos de idade, e depois que os pais voltaram ao Brasil, ela ficou no país com o irmão. Segundo a família, a jovem estava feliz por ter conseguido o visto permanente. O último contato com os familiares do Brasil foi por redes sociais. O consulado brasileiro em Brisbane informou que está em contato com parentes da jovem na Austrália para acompanhar o caso.

G1

MULHERES RELATAM ABUSOS SEXUAIS DO MÉDIUM JOÃO DE DEUS DURANTE ATENDIMENTOS

Ao buscar atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia, em Goiás, dez mulheres relatam terem sofrido abusos sexuais do médium João de Deus.

As histórias foram reveladas no programa Conversa com Bial desta sexta-feira (7). Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, João de Deus afirma que "rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos".

Apenas uma das mulheres ouvidas, segundo o G1, aceitou se identificar. Zahira Leeneke Maus, uma coreógrafa holandesa, conheceu a Casa em 2014, quando buscava a cura espiritual para traumas passados com abuso sexual. As outras, todas brasileiras, preferiram não mostrar o rosto, por sentirem medo e vergonha.

João de Deus, conforme relatos, agia de forma similar em todos os casos. Durante os atendimentos espirituais coletivos, o médium dizia para as mulheres que, segundo a entidade, elas deveriam procurá-lo posteriormente em sua sala, porque tinham sido escolhidas para receber a cura. As entrevistadas dizem que, uma vez que elas estavam sozinhas com ele, eram violentadas sexualmente. "Pegava na minha mão para eu pegar no pênis dele. (...)

Ele falava: 'Põe a mão, isso é limpeza. Você precisa dessa limpeza, é o único jeito de fazer isso'", disse mulher que procurou João de Deus para cura espiritual. De acordo com Zahira, ao ouvir os relatos de outras mulheres, ela percebeu que “existe um sistema.

A primeira coisa é vire de costas, eu vou te curar. Existe um padrão (...) Você é manipulada a acreditar na cura”. A coreógrafa fez um relato no Facebook, neste ano, e a partir dali começou a ter contato com outras mulheres que diziam ter passado pela mesma situação.

ESPANHOL AUTOR DE MASSACRE EM 1977 USAVA IDENTIDADE VENEZUELANA E VIVIA COM BRASILEIRA EM SP

PF de São Paulo prende espanhol condenado por atentado
O espanhol Carlos García Juliá, condenado a 193 anos de prisão por ser um dos autores de um atentado a um escritório de advocacia em Madri ocorrido em 1977, usava uma identidade venezuelana falsa e vivia com uma brasileira em São Paulo. Ele foi preso na última quarta-feira (5) por agentes da Polícia Federal a pedido da Interpol.

O governo espanhol tem 90 dias para formalizar o pedido de extradição junto ao Supremo Tribunal Federal.

Segundo as investigações, Juliá, hoje com 63 anos, trabalhava em São Paulo como motorista da Uber com um carro que está em nome de sua mulher. Ele usava o nome de Genaro Antônio Materan Flores, identidade venezuelana falsa.

Juliá vinha sendo investigado desde maio pela PF, que desconfiou dele porque o recadastramento de estrangeiro estava vencido desde 2011. Seu primeiro registro foi feito em 2009, mas a polícia calcula que ele tenha entrado no Brasil por Roraima em 2001.

O espanhol tinha 24 anos quando cometeu, em 1977, um atentado a tiros dentro de um escritório de advogados trabalhistas e de militantes do ainda ilegal Partido Comunista da Espanha, episódio que ficou conhecido como "O massacre de Atocha".

Juliá era anticomunista e pertencia a um movimento de ultra direita. Ele e José Fernández Cerra foram condenados pela Audiência Nacional do país a 193 anos de prisão como autores materiais de cinco assassinatos. Ele cumpriu apenas 14 anos da pena.

Juliá fugiu da Espanha em 1991 com uma permissão para trabalhar no exterior. A polícia espanhola acredita que ele tenha vivido na Argentina, Venezuela e Bolivia, onde chegou a ser preso em 1994 por tráfico de drogas, mas solto antes de sua identidade real ser descoberta.

G1

EMPRESÁRIO É CONDENADO A 56 ANOS DE PRISÃO POR ESFAQUEAR E MATAR OS PAIS EM SALES OLIVEIRA, SP

Gustavo Ferracine foi condenado pela morte dos pais em Sales Oliveira, SP
O empresário Gustavo Luis Ferracine foi condenado a 56 anos de prisão pela morte dos pais em Sales Oliveira (SP) em outubro de 2015. O casal foi achado esfaqueado e morto dentro do quarto, dois dias após o crime, após vizinhos sentiram um forte cheiro na casa da família.

Ferracine foi preso em um motel em Ribeirão Preto (SP) e alegou que estava sob o efeito de crack no momento do crime. Em depoimento, o empresário também disse que matou os pais porque eles ameaçaram interná-lo em uma clínica de recuperação de dependentes químicos.

O Tribunal do Júri realizado nesta quinta-feira (6) em Nuporanga (SP) condenou Ferracine por homicídio qualificado. Ele estava preso desde a data do crime e continuará preso durante a fase de recurso, segundo afirmou a advogada de defesa Zaine Salomão Pereira Passos.

Zaine pediu a anulação do júri, considerando que houve divergência em uma das provas: o exame de sanidade mental e dependência toxicológica realizado no empresário. Ela recorreu da sentença na Justiça de Nuporanga.

A advogada defende que Ferracine não tinha condições de entender o caráter ilícito do ato que cometeu porque estava sob o efeito de drogas e sofre de transtorno psicótico, como apontou laudo pericial anexado ao processo.

O crime

A investigação da Polícia Civil concluiu que o empresário fugiu da casa, logo após o assassinato, e abandonou os corpos no local. Ele foi encontrado em um motel com outras três pessoas – que não têm relação com o crime – consumindo drogas.

Ferracine disse em depoimento que não queria ser levado para a reabilitação: um dia depois de ele deixar a clínica, os pais ameaçaram interná-lo novamente, porque ele havia voltado a usar drogas, principalmente crack e cocaína.

Em determinado momento da discussão, o empresário pegou uma faca e um martelo, que foram usados no homicídio. Ferracine disse à polícia que o pai tentou se defender e a mãe também interviu. Ambos foram esfaqueados no peito e nas costas.

Ainda em depoimento, o empresário afirmou que os pais pediram para não morrer. Os corpos de Sônia Roseli Corbacho Ferracine, de 49 anos, e Álvaro Ferracine Filho, de 58, foram encontrados na manhã de 13 de outubro de 2015, dois dias após o crime.

Álvaro Ferracine Filho e Sônia Roseli Corbacho Ferracine foram mortos pelo filho em Sales Oliveira, SP


CORINTHIANS ANUNCIA RETORNO DO TÉCNICO FÁBIO CARILLE

Fábio Carille está de volta ao Corinthians e será o técnico da equipe em 2019. Ele acertou contrato até o fim de 2020. Seis meses depois de se transferir para o Al-Wehda, da Arábia Saudita, o profissional de 45 anos retorna ao clube no qual trabalhou entre 2009 e 2016 como auxiliar e de 2017 a maio de 2018 como treinador.

Carille substitui Jair Ventura, que chegou ao Corinthians em setembro, mas foi demitido com o término do Brasileirão.

Em negociações com o empresário de Fábio Carille, Paulo Pitombeira, da "Talents Spots", a diretoria do Corinthians topou pagar a multa contratual de 750 mil dólares. O valor corresponde a R$ 2,9 milhões na cotação atual. As negociações foram concluídas na tarde desta sexta-feira.


– Que bom que deu tudo certo. Houve um esforço muito grande de todas as partes, principalmente do Corinthians. Somos muito gratos ao Duílio (Monteiro Alves, diretor de futebol) e ao Andrés Sanchez (presidente) por tudo que fizeram. Agradeço publicamente também os representantes do Al-Wehda, além do Ministro Turki Al Alsheik. Foi uma negociação que terminou muito bem, todos foram muito profissionais, e o Fábio continua muito admirado por todos por lá – disse Pitombeira.

Carille havia assinado um contrato de dois anos com os árabes, mas resolveu interromper sua jornada seis meses após a partida. Ele volta ao Brasil com o auxiliar técnico Leandro da Silva, o Cuca, o preparador físico Walmir Cruz, o observador Mauro da Silva e o analista Dênis Lupp.

Com problemas com o presidente Andrés Sanchez, o preparador de goleiros Mauri Lima não retorna ao Corinthians com o grupo de profissionais. Leandro Idalino deve seguir na função.

O anúncio do retorno foi feito por meio do WhatsApp. O clube publicou um número nas redes sociais para que os torcedores mandassem mensagens para receber uma notícia. Assim que a mensagem é enviada, a resposta vem com a confirmação do retorno de Carille.


Carille no Corinthians

Fábio Carille foi contratado pelo Corinthians em 2009 para ser auxiliar técnico permanente, quando a comissão era liderada por Mano Menezes.

No fim de 2016, depois de uma negociação frustrada com o colombiano Reinaldo Rueda, o presidente Roberto de Andrade decidiu efetivá-lo no comando.

Logo em 2017, Carille levou o Timão ao título paulista e à conquista do Brasileirão. Neste ano, venceu novamente o estadual. Em 114 jogos, foram 59 vitórias, 32 empates e 23 derrotas.

TEMER ANUNCIA INTERVENÇÃO FEDERAL EM RORAIMA; INTERVENTOR SERÁ GOVERNADOR ELEITO

O presidente Michel Temer anunciou nesta sexta-feira (7) intervenção federal em Roraima até 31 de dezembro.

De acordo com a assessoria da Presidência, como a intervenção é integral, a governadora Suely Campos será afastada do cargo após o interventor federal ser nomeado. O interventor será o governador eleito, Antonio Denarium (PSL).

Roraima enfrenta uma crise migratória com a chegada de cidadãos venezuelanos e também uma crise no sistema penitenciário. 

Temer recebeu ministros no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira e, no momento em que cinegrafistas foram autorizados a filmar a reunião, o presidente anunciou a decisão, afirmando ter negociado a intervenção com Suely Campos.

"Tentamos os mais variados meios [...]. Não encontramos nenhuma saída legal para tanto, daí porque eu, ainda pouco tempo atrás, falei com a senhora governadora e disse que a única hipótese para solucionar esta questão, especialmente aquela de natureza salarial, seria decretar a intervenção até a posse, naturalmente, do novo governador, ou seja, até 31 de dezembro", afirmou Temer.

Segundo o presidente Michel Temer, um interventor federal em Roraima será nomeado e, neste sábado (7), serão convocados os conselhos da República e de Defesa Nacional.

Por lei, os dois conselhos devem ser consultados sobre a intervenção, mas uma eventual decisão dos órgãos contra a medida não tem poder de barrar a decisão do presidente.

Atualmente, o estado do Rio de Janeiro também está sob intervenção federal, mas somente na área de segurança pública. A intervenção foi decretada por Temer em fevereiro e também vai durar até 31 de dezembro.

Fechamento da fronteira

Mais cedo, nesta sexta-feira, terminou sem acordo uma audiência de conciliação entre a União e o governo de Roraima. A audiência aconteceu na sede do Supremo Tribunal Federal.

Em abril, o governo do estado pediu ao STF para fechar a fronteira com a Venezuela, e a ministra Rosa Weber, relatora do caso, negou o pedido por entender que a decisão cabe ao presidente da República. Michel Temer, por sua vez, diz que o fechamento é "incogitável".

A audiência desta sexta-feira foi marcada por Rosa Weber e conduzida pelo juiz instrutor Gabriel da Silveira Matos. O objetivo era chegar a um consenso e pôr fim à ação movida pelo estado.